A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Estela | @euviestrelas 14/05/2019

Diana Bishop é uma bruxa. Fruto da união de duas poderosas famílias, possou a evitar e suprimir ao máximo sua magia desde a morte de seus pais quando ainda era criança. Fugindo de sua herança, Diana é uma famosa historiadora, a doutora está sempre em busca de aprender mais sobre seu maior interesse na ciência, a alquimia.

Durante sua mais recente pesquisa, a bruxa se depara com um misterioso manuscrito que emana um certo poder. Com medo do que pode acontecer, ela analisa o manuscrito rapidamente e o devolve para a biblioteca, mas o que não percebeu foi que ela acabou de encontrar um livro há muito tempo perdido e que atrai atenção de outros seres.

Diana então se vê cercada todos os dias por cada vez mais bruxas, vampiros e demônios. Uma dessas pessoas é o professor Matthew Clairmont, um vampiro que busca o Ashmole 782 desde que ficou sabendo de sua existência e que ignorando o ódio entre as espécies, se aproxima da bruxa.

A Descobertas das Bruxas é um livro que já conheço tem um tempo, mas que nunca tinha me interessado em ler até assistir a série de tv lançada no fim de 2018. Após ver a série meu interesse no livro subiu consideravelmente e resolvi me aventurar por essas páginas.

Uma coisa que sabia antes mesmo de me interessar em ler o livro é que a leitura é extremamente lenta. A autora é historiadora assim como sua personagem e por isso muitas informações históricas e científicas são introduzidas na história, o que deixa a leitura bem densa, mas não menos interessante.

Os personagens são extremamente bem construídos, tanto os principais quanto os secundários e por isso é muito fácil se apegar a cada um deles. Cada um deles tem sua história e são bem complexos, não fazendo do livro puro embasamento história e sim uma real história sobrenatural.

Eu já conhecia a história de modo geral por causa da série, mas gostei muito do desenvolvimento dela durante do livro, é incrível aprender sobre toda a mitologia construída pela autora e ver que o Ashmole 782 é só o começo de algo muito mais complexo e importante neste universo.

O livro me surpreendeu muito, eu já tinha amado a série e daí fui ver que tudo aquilo não era nada se comparado ao que encontraria aqui (ainda vou falar sobre isso em outro post). Recomendo para quem gosta de um bom romance sobrenatural e uma pitada de história e ciência.

Jéssica 24/04/2019

A Descoberta das Bruxas
Diana Bishop é uma bruxa que sonha em ter uma vida normal como historiadora da universidade de Oxford. Porém, durante uma pesquisa na biblioteca Blodleiana, ela acaba conjurando um manuscrito perdido conhecido como "O livro da vida". Vampiros, bruxas e demônios procuram pelo manuscrito a séculos, incluindo o vampiro Matthew Clairmont. Agora, as criaturas não deixarão Diana em paz até que ela consiga o livro de volta para eles. ⠀

💬 Conheci o livro por meio da série de TV de mesmo nome. Assisti 2 episódios e já estava apaixonada quando resolvi parar para ler o livro. Levei exatos 15 dias para terminar a leitura já que o livro tem 640 páginas, mas amei cada segundo e me envolvi muito com os personagens. ⠀

Em um primeiro momento, o plot parece relativamente simples, mas eu garanto a você que o mistério do manuscrito perdido é só a ponta do iceberg de uma história infinitamente maior e mais complexa do que isso. ⠀

Antes de ler, vi algumas pessoas chamando o livro de "Outlander Sobrenatural" e eu não poderia deixar de concordar, já que tanto a escrita quanto a história me lembraram muito da experiência que tive com "Outlander", só que com o adicional de bruxas e vampiros. ⠀

A autora é historiadora, então o livro tem um embasamento histórico muito forte, o que enriqueceu demais a leitura e foi essencial para a experiência em vários momentos. Porém, isso tornou a leitura mais densa, demandando um pouco mais de tempo e exigindo uma certa atenção a mais aos detalhes. ⠀

Terminei o livro tão apaixonada pela história que já iniciei o segundo livro da trilogia logo em seguida, minha leitura atual. ⠀

Entrou para os favoritos da vida. (💙)

site: http://www.instagram.com/luadelivros

Gabi| @estante_perolada 23/03/2019

Otimo livro
No livro A Descoberta das bruxas eu pensei que seria só um romance sobrenatural, mas ele é muito mais que isso é uma leitura maravilhosa, um misto de fantasia, romance e suspense. Ela se passa em Oxford e vai até aos châteaus e montanhas na França. O livro nos leva a diferentes tempos onde encontramos os Cavaleiros Templários, a Revolução Americana e as Cruzadas.

