O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Rafaela.Rezzadori 28/03/2023

O beijo no asfalto
É uma boa leitura. O livro é curtinho, a leitura é fluída, dá para ler rapidamente. Para mim, a forma de teatro não agrada tanto... Mas ainda assim, valeu a experiência.

Joao.Ricardo 23/04/2020

Ótimo livro de introdução às obras do autor.
O beijo no asfalto _ Nelson Rodrigues: indicação de @pripaes ; obrigado! Mais uma obra grandiosa do N. R. Trama sensacional em que temos a obsessão como centro. E é a obsessão em todos os seus aspectos mais sombrios da raça humana. Gostei demais e já procurei na bibliotoca o teatro completo do N. R. e vou me empenhar nisso

Mau Uchikawa 24/04/2020

Grande Nelson Rodrigues
Como em todos os contos Rodrigueanos, esse deixa a gente preso para saber o desfecho. E ele vem, de forma arrebatadora!!!

Duda Garcia 06/01/2023

Bem Nelson Rodrigues ne
Casos de família.
Polêmica.
Traição.
Gente 🤬 #$%!& .
Pessoas cheias de facetas como realmente são.
Barracos.
Trisal de irmãs.
Nelson Rodrigues.

Duda 06/09/2020

Me supreendeu
Por se tratar de uma peça, o texto é bem gostoso de ler, terminei ele em 2 horas. E o quando terminei eu realmente fiquei surpresa, é uma obra muito boa para quem deseja começar a ler obras do Nelson.

Mari 21/12/2020

Que peça incrível!
Não tenho muita oportunidade de ver peças de teatro, porque no Rio é assim, cultura é só pra quem mora na Zona Sul, então teria que pegar no mínimo 2 ônibus lotados e andar um bocado para conseguir chegar num teatro e na volta seria a mesma coisa. E, por isso, não acompanho muito a arte do Teatro, tanto que só fui ouvir falar nessa peça de Nelson Rodrigues nesse ano quando li o livro "Onde Andará Dulce Veiga?" de Caio Fernando de Abreu, que me deixou curiosa. Já tinha lido "Vestido de Noiva" do Nelson Rodrigues, mas não lembro muita coisa (deveria reler), então decidi ler "O Beijo no Asfalto". E minha ignorância em relação ao Teatro ficou muito surpresa, quando descobri que essa peça é muito famosa.

Para quem também não sabe nada de teatro, "O Beijo no Asfalto" é sobre um rapaz casado, chamado Arandir, que ao presenciar o atropelamento de um outro rapaz, beija-o na boca poucos instantes antes do mesmo morrer. Esse acontecimento é presenciado por dezenas de pessoas, inclusive o sogro de Arandir, Aprígio. A cena também é vista pelo jornalista sensacionalista, Amado, uma ironia de Nelson Rodrigues, já que o personagem é absolutamente detestável. Depois de ver o beijo, Amado se une ao delegado Cunha na investigação do caso. Só que eles não investigam o atropelamento, se o motorista estava bêbado ou não, eles nem se importam com isso. A investigação mesmo é a orientação sexual de Arandir, afinal por que um homem casado beijaria um outro homem no meio da rua? Essa pergunta seria plausível se fosse feita por pessoas fofoqueiras, mas não por um jornalista e um delegado que deveriam investigar um crime, no caso o atropelamento do rapaz, mas para eles o crime é Arandir ter beijado o rapaz. Assim, os dois começam a fazer um jogo de manipulação e de ameaça com várias pessoas envolvidas, para chegar aos seus objetivos: vender jornais e prender um assassino. Com isso, eles provocam a desgraça na vida de várias pessoas, não só de Arandir, mas de sua esposa, seu sogro, sua cunhada e da viúva do rapaz que foi atropelado.
Quando eu vi as cenas de beijo, pensei que as pessoas devem ter ficado chocadas ao ver dois homens se beijando nos anos 60, porém elas devem ter ficado chocadas mesmo com o que Amado e Cunha fazem para convencer a todos de que Arandir tinha um relacionamento com o rapaz e o assassinou, cometendo um crime passional e depois, beijou-o.

A peça é realmente muito boa (que plot-twist foi aquele??) e fala de assuntos muito atuais, apesar de ser dos anos 60, como violência policial, fake news, sensacionalismo e homossexualidade. Fiquei com vontade de ver a peça encenada, mas isso deve demorar bastante ainda, então vou correr atrás dos filmes.

Arthécia 10/03/2023

Nelson Rodrigues é incrível
Mais uma das suas excelentes obras. O beijo no asfalto é representação de como um ato simples e Humano, pode ser visto com preconceito e negativamente pela sociedade. Mostrando o quanto as pessoas podem ser cruéis.

Sísifo Contemporânea 21/01/2024

Peça sensacional
Estamos estudando esse texto pra uma próxima montagem do meu grupo de teatro, se estiverem interessados sigam lá no Instagram, é @ter.atos, estamos começando agora
davI'ts 22/01/2024minha estante
kkkkkkk Vou apresentar na semana que vem no teatro. Deus não atendeu minhas preces para eu ser o Amado Ribeiro ;-;

Sísifo Contemporânea 31/01/2024minha estante
Misericórdia Davi, meus pêsames kkkkkkkkk mas vai ser uma ótima apresentação!!

ttori0 20/03/2024

Apresentei hoje meu seminário sobre esse livro, e nossa, Nelson Rodrigues é bem doido. Penso assim por causa dos temas apresentados.

Livro com uma história doida, e é bem importante.

Júlia Thomé 22/06/2012

Avaliação: 4.5

katarine 20/01/2015

Bato palmas.
Sublime e fantástico!

Monito 22/02/2017

'A salvadora da patria' - a mídia.
Este é o verdadeiro tema trabalhado de forma magistral, bom que se diga, pelo autor nesta história: o dito 4° poder. E, justamente em nome desse poder que é viciado em exercer, a dita mídia não raro apresenta exemplos e mais exemplos infelizes de indivíduos que se comportam em maior ou menor grau como o jornalista da trama. Claro que não só no Brasil, mas certamente também no Brasil. E claro que não só no Brasil de ontem, mas principalmente e infelizmente (reflexão minha) no Brasil de hoje. Considerável parte de seus 'soldados' têm o intelecto aguçado, são astutos, perspicazes, mas miseravelmente destituídos de ética, assim como o arquétipo de jornalista esculpido por Nelson Rodrigues. Importante lembrar: ele próprio, Nelson, um jornalista!, prova a um só tempo de conhecimento de causa de de que falta de ética não precisa ser a genética da classe.
O pano de fundo da história é a homossexualidade. Um tema generalizadamente mal resolvido (ainda nos dias de hoje), um verdadeiro tabu, permeado de intolerâncias, de ascos, de ódios e preconceitos, hoje travestido de aceitação, naturalidade e tolerância, mas, à época da elaboração da trama, nem isso; era ainda por cima um tema marginal, sobre o qual não se refletia, muito menos se debatia.
Excelente ilustração de como as pessoas são manipuláveis por esse poder (de o que, quando e como informar), de como as pessoas mal conhecem a si próprias e, portanto, tornam-se incapazes, mais ainda, de decifrar o mundo a sua volta.
Enfim, uma bomba! Dá o que pensar! Só lamento não ter tido a oportunidade de assistir à montagem original da peça, com o elenco de peso que foi arregimentado por Nelson especialmente para dar vida a essa obra de arte!

isa.dantas 18/06/2017

Uma peça muito interessante (e inteligente) sobre a hipocrisia da sociedade.

luanivea 22/09/2021

É a primeira peça que eu leio, então não tenho muito com o que comparar.
Mas é um enredo bem interessante.
Demonstra muito o olhar homofóbico e machista da sociedade na época. O que infelizmente, ainda é possível ver nos dias atuais.

Eloah 09/04/2024

Atualíssimo
Um gesto de compaixão e bondade que se transforma em crime porque as pessoas dizem que foi. Até eu fiquei na dúvida haha incrível como Nelson fala de "fake News" muito antes dessa discussão atual.