Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Babi 08/02/2013

Mistério
Quando a história começou mostrando pequenos estranhos eventos eu não imaginava o quanto ainda estava por vir, mas tinha noção que era muito.

A história se passa basicamente na Rodovia 50 e a pequena cidade Desespero. Conhecer o enorme policial Entragian causou profundas consequências aos viajantes abordados. Cada um de uma maneira e (nem) todos chegaram a um lugar comum. A partir daí a luta pela sobrevivência e um menino especial, David, une-os de uma forma extraordinária.

Para pessoas que não podiam crer em eventos sobrenaturais, tiveram que acreditar no que seus olhos transmitiam, principalmente por aquele pequeno garoto que estava entre eles.

O decorrer da história em si pode causar diversos sentimentos, dependendo do quanto se está absorto. Em vários momentos até o final a sensação é de que há um profundo mistério e isso causa muita aflição por ter que lidar com o desconhecido e nisso tanto o leitor quanto os personagens estão na mesma situação, não sabem com o que (ou quem) estão lidando.
Fernando 12/02/2015minha estante
Essa foi a melhor resenha até agora.

"Em vários momentos até o final a sensação é de que há um profundo mistério e isso causa muita aflição por ter que lidar com o desconhecido e nisso tanto o leitor quanto os personagens estão na mesma situação, não sabem com o que (ou quem) estão lidando."

É exatamente aí que reside a força dessa história.

uu 07/03/2022minha estante
Esse livro vai ficar um bom tempo na minha cabeça.

Bianca .S 10/01/2011

O melhor
Me prendi tanto a esse livro que foi estranho quando acabou... Senti que precisava de uma segunda parte...
Fui ver o filme e achei bom também. Mas esse livro é o meu FAVORITO! Me prendeu, me asustou, me fez pensar e certamente me fez sentir falta quando acabou...
Até hoje quando olho em minha estante vejo o livro e lembro de David e sua corajem, talvez essa sensação faz com que eu leia um livro do Stephen King Por semana...
Desespero mexeu comigo e eu não tenho dúvidas contra isso!

"Só o céu já basta para me assustar"
Jonny 13/01/2011minha estante
Nossa! me deichou com vontade de ler!!

Nunca li um livro do Stephen King, ainda, mas já li os do filho dele, e se os do filho dele conseguiram me prender de tal forma que eu chegava a ficar angustiado enquanto nao terminava de ler imagino como ficarei com esse!

Dant 06/03/2020

(Esperava mais) O terror visceral de Stephen king.
Oque acontece em desespero fica em desespero?

A historia tem um desenvolvimento até que rápido(para o padrão king)
Logo nos primeiros capítulos temos uma boa ideia do terror visceral que vai se desenvolver a partir dali. e oque se passa na pequena cidade de desespero.

Mas isso vai se perdendo no decorrer do livro e acaba se tornando um enredo monotono com detalhes em excesso
Mas não chega a ser de fato um problema
Pois a escrita fascinante do king consegue te prender.

o plot principal acaba ficando como background, na entre linhas das historias de cada personagem. Tornando assim a historia um pouco maçante.
Creio que foi uma tentativa de dar mais profundidade aos personagens, mas não funcionou.

poderia ter explorado melhor alguns pontos que meio que ficaram em abertos, deixando assim algumas dúvidas.
Tem um desfecho bastante interessante
Com um final bastante "viajado" pra dizer o minimo.

É um bom livro , mas não é um dos melhores do king.
Sr.mick 06/03/2020minha estante
Critica bastante coerente. De fato esse não é um dos melhores trabalhos do mestre king.