Adorei muito esse livro, porém o início dele é muito arrastado e isso acaba tornando a leitura cansativa na minha opinião. MAS somente o início é assim, então digo pra vocês insitirem na leitura, que ela vale muito a pena e vocês já vão querer ler os próximos. Recomendo muitooo.

Daniel 23/02/2019

História de amor tóxica
Para falar de ficção e sobrenatural, é um livro ótimo, contudo, a história de amor é o ponto fraco da história, um vampiro machista e uma bruxa que aceita o inaceitável em nome desse amor. Chega a ser desconfortável.
karol 17/04/2020minha estante
TOTAL!

Thayná Lopes 11/02/2019

Narrativa envolvente. No início foi meio lento, mas com o justificar das coisas e os acontecimentos, foi fácil devorar o livro ao ponto de ninguém ter notícias minhas.
O protecionismo dos personagens é algo que me cativou na história. Todos bem construído e a história bem embasada. Vemos uma evolução de alguns deles claras já nesse primeiro volume.
A autora nos deixou com a mesma sensação que os personagens. Mistério do próprio futuro, incerteza sobre o que de fato procuram e lutam. E isso me animou ainda mais para o segundo.

Beatriz Menezes 16/01/2019

Bem boa
A descoberta das bruxas- Deborah Harkness
Diana Bishop se afastou da magia desde quando seus pais morreram.A partir dessa data, fez de tudo para driblar não somente o poder que corria em suas veias mas também os outros seres: Vampiros e Demônios, e os deixa-los longe. Até que um dia, em uma de suas pesquisas, Diana entra em contato com um antigo livro misterioso , que a carrega para caminhos diferentes do que Diana deseja para sua vida.
Embora a leitura seja enrolada até meados da página 200,após disso a história se torna irresistível! Assim que Diana conhece Matthew, (YES, DADDY) ela começa a entender melhor o seu potencial e principalmente o quanto ela corre risco, por ser a única a ter contato com o livro misterioso.
Por fim, a primeira leitura de 2019 foi um tanto arrastada porém muito boa. Esse livro estava na lista da #MML ,achei que foi uma ótima maneira de iniciar o ano.

site: http://instagram.com/livrosporumtriz

Grazi 13/01/2019

A descoberta das bruxas
A historia chama atenção, mas varias coisas que me incomodaram muito.
Primeiro, a bruxa mega poderosa depender do vampiro para tudo. Segundo, muito enrolado, quando a historia ganha rumo o livro acaba.
Nao precisava mais de 600 paginas para enrolar tanto....

Grazi 13/01/2019

A descoberta das bruxas
A historia chama atenção, mas deve varias coisas que me incomodaram muito.
Nao precisava mais de 600 paginas para enrolar tanto....

Dea 24/11/2018

Surpreendeu, mas tem que ter persistência.
Comecei a ler pela indicação de uma amiga, que ama a série. O começo? Lento... descritivo... são personagens que tendem a crescer, por isso muitas vezes me irritei com a imaturidade da Diana e a mania de esconder segredos de Matthew.

Mas eis que em 60% do livro, a trama encorpa. A imaturidade infantil, de uma personagem adulta, dá lugar a uma mulher que começa a se aceitar, os segredos são aos poucos abertos e as intrigas se desenham, a ponto de não ter conseguido parar de ler até o final.

A morosidade do começo é necessária, pois todos os personagens serão envolvidos de alguma forma até o final desse ou do próximo livro, acho. E deve-se levar em consideração o tempo de vida desse vampiro com suas características inerentes à espécie.

