Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Joao Felipe 17/04/2023

Um outro lado
Em minha caminhada pra ler tudo que o King já lançou me deparo com obras muitas vezes abaixo de radares, principalmente dos leitores que é aonde me baseio em opiniões ( e não em críticos ), é um livro com aspectos religiosos bem fortes como a fé, e em grande parte ele vale a leitura, mesmo que seja lento nos 30% finais.

Mesmo antes de inciar a leitura estava receoso por ser um livro não muito comentado, mas me surpreendi, eu tenho uma formação religiosa e mesmo hoje não sendo praticante, tenho muitas coisas cravadas em mim, pelo mal e pelo bem, e na leitura identifiquei muitos sentimentos que um dia já sonhei em ter, como relevação e comunhão, algo que nunca cheguei a ter.
É um livro com uma construção magnifica até 70% eu diria, depois se arrasta em pontos cruciais, com uma forte veia religiosa, que pra mim tem base argumentativa e torna o livro especial de alguma forma, mas respeito tem acha um livro médio, mas ruim ele não é.
Tem muito do que conhecemos do King aqui.

Gustavo.Neves 20/04/2023

Não é dos melhores do King, mas é bom.
Certamente um dos livros mais agoniantes do King, causando tensão e desconforto em diversos momentos. O mestre sabe desenvolver muito bem seus personagens, e aqui não é diferente. Os personagens são muito bons, humanos e você se importa com eles, especialmente com o David, a criança do grupo, que aliás, reafirma a capacidade do King de criar ótimas personagens crianças. A ambientação também é excelente e nos puxa para dentro da leitura com muita facilidade, contribuindo para a construção da atmosfera verdadeiramente desesperadora da história.

Como pontos negativos, temos uma leitura que, para mim, como leitor já habituado ao estilo do mestre, acaba sendo realmente um tanto arrastada em alguns pontos, além de abordar certas partes de maneira que me soaram meio bestas em determinados pontos não ajudando o simples fato de que os conceitos aqui apresentados já são meio batidos dentro da própria biblioteca do King. Em dados momentos me parecia uma simples versão beta de Dança da Morte, sendo que numa escala obviamente muito menor. Em suma, este não se encontra entre seus livros mais bem escritos.

No que tange a religião, tema muito presente neste livro, o King faz um trabalho funcional, é bem feito na maior parte do tempo, mas sinto que ele pesou um pouco a mão aqui, fazendo com que o cristianismo acabe funcionando para além do que deveria dentro da trama. Ainda assim, sinto que funcionou, no geral.

No fim, tive uma boa expreriência, Stephen King dificilmente erra, mas diria que esse é dos que "menos gostei" dele. De qualquer forma, vale a leitura.

Pedro Aires 30/04/2023

Gostei muito da primeira metade, mas depois senti a lentidão na trama. O "garotinho rezador" é muito chato, infelizmente é o protagonista. A atmosfera sombria me agradou, Desespero realmente era um lugar assustador. O final me surpreendeu.

Greice21 11/06/2023

Não deixe a múmia alcançá-lo
Desespero* _Stephen King_

Todos os caminhos levam a rodovia 50, conhecida por muitos como a mais solitária do EUA. Neste volume, King nos levará por essa rodovia a bordo da viatura policial de Entragian, ou o que um dia foi ele.  Seus principais passageiros, a família Carver, o escritor Johnny Marinville, o casal Jackson, Cynthia Smith e Steve Ames, se verão encurralados na pequena Desespero, onde a lei não existe mais, e o terror toma conta da atmosfera. Uma força sobrenatural habita Desespero, e nesse cenário, um garoto se tornará a chave para selar o mal. Ídolos, forças malignas, crenças, fantasmas do passado e milagres irão compor a trajetória por Desespero. Quem sairá vivo no final?

