Como me tornei estúpido

Como me tornei estúpido Martin Page

Resenhas - Como Me Tornei Estúpido

Lucas 14/09/2014

Finalzinho sem sal
Humor ácido e boas doses de verdade acompanham a leitura até a última página. Antoine é um jovem inteligente que, de tanto refletir sobre tudo, acabou por considerar a inteligência como um mal em si. Segundo ele, ser inteligente, atualmente, é uma doença gravíssima que acomete a poucos "desafortunados". O único meio de se curar dessa doença é deixar de ser inteligente, ou seja, estúpido.

Gostei muito da forma como Martin Page escreve, tem sacadas genias, bom humor e uma escrita bem direta, sem muitos rodeios. Só o final que achei muito previsível e sem sal. O livro é curto e recomendo muito a leitura!

Isabel 30/07/2014

Livro fantástico...
E com um final brochante.
Mas vale. Compre, compre! Há passagens genias!

Bernardo 17/06/2014

Como os vestidos de desfiles...
Aqueles vestidos de desfiles, extravagantes, que ninguém ousaria sair na rua, são exagerados para realçar a tendência apontada pelo estilista. Este livro é mais ou menos assim.

Sabrina 11/06/2014

Irônico. Sarcástico. Ácido
Estou completamente apaixonada por este livro.
Ele é curto e rápido de ler e dá até um aperto no coração porque a gente sabe que vai acabar rápido. É uma leitura muito gostosa, uma sátira do estilo de vida moderno, e uma ao mercado de trabalho que conhecemos, ao consumismo e superficialidade das relações humanas. Lindo.

Rafaela 06/06/2014

Da série: "Livros para se ler em uma tarde"
Satírico, agradável e engraçado: seria essa a receita para um bom livro? Martin Page fez uma crítica a nossa sociedade atual. O consumismo desenfreado, a inteligência soberba... O protagonista Antoine (eu não sei pronunciar o nome dele!) viaja por esses dois meios para chegar, ao final, num desfecho de livro digamos assim... vazio? É, vazio. Antoine está cansado de ser exacerbadamente inteligente, quer ser estúpido. Para alcançar seu objetivo ele tenta o alcoolismo, o suicídio e até a retirada de parte da sua massa cinzenta. Ele falha em todas elas e nos faz rir.
Com uma pitada de surrealismo e sarcasmo na medida certa, "Como me tornei estúpido" torna-se um livro para ser lido de uma só vez, numa só tarde (ou noite se preferir) e claro com pausas para rir de uma obra nem tão conhecida, mas que merece um lugarzinho na estante de alguém

Charlon 02/11/2013

Péssimo enredo, ótima crítica.
O livro conta a história de Antoine, um cara muito inteligente, mas que de tão inteligente, acaba não conseguindo viver dentro da sociedade atual, acostumado a questionar qualquer mínima ação que irá tomar, e a ser muito crítico com os padrões da sociedade, se vê prejudicado por não conseguir viver como qualquer outra pessoa, e decide se tornar... estúpido. Fora essa introdução, não irei mais falar da história em si, pois qualquer comentário vira spoiler.
Bem, o livro é bom no que propõe em cima das críticas. O autor procura criticar a forma de viver e a falta de personalidade da sociedade em geral. A história é toda ambientada em função de mostrar como toda a sociedade é estúpida, de todas as formas, e tem críticas muito bem fundamentadas, mas algumas já bem populares/modinhas (estúpidas), tipo falar mal da Coca Cola ou do Mc Donalds, mas num todo, a proposta do livro em cima disso é bem sucedida.
Fora isso, a história é muuito fraca. Deixou muito a desejar, tem uma narrativa engraçada até, bem irônica, mas tem um enredo previsível e em muitas partes é cansativa, do tipo que o autor escreve, escreve, e não sai do lugar, mesmo o livro sendo pequeno.
O personagem principal (e todos os outros) não tem carisma nenhum, vc espera encontrar um personagem critico, inteligente, seguro de si, etc... mas depara com um personagem que aparenta ser tipo aquele nerd lesado que todo mundo zoa na escola, só que no caso, esse é zoado pela vida.
Não me atraiu em nada a história em si, totalmente descartável, o autor só quiz ir fazendo o personagem chegar em um ponto, em que ele pudesse demonstrar o quão estúpido é o pensamento atual da sociedade e a própria sociedade em si, e fez bem.. mas somente na parte crítica mesmo, pois a história foi totalmente previsível e o final bem fraco.
Jon 27/02/2015minha estante
Também não consegui enxergar a genialidade desse livro. Personagens chatos e piadas forçadas. A ideia é boa, mas mal executada.

Filipe 17/05/2013

Impressões: Como me tornei estúpido Martin Page
(...)
Martin Page utiliza seu personagem para nos mostrar o caminho mais fácil que podemos tomar. É comum dizer que quanto mais inteligentes, mais infelizes nos tornamos; esse livro analisa o outro lado da questão.

