O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

sarinhazone 07/05/2023

Li esse pra escola e fiquei chocada com o tanto de crítica e genialidade dentro de um livro tão pequeno. O enredo é muito interessante e te prende o tempo todo, você fica o tempo todo querendo saber o que acontece na mente de cada personagem. A linguagem que ele foi escrita é ótimo porque vc consegue exatamente imaginar os personagens. O plot no final faz tudo valer a pena, confesso que mesmo tendo imaginado tal possibilidade me surpreendeu. Esse livro é muito bom e me fez querer conhecer mais do autor

kk3thess 19/08/2020

Um beijo, desejos escondidos, preconceitos nada velados, medo e suscetibilidade ao que os outros possam pensar ao mesmo tempo em que a ausência de temor do pensamento coletivo é uma liberdade. Em relativamente poucas páginas, Nelson Rodrigues entregou um texto complexo e repleto de nuances que é de dar inveja a diversos camalhaços que não tem sequer um personagem bem desenvolvido. Sinto falta de algo ainda meio intangível para mim, mas nada que diminua o brilhantismo da obra.

rorolovespizza 23/05/2021

Incrível!
Nunca havia lido uma peça, achei a experiência incrível! Os temas abordados são muito pertinentes ainda hoje, o que torna a leitura extremamente motivadora. Gostaria muito de assistir essa peça em um teatro um dia.

Wilson Jr 28/05/2020

Excelente peça de Nelson Rodrigues, muito atual especialmente por ter como um dos temas centrais a utilização de fake news.

Cesar Loyola 23/11/2021

Meu primeiro contato com o autor, com certeza quero ler outras coisas dele! Livro muito bom de final surpreendente!

Fran Baltazar 29/04/2023

Nelson Rodrigues é incrível
Que nostalgia reler beijo no asfalto, trabalhei como atriz durante um tempo e interpretei a Selminha. Uma crítica muito bem construída, com aquele plot no final para fechar com chave de ouro. Recomendo muito, é uma história que te prende e muito rápida de ler. Não dei 5 estrelas pq gostaria de cer mais detalhes da história,poderia ter mais páginas tranquilamente.

Emmy 16/11/2022

"Alguém morria! Eles não percebem que alguém morria?"
Confesso que só resolvi ler essa peça pra descobrir se minha lógica de ligar Nelson Rodrigues com Tennessee Williams fazia sentido, o nome da peça remete aos títulos das peças do americano e fiquei muito surpresa que a os temas que o Nelson trata também são semelhantes.

Mas as semelhanças acabam por aí por que amigos Nelson Rodrigues DESTRÓI. Enquanto Tennessee Williams era mais contido em suas peças, aqui a homofobia, machismo e suas consequências são explícitas e cruas.

Beijo no Asfalto é uma peça pequena, não chega a 50pags e nela o autor consegue colocar toda humanidade e compaixão de um indivíduo, sendo totalmente destruída pela sociedade brasileira dos anos 60.

A morte é tratada por esses personagens da pior forma possível e transformada em espetáculo por pessoas sem um pingo de piedade. Essa é uma peça que dá agonia, raiva, indignação e tristeza do início ao fim.

Nádia C. 15/04/2020

violência contra a mulher e assédio
A peça se passa nos anos 60 e trata de um homem, Arandir, atendendo ao último pedido de um desconhecido que acabara de ser atropelado, o beija na frente de todos. O caso vira manchete de uma matéria conduzida por um jornalista corrupto e inescrupuloso, apoiado por um delegado, que usa de seu abuso de poder para convencer a todos que o homem conhecia o morto e era seu amante, isso tudo para abafar o caso de ele ter agredido uma mulher. Esse detalhe da agressão passa MUITO despercebido, em nenhuma sinopse da peça fala sobre isso, focando apenas no tabu sobre o personagem ser ou não gay e no desenrolar da história, com insinuações incestuosas. Além disso, o policial e o jornalista assediam sexualmente a esposa de Arandir, ao obrigá-la a ficar nua num "depoimento" na casa do jornalista!

Assim, é uma peça que de certo modo não cabe dizer se "gostei". Mas, esse parece ter sido mesmo o objetivo de Nelson Rodrigues, ele próprio afirmava fazer um teatro desagradável. Cheguei a pensa que o dramaturgo quisesse apenas escancarar a prodridão e hipocrisia humana, o que de certa forma consegue.

Por outro lado, acredito que a forma do drama burguês já é ultrapassada para tratar a realidade. Para denunciar a violência, na era da imagem, histórias violentas que só existem para chocar será que bastam?

Desde o surgimento do teatro épico, é sabido que a arte pode ir além disso. O drama da "vida como ela é" naturaliza a violência ao invés de criticá-la.

No anos 60, Nelson Rodrigues pode ter feito um bom trabalho ao retratar personagens corruptos, preconceituosos, hipócritas, homofóbicos e machistas - é disso que trata Beijo no Asfalto - visto que de fato, há 60 anos, a arte não se preocupava em falar desses temas. Porém, revisitando a obra para o contexto atual, não basta mais desmascarar as coisas, simples e cru.
Acredito numa arte que não só mostra, mas critica, e isso o drama tradicional na forma, mas subversivo no conteúdo, não soube fazer.

site: https://as-virgulas.blogspot.com/2020/04/o-beijo-no-asfalto-nelson-rodrigues.html

evf684 17/01/2024

O beijo no asfalto
Assisti o filme de 1981(que gostei muito) e fiquei curiosa ao saber que era adaptado de uma peça do teatro do Nelson Rodrigues. Logo resolvi ler o roteiro.

Gostei muito dessa leitura, achei muito interessante as críticas que ela trás, o Nelson Rodrigues foi genial ao escrever essa, talvez eu leia outras do autor, quem sabe?

Vale citar que a cena final pelo menos pra mim é memorável.

Ives 18/02/2022

Muito sensível como o Nelson Rodrigues tem o cuidado na construção da potência de um gesto, este que foi tão polêmico que foi tratado como crime, um "crime" inominável.

Iarley Estrela 14/05/2017

Uma obra atemporal de Nelson Rodrigues, censurada na ditadura militar. O beijo no asfalto é uma peça, um drama em 3 atos que mostra a corrupção que existe entre os políticos e a impressa. Sexualidade, intrigas, falta de ética e crise familiar são os principiais ingredientes desta famosa obra escrita em 1960, com Fernanda Montenegro estreando na primeira montagem de 1961.

Luke 29/05/2022

Importante, mas...
Reconheço toda a importância e magnitude da obra pra sua época, seus temas são valiosos e atuais, mas simplesmente não gostei da maneira como tudo foi desenvolvido. Não me envolveu nem me chocou. Compreendo, no entanto, que Nelson Rodrigues foi gigante e não descarto a possibilidade de ler outras obras dele.

Joao.Ricardo 23/04/2020

Ótimo livro de introdução às obras do autor.
O beijo no asfalto _ Nelson Rodrigues: indicação de @pripaes ; obrigado! Mais uma obra grandiosa do N. R. Trama sensacional em que temos a obsessão como centro. E é a obsessão em todos os seus aspectos mais sombrios da raça humana. Gostei demais e já procurei na bibliotoca o teatro completo do N. R. e vou me empenhar nisso