Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Retalho Club 06/02/2016

“Se você não se lembrar do que aconteceu nas ultimas horas nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Interno…”

Foi o que eles disseram antes do terceiro eletrochoque.

E essa nem foi uma das piores partes.

Bom galera, acabei de ler Espíritos de Gelo do brasileiro Raphael Draccon. Ainda estou sentindo o gosto delicioso dessa narrativa, agora são 1:46 horas da manhã e estou fazendo o que faria amanhã e não consegui esperar. Estou extasiado com o livro, o final estarrecedor e surpreendente me deixou em certo frenesi. Estou elétrico aqui, muito animado, embora triste também por já ter terminado o livro e não ter outro. [...] O livro envolve certo mistério e você acaba curioso para saber o que levou esse homem a esse ponto. Aviso: não estamos falando de um livro infanto-juvenil, por isso temos muito sexo e pancadaria, estes muito bem detalhados e coerentes com a trama. Não temos sexo e sangue gratuitos sem necessidade, tudo se encaixa perfeitamente e não vemos nada além do pedido pela história.

[CONFIRA O RESTO NO SITE!]

site: http://www.retalhoclub.com/2015/01/06/resenha-espiritos-de-gelo/

Inês Montenegro 31/01/2016

Um balde de água fria acorda o protagonista e desperta o leitor para o início da narrativa. Numa escrita irónica, divertida, inusual e algo dramática, são abordados e intercalados vários mitos urbanos que com certeza a maioria já ouviu falar: o roubo de órgãos, seitas secretas geridas por poderosos e endinheirados, interrogatórios cujo respeito pela dignidade humana não é mais do que uma sombra de anedota… O objectivo é que o protagonista recupere a memória dos eventos que o conduziram ao seu estado actual, e é nessa viagem de falhas, paragens e, simultaneamente, bem conduzida que o leitor fica igualmente a conhecer a mesma, chegando-se, finalmente, a um término que, pelo menos da minha parte, surpreendeu.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/23/espiritos-de-gelo-raphael-draccon/

Sara Muniz 18/11/2015

Espíritos de Gelo foi o primeiro livro que li do Raphael Draccon. Para começo de conversa, eu nem sabia que tinha esse livro, mas minha irmã deve ter comprado em algum sebo da vida e estava em nossa estante. Obviamente, eu já havia ouvido falar do autor e sabia que era de sucesso. Logo, fiquei louca por realizar a leitura desse livro e conhecer mais sobre sua escrita, etc...

Lá se foi qualquer expectativa boa. Tudo começa quando o personagem principal acorda acorrentado em uma sala, com um cara baixinho e dois fortões. Eles perguntam como ele foi parar lá, mas ele não lembra. Eles dizem então, que vão fazer um "tratamento" de tortura para que ele se lembre exatamente o que aconteceu. E ele vai contando e a gente vai descobrindo...

Achei um livro menos que mais ou menos! Muito fraquinho em todos os aspectos e, até onde sei, não é o primeiro livro do autor e acabou tendo mais repercussão em Portugal do que aqui. Vamos avaliar cada ponto mais a fundo para vocês verem o que não me agradou:

✖ Avaliação da Escrita: A escrita foi uma das coisas que mais me desagradou nesse livro. Além de ser vulgarmente desnecessária em alguns momentos, o autor não sabe controlar a repetição de palavras, tornando a escrita cacofônica (e particularmente me irritando bastante).

✖ Avaliação do Enredo: Achei bem fraco, você imagina que vai ser uma coisa, de repente vira outra. O final não é bom, as torturas são difíceis de imaginar, realmente existe uma espécie de bloqueio entre eu e esse livro...

✖ Avaliação da Capa: Acho a capa bonita.

✖ Sobre o protagonista: É ele quem narra a história, porém, ele não tem nome. Em momento algum diz o nome do personagem. Antes de escrever a resenha eu até queria mencioná-lo e fiquei "Meu Deus! Como era o nome dele?" , mas a verdade é que eu não sabia porque ele não tinha nome mesmo.

✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Como eu disse, achei o livro muito fraco. Personagens mal construídos, diálogos pobres, pensamentos infantis demais para um personagem de 27 anos. Não consegui aprovar. Mas não joguei na Lixoteca, porque por mais que o enredo não seja lá aquelas coisas, ainda ficava curiosa para saber mais. Acho que o livro não me agrada definitivamente quando eu já não sinto o menor interesse em lê-lo. Por esse motivo não abandonei e não avaliei com somente uma estrela.

✖ Considerações finais: Apesar de ter super reprovado esse livro, ouvi dizer que os livros mais famosos do autor da série Dragões do Éter são muito bons, é algo mais puro e mais infantil e não tão sujo quando Espíritos de Gelo. Apesar de não ter o menor interesse em Dragões do Éter, não vou dizer que não gostei do trabalho do autor sem conhecer o seu "melhor trabalho".

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-espiritos-de-gelo.html
Bruno 18/11/2015minha estante
Suas resenhas e avaliações são tão boas de se ler.
Quero ler a série Dragões de éter, espero que seja melhor do que este livro.

Sara Muniz 20/11/2015minha estante
Obrigada! também queria ler essa série para desconstruir essa imagem ruinzinha que fiquei do autor USHAHASU

Grrudolph 29/12/2016minha estante
Vale a pena gente! Dragões de éter é uma triologia maravilhosa

Sara Muniz 29/12/2016minha estante
/queroooo muito ler Dragões do Éter

Aline 25/12/2017minha estante
Esse foi o pior livro do Raphael, mas os outros são ótimos!

Allan.Carlos 10/06/2018minha estante
Péssimo livro, não consigo entender como publicam algo em que o autor chega a ser racista, misógino e demente, chegando ao cumulo de proferir frases esdruxulas como: "a benga do rapaz já tava mais em pé que peruca de velha com laquê". Espíritos de Gelo é o pior livro que eu já li em toda a minha vida, realmente uma vergonha, um tédio, uma ofensa aos leitores.

Thiago 16/11/2015

O tema é totalmente diferente dos universos de dragões em qual o autor comumente se aventura e escreve bons livros.
Como já é de costume do autor, muitas referências a cultura POP são utilizadas, o que torna a realidade mais palpável e a obra menos cansativa.
Bom, o começo do livro acaba prendendo o leitor pela condição a qual situa-se o protagonista, sem memória e preso em um cativeiro.
Os temas empregados como tabus sexuais, magia, traição e tortura, são importantes para a trama, mas algumas vezes utilizados em excesso. Por tratar-se de uma narrativa em primeira pessoa, a visão do protagonista fútil e machista acabou prejudicando o desenrolar da trama.
Algumas cenas se repetem no livro, o que prejudica quem queira ler o livro em um dia.
No último quarto do livro, acontecem reviravoltas (algumas previsíveis) que instigam a leitura e que conduzem a um final interessante.

Talitando 05/11/2015

Esperava mais
Ele tem seu que de surpresa sim, mas achei um pouco chato em algumas partes, o que para um livro de apenas 170 páginas pode ser preocupante. O final é surpreendente sim, mas acho que poderia ser melhor trabalhado.

