Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

gi 02/05/2023

A baleia
Moby Dick era um clássico que eu não imaginava gostar tanto quanto gostei, depois do trauma com Os trabalhadores do Mar, estava querendo ficar longe de mares e digressões.
Mas Melville conseguiu me conquistar, a escrita divertida, irônica e o narrador maravilhoso que ele constrói encantam e prendem você à história. Não vou aqui falar também que os capítulos de explicações são as mil maravilhas, pois não são mesmo, tem que ter uma paciência e eu pelo menos, fiz umas boas leituras dinâmicas em algumas páginas que você já olhando o título do capítulo sabe que não vai ter aquela importância no final das contas.
A aventura em si, a necessidade da vingança de Ahab, sua convicção fazem o final ser tão emocionante que você não consegue parar, todas as alusões, nossa é incrível, pelo menos uma vez na vida todos deveriam ter essa experiência com A Baleia, ou o demônio do mar.

Lillymeetsworld 29/04/2023

N sei o q dizer desse aq, fiquei meio "? como assi" no final mas sla n é nd mtt empolgante ou sla, é um livro infantil afinal ne

Valeria.Lamas 24/04/2023

?Seu mais profundo interesse era ?mergulhar na alma dos homens?, mesmo se isso significasse ?trazer à tona a lama do fundo?. E acrescento: de uma maneira profunda, poética e linda! ?

Livpi 22/04/2023

Confesso que precisei da ajuda do audiolivro para conseguir terminar o livro ? o começo é MUITO parado e eu quase desisti varias vezes. O livro é bom, o final que descreve a parte da Mobydick é o ponto alto do livro.
O narrador do Audiolivro tambem era mt bom e isso ajudou bastante na descrição das cenas. No geral o livro é interessante, é bem detalhado e alguns momentos te deixa tenso e curioso.
Mas tenham em mente... É um livro parado na maior parte do tempo.

Rodrigo 20/04/2023

A baleia
Obra clássica de leitura difícil e morosa, mas que não deixa de ser extremamente empolgante e cheia de tensão.

O autor, por ter tido experiências reias em navios meecantes e baleeiros, descreve a experiência dos marinheiros em um nivel de detalhe surpreendente.

A aventura tem diversos momentos interessantes, mas o ponto alto mesmo fica para o final, onde a caçada a Moby Dick é descrita de forma extraordinária.

nanabobona 17/04/2023

Moby Dick.
Foi meu primeiro contato com o livro, nunca tinha lido a respeito ou visto qualquer outra coisa sobre, nem mesmo outras pessoas falando, é uma leitura rápida que é possível de se fazer em um dia.
A história começa devagar e lenta, mas se desenvolve muito bem e te prende até o fim do livro. A introdução aos personagens são boas mas não profundas, apesar da linguagem complicada por ser um livro antigo, não é de difícil entendimento, a história é boa e o final é esperado mas de qualquer forma é uma leitura que vale a pena se fazer
Guilherme 17/04/2023minha estante
Esta versão é resumida a versão original são 600 páginas e uma leitura cansativa e intediante.

Leticia Teofilo 16/04/2023

Me chame de Moby Dick
Me chame de Ismael, é como começamos essa incrível e longa jornada de caça a baleia Moby Dick.

Herman Melville, autor estadunidense, escreve Moby Dick em 1849, leva um ano e meio para escrever a obra, e sua publicação é feita em 1851. Não foi bem recebido na época, sendo valorizado somente no século seguinte, a partir da segunda década do século XX, quando autores e pesquisadores resgataram a obra, colocando-o como cânone da literatura norte américa. Melville, foi marujo de navios baleeiros e é a partir desse fato, que ele tem inspiração e a experiência para escrever Moby Dick. Outro fator que o inspirou foi a trágica história no navio Essex, contada no livro "No coração do mar" de Nathaniel Philbrick, (recomendo a leitura do livro somente após o término de Moby Dick, por conter spoilers da obra).

A escrita de Melville é linda e de fácil compreensão.

