Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Danilo 03/02/2023

5 estrelas é pouco!
Que história sensacional! Daria para continuar com mais 1000 páginas. Dostoievski não decepciona nunca.

Uma frase me veio a cabeça quando cheguei no plot do livro: ?Se você acha que homens fortes são perigosos, espere até ver do que os homens fracos são capazes."
juline 04/02/2023minha estante
Essa edição vale a pena? Sou louca pra ler esse livro!

Danilo 04/02/2023minha estante
Eu não tive nenhum problema e fluiu bem a leitura. Comprei mais pela estética. Mas indico a compra da editora 34, pois o Paulo Bezerra traduz direto do russo.

juline 05/02/2023minha estante
Pois é, acho lindo essa edição, mas sempre fiquei com um pé atrás por causa da tradução.. mas pelo jeito vale a pena então! hsush obrigada ?

Danilo 06/02/2023minha estante
Inclusive eu li Crime e Castigo também da Martin Claret, ficam bem bonitos na estante. Rsrs

juline 07/02/2023minha estante
Imagino haha

Lilian 03/02/2023

Calhamaço
Avaliei o livro como bom porque não é fácil terminar um calhamaço de mais de 700 páginas. Muitos teriam abandonado.

Bruna Laís 03/02/2023

Deu vontade de revisitar Totem e Tabu
É chover no molhado dizer que Os Irmãos Karamázov é uma obra-prima, mas sim, é uma obra-prima. Embora eu tenha lido em uma tradução excelente, que tornou a leitura fluida, eu demorei um bocado (mais que o previsto, mesmo com o tamanho do calhamaço) para terminar.

Acho que pela densidade, pelas discussões religiosas que eu nem sempre estava disposta a ler e pelo desenvolvimento das personagens femininas, que pareciam todas histéricas de Freud, o que era quase ofensivo diante do excelente desenvolvimento e complexidade dos personagens masculinos.

Apesar disso, que livraço! O julgamento conta com monólogos incríveis e a forma como ele aborda toda a comunidade russa, sobretudo a nobreza em decadência, é maravilhosa e nos faz sentir que moramos na cidade.

Ah, e saber que diversas experiências da vida do autor foram retratadas no livro o torna ainda melhor. Vou ficar com saudade.

Gabriel Wtm 02/02/2023

Bem além de mensagens importantes, fisga-nos nas tramas
A mais conpleta das história não finalizadas, e vale muito o entretenimento. É um compilado de reflexões Dostoievski trazidas ao leitor via personagens incrivelmente bem elaborados. Dizem que o autor queria capturar toda essência de seu local e época com essa obra. Eu não tava lá para saber se ele acertou, no entanto, nem técnicas de CGI reproduzem um contexto tão bem quanto essa narrativa.
A relação entre os irmãos, muito diferentes, é uma cereja nesse bolo de tramas.

Cecelha 29/01/2023

não há nada que não possa ser dito
esse livro me deixou tAO adicionada pela escrita dele que mal conseguia fazer as coisas na minha rotina esperando uma folga pra poder lê-lo. Confesso que os nomes me confundiram a ponto de precisar puxar setas em lápis pra identificar cada um. Me prendeu, recomendo.

Fernanda.Zaccaria 29/01/2023

Quase um romance policial!
Esse é um livro que há tempos eu queria ler mas me assustava com o tamanho dele! Enfim, consegui terminá-lo! E que surpresa agradável me deparar com uma leitura fácil e prazerosa!
Ele conta a história dos irmãos Karamazov, filhos de mães diferentes mas do mesmo pai, que não dá amor e atenção para nenhum dos filhos e deixa a criação deles nas mãos de outras pessoas. Esses filhos crescem e se tornam homens de caráter muito distintos. Dmitri é totalmente emoção. Age sem pensar e se deixa levar pelo momento, muitas vezes causando grandes confusões e sempre abusando da bebida. Ivan já é o contrário: muito racional e descrente da religião e da Igreja. Já o caçula, Alexey, é um jovem muito espiritualizado e totalmente crente na religião e em Deus.
Um crime acontece nessa família, o pai é assassinado em casa de maneira violenta e ninguém sabe quem cometeu o crime. A desconfiança cai sobre um dos filhos, mas, será que foi ele mesmo?
A narrativa é muito envolvente e a história muito interessante! Gostei muito!

George 26/01/2023

Esse livro mudou minha vida
Literalmente mudou minha forma de enxergar o mundo e as pessoas , diversas vezes ao longo do livro tive que fechar o livro e tirar um momento pra refletir , porque esse livro te leva a umas reflexões , sobre as pessoas ,sobre a justiça, sobre a vida , que não tem como voltar a ser a mesma pessoa depois de enfrentar essa leitura e estou convicto que precisarei ler denovo mais a frente , porque acredito que não consegui absorver tudo que tinha nele.

Victor 23/01/2023

Indescritível
No último romance de sua vida, Fiodor Dostoiévski entregou toda a sua gigantesca capacidade. Os Irmãos Karamázov não é apenas um romance. É uma aula sobre a alma humana em sua essência, sobre o conflito entre a fé e a dúvida. Não a toa é uma das maiores obras da história da literatura mundial. Simplesmente espetacular, perfeito.

