Radiante Alyson Noël

Resenhas - Radiante

Camille 05/02/2012

Radiante é um livro super agradável de ler, a história é simples, bem escrita e com a visão de uma pré-adolescente que não impede que leitores mais velhos se interessem. Particularmente, eu amei a diagramação, a fonte escolhida e a capa, aspectos visuais que ajudam sim na leitura e a tornam mais fácil (ou difícil, dependendo do caso – o que não é este). O começo da história de Riley, uma menina que morreu há pouco tempo e não se conforma com a vida ter sido tirada quando tão jovem, não propõe grandes aventuras ou um cachorro super poderoso (Buttercup).

É algo muito mais simples que explora o complicado mundo de quem já se foi. Apostando numa vida após a morte bem diferente de anjos com muitas asas (ou só uma, mas bem bonita). Alyson cria um mundo novo, sem muito formato – o que acho extremamente positivo para seu propósito – e escolhe sua personagem principal fazendo dela uma garota que seguia todo e qualquer passo da irmã mais velha, tentando tornar-se visível.

Agora nesse novo mundo as pessoas podem ler seus pensamentos, ou melhor, escutá-los e não se preocupam em esconder o fato dela. Além de ter que passar por um julgamento no qual sua vida é mostrada como em um trailer, deixando-a perplexa ao ver – ainda mais na frente de tantas pessoas – a vergonha que ela considera que foi. Sua missão, agora, é ajudar outras almas a atravessarem a ponte e seguirem em frente.

Talvez seu sarcasmo a ajude, uma personalidade escondida que forma quem ela definitivamente é; talvez seu guia seja mais do que aparenta, e a ajude da mesma forma que ela pode ajudá-lo apenas ao lhe apertar o braço. É um livro que traz momentos fofos bem escritos, o que não o torna clichê, mas o distancia de qualquer outro do gênero, apostando em um jeito que tem tudo para dar certo.

Paty 03/02/2012

Uma ideia geral do livro
Rilley morre aos 12 anos e ao atravessar a ponte se encontra em Aqui, local destinado as almas, onde horas não existem, somente o Agora. Rilley se espanta por encontrar em Aqui uma vida como a que tinha antes de morrer, o mesmo bairro, a mesma casa( só que sem os vizinhos), ainda tinha que ir a escola, só que era uma escola diferente das escolas do plano terreno.
Apesar de conseguir materializar tudo o que desejava em sua nova vida, Rilley ainda não se conformava com sua morte e sentia muita falta de sua vida na Terra,queria muito voltar,mas isso era impossível. Depois de um tempo com os pais tentando se adaptar a nova vida, era hora de Rilley ir para escola e descobrir seu lugar em Aqui.

Na escola diante de um Conselho Rilley ver um filme de sua breve vida passar em uma tela, e perante uma forte ligação ainda com o mundo terreno o Conselho decide que Rilley será uma 'apanhadora de almas',ou seja, Rilley terá que convencer almas que resistem em permanecer no plano terreno a seguir seu destino.

Com seu cão Buttercup e um guia que nada agradou a Rilley(mas que mais tarde ela até se encantaria um pouquinho)Rilley voltará ao plano terreno e ela terá que convencer o menino Radiante a atravessar a ponte e encontrar seu destino.

Esse é o primeiro livro que leio de Alyson, eu não li a série “Os Imortais”, e isso não foi empecilho pra que eu não entendesse a história. É um livro fino,uma leitura super leve, com uma protagonista as vezes engraçada outras vezes irritante com caracterísiticas típicas de pré-adolescente, uma leitura onde não tem muitas emoções, e Rilley consegue cumprir seu objetivo sem dificuldade.

"Todos sabemos como é difícil para cada um encontrar seu caminho no plano terreno...Há tantas distrações,tantos caminhos a seguir."

"Cães são um presente para o ser humano. São felizes,alegres e leais por natureza. São pura energia positiva e um exemplo a ser seguido. Isso é tudo o que se espera deles."

Pollyanna Reis 30/01/2012

Radiante
Riley Bloom é uma pré-adolescente de doze anos que assim como outras no mundo inteiro, vivia irritando e espionando a irmã mais velha Ever. Riley, seu pai, sua mãe, seu cachorro Buttercup, e sua irmã Ever estão viajando de carro, quando um acidente ocorre, deixando só Ever no plano terreno. Riley fica presa entre os dois mundos, e precisa fazer uma escolha: Seguir seus pais atravessando a ponte, ou ficar junto a Ever. Só que quando Riley decidiu ir atrás de Ever, ela havia demorado tanto a se decidi, que sua irmã já havia desaparecido. E assim Riley encontra o caminho para Aqui. Engraçado esse nome né? mais é assim que chamam o lugar para onde Riley, seus pais e Buttercup vão. O lugar se chama Aqui e se você perguntar sobre o tempo, a resposta será Agora.
E é a partir de agora que começa a pós-vida de Riley. Ela descobre que a morte não é o fim, como muitas pessoas pensam, Aqui e agora é um lugar diferente, onde as pessoas são livres para viver seus sonhos, que muitas vezes não poderam ser vividos no plano terreno. Mas também não é tão diferente, Riley precisa fazer muitas coisas que fazia também quando era viva. Ela dorme, brinca com Buttercup, e mora em um bairro igual ao seu lar terreno, mais com uma diferença: as casas vizinhas estão vazias. Riley precisa ir a escola, e no seu primeiro dia de aula, ela decide pelo caminho, primeiro dá uma olhada em sua irmã Ever. Ela sabe que foi proibida de espionar sua irmã, mais Riley tem problemas em obedecer regras, e entra numa sala que podemos chamar de observatório.
Quando Riley mata a saudade da irmã, vai para tal escola. Meio perdida, e confusa ela nem imagina o que vai acontecer: Riley vai descobrir que todas as pessoas possuem uma função, e que para descobri qual é a sua, ela terá que passar por um conselho composto por Aurora, Royce, Celia, Claude, e Samson. Quando Riley está frente a frente com o conselho, toda sua vida e seus atos são mostrados em uma tela, e ela precisa justifica- los, para que o conselho possa dessa forma tomar a decisão. Riley é teimosa, assume alguns de seus erros, mais deixa claro que não se conforma em ter morrido tão jovem, diz que se sente roubada.
Ao final, o conselho decide que Raley será uma Apanhadora de Almas, ajudando as almas que estão presas no plano terreno, à atravessar a ponte. E sua primeira missão é fazer o menino radiante atravessar a ponte. Esse menino assombra um castelo na Inglaterra a séculos, e vários outros apanhadores de almas fracassaram. Riley não estará sozinha nessa missão, ela terá a companhia de Buttercup, e de Bodhi, seu treinador. Garoto que Raley chama de bobão, e que não aceita que ele, logo ele era seu treinador, seu guia, seu chefe, seu professor.
Será que Riley consiguirá cumprir sua missão? Será que Riley aceitará a morte, sem sofrer tanto? Será que ela vai aceitar e gostar de seu novo lar?

Minha opinião: Você vai se encantar com este livro, uma leitura leve, com narrativas simples e divertidas. Esse livro me fez pensar na morte de uma outra forma. É uma leitura bem rápida, pois o livro é fininho, mais não deixa de ser uma leitura magnífica. Gostei muito da Riley, ela é super divertida, e ao mesmo tempo irritante e teimosa. Recomendo e muito: Radiante.

"A parte mais estranha de morrer é que nada mudou de verdade."

Tamyres Freitas 28/12/2011

Riley é de uma menina comum, de 12 anos, que infelizmente morreu em um acidente de carro e vai para um lugar novo chamado Aqui e precisa entender como as coisas funcionam por lá.
Com a ajuda de um menino meio "bobão" chamado Bodhi e seu cão Buttercup ela descobre que ela terá tarefas para cumprir e ver que a vida(ou a morte,rs)lá é bem mais complicada do que ela imaginou.
A história parte do enredo da série "Os Imortais", mas não fica presa a série, o que é bom pra quem não leu e pretende ler Radiante. O enrendo é super leve e bem explicado, o que eu adoro. A parte ruim fica só pelo tamanho do livro que é super curto. Não é tão viciante quanto "Os Imortais"(sou suspeita pra falar,rs), mas quando eu terminei de ler fiquei com vontade de ler o próximo e ver o que vai acontecer com a Riley.

PS: Só eu achei que na tradução, algumas vezes os tradutores colocaram "aqui" em maiúsculo mesmo ela não falando sobre o lugar "Aqui" e ficava meio fora do contexto ?

Boa Leitura !

Amali 21/12/2011

Vale a Pena Ler
Para quem gosta da série Os Imortais e já leu pelo menos alguns livros é uma história bem legal. Muito melhor do que eu esperava já que muitas pessoas não falaram bem desse livro. A história conta o que aconteceu com a Riley depois que ela passou da ponte, e foi para o lugar que ela chama de Aqui&Agora, ela é alocada para a tarefa de apanhadoras de alma, que ela desempenha com o seu cachorro Buttercup e o seu mestre/professor/guia Bodhi.

Zilda Peixoto 21/12/2011

Radiante
Primeiramente, preciso dizer que nunca li nenhum livro de Alyson Noël. Muitos que me conhecem,sabem que sou louca para ler a série "Os Imortais". Sendo assim, não pude em nenhum momento comparar a evolução dos personagens já que eu não conhecia a outra série. Só que diferentemente da primeira, a série Riley Bloom é bem mais acessível, estou me referindo ao seu valor..rsss. Enfim, um dia desses passei um dia inteiro na Saraiva(isso mesmo,um dia inteiro!). Logo, me sentei numa das cadeirinhas e comecei a ler Radiante. E li exatamente em 2h10min. Foi tudo muito rápido! Pois, sua leitura é muito leve e descontraída.

Há quem diga que o livro não é marcante ou que não prenda muito a atenção. Digo que comigo foi bem diferente. Pois, durante todo o tempo que estive sentada naquele banquinho, só larguei o livro quando terminei de lê-lo.

Riley é uma adolescente cujo temperamento é meio egoísta e arredio. Ela morre num acidente de carro e sente-se muito injustiçada por ter a sua vida interrompida tão cedo. Após sua morte, ela passará para o "outro lado" (chamado de Aqui) onde o tempo é conhecido como Agora. Durante muito tempo, ela viverá sobre a sombra de sua irmã Ever, por não se conformar com sua morte, somente após algum tempo ela fará a passagem para o outro lado. Riley se questionará muitas vezes por estar naquele lugar. Só que Riley irá descobrir que nem tudo é diversão do outro lado. Ela reencontrará seus pais e seu cão Buttercup. Depois de começar a se habituar no Aqui ela será convidada pelo Conselho, que lhe informará que a partir daquele momento ela será uma Apanhadora de Almas. Lá ela conhece Bohdi, que será seu guia na Terra, onde lhe conduzirá para uma tarefa bem difícil: capturar a assombração do garoto Radiante. É a partir daí,que Riley viverá momentos conflituosos e surpreendentes. Riley terá de convencer espíritos que não aceitam fazer a travessia da ponte. É na companhia de Bohdi e do seu cão que Riley enfrentará situações inusitadas que farão com que se torne uma menina muito mais madura e sensata.

Enfim, a leitura de Radiante é bem tranquila. O livro é bem curtinho e possui poucas páginas. É o tipo do livro que se lê numa tacada só, pois sua linguagem é bem simples. A capa do livro é linda. O único ponto negativo que devo citar é o fato da autora ser muito simplista na maneira como escreve. Acho que a estória poderia ter sido um pouco mais elaborada. No mais, recomendo a leitura de Radiante. Alyson deixa um fio condutor que nos faz criar uma expectativa de um futuro relacionamento entre Riley e Bohdi. Agora, é só aguardarem a próxima resenha do segundo livro da série: Luminoso, que eu comprei no mesmo dia na Saraiva,assim que terminei de ler Radiante.

