Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Lauaninha_ 24/03/2024

Macbeth- William Shakespeare
Novamente lendo Macbeth, e devo confessar que dessa vez entendi coisas que antes não havia entendido. Senti mais a leitura e a cada vez mais ela me encantava. Adoro essa história e espero amar as outras de William Shakespeare ??

Celine.Macario 21/03/2024

Uma ótima obra, li para a minha faculdade e simplesmente fantástico. A versão em inglês é realmente difícil de acompanhar por causa da época mas continua sendo um livro com uma história incrível com vários elementos sobrenaturais.

Elizabeth 16/03/2024

Loucos e reis
Leio para tentar entender. Pra mim não tem como uma peça set desse jeito, muito canários e muita loucura.

Márcia 15/03/2024

Macbeth - William Shakespeare
Como todas as peças de Shakespeare, não há precisão nas datas de criação, é possível que tenha sido entre 1603 e 1607.
O que estava acontecendo nesse período na Inglaterra, em 1603 morre Elizabeth I, ela morreu sem deixar herdeiros. Sua prima, Mary Stuart, que havia sido morta a mando de Elizabeth, deixa um filho Jaime VI, que era rei na Escócia. Com a morte de Elizabeth, ele se torna o rei na Inglaterra também.
Nessa época, o rei era o dono da companhia de teatro ao qual Shakespeare fazia parte. Macbeth foi a primeira peça escrita por Shakespeare a mando do rei.
Macbeth é uma peça que se passa na Escócia, provavelmente no século XI. Conta a história de um possível antepassado do rei Jaime.
Na história, nessa época , o rei Ducan governava a Escócia. Ele era uma bom homem mas um péssimo administrador.
No início da peça, Macbeth está saindo de uma guerra como vencedor porque ele matou um traidor do rei. Em seguida, o rei da a Macbeth o condado do traidor morto como recompensa.
Ao voltar para casa, Macbeth e seu amigo Banquo encontram três profetisas no caminho. Ao saldá-los, as profetisas deixam escapar que Macbeth será o próximo rei. Também faz previsão para Banquo, diz que ele será pais de reis.
Durante a viagem, Macbeth fica ansioso maquinando o que ele poderia adiantar para se tornar um rei. Escreve uma carta para sua esposa contando sobre a conversa com as profetisas. Ao chegar em casa a esposa de Macbeth já esta a par de tudo.
Lady Macbeth é muito ambiciosa, ela já planeja o que eles poderão fazer para adiantar a profecia.
O rei Ducan também esta voltando para casa após a batalha e decide pernoitar na casa dos Macbeth. A esposa de Macbeth acredita que será uma ótima oportunidade de matar o rei e assim acelerar o processo da profecia.
O plano é : eles vão matar o rei e colocar a culpa nos guardas que ficam na porta como segurança.
Macbeth tem consciência entre matar o oponente na guerra e matar o rei da Escócia dentro de sua própria casa. Considerando que Macbeth gostava do rei e o rei também gostava dele, além disso, ele eram parentes.
Lady Macbeth envenena a mente do seu marido, inclusive pondo a prova sua masculinidade.
Ela quer ser a rainha da Escócia, sem pensar muito nas consequências do ato em si. Macbeth acaba matando o rei.
Há uma grande confusão na casa pois os empregados percebem que o rei está morto, Macbeth e sua esposa vão ao quarto do rei e veem a cena. Nesse momento, Lady Macbeth se dá conta o que eles fizeram.
Os filhos do rei Ducan foge com medo e o próximo a sucessão é Macbeth. Macbeth leva a sério a profecia das bruxas, ele lembra que elas falaram que Banquo seria pais de reis, então Macbeth mata Banquo .
A morte de Banquo, seu melhor amigo, deixa Macbeth mais arrasado que a morte do rei. Macbeth vai procurar novamente as profetisas. Elas tem uma nova visão e alerta a Macbeth sobre MacDuff, MacDuff é um nobre escocês . Também diz a Macbeth que : ninguém parida de uma mulher será capaz de te matar. Macbeth acredita que ninguém poderá matá-lo . E por último, ela diz que ele será rei até que floresta caminhe em sua direção.
Macbeth retorna para casa e recebe a notícia que Lady Macbeth morreu. Após a morte do rei Ducan, Lady Macbeth acaba enlouquecendo e revela, em sua loucura, o que ela e o marido fizeram para os empregados do castelo.
Macbeth percebe, após a morte de sua esposa, que o que eles fizeram não valeu a pena.
Quando os nobres escocês se dão conta que Macbeth fez algo muito ruim, eles atacam o castelo.
Dessa forma as profecias se realizam. Ao atacar o castelo, Macbeth ve a floresta se aproximando. E quando ele encontra MacDuff no campo de batalha, MacDuff sabe que ele mandou matar sua esposa e filhos, ele diz a Macbeth que ele não foi parido. MacDuff mata MacBeth.
Essa peça mostra como pessoas não ruins conseguem fazer coisas ruins movidas pela ambição ou algum interessa próprio.

Erika608 09/03/2024

É Shakespeare né pai
Eu fico sem palavras. Segundo livro que leio dele, e esse aguçou ainda mais minha vontade insaciável de assistir uma peça dele próprio. Não me conformo com o fato de um livro tão antigo não ter envelhecido na mensagem, e é bem triste saber que essas guerras por poder mediadas pela ira e avareza continuam de pé. De qualquer forma, eu amei Macbeth!

Eric Moss 09/03/2024

Interessante
Primeiro contato com o texto do Shakespeare e foi bem interessante, apesar de ter sido um leitura obrigatória, adorei.

ArSamogin 05/03/2024

Obra espetacular
Uma das tragédias escritas pelo Bardo, e em minha singela opinião, a melhor delas. A trama de traição e os conflitos pelo reino da Escócia pelo ardiloso Macbeth te manterão grudado no texto.

Nath Nakaishi 28/02/2024

Melhor que GOT
Sério, clássicos são clássicos por esse motivo. Sensacional, fico imaginando a performance dessa peça no teatro.

PAmella.Darling 24/02/2024

Macbeth: do poder a ruína
Uma das obras mais famosas de Shakespeare e que demonstra a maior fraqueza de um homem: o poder. Até onde Macbeth seria capaz de ir pelo reinado?

Até perder sua sanidade e liberdade, eu diria. Ele e Lady Macbeth sofreram através do peso de suas consciências.

?Coração falso e rosto lisonjeiro.? - Macbeth

Mica 24/02/2024

A loucura e o poder
?? a dor que não fala, essa cochicha
Ao coração pejado em demasia,
Incitando-a a quebrar-se?.

(Malcolm, ato VI, cena III)

Yara.Linhares 20/02/2024

Meu primeiro contato com shakespeare. Fiquei encantada com a escrita poética da peça, com certeza irei ler mais obras

sa ð 19/02/2024

Qm nunca!
Ai esse shakespeare eh babadeiro vius!! n eh meu tipo de livro mas achei bem interessante !! incrível como todos os personagens sao caoticos

Mutaba 08/02/2024

Gostei
Meu primeiro clássico (nem sei se esse tipo de versão conta mas enfim),a leitura foi rápida e a história bem interessante, e ajuda a entender bem a gramática com essa "interação"

Talvez vá ler a obra integral

É isso