O livro é narrador por Ismael, um jovem que deseja ingressar no mundo de caça às baleias. O acompanhamos em sua primeira viagem baleeira, no Navio Pequod, chefiado pelo capitão Ahab, que teve sua perna arrancada pela grande baleia branca. O capitão é obcecado por um reencontro, para sua vingança a baleia Moby Dick, estando disposto a sacrificar a sua vida e a de sua tripulação nessa jornada.

"E o mais impressionante na história dos fanatismos não é o incomensurável autoengano do próprio fanático, mas o seu incomensurável poder de enganar e atormentar tantos outros." (Página 401)

Ismael é quem escreve o livro, como um testemunho da viagem. A partir do ingresso no Pequod ele "sai de cena" e apenas descreve os acontecimentos como um narrador oculto. Assim como a baleia, o livro é gigante, são 135 capítulos, como o próprio narrador diz: "Do tronco, multiplicam-se os galhos; deles, multiplicam-se as ramificações menores. Do mesmo modo, quando o assunto é fértil, multiplicam-se os capítulos." (Página 372)

Em meio aos acontecimentos, o narrador faz pausas na história para escrever ensaios sobre diversos assuntos referentes à caça às baleias, o que para alguns leitores possa parecer tedioso. Mas nada está ali atoa, tudo tem um propósito e a escrita do Melville deixa qualquer capítulo interessante.

O autor escreve algumas partes num formato de peças e referências a Shakespeare, principalmente Hamlet, Macbeth e Rei Lear, possui também muitos paralelos bíblicos, referências ao antigo testamento, além de referências de mitologia.

Queria destacar o capítulo 81, "O pequod encontra o Virgem" (na edição da Antofágica, sei que em outras edições a tradução ficou diferente). É o meu capitulo favorito, senti um mix de emoções, me diverti e me emocionei com as cenas descritas, muito por conta dos capítulos anteriores sobre os olhos das baleias e as ilustrações dessa edição. Então nada no livro está ali por um acaso, cada ensaio do Ismael tem um propósito.

O Melville sempre encerra os capítulos de uma forma impactante, o que me fez buscar sempre a conclusão.

Por fim, na minha opinião, a leitura desse livro precisa ser lenta, para poder apreciar cada capítulo da forma correta. É preciso ter paciência e tempo para se dedicar a ela. Que dessa forma a leitura será muito mais proveitosa!

Espero tê-lo encorajado a enfrentar a temida Moby Dick, por que a longa jornada vale a pena! Já planejo a releitura.

Hellen.Jeovana 16/04/2023

Todo mundo que eu vejo fala que esse livro é maravilhoso e incrível e isso e aquilo, não sei se foi tudo que eu imaginava, pretendo reler futuramente pra ver se o problema sou eu ou realmente não gostei mesmo, achei a história longa demais e não me prendeu como eu imaginava

Vivi.ana 15/04/2023

Não me prendeu
Eu meio que esperava outra coisa, mas entendi a ideia geral e vi que não tenho interesse em ler o livro original por agora. Recomendo a leitura desse quadrinho por agora entendi um pouco mais de porque eles levaram a caçada a tal nível ainda assim não consigo compreender muito bem essa obsessão.

Maria4181 14/04/2023

Apesar de ser uma leitura cansativa, é um pouco enjoativa, e um livro que mostra os desafios que a tripulação tem que passar só para saciar um desejo de vingança do capitão, às vezes a narrativa do protagonista Ismael chega a ser cansativa mas, mas em pontos mostra a determinação do mesmo

Monica.Fusco 08/04/2023

Moby Dick
Um dos maiores clássicos de todos os tempos narra a história e funcionamento de um navio baleeiro. Algumas são bem descritivas, mas vale a leitura.

Pablo 07/04/2023

A Criatura
Personagem Marcante:
Moby Dick (A Criatura)

Ter a oportunidade de conhecer um clássico é algo incalculável. O livro por mais que pareça que é ambietado com uma ideia chata, traz em si uma atmosfera e construção incrível.
É a verdadeira experiência do mar.