ArthurmalariA 12/06/2023

Desesperador
Desespero é o trigésimo sétimo livro publicado pelo mestre Stephen King, lançado em setembro de 1996 e conta a história de vários personagens jogados numa cidadezinha em meio à rodovia mais solitária dos EUA dominada, a princípio, por um policial louco. Quais seus motivos, e onde isso vai dar?! Já comecei o livro com essas perguntas.
Mais uma vez o mestre mostra seu brilhantismo ao narrar essa história sob o ponto de vista dos vários personagens (até dos animais) dessa história, criando uma trama envolvente que me prendeu ao ponto de nao conseguir largar esse livro enquanto não descobrisse para onde ele iria. E quando descobri, fiquei ainda mais ávido por terminar essa leitura. A cada capítulo, fui surpreendido e cativado pelos destinos entrelaçados dos personagens e pelos eventos sobrenaturais que permeiam a cidade (muito se fala da influência de IT em "o que aconteceu com Annie?" da C.J. Tudor, mas vi uma influência forte desse livro na obra dela também, o que aumenta meu apreço pela autora). King sabe exatamente como criar tensão e suspense, e ele não decepciona nem um pouco em Desespero. E o desfecho... envolvente e cheio de ação. King não economiza em descrições dinâmicas, nos levando para uma jornada alucinante e cheia de reviravoltas. Fiquei grudado nas páginas, ávido por descobrir o destino dos personagens e desvendar os mistérios por trás de toda a loucura que assola Desespero.
A única "ressalva" que tenho é o fato de o "herói" do livro ser um cristão devoto, prefiro quando ele deixa os religiosos em seu devido lugar: fanáticos e lunáticos. Eu entendo que o autor queira explorar temas religiosos e o conflito de fé, mas confesso que às vezes me incomodava um pouco a devoção extrema do personagem, no geral não gosto tanto de personagens tão religiosos com tanta voz narrativa em um livro (King nos leva a uma desnecessária leitura do pai nosso aqui). No entanto, isso não diminui em nada a qualidade geral da história e o impacto que ela causou em mim, principalmente pela classificação que o próprio personagem dá à deus (cruel) e a dicotomia que isso cria junto ao quanto ele é devoto. Ainda sobre essa devoção, é quase um ex-machina que fala com personagens chave e o transforma quase que num professor Xavier em linha direta com deus. Acredito que o David, assim como a Mary sejam iluminados dentro da mitologia do King, assim como o livro tenha uma forte relação com a Torre Negra. 10/10
P.S. Uma curiosidade: esse é o primeiro livro que aparece um aparelho bastante usado por nós no nosso dia: o celular.