Destaco algumas partes que me atingiram profundamente:

- A Revolta/O Grande Inquisidor (diálogo de Ivan com seu irmão Aliócha)
- O visitante misterioso (parte da biografia de Zossima)
- A alucinação de Ivan, um dia antes de julgamento de Dmitri
- O discurso do advogado de defesa
- O funeral do filho do capitão espancado por Dmitri (quase arrancou lágrimas de mim)

Destaco também a complexidade de todos os três (ou seria quatro?) irmãos. Cada qual com a sua personalidade, a sua forma de enxergar a vida. O que mais me chamou atenção foi Aliócha, o mediador entre quase todos os personagens, com o seu grande equilíbrio emocional e sua capacidade de não julgar ninguém, não importa a torpeza das ações. No posfácio, é dada a hipótese de essa qualidade não ser uma amostra da santidade do personagem, mas sim o seu encontro com as sombras da alma humana, o que causa a admissão das ações mais podres, sem condenação.

No mais, livro espetacular! As 1040 páginas valem muitíssimo a pena. São refinadoras de personalidade.

Caetano Fischinger 23/01/2023

Obra prima
?Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.?

voandocomlivros 19/01/2023

"O amor é um mestre, mas é preciso saber adquiri-lo, porque é difícil adquiri-lo, custa caro, um longo trabalho que demanda um longo tempo, porque não se deve amar apenas por um instante fortuito, mas até o fim. Qualquer um pode amar por acaso, até o malfeitor pode amar."

Como colocar em palavras o que representa a obra "Os Irmãos Karamázov" de Dostoiévski? Seria praticamente inconcebível fazer jus ao livro. Portanto, minha tentativa aqui é apenas compartilhar minha perspectiva da melhor forma possível.

Essa obra carrega a história de um crime, bem como um debate filosófico e religioso. Mas isso é só a pontinha do iceberg. Todas as peças foram brilhantemente arquitetadas, a impressão que eu tive ao ler é que o Dostoiévski esboçou toda a narrativa e depois voltou linkando e detalhando, deixando tudo perfeitamente redondo e cíclico. A sensação de ler uma passagem e perceber a ligação que o autor fez em outro momento da obra é absolutamente satisfatória. Mas o que mais me conectou com esse trabalho extraordinário foi o desenvolvimento das personagens. Todos os protagonistas do livro passam por uma jornada árdua que testa seus pontos fortes e fracos e os ajuda a entender a si mesmos, sua fé e suas crenças.

"Não existe nada mais sedutor para o homem que sua liberdade de consciência, mas tampouco existe nada mais angustiante."

Aliócha, um dos irmãos Karamázov, é o suposto herói da história, escolhido pelo próprio Dostoiévski que se mescla ao narrador em praticamente todo o livro. Mas encontrei meu próprio herói, Ivan Karamázov, de longe o meu personagem preferido, ironicamente ele contrasta com Aliócha: um crente e o outro ateu.

"Não é Deus que não aceito, entende isso, é o mundo criado por ele, o mundo de Deus que não aceito e não posso concordar em aceitar."

Todas as personagens tinham suas virtudes e defeitos que as tornavam reais e críveis. Os irmãos juntos formam todas as camadas do que um ser humano possui dentro de si. Mas o que fez Ivan Karamázov se destacar para mim foi seu crescimento ao longo das páginas e suas de dimensões humanas, filosóficas e psicológicas tão amplas e profundas. Torci muito por ele e me questionei deveras sobre seus apontamentos de ordem social e cósmica.

Foram quatro meses de leitura e acabei me sentindo parte desse universo. A bela e sincera escrita de Dostoiévski mais uma vez me cativou totalmente e eu fiquei completamente imersa na vida louca dos Karamázov.

"Até da pior família se podem conservar lembranças preciosas, contanto que a alma seja capaz de procurar o precioso."

"Os irmãos Karamázov" se tornou parte de mim. É daqueles livros impossíveis de esquecer, que viverá e envelhecerá comigo. Eu me sinto privilegiada em ter concluído essa leitura. Não é um livro fácil, mas é recompensador. Se você ainda não leu e tem vontade, se joga... e se quiser conversar sobre a obra, estarei por aqui

Daniel 17/01/2023

A profundidade dos personagens é muito envolvente, faz cada vez mais a gente querer descobrir mais sobre cada um, especialmente dos irmãos Karamazov

Asdfg8 14/01/2023

Gostei muito da leitura, talvez alguns possam achar um pouco arrastado após o começo até chegar mais adiante. Também o final possa não agradar tanto, pois antes do fim são escritas coisas que nos fazem esperar que os momentos finais se desenrolassem de outra forma, mas vale muita a pena a leitura.

Valéria Cristina 13/01/2023

Atemporal
“Os Irmãos Karamázov” é uma obra-prima e muito já se escreveu a seu respeito. Aqui, deixo apenas as minhas percepções sobre esse clássico.

O último livro escrito por Fiódor Dostoiévski, conta a extraordinária história da família Karamázov: Fiódor, Dmitri, Ivan e Alexei. Ainda, de diversas personagens que contribuem para a trama.

