A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

brina !! 22/03/2021

Apesar de ser uma releitura senti como se estivesse lendo pela primeira vez, facilmente um dos melhores livros que já li.

Thiago Alves 21/03/2021

Ótima leitura
Sempre começava e parava, dessa vez terminei e posso dizer que gostei, tem uma história que se prende, provavelmente irei ler os outros livros.

Shay 27/09/2022

A leitura foi longa mas valeu totalmente a pena. O livro tem uma história complexa e tão bem contada que me deu vontade de continuar a saga, me apaguei a personagens que me traíram ou que se foram ou ainda que ficaram mais fortes. Odiei com todas as minhas forças certos personagens e vi seu desenvolvimento. Gratificante.

Esther 11/03/2021

muito bom!!!
qualquer coisa que eu escrever aqui não vai ser capaz de transmitir tudo o que esse livro é. preciso parar, desligar tudo e refletir pata escrever uma resenha minimamente decente. vou fazer isso no meu Instagram! me segue lá @thleitora ?

Jhé 02/09/2020

Introdução
Eu demorei para engatar na leitura. O livro é longo e algumas passagens foram difíceis de serem interpretadas, mas foi realmente gostoso descobrir mais sobre a Daenerys e os Dothraki, pois eram meus favoritos na série.

@omeunomeemaira 15/06/2020

Eu amo a série e foi por ela que eu cheguei nos livros, o desenrolar dos acontecimentos em Westeros me chamou atenção e eu decidi ler tudinho, comecei a ler esse livro em 2015, pasmem, ele me acompanhou em uma viagem muito importante pra mim, mas por motivos pessoais - faculdade - não consegui continuar, aproveitei o momento de pandemia para terminar a leitura.

Como eu disse o livro se desenrola em Westeros e nas suas tramas em torno do trono e em quem vai ocupá-lo. O livro é muito bom, os personagens muito bem escritos, principalmente quando você pensa na quantidade de personagens que tem ponto de vista - cada capítulo é escrito no ponto de vista de um personagem diferente, o que é muito bem feito, os detalhes, os pensamentos... É muito bom finalmente poder ver esses pormenores.

No entanto a leitura se tornou arrastada, não é por ser um livro ruim, - ele não é - mas pela quantidade de detalhes e personagens - o que eu sei que só aumenta no decorrer da série. Martin tem experiência com roteiros de filme, se não me engano, o que explica todos os mínimos detalhes do livro, acredito que já foi pensado para ser uma adaptação cinematográfica. Não é uma característica ruim, a gente se sente bastante ambientado no mundo criado, mas às vezes é "difícil" ler um parágrafo inteiro somente de descrição da vestimenta de alguém, rs.

As tramas são excelentes e os conteúdos fantásticos e "históricos" também, vale muito a pena, já estou mergulhada no segundo livro.

Beatriz Matta 27/05/2021

Por que nao li antes?
Esse livro é mesmo espetacular e não depende da minha aprovação para sê-lo.
O trama segue seu próprio ritmo e apresenta cada personagem no momento certo. Apesar de serem muitos personagens, todos são MUITO bem construídos e apresentados.
Fico impressionada com capacidade do autor de inserir os elementos de enredo ao longo da trama, de forma que os vemos 'sendo criados' diante de nossos olhos, mas só nos damos conta quando já estão lá.
O universo, os costumes, as casas, as culturas, as roupas...tudo criado pelo autor, e apesar disso, quase palpável. Esse é o resultado de um Mundo muito bem construído.

Morxxs0 02/02/2023

Meu livro da vidaaaaaa
Eu conheci Got pela série, e observando hoje não chega nem aos pés do universo que tem nesses livros, personagens complexos q te levam do amor ao ódio , uma ficção que envolve política, magia de uma forma que não tem como não ficar OBCECADO pela saga.
babieayllow 02/02/2023minha estante
é minha saga favoritaaaa ??????

babieayllow 02/02/2023minha estante
o universo fica cada vez mais perfeito a cada livro

Rafa 13/01/2021

O melhor!
Nunca havia me apaixonado tanto por um livro, já tinha lido vários antes dessa saga, mas as crônicas de gelo e fogo foram o meu ápice, até hoje procuro livros tão bem escritos quanto esses foram.
O que mais gostei foram as supresas que cada capítulo apresenta, nada é o que parece e ninguém é mal ou bom (pelo menos não completamente).
Recomendo pra pessoas que não se importem com um nível de violência, palavreado e descrição de cenas um pouco inapropriadas para determinadas pessoas e faixa etária.
Obrigada pelo livro Georginho!