(...)

Resenha completa no blog Mafagafolândia: http://tinyurl.com/bbsnstt

Herick 10/05/2013

Como me tornei estúpido
Um livro leve e rápido, que critica o mundo atual com humor e sarcasmo, fazendo uso, por vezes, de situações nonsense, lembrando uma versão mais leve de Douglas Adams na série do "Guia".
Fim delicioso, mas fadado a só ocorrer em livros e filmes.
Ainda assim, um bom livro.

Juliana 27/04/2013

Um livro minusculo com um conteúdo enorme
O livro é cheio de ótimas ideias e bons questionamentos mas não me vendeu como um romance, os personagens são de uma chatice sem igual, carisma abaixo de zero! A narrativa é corrida, as vezes um pouco óbvia, não prende!
Ainda assim, por ser muito curto, vale a pena aguentar a mini saga do insuportável Antoine pra ter acesso ao conteúdo que o autor disponibiliza ao longo do livro.

Lorena 29/03/2013

Engraçado, mas não sei bem o que dizer sobre esse título do Martin Page. O livro é curtinho, 158 páginas de uma leitura rápida e, aparentemente, despretensiosa.

Martin nos apresenta Antoine, um personagem intrincado e fora dos padrões - assim como o Virgile, de Talvez uma história de amor -. Um anti-heroi carismático que nos contagia desde o começo, não pelo carisma, mas pela ausência total disso.

Extremamente inteligente, Antoine ver nisso a causa de todos os seus problemas: insonia, por que passa muito tempo pensando; ausência de interação social, por que ninguém tem uma capacidade critica semelhante; infelicidade, por que nada lhe parece livre de criticas... enfim.

Em todo o romance, Antoine procura a cura para sua inteligência. Segundo ele, "A vida não é mais que uma infinita tortura" e quer a todo custo parar de analisar e pensar a respeito de todas as coisas. Ele tenta alcoolismo, suicídio, cirurgia e encontra em um anti-depressivo sua solução.

A estupidez não é exatamente sua resposta e nisso está toda a crítica do livro: A massificação das opiniões e a falta de senso crítico da sociedade. É uma história de um humor inteligente e sarcasmo sutil que nos faz pensar em muitos aspectos da sociedade atual.

E nessa de criticar e induzir o pensamento que Martin Page perde um pouco de público. Não é um livro para qualquer leitor. Apesar da graça, há uma critica social pesada e foge completamente de todos os padrões editoriais. Talvez por isso que gostei tanto do livro, simplesmente por ser diferente.

Adoro a forma com o autor constrói os personagens e conta a história, mas não é um livro de massas. Não é o tipo de história e escrita que ganha a todo mundo e se torna um pouco arrastada no seu decorrer. Mais uma vez é isso que me ganha: A não massificação, a sutileza de crítica e os personagens surreais.

Resenha para www.milalices.com.br

Gabriela 18/02/2013

Uma leitura leve, divertida. Um humor inteligente. Adorei!!!

Tati 31/01/2013

Lindo paradoxo da estupidez dos extremos (na inteligência soberba e na idiotice do consumo), e o desfecho da transformação completa do personagem ao transitar nos 2 extremos.

Aline 03/01/2013

Gostei muito
Livro bacaninha, de um autor novo, bem fininho, de ler numa tacada só. O humor é ácido, fazendo crítica a nossa sociedade atual, ao sentimento de inadequação, à constante e crescente massificação do raciocínio.
Gizlia 19/01/2016minha estante
Excelente o conteúdo literário de Martin Page , dotado de uma consciencia que pode parecer fictícia mas que é verdadeira ,só as pessoas inteligentes são capazes de sentir que a vida é um mistério que não podendo ser desvendado e muito menos resolvido por nós mesmos , aceitar a existência humana e encara - la como uma fantasia e simplesmente ir levando - a do jeito que ela nos levar. o humor tão bem posicionado é muito atraente.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/11/2012

Vale um "aplauso mental"!
Genialmente exagerado e deliciosamente sarcástico, pincelado com cenas inimagináveis que se mostram fantasiadas de cotidiano (o que lembra aspectos do realismo mágico). Como me tornei estúpido deve ser saboreado sem pressa – serão necessárias diversas pausas para rir com a comicidade nada inocente e com a astúcia de muitos trechos.

Criticar a sociedade deliberadamente consumista, a ambição sem freios e o egocentrismo planetário não é algo superinovador, mas Martin Page revela tais críticas de maneira inteligente e dotada de personalidade.

Leia mais em:
LivroLab.blogspot.com

Silvana (@delivroemlivro) 25/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/09/como-me-tornei-estupido-martin-page.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores