O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues




Resenhas - O Beijo no Asfalto


109 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Luke 29/05/2022

Importante, mas...
Reconheço toda a importância e magnitude da obra pra sua época, seus temas são valiosos e atuais, mas simplesmente não gostei da maneira como tudo foi desenvolvido. Não me envolveu nem me chocou. Compreendo, no entanto, que Nelson Rodrigues foi gigante e não descarto a possibilidade de ler outras obras dele.
comentários(0)comente



Arthécia 10/03/2023

Nelson Rodrigues é incrível
Mais uma das suas excelentes obras. O beijo no asfalto é representação de como um ato simples e Humano, pode ser visto com preconceito e negativamente pela sociedade. Mostrando o quanto as pessoas podem ser cruéis.
comentários(0)comente



chavesz_ 30/11/2021

Bom!
Gostei bastante de como o plot e a tensão vai aumentando com o decorrer da peça! Amo muito, uma das minhas preferidas do Nelson Rodrigues.
comentários(0)comente



Marivaldo.Barreto 30/10/2021

Gostei bastante. Foi minha primeira peça e pretendo ler outras. Me acostumei rápido com o estilo e então a leitura fluiu.
comentários(0)comente



Alê 24/10/2022

História atemporal!!
Simplesmente sensacional!! Nelson Rodrigues sendo atual como sempre (em 1960, início da ditadura), escrachando a moral e os bons costumes como não tão moral e bons costumes assim. Colocando em pauta a violência policial, o preconceito, a corrupção, a falsa moral e as notícias falsas.

Nelson Rodrigues tentava deixar claro a essência do Rio de Janeiro. Foi censurado como muitos outros autores na época da ditadura, mas não deixou de escrever.

?O beijo no asfalto? é uma peça que conta a história de um homem que foi atropelado por um bonde e a beira da morte recebe um beijo de um desconhecido. A história então se desenrola em como o beijo é visto pela população e o que realmente aconteceu. Tem um desfecho chocante que prova que as pessoas nem sempre são o que parecem.
comentários(0)comente



felipe.gugel 29/03/2023

Gostei. Leitura bem simples e que dá pra fazer uma só tacada. Dá pra ter várias teorias do que realmente aconteceu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bru 28/02/2023

Foi o primeiro roteiro de peça que li. Confesso que tive dificuldade em acompanhar a fluidez.
Considerando a época escrita, década de 60, as críticas sociais extraídas são relevantes.
comentários(0)comente



Mari 21/12/2020

Que peça incrível!
Não tenho muita oportunidade de ver peças de teatro, porque no Rio é assim, cultura é só pra quem mora na Zona Sul, então teria que pegar no mínimo 2 ônibus lotados e andar um bocado para conseguir chegar num teatro e na volta seria a mesma coisa. E, por isso, não acompanho muito a arte do Teatro, tanto que só fui ouvir falar nessa peça de Nelson Rodrigues nesse ano quando li o livro "Onde Andará Dulce Veiga?" de Caio Fernando de Abreu, que me deixou curiosa. Já tinha lido "Vestido de Noiva" do Nelson Rodrigues, mas não lembro muita coisa (deveria reler), então decidi ler "O Beijo no Asfalto". E minha ignorância em relação ao Teatro ficou muito surpresa, quando descobri que essa peça é muito famosa.

