O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues




Resenhas - O Beijo no Asfalto


112 encontrados | exibindo 106 a 112
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Lilie 20/03/2023

Genial
Segunda vez lendo essa peça e continuo achando ela genial! A construção da problemática e a forma como ela afeta as personagens é construída de forma gradual e consistente. Mesmo na segunda vez, passei raiva a peça inteira.
comentários(0)comente



Procyon 30/04/2023

O beijo no asfalto ? comentário
?Beijo nos afalto? faz parte das tragédias cariocas (ou de costumes) de Nelson Rodrigues, obsessivo pelos fatos escabroso, faz um retrato da formação do subúrbio da cidade. Há um tom farsesco, em que todos os personagens tomam suas atitudes baseadas em motivos obscuros e ordinários (o pai que mente por nutrir desejo pela filha; a imprensa e a polícia, por poder político e econômico; até mesmo Dália, que só viria a acreditar na farsa no final da história, só crê em Arandir inicialmente pelo desejo que sente pelo cunhado e pela disputa com irmã).

Além do paralelo com as narrativas kafkianas, porém, num estilo tipicamente rodriguiano, onde o protagonista não possui alternativa nem rota de escape ? em que os eventos ocorrem contra a sua vontade, e o clímax vem como uma avalanche, dada desde o princípio da narrativa ?, o livro traz as peculiaridades estilísticas e temáticas do autor, que aqui estão mais fervorosas. O moralismo dominante, as diferenças de classe e a hipocrisia dos costumes (bem a homofobia) são extenuados através de uma visão bastante pessimista do ser humano. Nelson aborda a corrupção policial, a falta de ética do jornalismo, o moralismo ? disfarçado ou não ? das personagens (que afirmam defender certos valores, mas agem de acordo com seus impulsos mais primitivos e inconfessáveis).

Ademais, o autor retrata uma sociedade entregue a um processo descontrolado de modernização característico da época que não se adapta (há sempre um contraste entre a modernização que entra em conflito com os valores antiquados, provincianos, das personagens frágeis psicologicamente). A fácil propagação de boatos, fofocas e versões alternativas de uma história (que na contemporaneidade tomou os rumos por ?fake news?), que demonstra a força das manchetes na opinião pública, é alvo crítico do escritor, que emprega aqui uma linguagem jornalística, de diálogos truncados e falas incompletas ? o que traz certa agilidade na narrativa. Nelson perpassa a questão do ciúme, do incesto, do impulso à traição, da fraqueza e da canalhice humanas, tudo situado num clima sempre farsesco, de insegurança e morte.

Essa fase última de Nelson ? tão negligenciada pela ?critica especializada? ?, das ?tragédias de costumes?, me remetem a uma coisa que estou embrenhado até os dentes: a solidão ? de personagens que estão isolados em seus próprios microcosmos; onde as relações entre as pessoas transmitem apenas a sensação de incomunicabilidade, cinismo e vileza humanas. Se em algumas peças míticas de Nelson falhava pela pretensão helenística, aqui ele acerta em cheio ao escolher a simplicidade, e fazer disso tanto uma tragédia quanto uma poética maior do que fez em seu período mítico. Nelson Rodrigues é um grande escritor porque consegue ser universal e atemporal.
comentários(0)comente



Gabriel 06/05/2023

Uma história com potencial, mas simplesmente não gostei dos personagens, de NENHUM.

O final é BEM surpreendente
V1nim0ura 16/06/2023minha estante
Um texto dramatúrgico é feito para ser encenado, então talvez sua opinião mudasse vendo a peça em palco.




Giovanna1533 15/08/2023

Interpretei Selminha na minha aula de teatro, o final é surpreendente, gosto muito dessa peça. Foi uma honra trabalhar com ela. Recomendo muito esse autor para estudantes de artes cênicas!
comentários(0)comente



isabela354 13/09/2023

Indispensável
Nelson Rodrigues, o autor do livro, foi um cara extremamente conservador inclusive apoiou fortemente a ditadura mesmo quando seu filho, um militante de esquerda, foi preso e torturado. Tendo isso em mente conseguimos analisar aspectos que mostram sua visão bem conservadora em relação ao beijo entre dois homens e como ele retrata as mulheres em sua obra. Porém o cara era um gênio, o ritmo da peça e as interações e ações dos personagens acontecem de uma forma tão fluida que te prende no livro, com traços cômicos e trágicos ao mesmo tempo é uma leitura muito boa. O livro em si entra em questões bem ?polêmicas? que o tornam interessante, a questão do aborto, da relação incestuosa do pai com selminha e a questão da dália e do marido. A obra mostra pedacinhos de como era a cidade do rio antigamente e isso também traz um ar nostálgico, extremamente interessante, leitura indispensável pra conhecer a literatura brasileira.
comentários(0)comente



Eloah 09/04/2024

Atualíssimo
Um gesto de compaixão e bondade que se transforma em crime porque as pessoas dizem que foi. Até eu fiquei na dúvida haha incrível como Nelson fala de "fake News" muito antes dessa discussão atual.
comentários(0)comente



Gabriella 27/05/2024

Um dos melhores que livros que já li, o final é previsível mas mesmo assim ele me pegou muito.
A leitura foi fácil e muito fluida, simplesmente maravilhoso.
As relações são bem construídas, os interrogatórios me dão aperto no estômago.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 106 a 112
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8