Thainá - @osonharliterario 06/10/2015

Qual seria sua reação ao acordar dentro de uma banheira com gelo, com um corte em seu abdômen e sem se lembrar de nada do que aconteceu?
Só estando neste estado já parece uma situação horrível, não é? Mas, e se além disso, você perder a consciência no hospital e acordar em um lugar escuro, com seus braços amarrados para cima e com três homens estranhos lhe encarando e dizendo que se você não se lembrar de todos os acontecimentos que resultaram no momento da banheira, você será torturado até se lembrar de tudo? Essa é a história do protagonista de "Espíritos de Gelo".
Um homem que, ao seu ver, possuía uma vida perfeita: tinha um financeiro bom, não lhe faltavam roupas ou comida, cresceu sendo cuidado pelo pai e por uma governanta, e também ao lado de várias mulheres que eram levadas para sua casa, mais especificamente para o quarto de seu pai. Sua vida mudou quando seu pai faleceu. Além de ter sido algo extremamente triste, ele não sabia o quê fazer e como continuar com sua vida. Não tinha noção do dinheiro e de contas para serem pagas. Herdou a empresa de seu pai, mas não sabia como continuar seu legado, sendo assim proposto por seus sócios a se retirar de sua própria herança.
Depois da morte de seu pai, sentiu uma tristeza enorme, e não sabendo o que fazer, decidiu pular da ponte. A mesma ponte que passava todos os dias com seu pai quando era levado para a escola. Mas, por sorte (ou para seu azar), uma garota chamada Mariana o impediu de pular. Logo após disso, ela entrou em sua vida e a transformou de uma maneira inexplicável, que sem imaginar, poderia leva-lo a um caminho de destruição.
Afinal, quando se junta sexo, magia e vingança, como não resultar em destruição?
No livro há alguns elementos que podem agradar alguns, como podem se tornar chatos e monótonos para outros. O autor tem uma tendência de misturar citações de cultura pop e nerd em seus diálogos, o que pode deixar alguns leitores um pouco confusos, caso não conheçam sua origem. Mas isso não é nada que irá lhe prejudicar na leitura, já que não é algo que influencie na história, é apenas um elemento em sua narrativa.
Draccon consegue mesclar uma história em um suspense que irá lhe surpreender. São acontecimentos que você não imagina e não espera. Um final que você não desconfia e que fica de boca aberta ao descobrir. Tudo se encaixando perfeitamente.
Não há um terror explícito. Apenas um suspense que envolverá torturas, sangue e muito sexo. O sexo excessivo poderá incomodar alguns (admito que a mim incomodou um pouco), mas faz parte da história e nos ajudará a entender o motivo de todos os acontecimentos, se tornando assim algo primordial para a narrativa.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Caverna 12/07/2012

Nosso protagonista (que, pelo que eu percebi, não tem nome. ou tem?) acorda acorrentado, com as mãos para cima, em uma sala um tanto quanto suja, fedida e nojenta. Uma sala de tortura. À sua frente, há um baixinho de um metro e meio, vestido socialmente, mas com uma camisa do Black Sabbath - o que o deixa mais estranho ainda - e dois capangas no melhor estilo o gordo e o magro, vestidos como um "clube sadomasoquista".
Ele está preso, e não se lembra de nada. E o pior: se ele não lembrar, vai sofrer cada vez mais.
Acontece que ele sofreu um trauma muito grande, que bloqueou toda a sua memória das últimas horas, ou até dos últimos dias. E seus sequestradores e torturadores querem saber como ele foi parar dentro de uma banheira de gelo, sem um rim. Para isso, vão usar da teoria de que, quando a pessoa sofre um segundo trauma muito forte, desbloqueia as memórias perdidas do trauma anterior. E o gordo e o magro vestidos com roupa de algum sex shop barato não vão se importar nem um pouco de pegar pesado nesse novo trauma.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/espiritos-de-gelo.html

Vagner46 13/09/2012

Espíritos de Gelo
A resenha do livro encontra-se nesse link: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