Para quem também não sabe nada de teatro, "O Beijo no Asfalto" é sobre um rapaz casado, chamado Arandir, que ao presenciar o atropelamento de um outro rapaz, beija-o na boca poucos instantes antes do mesmo morrer. Esse acontecimento é presenciado por dezenas de pessoas, inclusive o sogro de Arandir, Aprígio. A cena também é vista pelo jornalista sensacionalista, Amado, uma ironia de Nelson Rodrigues, já que o personagem é absolutamente detestável. Depois de ver o beijo, Amado se une ao delegado Cunha na investigação do caso. Só que eles não investigam o atropelamento, se o motorista estava bêbado ou não, eles nem se importam com isso. A investigação mesmo é a orientação sexual de Arandir, afinal por que um homem casado beijaria um outro homem no meio da rua? Essa pergunta seria plausível se fosse feita por pessoas fofoqueiras, mas não por um jornalista e um delegado que deveriam investigar um crime, no caso o atropelamento do rapaz, mas para eles o crime é Arandir ter beijado o rapaz. Assim, os dois começam a fazer um jogo de manipulação e de ameaça com várias pessoas envolvidas, para chegar aos seus objetivos: vender jornais e prender um assassino. Com isso, eles provocam a desgraça na vida de várias pessoas, não só de Arandir, mas de sua esposa, seu sogro, sua cunhada e da viúva do rapaz que foi atropelado.
Quando eu vi as cenas de beijo, pensei que as pessoas devem ter ficado chocadas ao ver dois homens se beijando nos anos 60, porém elas devem ter ficado chocadas mesmo com o que Amado e Cunha fazem para convencer a todos de que Arandir tinha um relacionamento com o rapaz e o assassinou, cometendo um crime passional e depois, beijou-o.

A peça é realmente muito boa (que plot-twist foi aquele??) e fala de assuntos muito atuais, apesar de ser dos anos 60, como violência policial, fake news, sensacionalismo e homossexualidade. Fiquei com vontade de ver a peça encenada, mas isso deve demorar bastante ainda, então vou correr atrás dos filmes.
comentários(0)comente



Iarley Estrela 14/05/2017

Uma obra atemporal de Nelson Rodrigues, censurada na ditadura militar. O beijo no asfalto é uma peça, um drama em 3 atos que mostra a corrupção que existe entre os políticos e a impressa. Sexualidade, intrigas, falta de ética e crise familiar são os principiais ingredientes desta famosa obra escrita em 1960, com Fernanda Montenegro estreando na primeira montagem de 1961.
comentários(0)comente



Joao.Ricardo 23/04/2020

Ótimo livro de introdução às obras do autor.
O beijo no asfalto _ Nelson Rodrigues: indicação de @pripaes ; obrigado! Mais uma obra grandiosa do N. R. Trama sensacional em que temos a obsessão como centro. E é a obsessão em todos os seus aspectos mais sombrios da raça humana. Gostei demais e já procurei na bibliotoca o teatro completo do N. R. e vou me empenhar nisso
comentários(0)comente



Fernanda Sleiman 25/02/2020

Nelson
Trágico como Nelson consegue ser
Recomendo
comentários(0)comente



Lara Tine 10/01/2023

O Beijo no Asfalto
Nelson Rodrigues é uma das principais referências da dramaturgia brasileira. Suas peças sempre podem ter várias leituras e são repletas de novos detalhes a cada nova leitura que passaram despercebidas antes.
O Beijo no Asfalto vai nos levando de surpresa em surpresa. Quando achamos que descobrimos o centro da intriga, vem outro acontecimento que muda toda a nossa compreensão da situação.
O desfecho é surprendente e nos pega desprevenido.
comentários(0)comente



Rafaela.Rezzadori 28/03/2023

O beijo no asfalto
É uma boa leitura. O livro é curtinho, a leitura é fluída, dá para ler rapidamente. Para mim, a forma de teatro não agrada tanto... Mas ainda assim, valeu a experiência.
comentários(0)comente



Arruda 21/07/2022

mídia sensacionalista !!!
Fica claro que um dos principais pontos da obra é fazer crítica ao sensacionalismo e a manipulação no jornalismo.
Os três atos da peça giram em torno do "beijo no asfalto", que cada vez é mais manipulado pela mídia. Além de tratar sobre o conservadorismo e como as pessoas possuem grande dificuldade de mudança de valores.
Outra obra De Nelson Rodrigues que não deixou a desejar! recomendo!
comentários(0)comente



109 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR