A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Soraya Felix 27/03/2012

Um livro que voou em minhas mãos
Escrevo ainda sob a forte emoção que a leitura de A Descoberta das Bruxas, de Deborah Harkness me proporcionou. Um verdadeiro presente capaz de transmutar palavras em emoções, a exemplo dos maiores e melhores alquimistas da humanidade.
É certo que estou abalada, pois o livro não termina. O fim tão esperado terá que ser guardado para uma próxima edição, que espero breve.
Primeiramente gostaria de contar como livro caiu em minhas mãos – pura magia. Antes do lançamento oficial, na livraria que costumo frequentar, creio eu, ele havia acabado de chegar e ainda estava espalhado em pilhas por sobre um balcão ao longo das grandes estantes aguardando para ser organizado. Passei pelos livros e eles me chamaram. Peguei um, sentei-me no café que fica no interior da livraria e precisei me obrigar a parar de ler. A Descoberta das Bruxas tinha um feitiço que nós, humanos e mortais não conseguimos quebrar.
Assim como a fascinante personagem Diana Bishop, devolvi o livro à prateleira deixando para depois o que deveria ter sido feito naquela hora: - comprá-lo. Por sorte ele não era o Ashmole 782 (manuscrito que delineia a trama) e não desapareceu quando foi requisitado novamente. Ufa!!!
Assim, depois de desejar e conseguir um encontro com o livro, não pude deixar de notar o poder avassalador que a autora possui ao manejar as palavras, as frases, a trama, de forma a tecer longos e intrincados fios que nos prendem a história de maneira inconcebível. Exagero? Leia o livro e me diga depois.
Diana Bishop, uma bruxa historiadora, está em Oxford desenvolvendo sua pesquisa sobre textos Alquímicos. Ela é alguém, que como parte de nós, renega e deixa na obscuridade nossos poderes, dons e capacidade, no caso de Diana a magia, para viver uma vida comum, onde o avassalador poder do sobrenatural e da magia são relegados a um plano muito inferior em contrapartida com a monotonia das obrigações cotidianas.

Lá, na magnífica biblioteca Bodleiana da Universidade de Oxford, ela se depara com um manuscrito alquímico estranho cujo conteúdo que havia sido enfeitiçado se abre para a historiadora. É claro que ela se recusa a aceitá-lo e devolve o Ashmole 782 para as esteiras da biblioteca e ele desaparece de sua vida. No entanto, a sua recusa em aceitar o manuscrito não livra Diana da cobiça das criaturas – outras bruxas, vampiros e demônios. O que há no conteúdo deste manuscrito para ser tão cobiçado? Não se espante, mas o livro só nos dá uma vaga ideia do assunto, ele termina na página 638, tão misterioso como começou, tão oculto como o outro personagem fascinante da trama Mathew, um vampiro lindo, cientista, que se aproximará de Diana e ficará totalmente apaixonado por ela.
Então, nós descobrimos um mundo paralelo, comandado por criaturas que possuem leis rígidas, e a mais forte delas é que eles não podem se misturar. Mathew e Diana quebram esta regra sem nenhum receio.
Não quero comentar muito sobre a trama, especificamente, porque desvendá-la antes seria um crime imperdoável, mas posso adiantar que a autora nos leva em um passeio pelo mundo da genética, do DNA, Charles Darwin, viagem no tempo, domínio da natureza, cobiça, segregação e uma história de amor cujo tempo, os obstáculos e as leis não poderão nunca separar.

A autora desta história só pode ser uma bruxa, cujos poderes excedem nossos conhecimentos, mas verdade seja dita, Deborah Harkness é uma escritora (alquimista, já que todos nós que escrevemos temos este poder), mas a sua formação em história da ciência e da medicina foi o ingrediente principal desta poção mágica chamada A Descoberta das Bruxas.
A catalogação do livro o classificou como “ficção norte-americana”. Muito genérica, já que se trata muito mais de um romance científico, a exemplo do excelente “A Volta do Matusalém – um Pentateuco metabiológico, de Bernard Shaw”, recheado de elementos da fantasia e do sobrenatural.
Dentre os lançamentos de 2011, este foi sem dúvida, um dos melhores.
Esta Resenha foi publicada no meu blog Prosa Mágica em 2011

Gabi MM 13/02/2012

Esperava mais...
Queria muito esse livro por ele ser super comentado, pensei que era bom, mas me decepcionei. A autora demora muito narrando detalhes insignificantes, e isso faz com que a leitura fique muito cansativa. Toda vez que tentava ler ficava com sono.

A história conta sobre Diana, que é uma bruxa que evita ao máximo usar a seu poder, em meio aos seus estudos sobre Alquimia, se depara com um antigo manuscrito que retrata a origem de espécies sobrenaturais. Mas, essa descoberta proporciona uma mudança radical em sua vida: vampiros, bruxos e demônios passam a persegui-la e a ameaçá-la. Mas, o que Diana descobriu? O que ela tem a ver com tudo isso sendo que desde a morte de seus pais evitou a todo custo utilizar-se de magias?
Para ajudá-la a desvendar os muitos mistérios que surgem, Mathew Cleirmont, um vampiro de mais de 1.500 anos, fica ao seu lado em todos os momentos e a protege das investidas de seus novos inimigos.
Eu criei muita expectativa com essa obra.

Em minha opinião esse livro é mito pop, foi escrito pra vender. É o primeiro livro de uma série, não vou ter paciência em ler o resta, mas espero que Deborah tenha corrigido seu erro no segundo livro.

Elentary 28/08/2016minha estante
Nossa!!! Estou demorando DEMAIS pra terminar de ler... vi tantas pessoas falando bem, que tava achando que o problema era eu!
Muito chato mesmo...

Thais Saes 01/10/2011

Bruxas, Vampiros e Demônios
“A Descoberta das Bruxas”, da autora americana Deborah Harkness, tem como personagem principal a historiadora na área de Alquimia, Profª. Diana Bishop. No seu mundo, os habitantes são constituídos de humanos, bruxas, vampiros e demônios, porém estes três últimos são discretos e não permitem que os seres humanos descubram o mundo paralelo a sua realidade.

Diana, uma bruxa que evita ao máximo usar os seus poderes, em meio aos seus estudos sobre Alquimia, se depara com um antigo manuscrito que retrata a origem de espécies sobrenaturais. Mas, essa descoberta proporciona uma mudança radical em sua vida: vampiros, bruxos e demônios passam a persegui-la e a ameaçá-la. Mas, o que Diana descobriu? O que ela tem a ver com tudo isso sendo que desde a morte de seus pais evitou a todo custo utilizar-se de magias?

Para ajudá-la a desvendar os muitos mistérios que surgem, Mathew Clairmont, um vampiro de mais de 1.500 anos, fica ao seu lado em todos os momentos e a protege das investidas de seus novos inimigos.
Eu criei muita expectativa com essa obra. Claro que eu gostei, mas não foi um livro que me prendeu do início ao fim, ou seja, para mim o considerei como uma leitura devagar com muitos detalhes explanados longamente. Só fiquei empolgada mesmo a partir da metade do livro (olha que a obra contém mais de 630 páginas).

“A Descoberta das Bruxas” ainda é o primeiro volume. Quero ler o segundo, pois acredito que a autora deixou as principais aventuras de Diana e Mathew para a próxima obra.

Se você gosta de vampiros e bruxas, vale a pena conhecer mais sobre o mundo sobrenatural das Bishop.

Jaqueline 24/09/2011

Este foi um dos primeiros livros que adquiri nesta última Bienal do Livro. Após assistir a uma mesa com a autora Deborah Harkness, corri para comprar “A Descoberta das Bruxas”, lançado pela editora Rocco no Brasil. O livro conta a história de Diana Bishop, uma historiadora da ciência que sempre negou seus poderes mágicos de bruxa. Enquanto realiza uma pesquisa de pós-graduação na Biblioteca Bodleiana da renomada universidade inglesa de Oxford, ela acaba se deparando com Matthew Clairmont, um misterioso professor e geneticista. O detalhe? Ele é um vampiro de mais de 1500 anos de idade. Por conta de um antigo manuscrito que cai em suas mãos, a pesquisa de Diana revela-se muito mais entrelaçada à sua existência do que ela poderia conceber, e dominar seus poderes até então adormecidos se torna o único caminho que ela pode trilhar para se manter segura.
A história se passa em um mundo como o nosso, mas nele se admite a existência de demônios, bruxas e vampiros. Estas três espécies nutrem uma intensa animosidade entre si, e em um passado muito distante, reuniram-se para criar a chamada Congregação, um grupo que regula com mãos de ferro a interação entre estes seres “míticos”, evitando qualquer relacionamento íntimo entre eles. Filha de poderosos bruxos, ela tornou-se órfã aos sete anos e desde então ignorou sua poderosa herança mágica, vivendo como uma humana comum. No entanto, a busca pelo manuscrito Ashmole 782, um guia que pode conter segredos sobre a criação, a história e a possível extinção das três espécies mágicas sob o disfarce de instruções alquímicas, acaba transformando-a em alvo de interesse de alguns tipos nem um pouco tão amigáveis e envolventes como Matthew.
O livro é narrado em primeira pessoa por Diana, uma personagem forte, independente e bastante cativante - pelo menos no início da história. Vivendo de modo quase estoico, ela é dedicada ao seu trabalho e tem uma verdadeira sede de conhecimento, mas passa longe de ser uma mulher pedante apenas por ser altamente instruída. Porém, a personalidade de Diana se torna cada vez mais fraca conforme seu relacionamento com Matthew se aprofunda. O livro não é voltado para o publico juvenil, mas por vezes o relacionamento entre o casal protagonista parece infantilizado, preso em um cotidiano bucólico demais apesar de todas as ameaças que enfrentam, seja na forma de personagens cruéis como os bruxos Peter Knox e Satu ou de profecias sobre sua união “carnal”. Matthew é superprotetor e suas ações são justificadas pela ideia de que ele cresceu e formou-se moralmente em um tempo diferente, onde mulheres eram claramente identificadas como seres inferiores. Ora bolas, uma menina de 17 anos pode cair nesta história (olá, “Crepúsculo”!), mas é de se espantar que uma mulher de mais de 30 caia nessa como um patinho apaixonado. Mesmo discutindo com seu amado e cobrando mudanças em sua postura, pouca coisa muda até o final do livro, quando Diana já detém um pouco mais de controle sobre seus poderes após exaustivos treinamentos. De potencial bruxa ultra poderosa, ela se transforma em uma bebedora de chá insossa que vive arrastando seu antiquado “marido” atrás de si.
O principal ponto negativo do livro é seu ritmo, que se arrasta indefinidamente por páginas e páginas de descrições, impressões e levantamento de hipóteses desnecessárias. Isso torna a leitura de “A Descoberta das Bruxas” cansativa, principalmente quando algum detalhe ou informação transformador se apresenta em meia página enquanto somente em um jantar entre Matthew e Diana vão-se umas quinze páginas!
Pouca coisa acontece no plano da ação, impressão reforçada pela narração em primeira pessoa. Antes de treinar seus poderes, Diana luta por sua segurança fugindo, mas os mistérios apresentados por Deborah Harkness são envolventes e a busca por suas respostas ainda mais, o que segura um pouco o suspense do livro. A obra termina de modo inusitado, nos deixando curiosos sobre as possíveis soluções que se irão se apresentar na sua continuação. História, ciência, religião, mitologia, alquimia, genética e feitiçaria são apenas alguns dos temas abordados no livro, uma verdadeira obra que atiça nosso tesão intelectual, mas nos frustra no plano do mero entretenimento devido ao seu tamanho e falta de ação.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Adriana 16/09/2011

Um dos melhores do ano! Uau, estou cansando de falar isso (mentiiiira, tragam mais livros maravilhosos, eu faço um top twenty não tem problema)!!! Me apaixonei perdidamente pelo enredo deste livro. A capa e a proposta me encantaram desde o início e quanto mais lia, mais empolgada e emocionada ficava. Esta é uma obra em que a autora soube dosar ingredientes maravilhosos, que acabaram por formar um resultado muito rico. Fantasia, magia, suspense, aventura, ação, mistério, tudo isso vem embrulhado em uma capa maravilinda e com uma espessa cobertura de romance. Preciso dizer que amei?

O livro nos conta a saga de Diana Bishop, uma historiadora órfã que renegou sua magia desde muito pequena. Ela é uma bruxa, nascida da união de duas famílias poderosíssimas e tradicionais. Porém, todo o poder que seus pais tinham não foi o suficiente para livrar-lhes do destino cruel que os esperava. Por causa disso, Diana aprendeu a odiar, ou pelo menos suprimir sua magia. Claro, haviam pequenas exceções: quando sua máquina de lavar ameaça inundar o apartamento, você não tem muito o que fazer não é?!

Como disse, ela é uma historiadora que já publicou diversas pesquisas sobre alquimia. E é pesquisando para mais uma publicação que Diana encontra, por acidente, um antigo manuscrito (o Ashmole 782) cujo teor ela logo identifica como enfeitiçado. Temendo a magia contida nele, a moça o devolve à biblioteca, sem saber que quebrou o feitiço que há muitos anos o mantinha escondido. Por esta razão, Diana logo se vê perseguida por várias criaturas: vampiros, bruxas e demônios estão a sua caça, imaginando que ela pode resgatar novamente aquele precioso manuscrito.

É assim que ela conhece Matthew Clairmont, um poderoso vampiro que também quer o manuscrito, mas logo descobre que deseja bem mais a segurança daquela bela bruxa. Assim, eles viverão muitas aventuras a procura de respostas. Afinal, porque o Ashmole 782 é tão importante? O que realmente aconteceu com os pais de Diana? Porque ela detesta tanto a magia?

Você deve ter pensado que o roteiro parece clichê, mas acreditem no que eu digo, clichê é o que menos há neste livro. Eu amei cada página desta obra, babei na história e me confortei quando soube que era uma trilogia, porque não queria parar de ler sobre esse novo mundo criado por Deborah Harkness tão cedo!

A única crítica que eu faço não tem nada a ver com o enredo nem com a escrita da autora, mas sim com a Editora Rocco. Não é segredo para ninguém que a Rocco vende seus livros como se fossem feitos de ouro. Em minha opinião, eles acham que no Brasil quem tem o hábito de leitura é muito rico e pode pagar R$ 50,00 ou R$ 60,00 por um livro. Alôoooou, não é bem assim!!! Mas eu não sou de ficar chorando pelo preço se o livro é bom (vide série Outlander), só que existem certos cuidados indispensáveis na hora de publicar uma obra pela qual você irá cobrar os olhos da cara. Uma delas é revisar muito bem o livro!

Falta de palavras, palavras com grafia errada ou erros de concordância não são aceitáveis. Apesar de não serem muitos, me incomodaram. Outra coisa que eu achei o fim foi o tamanho da letra. Sério, não tenho problemas de visão meus olhos vão muito bem, obrigada, mas estou com medo de ficar míope após essa leitura. Sinceramente, demorei uns dois dias a mais para ler por causa da letra, que tornou a obra muito cansativa! Uma história desse porte merecia coisa melhor!!! Eu sei que o livro já é grande com essa letra miúda, mas já que iam cobrar caro, que cobrassem R$ 10,00 a mais e colocassem uma fonte mais agradável aos olhos.

É chato ficar se lamuriando, eu sei. E este livro nem merecia ter dois parágrafos negativos tão grandes associado a ele. O porém é que esta editora é uma das poucas que raramente ou nunca leva em consideração a opinião de seus leitores, cobra fortunas pelos títulos publicados, não faz promoções quase nunca e me sinto explorada pelos preços abusivos deles levando para casa uma obra que poderia ser bem melhor. Sim, estou desabafando (isso levando em consideração o nome ridículo que eles colocaram no último livro de Jogos Vorazes e que se recusam a mudar)!

Mas chega de falar de coisas ruins, porque mesmo com tudo isso que escrevi, EU TOTALMENTE RECOMENDO “A DESCOBERTA DAS BRUXAS”! Vale a pena pagar caro, se estressar com o tamanho da letra e etc. só para poder mergulhar neste mundo mágico criado por Deborah Harkness. Como eu já disse momento redundância este foi um dos melhores livros do ano e deixo o lembrete: corram para as livrarias, não percam tempo: leiam, leiam, leiam!!! Cariocas e demais pessoas que vão na bienal, aproveitem para autografar o livro com a autora seus sortudos!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/08/30/deborah-harkness-a-descoberta-das-bruxas/
Lores 27/11/2011minha estante
A-M-E-I sua resenha!!! Tudo o que eu senti ao ler esse livro tão perfeito, e os estresses que passei por causa da editora foram colocados à luz na sua resenha!! Parece que você entrou na minha cabeça e leu a minha mente! A história de Diana e Matthew é um conto de fadas, e gostei tanto da história que até cheguei a ignorar o livro por dias só para ele não acabar xP não sei se vou conseguir agüentar até o ano que vem para ler o segundo dessa trilogia!
A sua resenha foi a melhor e até agora, a única que falou tão bem do livro!!
Parabéns por essa linda resenha!
Abraços.

Teomar 09/12/2011minha estante
Olha só Adriana, tenho problema de visão e sinceramente deixei algumas vezes de lado porque o tamanho da letra é horrível...pensei que já estivesse na hora de fazer outro exame de vista. parabéns pela resenha

Adriana 30/12/2011minha estante
Oi Teomar!
Nem me fala no tamanho dessa letra, muita falta de consideração com o leitor!!!
Obrigada :)

Lores!
Muito obrgada pelos elogios :)
Esse livro é ótimo e eu realmente ameia história!

Beijos

Marly 17/08/2012minha estante
Eu concordo que a revisão é muito ruim! Em alguns lugares aparece Matthew Clairmont em outros Clermont. Isso me incomodou muito! Também a fonte poderia ser melhor! Nada que desmereça o livro que é maravilhoso! Aguardamos ansiosamente o segundo!

Tailita 16/07/2016minha estante
Gostei muito da sua resenha, estou aguardando ansiosíssima pela chega do meu. Fiquei com vontade de ler esse livro depois que vi a capa em uma livraria e como gosto do assunto fiquei doida para lê-lo. Concordo com você quanto ao preço dos livros, bem não é só da editora Rocco, em minha opinião que é caro, nossa gostar de ler no Brasil custa caro!!! Eu tenho algumas alternativas para solucionar esse problema, geralmente compro pelo site da submarino que quase sempre tem o preço bem menor que nas livrarias ou sites de livraria (mesmo incluindo o frete) e apesar de eles colocarem um prazo de entrega de 7 dias úteis sempre recebo em 3 dias , quando o preço não está melhor é só ter paciência que logo eles abaixam o valor e mandam no seu e-mail a oferta, outra alternativa e comprar no Estante Virtual, os livros são usados, mas sempre em bom estado e o preço comparado com os novos é muito bom, esse por exemplo como no submarino estava o mesmo preço que nos outros lugares e eu não queria esperar muito para lê-lo comprei o meu pelo Estante Virtual, o exemplar novo estava saindo pela minha pesquisa entre 44,50 a 50,00 eu comprei o meu por 24,60 ( já com o frete)!!!

Jubs 10/08/2011

[Resenha] A Descoberta das Bruxas
VIA :: http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com/

Amantes de Bruxas e Vampiros, segurem-se para o livro mais emocionante do ano do gênero sobrenatural voltado para o público adulto que me intrigou e me prendeu até o fim de suas 640 páginas...

A Descoberta das Bruxas me chamou a atenção por vários motivos, se listá-los todos não haverá espaço para uma resenha. Desde já peço perdão por fazer uma resenha muito resumida, afinal o livro tem 640 páginas e graças a Editora Rocco e suas letrinhas miudinhas, tive que ressuscitar meus óculos, quais não uso há muitissimo tempo!!

Falando do livro da Deborah Harkness, que está vindo para a Bienal 2011, digo que me cativou desde o início. Todos sabem o quão fanática eu sou por Bruxas (afinal sou wicca) e por Vampiros (sou apaixonada pelo Lestat desde sempre) e esse livro além de tratar dos dois assuntos, ainda os envolve num romance proibido e praticamente inédito na Literatura. Dificilmente vemos uma Bruxa tendo um caso com um Vampiro, agora imagina um caso de amor daqueles à Romeu e Julieta, totalmente de tirar o fôlego.

A história é narrada em sua grande maioria pela bruxa Diana Bishop, uma historiadora da Ciência especializada em Alquimia que tenta desde a morte dos pais afastar a magia de sua vida, mas que depois de alguns acontecimentos se descontrola a tornando uma bruxa poderosa e perigosa até para si mesma. E em alguns momentos temos uma narrativa em terceira pessoa, a fim de explicar um pouco o que acontece a volta de Diana e que ela na maioria das vezes desconhece.

Tudo começa quando Diana Bishop, que por acaso está em Oxford para sua pesquisa (simplesmente morri, amo Oxford mas sou mais de Cambridge), encontra na Biblioteca Bodleiana (só umas das maiores e mais completas do mundo) um antigo manuscrito alquímico muito poderoso e enfeitiçado, o Ashmole 782.

A partir daí Muitas criaturas ao sentirem o poder de Diana ao tocar no manuscrito são atraídas para Oxford ameaçando assim sua segurança. Uma das criaturas que perceberam esse intenso poder é o vampiro Matthew (respira people, esse vamp é TUDO), um pesquisador membro honorário de Oxford e com uma carreira acadêmica de dar inveja aos mais gênios do planeta, bonito, musculoso, com pernas bem saradas, com quase dois metros de altura, um perfeito conhecedor de vinhos e muito, muito velho (não conto porque é segredo!!!).

Matthew e Diana se aproximam, e ele a ajuda mantendo as criaturas afastadas da bruxa, e ela prometendo a ele que irá ajudar no Ashmole 782. Mas muitos perigos entram no caminho dos dois, e que por acaso estão todos conectados :: a morte dos pais de Diana, o manuscrito Ashmole 782, a perseguição a bruxa, etc..

O Vampiro e a Bruxa se apaixonam, mas assim contrariam a grande regra das criaturas :: Nenhuma espécie deve se misturar, nem na amizade e muito menos no amor!! Desobedecendo as regras mais inimigos são feitos, e que depois mostra-se interligado aos demais probleminhas que o casal enfrenta (listados mais acima), ou seja, nem dá para respirar um segundo sequer.

Um romance inteligentíssimo, com grande conhecimento de história, ciência e alquimia. Viajando através de alguns tempos antigos e passando por Oxford, França e Madison (uma cidade ao norte do estado de New York) mostra-se não só interessante mas muito sagaz como a escritora relaciona tudo sem se perder em momento algum.

Confesso que estou com a vista doendo por causa das letrinhas mas valeu cada segundo que passei em cima desse livro, devorando cada página, cada capítulo totalmente apaixonada e na expectativa do que viria a seguir. E agora que acabou estou roendo minhas unhas de tanto nervosismo porque quero/PRECISO ler o segundo volume o mais rápido possível... A história é viciante e é impossível não gostar tanto de Diana quanto de Matthew.

Recomendadíssima essa história diferente, romântica, inteligente e super encantadora!!!

"E tudo começa com Ausência e Desejo
Com Sangue e Medo
Com A Descoberta das Bruxas"

Fran 21/07/2011

A Descoberta das Bruxas
Uma história envolvente!

Sabe aquele livro que quando você termina de ler, já começa a folheá-lo novamente só para rever algumas passagens? Foi o que aconteceu comigo quando ‘A Descoberta das Bruxas’ chegou ao fim. Mesmo tendo acabado de passar por mais de seiscentas páginas...

Quando comecei com esse livro, não sabia que seria uma trilogia... Ando fugindo de séries porque quase enlouqueço nos períodos de espera até o lançamento da continuação. Mas como sou fascinada por capas, comprei ‘A Descoberta das Bruxas’ sem nenhuma pesquisa mais profunda além da sinopse. Não que tivesse muita informação disponível sobre ele quando o comprei, mas ainda assim, acredito que teria me deparado com algo sobre não ser um livro único.

Em ‘A Descoberta das Bruxas’ conhecemos Diana Bishop, uma historiadora famosa que desde a morte de seus pais bruxos tenta a todo custo afastar a magia de sua vida, mesmo que ter 100% de sucesso nisso seja praticamente impossível.

Durante suas pesquisas sobre alquimia, Diana se depara com um poderoso manuscrito que estava perdido há séculos. Enquanto manuseia o livro, é claro que sente a magia latente dele, mas decidida a estudá-lo com olhos frios de uma historiadora da ciência e não como uma bruxa, não se demora muito com o exemplar, faz suas anotações e o devolve à biblioteca, sem nem ao menos desconfiar que depois desse dia sua vida nunca mais será a mesma!

É interessante observar que enquanto bruxos, vampiros e demônios fazem movimentos cada vez mais ameaçadores à sua volta por causa desse manuscrito, a historiadora teima em acreditar que tudo pode voltar a ser como era antes. Como ela mesma diz em certa parte:
- Não é imprudência... Só quero minha vida de volta.” E quando Diana aceita que Matthew, um vampiro geneticista de tirar o fôlego, se aproxime cada vez mais, vai se descobrir lutando contra forças que vão muito além de simples preconceitos entre raças.

Acho que a autora conseguiu transmitir bem o clima de ‘romance-quase-impossível’ entre uma bruxa e um vampiro. O modo como Matthew, apesar de todo seu autocontrole, enlouquece na presença dela, e como Diana se entrega aos poucos à relação, mesmo que não se dê conta do quanto está se envolvendo, criam cenas de tirar o fôlego! Além de algumas situações bem divertidas.

Diana é, sob vários aspectos, uma protagonista enigmática. Enquanto ela é corajosa (ou teimosa!), decidida e madura, também é imprudente e frágil. Sinceramente, algumas vezes fiquei sem entender se ela entrar em estados de choque tão grandes tinha a ver com seus poderes ou se a autora tinha ‘errado um pouco na mão’. Algo que só a sequencia desse livro vai me responder.

Outros personagens, por outro lado, me conquistaram rapidamente! Ysabeau é exatamente como eu imagino uma vampira milenar: poderosa em todos os sentidos! Amei a vampira no instante em que coloquei meus olhos sobre ela. Marthe é uma fofa e Baldwin me encantou com seu jeito rebelde. Sim, o clã Clermont mora no meu coração!

As Bishops também são ótimas, adoro a impaciência de Sarah, o jeito meigo da Em e Tabitha vai ser o nome da minha gata se um dia resolver ter uma... Ria muito cada vez que aquela oferecida aparecia!

Só não favoritei esse livro por alguns poucos motivos: Primeiro foi que achei as cenas de ação fracas, provavelmente porque estavam sob o ponto de vista da protagonista. Como a autora usou o recurso de alternar o foco narrativo em alguns capítulos da primeira para terceira pessoa, acho que podia ter feito isso também com as cenas mais tensas e não só quando queria focar no Matthew. A meu ver, nas situações de perigo e luta observar apenas as emoções da protagonista tornou as cenas muito limitadas. Um narrador em terceira pessoa nesse caso daria maior dinamismo e uma perspectiva mais interessante.

Segundo, é que por não saber que estava me metendo novamente numa história ainda sem final, passei boa parte do livro ‘encucada’ sobre porque a trama não ‘fechava’ em nenhum ponto com o passar das páginas. Foi só depois de La Pierre (quando me dei conta de que tinha mais perguntas do que respostas) é que concluí que o livro provavelmente teria uma continuação.

Mas depois que ficou claro o que está prestes a acontecer com o mundo da magia, com a Congregação e com os poderes de Diana, o livro ganhou um novo fôlego para mim.

Só acho que para leitores mais afoitos (como eu) o livro pode parecer cansativo em algumas passagens por causa da grande quantidade de referências sobre documentos e fatos históricos. Confesso que me perdia de vez em quando... Li uma entrevista em que a autora explica que essas referências e os debates entre Diana e Matthew são porque ela queria criar um ponto forte de afinidade entre eles. E deu certo, afinal, ela é uma historiadora e ele a própria história viva! Foi muito legal também a autora sugerir uma bibliografia no final do livro para quem quiser se aprofundar em alguns temas mencionados.

Sério, eu poderia falar horas sobre esse livro, mas resumindo: na minha opinião a série tem potencial. A proposta é boa, os personagens são ótimos (cada um com um sua história, sua importância e sua complexidade em maior ou menor grau conforme a narrativa pede), e esse primeiro livro enche a cabeça da gente de perguntas e conjecturas. Além de abordar de uma forma que pretende ser descontraída a trinca ‘história, ciência e magia’.

Por fim, recomendo muito a leitura a todos que gostam desse universo de magia, bruxos, e vampiros. E com certeza quando a continuação for lançada, estarei me controlando para não roer as unhas esperando meu exemplar chegar em casa.
MILA 15/10/2011minha estante
Eu realmente nao sabia que este livro teria continuação, estou na pagina 180 e estou adorando.... Porém deve demorar para a continuacao sair no brasil, como sempre, e isso me chateia muito!!!

Fran 17/10/2011minha estante
Verdade, Mila!! E se levarmos em conta que a continuação (Sombra da Noite) ainda tem apenas uma previsão de ser lançada no verão de 2012 lá fora, imagina o quanto vai demorar para chegar aqui?? Péssimo isso! rsrsrs

Teomar 09/12/2011minha estante
Olha Fran,
Você realmente descreveu como me senti com esse livro. Fantástico. Também comprei pela capa e porque adoro livros de magia, romance e ação. Também sem pesquisa alguma, só me toquei que era uma trilogia quando os planos de busca pelo ensino da magia em outro "tempo" estavam sendo traçados e vi que faltavam muitas explicações e poucas páginas para o final. Quase enlouqueci quando fui para net e vi que era uma trilogia e que será lançado em 2012. Enfim quando chegar por aqui vou ter que reler o 1. Fora isso, também achei que existem partes entediantes, justamente pela riqueza de detalhes históricos. Confesso que me perdi várias vezes e tive que retornar, mas agora lendo sua resenha percebi que a intenção da autora tem lógica. Apaixonei-me pelo Clã Clermont, quem não quer um vampiro destes na vida...risos. Enfim recomendo a leitura.

Alannys 22/06/2021minha estante
muito bom!

Maria5720 08/11/2022minha estante
Vamos ser amigos pensei que só eu gostava dessa trilogia

Debora.Vieira 25/05/2024minha estante
Estou em 4% do livro. Maratonei a série na Globo play em 1 semana e estava tão triste por sair desse universo que resolvi ler os livros!

Bruna Costenaro 12/07/2011minha estante
É uma trilogia, vem mais dois por ai ^^