Alexandre | @estantedoale 30/07/2015

Um homem e as dores da memória
Nunca havia lido nada do Raphael Draccon, e olha que tenho todos os livros dele ─ autografados, ainda por cima. Mas são tantos livros para ler, discutir com alguém, alguns presentes, algumas indicações... Você acaba ficando cheio de prioridades, e, a quem deveria realmente priorizar, a quem mais admira, você acaba deixando um pouco de lado. Da próxima vez que encontrá-lo, pedirei desculpas pessoalmente.
E outra: nem sabia por qual livro começar. Perguntava a um e outro fã em comum e sempre me indicavam ou Fios de Prata ou Espíritos de Gelo. Daí, escolhendo a meta de férias, pensei: “Ah! Vamos pelo mais fininho”. Lembrete: nunca julgue um livro pelo número de páginas.
176 páginas podem fazer você suar [de tensão] até a última gota.
Espíritos de Gelo é um livro à parte do que Raphael escreve ─ Fantasia ─, e não se engane achando que, por não ser algo com que o autor está acostumado a trabalhar, uma obra de outro gênero não seja tão boa quanto as outras ─ o que não posso mesmo afirmar enquanto não ler os outros livros dele.
No livro, publicado pela editora LeYa em 2013, um homem está sendo torturado para se lembrar de cada momento desde que teve a ideia de se matar [pulando de uma ponte] interrompida por uma mulher misteriosa que mudaria sua vida. Mariana Slaviero acabou mostrando àquele homem ─ cujo nome juro não me recordar se foi citado ─, mesmo depois de ele ter perdido o pai e a empresa que herdara, que ele poderia ter tudo o que mais desejasse, incluindo paz e tranquilidade, sem temer qualquer ameaça do destino.
Porém, o destino não costuma esquecer as ameaças que faz. Ele as guarda sob sete portas com sete cadeados, cada. E há sete chaves para cada um dos cadeados. O destino lembra-se melhor do que está sendo protegido do que de cada chave de cada fechadura de cada cadeado, e tudo isso representa a lerdeza que memória humana tem para chegar aos motivos que explicavam o fato de se estar acorrentado, sendo torturado, sangrando, sem um rim e agonizando coisas que ninguém compreenderia se tivesse acontecido de verdade.
E talvez tenha mesmo acontecido. Será? Afinal, em que país não existem seitas que cultuam sabe-se lá o que, onde vários ricaços se reúnem para fazer coisas que vão além do pudor ou da razão ou dos dois? Em que país os “interrogatórios violentos” para conseguir informações valiosas deixaram de existir? Em que país, mesmo com toda a educação e o dinheiro, com tudo de bom e melhor, o filho de algum milionário não cometeria as mesmas besteiras que esse cara fez?
Pode não ter acontecido, mas, na ficção, uma mentira é uma verdade moldada para parecer surreal.
Além de toda essa loucura envolvida na trama, Raphael ainda fez, não uma nem duas, mas umas quinhentas ou mais referências a tudo o que você puder imaginar ─ desde o que sua mãe disse quando você nasceu até o que uma mulher diz a você em um motel; desde uma produção cinematográfica nacional, até uma internacional. Traduzindo: é contada a criação e o fim do mundo, que nunca foram completamente comprovadas, em termos de cinema, rock e até religiões ocultas.
O mais importante de tudo: isso jamais confundiria a cabeça de um bom leitor.
Creio que, só essas poucas ─ ah, nem tão poucas assim, né? ─ páginas foram suficientes para fazer crescer em mim uma nova paixão por uma nova escrita. Aliás, se eu tivesse realmente pego Espíritos de Gelo ou qualquer outro livro do Raphael Draccon antes, teria ficado completamente fissurado da mesma maneira.
Sou um admirador do trabalho dele e da Carolina Munhóz, sua esposa, claro! Os dois, por um incentivo não completamente consciente, me fizeram embarcar nesse mundo amável e louco que é a literatura. E justamente pro serem brasileiros, me mostraram a esperança nos livros nacionais e como eu devia apreciá-los.
O que posso fazer agora é agradecer aos dois e indicar, sem sombra de dúvida, um maravilhoso livro do Rei Dragão: Espíritos de Gelo!

site: http://vdeescritor.blogspot.com.br/2015/07/review07-espiritos-de-gelo-de-raphael.html

Danielle 10/09/2013

Resenha – Espíritos de gelo – Raphael Draccon
Espíritos de gelo é um livro pequeno que dá para ser lido rapidamente, contém uma mistura de suspense, violência, sexo e muitas referências à cultura POP.

Essa foi minha primeira leitura de Raphael Draccon sendo que este foge do estilo do autor que é fantasia, eu particularmente amei o livro.

Um homem acorda acorrentado e dentro de uma banheira sem um rim, três homens roqueiros e mal encarados querem saber o que aconteceu, mas ele não se lembra de absolutamente nada, então começam a espancá-lo fazendo com que comece a se lembrar aos poucos, e assim a trama muito bem amarrada por sinal começa.

O homem acorrentado é muito sarcástico e não tem nome no livro, adorei o clima de mistério e as várias referências à cultura POP.
O livro é narrado em primeira pessoa e com capítulos alternando com passado e presente com um ritmo bem acelerado fazendo o leitor devorar em apenas 1 dia.

Prepare-se para mergulhar nas lembranças do protagonista e chegar a um final arrebatador.

Recomendo a todos que gostem de suspense, violência e finais surpreendentes.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

A manda :) 05/10/2013

Absolutamente perfeito. Um final literalmente surpreendente, um livro curto, que apesar de ter sido escrito por um autor brasileiro tem muitas características de um livro norte americano. Um pouco surreal, admito. Mas o mistério que gira entorno do livro como se dá o desfecho fazem toda a leitura valer a pena. Super indico.

