Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Juliana 09/01/2024

Macbeth
Trama Shakespeareana regada a ambição, traição, tragédia, comédia e magia, onde podemos refletir sobre a dúbia natureza humana.

Miguel742 03/01/2024

Surpreendente.
Ao contrário de Romeu e Julieta, onde já se há conhecimento prévio da história, ao ler esse livro eu estava no escuro, não sabia o que esperar.

Em muitos momentos, fiquei confuso com o decorrer da história. Confesso, porém, que foi um misto de sentimentos continuamente. Me senti preso à história e aos personagens principais.

É engraçado que em alguns momentos ocorre o ?fenômeno? de torcer pelo vilão. Macbeth. Até que se entende a sua vilania e maldade.

A ganância e a ambição corrompem qualquer um. Interessante observar que bastou poucas palavras para que se ascendesse um desejo perverso, que poderia já existir ali.
Fiquei reflexivo quanto a como poderia ser diferente a sequência de fatos. Se não houvesse assassinato do rei, a profecia das bruxas se manteria?

No mais, uma boa leitura.

Isadora243 01/01/2024

Uma tragédia autoimposta
Esta foi uma tragédia sangrenta e terrível, repleta de feitiçarias e maus agouros. No entanto, o que mais gostei no livro é que os motivos pelos quais as pessoas se condenaram não eram nada mágicos. Foi um livro sobre até onde as pessoas são capazes de ir em nome de seus objetivos, aonde são levadas pela ganância e o orgulho, como vitórias podem amargar nos lábios quando o preço a ser pago por ela se tornou demasiado alto para a alma de quem as deseja.
O livro também trata de como palavras podem ser traiçoeiras, como mentiras podem ser contadas usando a verdade, como às vezes "adagas se escondem no sorriso dos homens", como "o descomedimento sem limites é a tirania da da natureza humana e como há males que só nós podemos curar, nos perdoando. A questão é que para nos perdoarmos precisamos nos crer dignos de perdão e isso pode ser, por vezes, próximo ao impossível.
Esta obra foi impactante, complexa e envolvente. Só não sei como James I não acabou ofendido com essa homenagem. Super recomendo o livro.

Gabriela2332 31/12/2023

Eu já entendi essa peça incrível, sou apaixonada e a história é emocionante... indico de vdd pras pessoas lerem, é até bom pra repertório

Fireheartz 31/12/2023

Bastou uma profecia pra fazer desviar o caminho. Macbeth retrata o quanto a ganância é perigosa, principalmente se você passa de um certo limite. Depois que ultrapassa a linha, não tem mais volta. Fiquei triste pela Lady Macbeth, por mais que ela tenha sido altamente maliciosa no início.
Não importa o livro, as profecias sempre são entendidas erroneamente.

Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Bem legal
É uma peça bem interessante, entretém e agrada ao público de maneira eficiente, se pensar como uma apresentação real, traz suspense, conflitos morais, tragédias e heroísmo. A pegada sobrenatural e o clima mais pesado deve ter sido muito interessante pra época.

O livro me fez pensar bastante quanto ao conflito moral do orgulho e ambição com o arrependimento. Acho que se reflete em muito na sociedade em geral. Todos já escutamos alguma situação onde alguém pratica atos de egoísmo ou maldade para o bem pessoal, e mesmo que se arrependa não volta atrás por não querer perder o conquistado ou até mesmo por medo da reação à verdade. Muitas vezes mentimos até para nós mesmos na esperança de não ser atormentados pelos espíritos da culpa.A própria existência de ditados como: está na chuva é para se molhar, pode ser uma prova disso, se vista de um ângulo mais sombrio. Quem nunca viu um assaltante com uma tatuagem 'Fé em Deus' no braço? Será que o temor cristão dele é maior que a vontade de conquistar o bem alheio com uso do terror? Muitas vezes não.

Paty Gocalita 28/12/2023

Complicado
Das poucas leituras que fiz esse ano, esse não me prendeu tanto. Não pela história, que no caso é muito boa. Mas pela forma de escrita.
Mais enfim, posso falar que finalmente li Shakespeare !

Jazz 25/12/2023

Chocante
Li sem ler a sinopse, mas sabia de sua grandiosidade. Realmente uma obra impactante e que me fez desejar vê-lá em cena.

Jaquelline.S. 25/12/2023

Bom, é uma peça, então as cenas são muito corridas, não aprofunda nada, acontece tudo muito rápido e sem emoção.
Sempre vejo gente falando da Lady Macbeth como A vilã, mas sinceramente, não achei tudo isso não. Num primeiro momento achei ela impetuosa, mas acabou com o psicológico dela ?????
Resumo do resumo: uma história de disputa por poder e traição que deu ruim no final ?????
Não sei pq invento de ler clássico, sempre acho péssimo.

NatAlia351 11/12/2023

Mais sanguinário impossível - Macbeth
Shakespeare me impressiona cada vez mais. Ele consegue ir de comédia a tragédia com maestria.

O livro tem uma linguagem metafórica, dramática e formal. Por ser uma obra bem antiga, às vezes não dá pra entender o que o personagem está dizendo. Por várias vezes, fiquei boiando com os diálogos.

O livro tem o formato de uma peça teatral, então a leitura é relativamente rápida e ele é dividido em atos e cenas. Minha cena favorita foi a da esposa do Macduff esculachando o filho, porque isso me lembrou da minha mãe kkkk.

A história é curta e expõe o quão longe um ser humano pode chegar pelo poder. O espaço é a Escócia no tempo monárquico.

Finalmente, o livro tem uma história interessante e bem violenta, mas o seu entendimento ás vezes fica comprometido pela linguagem rebuscada que foi utilizada. Mesmo assim, é uma boa obra, eu recomendo, mas lembre-se da linguagem chatinha ao ler.

Thcylla 06/12/2023

Maravilha
A nossa salvação passa pelo controle do desejo ilegítimo. Shakespeare nos mostra, também, que a vida humana é um processo de queda e redenção (ciclos cósmicos) e quando acontece a morte do espírito, a ordem de todas as coisas se inverte.

lareS2 01/12/2023

Narrativa de Shakespeare encanta sempre
Dá pra entender o porque de Shakespeare ser tão celebrado. A obra de Macbeth é intensa e extremamente cativante, um deleite a fantasia e a exploração da mente humana

sorace 26/11/2023

??
Uma historia um tanto pesada, mas igualmente interessante. a proeza de shakespeare é inegável, a vingança, o desejo e as traições são os pontos fortes dessa história e traz um aspecto bem escuro para a história. foda.