Nica 16/12/2011

Encantador
Por ser um spin-off de uma série tão famosa como Os Imortais e por Riley ser a irmã pentelha e mimada de Ever, protagonista da série, confesso que me surpreendi com a história do pós-vida da menina. É interessante descobrir que, na verdade, tudo o que a Riley queria quando estava viva era ser tão popular quanto sua irmã, era ser a filha perfeita e adorada. Apesar de não achar que seus pais a diferenciassem, é normal quando somos adolescentes pensarmos que os pais sempre tem um filho favorito.. É, às vezes, bem raramente, acontece... Mas o normal é os pais amarem seus filhos da mesma maneira, independente de quem eles sejam, os pais amam nossos defeitos e nossas qualidades, ficam felizes com nossos acertos e nos ajudam a consertar nossos erros (quando deixamos). Enfim, a Riley tinha essa impressão... De ser a filha "apagadinha", que os pais não adoravam! Imagina!
Voltando ao livro... rsrsrs... Achei bem criativa a narrativa da missão da nossa querida Riley, a descoberta de que a "vida" pós-morte pode ser muito mais interessante do que simplesmente reproduzir, materializar, como em Summerland, coisas que você costumava ter no plano terreno. Após se descobrir uma excelente Apanhadora de Almas - é, no pós morte alguns espíritos são chamados para "cargos"-, e ver seu guia Bodhi vencer seus próprios medos, Riley finalmente se sente novamente "em casa"...

neli 15/12/2011

Bonitinho
Ai, eu achei esse livro muito fofo.
Quando li Para sempre, tinha achado a irmã de Ever bem mais interessante e divertida que ela.
Quando Riley deixa a terra e vai para Aqui, lugar onde estão também seus pais e seu cão, ela acha a "vida" um tanto chata. Até que o conselho a chama e a transforma em uma apanhadora de almas. ela tem que convencer quem já morreu e não quer deixar a terra, a ir para luz,rsrs
Começa a aventura de Riley com Bodhi, outro fantasma, com a aparência de nerd.
Uma graça.

Rita 13/12/2011

Resenha - Radiante
Radiante consegue realmente me surpreender...
O livro mesmo sendo spin off de “Os Imortais” é mais interessante que sua fonte, mostrando a existência de Riley depois da morte apesar de praticamente muitas coisas terem continuado do mesmo jeito quando estava viva como: ser teimosa, egoísta e imatura (o que nessa parte lembra muito a Ever), ela também consegue ser corajosa e determinada a fazer de tudo para alcançar o seu objetivo do que tem de ser feito. Por ela ter percebido que quando era viva era uma imitação “barata” de sua irmã, faz com que ela enquanto morta queira fazer algo por si só e sendo apenas ela.
A escrita é mais leve, mais envolvente o que faz com que você realmente queira continuar lendo e não só ler para ver no que vai dar, apesar da escrita da Alyson Noël ainda não ser tudo aquilo que se tem para um ótimo livro.
Não vou dizer aqui que o livro é sensacional, mas também não vou dizer que é horrível, ele é bom para quando não se tem mais nenhum livro para ler no momento ou quando se é uma criança.
Recomendo? Sim.

Mais resenhas: http://livrosfantasydivulgacoes.blogspot.com/

Layany.Braga 06/12/2011

Muito fofo
Radiante foi uma leitura rapida .Achei as aventuras de Riley muito fofas,adorei seu guia cara de nerd e sem falar no cão que conseguiu voar kkk.Amei...

Adriana 05/12/2011

Gostoso de se ler, este livro é como o primeiro volume da série Os Imortais, promissor. A série Riley Boom é um spin-off, ou seja, é ambientada no mesmo mundo fictício que o de Ever e Damen, mas com protagonistas diferentes.

Aqui conhecemos melhor Riley, a irmã de Ever, que só teve grande participação mesmoem Para Sempre. Acompanhamosa vida dela a partir do momento em que atravessou a ponte, indo para o outro lado da vida.

Agora ela deve se adaptar a sua nova existência, onde pode materializar tudo que quiser, mas não tendo o que mais deseja: a companhia da irmã e sua antiga vida na terra.

Os desafios dela serão grandes, pois ela é destinada pelos anjos como apanhadora de almas, e sua primeira tarefa é cuidar do misterioso garoto radiante, que assombra um castelo no Inglaterra. Para isso ela contará com a ajuda de seu mentor, chamado Bodhi, um garoto que tem a mesma função dela, mas está em um nível mais avançado.

Nas palavras de Riley, ele é meio bobão. Porém, ao longo das páginas foi me conquistando de mansinho.

A protagonista continua desbocada como eraem Os Imortais, coisa que gostei muito. Suas discussões com Bodhi garante risadas ao longo da trama e a parte da fofura fica por conta de Buttercup, o cão.