Fernanda631 05/07/2023

Desespero
Desespero foi escrito por Stephen King.
O livro mais religioso de King. Nele, a questão de Deus, como ele age, ajuda, ama e é cruel está presente cada vez mais, conforme avançamos as páginas. É bem mais forte do que em A Dança da Morte, onde Abagail, uma das personagens, precisa ouvir a voz de Deus para tomar as atitudes corretas.
“Desespero” é um romance no clássico estilo de Stephen King: narrativa envolvente, personagens muito bem construídas – com sólidas e profundas histórias, idas e vindas em vários flashbacks, a luta do bem contra o mal e questões trabalhadas nas histórias que vão muito além do terror que dá o nome ao principal gênero da sua escrita. É um livro volumoso, seguindo também o estilo de King em escrever longas histórias, no qual se constrói todo um pano de fundo significativo para que o enredo se desenvolva de maneira própria, ou seja, há muito do universo do autor nesse livro, tendo-se aqui uma entidade tão importante e complexa quanto aquela que se tem em “It”. Uma história de peso
Desespero não é somente o sentimento constante no livro, mas o nome de uma cidade. A cidade está próxima à Rodovia 50, conhecida como a rodovia mais deserta dos Estados Unidos.
Nela, viajam Peter e Mary que estão em férias. Acabaram de visitar a irmã de Peter e agora viajam pela rodovia 50 onde a paisagem é o deserto e a companhia são os rolos de palha pelo caminho. Deparam-se então com mais uma companhia inusitada e um tanto assustadora. É um policial. Ele pede para que Peter encoste. Essa cena é carregada de suspense, daquelas que nos deixa tensa. King trabalhou muito bem nela. O policial tem quase dois metros de altura e eles sentem medo dele. Não medo de uma multa, mas de que ele simplesmente peça a Peter para descer do carro, o mate e depois estupre sua mulher. Porém, eles acabam rindo de si mesmos com a grande paranóia até que o policial encontra algo no carro dos dois, algo que não era pra estar lá. Um pacote de drogas. Cortesia da irmã de Peter. Foram presos e agora o policial é realmente assustador.
Peter e Mary são levados para a cidade onde o policial trabalha, Desespero. E se deparam com uma cidade fantasma. Conhecemos as primeiras vítimas de Collie, que endoidou e matou a maioria das pessoas de Desespero.
Em seguida, a família Carver que também viajava de férias, têm os quatro pneus do trailer furados e um policial enorme aparece para ajudar e os leva gentilmente para a cidade mais próxima.
A última vítima que Collie encontra na rodovia 50 é Johnny, um velho escritor que vivia lembrando a si mesmo que ganhara o Prêmio Nacional do Livro. Ele está viajando em uma moto buscando inspiração para seu novo romance. Quando estaciona na rodovia 50 para urinar, se depara com um policial muito alto, que o adverte. Incrivelmente Johnny é preso por carregar algo em sua moto. Um pacote de drogas, muito parecido com o encontrado no carro de Peter.
Conhecemos também Steve, que trabalha para Johnny e o seguia em um furgão para quando o grande escritor precisasse de algo e Tom, também preso como os demais, mas não veio da estrada, é um dos poucos sobreviventes de Desespero.
Todos estão mortos – exceto pelo policial e pelo pequeno grupo que luta para sobreviver. Todos estão desorientados e sem saber o que aconteceu e o que se passa na cidade. O único que parece ter algum tipo de orientação é o menino que ora a Deus com frequência, obtendo alguma espécie claridade que permite auxiliar o grupo em seus próximos passos. Mesmo após ter visto sua irmã ser morta pelo policial – que a jogou da escada – e sua mãe ter sido levada para algum lugar desconhecido, o garoto segue resoluto em ouvir a voz de Deus em suas preces e seguir conforme o apontamento que lhe é dado.
A personagem principal do livro é David, filho de Ralph Carver. É ele que tem o contato com Deus, é por causa dele que conseguem escapar da prisão. Ele é o “maldito menino rezador”.
Tudo gira em volta de David e no que Deus pede a ele para fazer. A súbita loucura de Collie se deve a algo desenterrado na Mina do China. Algo que já foi descoberto e causou muitas outras mortes. Algo que deveria ter se mantido enterrado.
Alguma coisa aconteceu na cidade de Desespero e ninguém sabe o que foi – essa coisa ainda permanece ali. Algo a ver com uma antiga mina na qual morreram vários chineses soterrados há alguns anos. Tak parece ser um algo além de uma palavra que era dita pelo policial, pois está presente nos animais caninos, nos urubus, nos escorpiões, nas cobras, nas aranhas e nos outros bichos que estão presentes aos momentos no local e parecem obedecer a algum tipo de ordem superior. É sobre Tak e como resolver o problema da cidade que o grupo voltará a sua atenção enquanto luta pela própria sobrevivência.
O livro não me causou medo, mas o suspense me deixou tensa várias vezes. Como eu disse, King trata da crença em Deus como algo essencial para a sobrevivência. Isso não me incomodou. Ele não fala de pecados e obrigações, constantes nas religiões. Denota a parte que somente crer e ter fé é o suficiente. Me perguntei se caso algum ateu o lesse isso não se tornaria enfadonho.
O final denota fortemente a questão mostrada no livro: Deus pode ser cruel. Mas de qualquer forma, Ele também é amor.
As várias páginas do livro não foram escritas a toa. Há algo que funda e ao mesmo tempo permeia a história. É a luta do bem contra o mal – que além de se tratar do cenário do enredo, erige o universo no qual o livro se situa de forma muito rica. Deus, como o bem, e Tak – uma espécie de entidade -, como o mal, travam uma peculiar batalha que dependerá das escolhas e ações daquele pequeno grupo. Pessoas reunidas com personalidades diferentes tem de se entender verdadeiramente para que o verdadeiro problema de Desespero possa ser compreendido e o mal efetivamente enfrentado.

Helda_Zeira 05/07/2023

Desespero foi um livro que realmente me deixou em vários momentos bem aflita, com personagens cativantes principalmente o pequeno menino( me esqueci do nome dele kkk) que foi de longe meu personagen favorito. Um livro realmente bom pra quem gosta de terro e suspense.