@fabio_entre.livros 26/02/2022

Deus e o diabo, de novo
Duas famílias e um escritor de sucesso buscando inspiração para seu novo best-seller; estranhos entre si e viajando separadamente, eles têm seus destinos unidos fatalmente quando passam pela Rodovia 50 e dão de cara com um policial mais louco que o Chapeleiro da Alice. A partir desse malfadado encontro, os viajantes se veem presos numa trama de horror que se desdobra quando eles são levados à pequena cidade que dá título ao livro. Lá eles se deparam com um mal tenebroso prestes a vir à tona.
Tal é, em linhas gerais, o conteúdo deste pequeno tijolo do Rei, onde ele mescla ideias lovecraftianas ao tema da luta cristã do bem contra o mal. King já lidou com esses temas separadamente em seus maiores calhamaços: o primeiro em "IT" e o segundo em "A dança da morte". Mas, como para o autor o céu é o limite, ele decidiu juntar os conceitos para ver no que daria. E embora para mim este não seja um dos trabalhos mais brilhantes dele, é um livro que entretém bem.
De Lovecraft ele traz a ideia da entidade maligna ancestral que habita o limite entre as dimensões e causa loucura e morte nas pessoas com quem tem contato. King trouxe também uma linguagem própria para a invocação da coisa: a língua das "coisas informes" ou "língua dos mortos". E, como cereja do bolo, o mal aqui é representado fisicamente através de estatuetas quase indescritíveis de "animais inferiores" que podem afetar a sanidade de quem toca nelas: uma clara referência ao velho Cthulhu.
Do Cristianismo, tal como em "A dança da morte", King faz o mal ser uma representação diabólica que precisa ser enfrentada por um pequeno grupo de eleitos por Deus, liderados por um indivíduo que recebe as instruções através de sonhos e insights. Além de tratar de temas como livre-arbítrio, arrependimento e sacrifício, King faz referências a passagens bíblicas, como o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.
No entanto, esse tom de alegoria teológica tem um resultado bem mais limitado do que o realizado em "A dança da morte", devido à própria abrangência da história: se antes o autor apresentou o mal em uma escala global, aqui ele está, ao menos por ora, restrito à (quase) cidade-fantasma de Desespero. Então, para mim, como leitor, a ameaça não soou tão apocalíptica quanto prometia.
Assim, finalizando, o veredicto é: não recomendo este livro para uma leitura prioritária de King; diverte, mas é só. O autor escreveu dezenas de livros dos anos 70 para cá, e eu sei de pelo menos meia dúzia melhores que este.
@fabio_entre.livros 26/02/2022minha estante
Inclusive, meu top 6 do King: "IT", "Jogo perigoso", "'Salem", "Sombras da noite", "A dança da morte" e "O iluminado".

Suicide Blonde 25/07/2016

King em sua melhor forma
Uma estrada remota nos Estados Unidos. Vários personagens trafegam por ela, e são abordados por um policial que não deixa passar nenhuma contravenção, por menor que seja. E eis que de repente o sobrenatural se descortina. Eu sou macaca velha em literatura de terror, e senti MEDO lendo este livro de Stephen King. É o autor em sua melhor forma.
Pedroom Lanne 03/08/2016minha estante
Você chama isso de resenha? Essa opiniãozinha chinfrim? Ts, ts, ts...

Bocca 26/04/2021minha estante
Ótima resenha! Esse livro me surpreendeu!!!
A relação entre os personagens de Os Justiceiros causa uma confusão satisfatória se comparados a Desespero.
Sem contar toda narrativa do livro...
King é phoda!!!

Renata Alves 07/09/2017

Quase desisti...
História contada com excesso de detalhes, diálogos cansativos, longos...Quase desisti umas 3 vezes mas fui até o fim! Esperava um pouco mais de King...
Clarice 16/10/2017minha estante
Concordo plenamente.

brayanlukas 20/11/2022

Tak ah lah Can Tak, Can Lah
"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero"

Não entra nos favoritos, mas com certeza foi uma leitura bastante prazerosa.