Lili 23/06/2015

Espíritos de Gelo?
Me imaginei em um filme. A história te motiva com os absurdos e você se vê presa a história logo nas primeira páginas. É tipo uma montanha russa, só que sem os baixos, somente os pontos altos. E você se pergunta: "- meu deus, onde isso vai parar? - como assim, brasil?".
Só achei o título desconexo com a história, já que espíritos não são o centro do livro, por isso perdeu uma estrela.

Carissinha 13/12/2013

Um homem acorda acorrentado e sendo torturado por um baixinho com roupas sociais e uma camisa do Black Sabbath, além de dois outros torturadores mal encarados. Ele não sabe o motivo de estar ali. Segundo o baixinho ele acordou em uma banheira cheia de gelo, sem um dos rins, e está ali porque precisa lembrar de algo que está bloqueando. Só que para fazer com que a memória do protagonista volte, torturas serão feitas sem dó nem piedade. Não importa a dor e o sofrimento causado, o que interessa é que ele recupere a memória.

Antes de Espíritos de Gelo só havia lido o primeiro volume de Dragões de Éter do Raphael Draccon. São histórias completamente diferentes, mas os dois livros são cheios de referências pop. Parece que é uma característica do autor.

Estava esperando um tipo de leitura, um outro desenvolvimento para a história, mas fui surpreendida com algo que jamais passaria na minha cabeça, o que não deixou de ser positivo. A única coisa que não me agradou muito foi o final. Consegui entender, mas particularmente não fiquei satisfeita com o desenrolar das coisas. Mas foi algo bem particular.

A narrativa do Raphael é fácil e bastante agradável, mesmo em um livro com cenas bem desagradáveis como esse. Nem sempre era fácil ler sobre as torturas.

Surpreendente e rápido de ler, é uma leitura que recomendo, mas se você for muito mole, passe longe.

site: www.carissavieira.com

Luana 14/01/2014

Mistério
Resumindo tudo o livro é envolto em mistério do começo ao fim.
Bom,a história começa com um cara acorrentado que é obrigado a lembrar do que ele fez dias atrás,sendo submetido à várias torturas e etc.Como vocês podem ver,a capa do livro é preta com alguns 'pingos' brancos,e o título é central e destacado em vermelho e alto relevo.O tamanho da letra é bom,pois é grande e você consegue ler sem,sei lá,forçar muito a vista rsrs O livro inteiro é envolto de mistérios que você só irá descobrir no final.
No começo eu fiquei meio perdida..Na verdade fiquei perdida a maior parte do livro.Não exatamente perdida,mas na expectativa do que aconteceria no final,pois o livro é cheio de mistérios,você pensa mil e umas possibilidades e no final não era aquilo que você pensava.
O livro contém bastante palavrões,torturas,palavras obscenas e etc.

Veja a resenha completa aqui:

site: http://cantinhodatitania.blogspot.com.br/2014/01/espiritos-de-gelo-raphael-draccon.html

Lai 14/03/2014

Se você leu “Dragões de Éter” e acha que esse livro terá o mesmo conteúdo de romance, guerra, contos de fadas e que gosta desse tema, sugiro que nem abra “Espíritos de Gelo”. Tratando de assuntos como Magia, Violência e Sexo, Raphael Draccon nos surpreende com o contrário da trilogia que lemos, quase como se fosse outro autor... O livro é realmente bom, se você o lê com outra perspectiva da qual você está acostumado a ler em Dragões de Éter.

O personagem principal, cujo o nome não é revelado, acorda pendurando por correntes, sem se lembrar de como parara naquele lugar escuro e fétido. E, para ele poder lembrar-se, é torturado por um homem baixinho com uma blusa do “Black Sabbath” e mais dois torturadores vestidos em roupas de couro. E aí que as coisas pioram para o personagem.

Confesso que, no início, eu não estava gostando muito; pois o tema era bastante pesado. Mas com a narrativa fácil e direta, que, mesmo em primeira pessoa, encanta o leitor e faz com que ele devore o livro em um ou dois dias. E, quando tudo começa a ser revelado, quando todo aquele processo para fazer o personagem relembrar dos acontecimentos por meio da tortura, você se surpreende. Simplesmente Raphael Draccon lhe deixa boquiaberto com o final.

Com menções de Percy Jackson, X-Men e teorias sobre a banda The Beatles, “Espíritos de Gelo” irá fazer com que você enxergue que, toda ação, tem uma reação.