Todas as personagens são extremamente complexas. Vemos um dissoluto Fiódor Karamázov, pai ausente dos três moços que percorrem o romance. Para além da dissolução, temos uma personagem avarenta, tomada pela luxúria e que não teve pejo em lesar os filhos emocionla e economicamente. Fiódor representa a antítese do pai ideal. Abandonado pela primeira mulher e, depois, viúvo da segunda, ele abandona os filhos ao cuidado de Grigóri, o empregado da casa, até que almas piedosas se incumbem da educação das crianças.

Dmitri, o mais velho dos irmãos, é violento e apaixonado. Tem um temperamento explosivo e inconsequente. Ivan, em algumas resenhas, é descrito como niilista, todavia, dotado de intelecto privilegiado, vemos sua luta com as crenças no final do romance. Alexei, Aliocha, descrito pelo narrador como o herói da narrativa, é realmente adorável e apaixonante. Com uma ética profunda, tendo frequentado o mosteiro, representa, na minha visão, a pureza na história.

As opiniões de Ivan e mestre Zózimo (monge) me remeteram à filosofia oriental, em especial a Voz do Silêncio (livro trazido à luz por Heleva Petróvina Blavatski). Ainda, percebi referências claras à Kant e seus imperativos categórico e hipotético, à filosofia socrática perpetuada por Platão, bem como à Bíblia.

Além dos irmãos, temos o invejoso e ressentido Smerdiakov, filho bastardo de Fiódor; Katerina, a noiva abandonada de Dmitri; e Grúchenka, seu grande amor e cuja paixão é o móvel do romance.

A história se passa da cidade imaginária de Skotoprigônieuski (em russo: cidade para onde o gado é levado). Destaco que essa informação aparece apenas na página 658 da edição da Martin Claret. Bem, nesse cenário acompanhamos a vida dessas personagens que envolve paixões, ciúmes, disputas, desconfianças e vinganças, temas desenvolvidos magistralmente.
Dostoiévski introduz os temas como pétalas de vão de abrindo até o ápice da narração quando um crime é cometido. Anterior a esse momento, há a disputa amorosa entre Dmitri (Mítia) e Fiódor pelo amor de Grúchenka que, por sua vez, desdenha de ambos; e, algum nível, entre Ivan e Mítia pelas atenções de Katerina. Os embates e os diálogos que compõem essa fase do romance são viscerais e levantam grandes questões existenciais.

A partir do crime, o romance toma a forma de uma extraordinária história policial. A investigação nos brinda, durante os interrogatórios, com jogos psicológicos intensos. Nesta fase vemos como Dostoiévski contrapõe a visão de testemunhas, promotores, advogados e acusado acerca do fato. O leitor, que conhece o que verdadeiramente aconteceu, pode se deliciar com os arrazoados da promotoria e da defesa. Todos perfeitamente possíveis.

O item IX, do Livro XI descortina a comicidade e a ironia do autor quando Ivan conversa com o diabo. Na minha visão, um dos melhores textos do livro. Disposto como um delírio, vemos o tema da fé, da liberdade de crença, da espiritualidade são neste tópico apresentados.

Dostoiévski – foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita."

A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciadas por suas ideias.

Alex64 24/02/2023minha estante
É livro cristão religioso??? Tipo que vai dar lição de moral pra pessoa se submeter ao cristianismo e religião? Só uma curiosidade

Valéria Cristina 24/02/2023minha estante
De jeito nenhum. É um clássico da literatura mundial.

Alex64 24/02/2023minha estante
Obrigado:)

andressa308 09/01/2023

dostoievski né
fantástico esplêndido maravilhoso espetacular nunca antes visto! personagens incríveis, história bem construída, cada irmão muito bem explorado mas todo mundo sabe que o alyosha é o que brilha no livro, um anjo. esperava um final fechado mas nada a reclamar.

Brenda 08/01/2023

Que livro!!! (Sem spoiler)
É lindo ver a participação do Dostoiévski como narrador nessa história, diversas vezes ele para, e faz uma observação em primeira pessoa falando diretamente com o leitor! ? Nas duas primeiras páginas ele já promete tudo, e cumpre!!!

A história do livro é extremamente cativante, a vida dos Karamázov não para um minuto ? O livro é envolvente demais, com os capítulos muito bem alocados, as histórias não ficam sem final, a ordem como o Dostoiévski aloca para manter o leitor cativado entre os capítulos é demais!!!

Com certeza o livro mais bem estruturado, com o toque especial do narrador, personagens envolventes, escrita maravilhosa e fluída. Diversas passagens em que os pensamentos e diálogos dos personagens explodem na nossa mente.

Uma verdadeira obra de arte, eu disse que quando comecei a ler, me senti honrada de poder ter acesso ao livro e ficava imaginando o que o Dostoiévski pensava enquanto escrevia esse livro. Hoje posso dizer, que ele provavelmente ao escrever a última linha, pelo menos deveria, ter sentido muito orgulho.
Ele fechou com chave de ouro a sua jornada literária.

Apenas leiam. ?

917/917