Marcos.Alexandre 20/07/2023

Mais um calhamaço do rei. A eterna luta entre o bem e o mal é retratada aqui. Em "A Dança da Morte" a ambientação é mais alegórica. Aqui é mais crua, brutal, real. Enfim uma boa história, apesar de que poderia ser mais curta. Super recomendo.

Emy 25/08/2023

Gostei do livro, não posso dizer que foi das minhas favoritas mas foi bom, depois de dois livros do King que não gostei muito me sinto aliviada kkkkkk.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

A rodovia 50 é conhecida como a autoestrada mais solitária dos Estados Unidos. Atravessando o deserto sob um calor brutal, seguem por ali alguns viajantes que talvez jamais cheguem a seus destinos ? o professor Jackson e sua mulher, que estão voltando para Nova York; a família Carver, que segue para férias no Lago Tahoe; John Marinville, uma fera literária montada em sua legítima Harley-Davidson; entre outros.

Quando os viajantes se deparam com um gato morto espetado na placa que indica a cidade de Desespero, começam a desconfiar que há algo de estranho acontecendo na rodovia. Mas a realidade é muito mais macabra do que qualquer um deles seria capaz de supor, e começa a se revelar na figura de Collie Entragian, um policial gigante que se considera a única lei da região, o juiz implacável. Será preciso uma boa dose de coragem para duvidar de suas palavras... Tak!

Romulo.Fergutz 05/10/2023

Tens um minuto para a palavra do Senhor?
Relendo este livro pude sentir a emoção que o velho passa falando sobre um ser que muitas vezes não vemos menção em suas obras: Deus, em sua forma mais direta. Valeu muito a pena a releitura.

Andrea 15/10/2023

Só o King consegue narrar um único dia de acontecimentos em 567 páginas e não ficar chato! Obviamente, tem as partes que ele quer descrever a tonalidade da folha que cai no outono e bate no chão de asfalto cinza, mas quem está habituado com a leitura, enfrenta. O final, pra variar, corrido, mas na sua totalidade, valeu muito a leitura!

Marina538 15/10/2023

Protagonismo infantil medíocre
Final opaco, personagens frios e um protagonista insuportável. Uma leitura extremamente lenta, de longe um calhamaço chato e de perto mais ainda.

Giovanna.paginasda 06/11/2023

Bom livro, mas acho que podia explicqr mais. @paginasdagio
Mais um livro do King que me conquista já no primeiro capítulo. A história não demora nada a acontecer e rapidamente sabemos como serão os acontecimentos do livro.

O vilão da vez é um policial da minúscula cidade de Desespero, e achei incrível que de início não sabemos se ele é só um louco psicopata ou se tem algo de sobrenatural no policial também.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a repetição de acontecimentos no início do livro. Sei que era uma forma de conhecermos todos os personagens, mas acho que não precisava a todo momento repetir a forma em que o policial consegue suas vítimas.

A partir de um certo momento a história toma um rumo diferente do que esperava. A religião começou a ser mais citada e também "milagres" acontecerem.

Lá pelos 80% é quando algumas respostas começam a aparecer, sobre o que aconteceu em Desespero e as pessoas de lá e toda a história da cidade. Mas é preciso ter muita atenção, porque envolve religião, envolve palavras criadas pelo Stephen King que se você não se atentar pode acabar ficando perdido mesmo com as coisas sendo respondidas.

Em alguns momentos achei a leitura meio cansativa, o livro poderia ser menor, os capítulos mais curtos e não ter tantas divagações filosóficas e bíblicas.

A reta final do livro nos deixa bem apreensivo para saber o que vai acontecer e como destruirão o vilão e várias mortes a mais vão acontecendo.

O final do livro achei ok, grande parte das coisas foram respondidas, algumas continuei sem entender, mas foi satisfatório. Agora é ler o segundo livro Os Justiceiros para saber o outro lado da história.

Cristina.Amaral 17/11/2023

Uma cidadezinha aconchegante haha
Um grupo de pessoas esbarra em um perigoso policial na cidade de Desespero. O livro se desenrola mostrando a conexão entre cada um deles, o motivo de estarem naquela via pouco movimentada. É um livro interessante, possivelmente o melhor da carreira da maioria dos escritores, mas um livro regular, na minha opinião, nas métricas do Mestre do Terror. Ainda sim, um ótimo livro.