Stefanie33 23/07/2021

Que livro
Ah anos atrás me deparei com a série. Na época não consegui me apegar e depois de algum tempo voltei a assistir e amei. E fui ano após ano acompanhando.
Sempre foi de desejo ler essa obra e as demais ainda vou ler.

Em cada detalhe, esse mundo em que foi criada toda a história é simplesmente incrível. Sempre vários acontecimentos, reviravoltas, mistérios e coisas inesperadas que só posso dizer que até aqui foram perfeitas.

Mandark 30/06/2011

Viciante!
Depois de um bom tempo sem encontrar uma história verdadeiramente envolvente, que me mantivesse acordado até altas horas da madrugada, virando verozmente as páginas... Finalmente me deparei com "A Guerra dos Tronos", o primeiro volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martin.
Eu tinha muita relutância em comprá-lo, com medo de que ele não fosse tudo o que as pessoas tanto alardeavam... Mas, graças ao meu amigo Erick, que o emprestou para mim, pude finalmente comprovar a qualidade da história, da narrativa e principalmente pude me identificar com personagens tão incríveis como Jon, Arya, Daenerys e até mesmo o anão Tyrion.
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre!"
Terminei o livro há alguns minutos, mas já estou desesperado pelo próximo volume.
Não posso deixar de expressar minha angustia diante de alguns fatos relacionados a série e em como a história pode de encaminhar daqui para frente: um dos grandes pontos fortes da história é o desenrolar ágil dos acontecimentos, e considerando que a sérié é composta por sete volumes e que o terceiro volume tem quase 1000 págimas, temo que a tendência da história seja ficar mais atravancada, perdendo essa característica tão positiva. Outro ponto muito pessoal, é o fato de que o terceiro livro da série só será lançado em Setembro, o que significa que ficarei algum bom tempo sem ler o terceiro volume (considerando que compre o segundo hoje... rs) e muito mais tempo ainda sem acesso ao quarto volume da série.
Mas, limitando-se ao primeiro livro apenas, é uma leitura fascinante, cheia de suspense e que te prende do início ao fim. O estilo de narrativa utilizando de multipla perspectivas (coisa que o Tolkien fez tão com "O Senhor dos Anéis", só quem em proporções bem maiores, considerando a diferença do tamanho dos capítulos) é outro ponto forte do livro, tornando-o bastante agradável de ler, com aquela constante espectativa sobre quando teremos notícias sobre este ou aquele personagem que tanto gostamos.
Enfim, para os fãs inveterados de grandes séries, não preciso nem dizer que está mais que recomendado, né?
ErickFernandes 30/06/2011minha estante
Era de se esperar que vc amasse o livro. Em todos os históricos de leitura vc deu 5 estrelas.... que bom que gostou.. ;)

letícia 19/07/2011minha estante
Vi a série todinha e depois fui começar a ler o livro, só que não passei do início, com todos aqueles nomes etc. Creio que não dei continuidade porque a história estava fresquinha na minha cabeça (por causa da série), então irei esperar uns meses, até eu esquecer um pouco e poder voltar a ler.

fefas 15/10/2020

A Guerra dos Tronos
Tenho nem oq falar, sou completamente apaixonada por essa saga que acompanhei através da série (fingimos que os últimos episódios não aconteceram). Quando soube dos livros, decidi que precisava ler cada um deles, e acabei de ler o primeiro. E caramba. Me conectei e entendi as motivações e sentimentos dos personagens (nao concordo com as ações de alguns em determinados casos mas da pra entender o pq desse personagem agir assim). Acho a escrita completamente fantástica, pq a princípio pensei que seria algo difícil pra eu compreender mas eu estava (ainda bem) enganada. O modo como o acontecimentos vão se desenrolando e como eles têm impacto direto não somente nos seus arcos mas sim na história como um todo é lindo, e o jeito como o autor escreve me fazia ficar mais e mais envolvida. Enfim, amo.

Jenny 05/10/2021

Partiu começar mais uma série inacabada,parece que eu gosto de sofrer,ódio
Mas enfim,George Martin entregando tudo como sempre
Arlefe_ 05/10/2021minha estante
É sobre isso?

Douglas 11/12/2013

A Guerra dos Tronos
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

E é assim que começa UMA DAS sagas mais comentadas e famigeradas dos últimos tempos.
Começamos, então, pelo primeiro livro: A GUERRA DOS TRONOS.
Um livro bom, mas que têm seus pontos positivos e negativos.
Eu não conseguiria expressar-me por completo, sem citar esses pontos individualmente, separando os comentários entre bons e ruins. Portanto:

PARTES RUINS:

[Sim, ser chato é um dom e eu vou começar pelas partes ruins. Fãs da série, sem chateação, é apenas a minha opinião.]

1) A primeira crítica não é para o livro, mas sim para a editora.
O meu livro, que NÃO é a versão econômica conhecida como Pocket, ou de bolso, se você preferir, tem uma letra bastante pequena. Eu comprei todos os livros em uma promoção no "submarino" e percebi que os livros 1 e 2 tem uma fonte bem pequena. Nos outros livros isto foi corrigido, ficando o problema restrito aos 2 primeiros livros.
Como este comentário é para o primeiro livro, obviamente, o problema precisa ser citado.
Além disso, a folha é um pouco transparente e muitas vezes as letras transpassam de uma folha para outra, dificultando a leitura.
Por último, em algumas (poucas) folhas, as letras são um pouco tremidas, ou seja, temos um pequeno problema na impressão.
Pode ser que seja somente no meu livro, mas como a resenha é minha, cabe mencionar este problema para que, caso o pessoal da editora veja isso (eu duvido), possam evitar o problema para as próximas impressões.
Porque, poxa, uma editora como a Leya, que se orgulha de ser uma referência em muitos países não pode fazer um trabalho como este.
Fonte pequena. Folha fina. Pessoal da Leya, o que é isso? Contenção de custos? Por favor, né.
Fica a dica para a editora.

2) Agora sim vamos falar do livro.
Me incomodou no começo da leitura o excesso de personagens que o autor usa. São vários nomes, todos sendo apresentados logo e isso me deixou um pouco confuso. Precisei ler duas a três vezes algumas páginas para entender "quem é quem" na história. E alguns personagens nem se quer ganharam destaque.
É claro que isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

3) O George R.R. Martin muitas vezes exagera nas descrições. Muitas vezes ele fica descrevendo, descrevendo, e eu pensei "anda, cara, agiliza esta história!".
Não que a descrição seja ruim, mas muitas vezes ela "arrasta" a história. Eu estava lendo e querendo saber o que ia acontecer e o autor parava e começa a descrever, descrever, isso acabou me deixando um pouco nervoso. Novamente: isto é escolha do autor, o livro é dele e ele faz o que bem entende com a história, estou apenas dando um "pitaco".

4) Capítulos com personagens diferentes.
Não que isto seja ruim. Eu gostei. Só que nas primeiras páginas, quando o POV muda, eu precisei de um tempo para me adaptar. É claro que eu já li outros livros contados por várias pessoas, mas demorei um pouco para me adaptar neste aqui. Parecia que as histórias não teriam ligações entre si. Depois, quando você estiver familiarizado com os personagens a história flui bem, mas no começo essa mudança de POV é estranha.

5) Eu costumo comentar com meus amigos que chegar até a página 100 foi difícil. Não que a história seja ruim, mas excluindo o "prólogo" que é legal, eu achei as primeiras páginas meio paradas. Eu acredito que muita gente gostou, mas eu confesso que achei as primeiras 100 páginas um pouco chatas, o que também é absolutamente normal para uma série deste tamanho. Mas resolvi citar para os leitores deste comentário para que eles tenham paciência com as primeiras 100 páginas, caso achem elas chatas, assim como eu achei.

6) O livro é muito bom, mas a história em muitas partes me cansou. Eu fiz, inclusive, uma pausa de alguns dias quando cheguei à página 280. Não sei exatamente o motivo, mas neste ponto perdi a vontade de continuar a leitura. Fiz uma pausa de alguns dias, li outro livro e depois voltei à leitura, ai não parei mais.