O livro é curtinho e a trama não tem grandes desenvolvimentos. Radiante é um volume bem introdutório mesmo, mas me deixou curiosa para saber o que vem em Luminoso, lançamento deste mês da Intrínseca.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é o erro grotesco na sexualidade de Buttercup, a ex-cadela de Riley. Ela virou ELE em Radiante!!! Como um cão que foi descrito como fêmea no livro que deu origem a esta série vira um macho de repente??? Fail total Intrínseca e/ou Alyson… Não sei se foi erro da autora ou da editora, mas vamos combinar, me chocou bastante e não é um errinho pequeno e justificável!

Detalhe: adorei esta capa, achei mega fofa e foi um contraponto interessante com as de Os Imortais, que são bem escuras…

No mais, recomendo para quem gostou da outra série da autora, pois certamente é bem parecida. Espero que Alyson não estrague esta história também com toda sua enrolação, mas vou ficar torcendo!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/29/alyson-noel-radiante/

Mari 12/11/2011

Riley Bloom é muito mais interessante
Gente! Esse livro é melhor do que todos da Ever juntos!

Riley é interessante, mais madura e com muit mais histórias para contar, apesar de ser a irmã caçula de Ever.

Só quer ver a continuação... tomara que a autora não perca a mão como aconteceu com os outros livros da continuação!

Gostei!

Lola 06/11/2011

Radiante – Alyson Nöel
Well, para começo de história, ou melhor, de resenha, logo que vi esse livro no Submarino eu surtei. Primeiro porque a capa é linda, segundo porque eu adoro temáticas que tratem de vida pós-morte e terceiro porque gostei da sinopse.
Logo que comecei a ler, confesso, me decepcionei um pouco.
A história trata do acidente de carro em que Riley Bloom, seus pais e seu cachorro, Buttercup morreram e onde apenas sua irmã, Ever Bloom sobrevive.
Riley é a típica menina que me deu nos nervos de cara. E durante um bom pouco do livro. Ela é mimada, arrogante, explosiva e muito, mas muito debochada.

“O que aconteceu com você, afinal? – perguntei. – Como veio parar aqui? Brigou com um lápis número dois recém-apontado? Enforcou-se acidentalmente com a gravata? Ou quem sabe não morreu literalmente de vergonha por usar roupas como essas?” (...) – pág. 63

Quando Riley descobre que terá que frequentar uma escola ela fica no mínimo surpresa. Só então ela começa a se dar conta que depois de morrer não é só ‘viver’ tocando harpa em cima de uma nuvem fofinha. A ‘vida’ segue e existem serviços, missões a serem cumpridas. Porém acho que a Riley nem tinha parado para pensar em como seria o amanhã.
Riley recebe sua missão em seu primeiro dia de aula. Confesso que fiquei animada, afinal pensei que a história fosse se deter bastante na missão dela.
Que nada, em três capítulos toda a missão se desenvolve, e fiquei com aquele pensamento de: ‘-Ah, mas então era isso? Apenas isso?’
Mas eu segui lendo e gente, quando terminei pensei: - Mas essa Alyson Nöel é muito serelepe! Conseguiu me surpreender *-*
Era como se ela soubesse, como se fosse realmente essa a intenção, focar tanto na missão que quando realmente acontece ficasse aquela sensação de que algo estava incompleto, como se tivesse sido tudo muito abrupto e rápido demais.
Porém a missão subsequente, a missão que é encargo de Bodhi (o seu guia/professor/treinador/conselheiro/chefe, é como Riley o define) realmente me fez dizer “UAU!” praticamente a cada parágrafo. A forma como Alyson descreve os cenários, os momentos são apavorantes. Aliás, apavorantes não. Mas é incrível o quanto se tem a sensação de estar lá, vendo e ouvindo o que ela está presenciando.
E durante a leitura fui acompanhando o amadurecimento de Riley, e até ri com seu senso de humor em certa altura ao definir Bodhi:
“Era praticamente o Zac Efron da pós-vida.”

E no geral, a leitura de Radiante está mais do que recomendada! Escrita leve que flui perfeitamente e a forma que ela transpõe os pensamentos de Riley nos faz acreditar que estamos dentro da cabeça dela, acompanhando os pensamentos surgirem. Esse livro já entrou pra minha lista de Livros Favoritos.