Tenho uma leve queda por histórias do King que envolvam cidades e criaturas cósmicas, e Desespero talvez tenha me agradado tanto por isso. Tak é uma das criaturas do King que mais amei e acho uma pena ele não ter sido mais explorado aqui ou em outros livros além do livro gêmeo, Os Justiceiros.

A história é sim bem enrolada em várias partes, hora para aprofundar mais algum personagem, hora para esticar a tensão (e hora pra encher a famosa linguiça), mas no geral o ritmo é bom.

E o final da história foi um dos melhores do King! Esse sim com certeza entra nos meus favoritos (ao ladinho de Cujo)
brayanlukas 20/11/2022minha estante
Existe também uma excelente adaptação de 2006, por mais incrível que isso possa ser.
É bastante fiel, só é mais resumido.

Jordana Zatta 08/10/2018

Alguém que já leu o livro pode, pelo amor de Deus, me explicar aquele final???? Não entendi nada daquele bilhete "DISPENSADO MAIS CEDO" do Johnny pro David.
Para um livro do Stephen King, esperava muito mais! A história demorou bastante pra engatar e começar acontecimentos mais emocionantes. Fiquei confusa e boiando uma boa parte do livro. Não é de todo ruim, mas não entrará na lista dos melhores.
thexanny 09/11/2021minha estante
cara eu acabei de terminar o livro e tava procurando alguém com a msm opinião ksksksks, eu n entendi o final, se vc souber pfvr me explica

Aline 15/11/2020

Mais ou menos
Começa lento, depois fica bem interessante, depois fica chato.
kaloskagathos 15/11/2020minha estante
dizem que esse livro tem conexões importantes com a Torre Negra

Marlon Teske 15/01/2009

15/03/05
Tak!

Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 - uma das mais solitárias dos Estados Unidos - revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do romance de Stephen King, Desespero.

O livro mostra a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador....

O livro é bom, e realmente você fica com um pouco de receio a noite para apagar a luz após ler alguns capitulos. Talvez nem tanto pela narrativa (fora uma idéia que eu achei ótima, ele corta o texto as vezes no meio do parágrafo com pensamentos do personagem entre parenteses, exatamente pra arrancar voce do clima da leitura) mas mais por mecher com tudo aquilo que realmente dá medo...

Morte de parentes próximos, coisas que voce não entende muito bem e descrições alucinantes sobre pessoas morrendo das mais variadas formas. Suspense do inicio ao fim, com a trama se desenrolando lentamente de acordo com o andar da leitura que gruda na gente e faz voce ficar imaginando o que vai acontecer, e naturalmente, não conseguindo parar de ler.

Não recomendo para menores (de 14 pelo menos, já que hoje em dia pensar que um moleque nessa idade não sabe das coisas é um pouco de pretenção) devido a boca suja dos personagens, e também devido as barbaridades que acontecem.
Luciana.Freire 13/09/2016minha estante
Esse foi um dos livros de King que mais mexeram comigo...... tanto que comecei a ler ele em um sítio que temos e a noite não tinha coragem de dormir....a acabei voltando antes do tempo para terminar de ler ele na segurança das luzes da cidade!

Norberto Silva 06/08/2010

Esse é um dos meus livros favoritos do mestre King...
Como sempre ele cria um cenário aterrador, com personagens extremamente humanos, metidos em situações bizarras que te "engolem" impedindo você de desgrudar os olhos até o amargo final.

Ruh 02/04/2024

Mestre king
Fiquei surpresa com o decolar da história, comecei a ler sem ter ideia do que se tratava, então foi eita atrás de eita, no começo achei que se tratava só de um policial maluco, mas não. O começo fica um pouco cansativo, até sabermos quem é quem, e a confusão rolando no meio tempo. David é um personagem surpreendente, achei que o lance da fé iria fazer a narrativa ficar um tanto quanto focada só nesse aspecto, mas não foi, mas sem isso não teria história. Gostei muito, e claro teve um sacrifício de alguém, e tudo é por uma razão, pra finalizar, sim, Deus é cruel.