7) O George R.R. Martins dá uma sacaneada no leitor com estes nomes.
Alguns são extremamente parecidos e outros são iguais. Têm vários, mas vou destacar somente alguns:

Eddard Stark (casa Stark)
Eddard Karstark (casa Karstark)

Baratheon
Barristan

Mallister
Lannister

Mormont (Protetor Daenerys)
Mormont (Patrulha da noite)
Mormont (vassalo Stark)

Haggo
Aggo

Drogo
Ogo
Jhogo
Qotto

Caramba, R.R. Martins, você podia ter dado uma facilitada, né!

8) Eu esperava que o livro tivesse as batalhas mais bem detalhadas. Mas o autor, simplesmente, deu uma pincelada nelas. Não houve muitas descrições dos confrontos, a história fica restrita as intrigas e maquinações. O autor poderia ter dado uma atenção melhor para os confrontos. Uma pena.

PARTE BOAS

[Pronto fás da série, vamos para as partes boas]

1) Justiça seja feita.
Eu falei que até a história até a página 100 é chata. Sim, eu achei.
Mas depois até que ela flui bem.
Algum que outro POV de alguns personagens é chato, mas não vou citar aqui para não atrair a ira dos "fanáticos-malas", mas a história como um todo flui muito bem.

2) Temos que reconhecer a criatividade de George R.R. Martin.
Criar um mundo tão fantástico, como ele criou, é para poucos. Difícil imaginar quanto tempo ele precisou para pensar tudo isso.

3) A forma como os personagens estão humanizados é bem interessante. A história das crianças com os lobos (que você vai saber quando ler) foi uma sacada genial.

4) Blockbuster da HBO!
Caramba, como é bom ler um livro e acompanhar a história na TV.
Enquanto eu lia este livro, assisti alguns capítulos da série. Fantástico!
Você imagina as cenas no livro e depois as assiste na TV.
É uma pena que não podemos fazer isso com todos os livros.

5) Justiça seja feita (de novo)
Eu falei que a mudança de POV era ruim... mas é só no começo.
Quando você está familiarizado com os personagens você nem percebe quando muda o POV.
Quer dizer, percebe, mas o autor sempre deixa um gostinho de quero mais no final de cada POV e aí você fica ansioso para chegar o POV daquele personagem novamente para ver o desfecho de alguma situação que o autor deixa em aberto no POV anterior.

6) A complexidade do mundo criado é interessante.
E saber que depois de 592 páginas o autor ainda tem muito mais história pela frente.
Devemos parabenizar George R.R. Martins pela criatividade!

CONCLUSÃO.
Puxa, você teve paciência de ler até aqui!
Sim, vamos terminar..

Concluindo, o livro é bom, tem partes positivas e negativas, mas como um todo é bacana.

Para fechar, eu comprei todos os livros da série (os 5 lançados até aqui). Conclui apenas o primeiro. Enquanto escrevo dei uma olhada para os demais livros na minha estante. Mas não vou ler o 2º livro de imediato. Farei uma longa pausa até o segundo. Motivo: Sei lá, não tenho vontade de ler. O 1º livro até deixa um gostinho de "quero mais" no final, mas não estou com pressa. Até porque a série só deve terminar em 2019 mesmo. Então, tenho tempo.
Vou ler outros livros até que um dia tenha vontade de ler "A Fúrias dos Reis", 2º volume da série.

A você que teve paciência de chegar até aqui e que não é um Lannister, desejo a você uma vida longa e próspera! hehehe..

Um abraço e meu respeito a todos.
Tainá 16/12/2013minha estante
Estava com esse pensamento sobre o POV, valeu vou continuar lendo agora. Estou na página 28 e vou falar, com exceção da família STARK, George deixou as outras apagadas e me perdi diversas vezes e dormi tantas outras rs

Douglas 16/12/2013minha estante
Olá Tainá.
Na página 28 eu estava exatamente como você agora.
Eu te confesso que até a página 100 (excluindo o prólogo), eu também fiquei perdido.
Mas eu acho que isso é normal para uma série deste tamanho. Demora-se um pouco para que o leitor fique familiarizado com todos os personagens.
A partir da página 100 (pelo menos comigo), eu consegui entender "quem-era-quem" na história e ai o livro fluiu.
Também fiquei com sono até a página 100 e fiz uma pausa, de alguns dias, para descanso na página 280.
Mas você pode ficar tranquila, o livro é bom, só o leitor precisa de um período de adaptação.
Um abraço.