Entendi, lendo esse volume, o porquê da série televisiva estar fazendo um grande sucesso. Livros assim, rico em detalhes, são ótimos para adaptações nas telas de TV.

Sim, sou daquelas que primeiro leio o livro, depois vejo a série (ainda não a vi). Muitos traumas nesse quesito, risos. Percy Jackson que o diga, :p

Enfim, amei o livro (pelo menos o terço final dele) e já vou com grandes expectativas para o próximo.
Aline 29/11/2018minha estante
Faço minhas as suas palavras. É bem isso mesmo.

Juh 21/12/2018minha estante
Assisti a série primeiro e estou no começo desse livro, mas pelo o que li até agora, a série mudou muita coisa!

Dea 22/12/2018minha estante
Juh, não assisti a série, mas sempre uma adaptação para as telas, se perde muito do livro. Em shedowhunters foi assim. Deus me livre daquela série e o filme não emplacou. Tem que ser muito bom pra fazer uma adaptação digna dos livros. Nesse primeiro, foi como falei, começa devagar, mas depois entra num ritmo que não consegui parar até o último.

Juh 24/12/2018minha estante
Dea, não consegui assistir Shadowhunters!
Estou em 40% do livro e realmente é muito devagar por ser muito descritivo.
Estou curiosa para saber como a segunda temporada da série será, achei que os fatos foram muito acelerados e poderiam ter explorado melhor o livro.

Dea 24/12/2018minha estante
Juh, aguarde 60% do livro. Acelera. Tudo que está sendo descrito tem seu porque depois. Aí vc não para de ler. Os outros dois não são devagar em absoluto. Depois me conta

Juh 30/12/2018minha estante
Dea terminei de ler, estou super curiosa para ler os próximos, gostei bastante do livro!
Assiste a série e me conta o que achou.

Dea 31/12/2018minha estante
Juh, que delícia! Os próximos são melhores, :D. Onde encontro a série?

Juh 31/12/2018minha estante
Assisti por um app no celular mesmo, se chama VSeries. Tem a primeira temporada completa

Dea 01/01/2019minha estante
Juh, obrigada. Vou procurar

erykasb 14/11/2018

Veja a série, não leia o livro
Eu tinha assistido a série e me apaixonei pela mitologia e história, decidi então dar uma chance ao livro, que já havia visto há alguns anos. Pior decisão que tomei.
O mais decepcionante é que o livro começa promissor, mas desanda pra um lado que lembra MUITO Crepúsculo. Desde o romance abusivo mascarado como "natureza vampírica", até a história chata em que nada acontece na maior parte do tempo.
Algo que teria melhorado imensamente seria alguém pra editar esse livro, o que parece que não houve. Páginas e mais páginas dedicadas a contar sobre o chá que Diana está tomando, a história de algum livro que ninguém liga e não faz a menor diferença, os diálogos chatos e sem serviço nenhum entre os personagens principais. E não vou nem falar da ridícula cena de yoga nos primeiros capítulos.
Muitas outras coisas me desagradaram, principalmente em questão à Diana, mas vamos seguir para o que há de bom. A mitologia da série me parece bastante rica. Não há nada de exatamente novo, ainda mais se você está acostumado a ler esse gênero, mas a diversidade dos seres e mitologia presentes são um ponto bom para fãs de fantasia. A casa mágica com vida própria também foi uma grata surpresa, aliás, a melhor coisa do livro, em minha opinião.
Quanto ao título desse texto, a série me pareceu melhorar muito os aspectos ruins do livro. Limitar os causos do passado do Matthew a apenas algumas frases, e eliminar a parte de "comportamento de matilha" dele, além de outras coisas. Aliás, o Matthew da série é quase outro personagem. Impressionante como conseguiram melhorar a personalidade.
Bom, agora irei reassistir a primeira temporada da série para ver se continuo apaixonada, ou se o livro destruiu qualquer sentimento bom que eu tinha com essa história.

Aline.Fernandes 16/10/2018

Muito mistério, adoro!
Temos aqui uma trama envolvente e cheia de surpresas, com personagens marcantes e um enredo feito para viciar. Estou escrevendo sobre ele agora, mas transbordando de ansiedade para começar o outro, pois tenho várias perguntas flutuando na cabeça, esperanças apontadas para várias direções e um medinho do que vai acontecer com todos os envolvidos nessa guerra que só está começando.

A história contada é de fácil assimilação, mesmo não sendo um historiador ou um cientista é possível compreender tranquilamente tudo que está se passando com os personagens. As descrições feitas no transcorrer da trama são tão detalhadas que me fizeram sentir como se estivesse dentro do ambiente assistindo tudo, é o tipo de leitura que me faz criar uma imagem tão clara que consigo visualizá-la como se tivesse visto de verdade. Inclusive gostaria de fazer uma observação: quero uma casa igual a das Bishop! (Sonhar não custa nada, né? ?)

Diana Bishop é uma bruxa que foge da própria natureza. Historiadora da alquimia, tenta levar a vida como se fosse apenas humana, se esforçando ao máximo para manter a magia bem longe. O que deixa sua tia, Sarah Bishop, e a companheira dela, Emily Mather, em permanente estado de preocupação. Mas tudo muda durante uma pesquisa que seria apenas mais uma em seus dias, quando ela pega o manuscrito Ashmole 782, tudo que ela sempre evitou começa a pressioná-la dia após dia. E o começo dessa mudança é marcado pelo aparecimento de um vampiro maravilindo, Matthew Clairmont. Juntos tentarão descobrir os mistérios que envolvem o tal manuscrito e terão que lidar com criaturas perigosas que querem por as mãos nele e na bruxa que conseguiu pegá-lo depois de tantos anos desaparecido. E como se não bastasse toda essa situação, tanto Diana quanto Matthew envolverão suas famílias e amigos nessa luta, unindo bruxas, vampiros e demônios, o que é um feito e tanto, já que as raças não se misturam.

O livro é quase todo contado pelo ponto de vista da Diana, em alguns momentos vemos pelos olhos do Matthew. Achei o inicio do enredo lento e um pouquinho cansativo. Eu imaginava que tinha coisa boa por vir, mas achei demorada a chegada da ação de fato. Contudo, a narrativa em si é cheia de mistérios, vários nós intrincados que me deixaram vidrada e louca para desvendar cada um. E para continuar a desatar esses nós é essencial seguir para o próximo livro. Tudo acaba de um jeito que te faz necessitar ler a continuação, para quem curte série esse livro é um prato cheio.

cswashiya 16/10/2018

- Já vi coragem como a sua... Em geral nas mulheres - ele continuou como se não tivesse me ouvido. - Os homens não tem essa coragem. Nossa determinação nasce do medo. Não passa de bravata.
(Página 500).

Jackie | @caoscafeelivros 04/10/2018

Resenhando com a Jackie
A cada virar de página se torna impossível não não se apaixonar por esse casal, Diana e Matthew têm uma química interessante. O relacionamento deles é de certa forma maduro e crescer com o decorrer da história. Alem do nosso lindo casal, a autora soube enriquecer a ainda mais a historia com o acréscimo de personagens secundários muito bem desenvolvidos, cada um deles acaba ganhando um lugarzinho no coração da gente. Nesse livro você vai embarcar em um mundo onde vivem humanos, vampiros, bruxas e demônios e todos eles tem um história para contar.

Desde a primeira vez que o li sempre me surpreendo com esse livro, com certeza a autora tem um jeito de nos levar para dentro da história com seus modo de descrever com riqueza de detalhe o ambiente, os personagens e até mesmo os objetos em sua história. A trama é cheia de mistério, romance e aventura, tudo na medida certa.

Com certeza A Descoberta das Bruxas é um livro envolvente, que te prende do começo ao fim, confesso que foi impossível para mim larga-lo antes de terminá-lo. Eu tinha que descobrir mais, tinha que saber mais, simplesmente eu não queria mais largar. Me apeguei a cada um dos personagens e me apaixonei por essa trama fantástica.

site: https://caoscafeelivros.wordpress.com/

lety 29/08/2018

Amando
Emocionante ler essa história. To adorando os personagens e o modo que é escreta a história.