As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles




Resenhas - As Meninas


523 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


rafaelle6 24/07/2023

Bom
Me perguntando como esse livro passou pela revisão do governo da época, pois aborda tantos temas que teriam sido vistos como revolta. Teria sido censurado na certa. livro rico em títulos como feminismo, abuso de drogas e política de oposição a atual da época. No livro acompanhamos a vida de três amigas, ambas completamente diferentes em todos os ramos da vida.

Os capítulos alternam sem avisos, ora em uma página uma está narrando e logo outra passa a narrar na mesma página, sem contar que teve momentos em que tivemos um narrador oculto. Por se tratar de um clássico, a leitura é um tanto densa, pode ser um pouco cansativa, para mim ao menos foi isso.

Recomendo pois se trata de um livro nacional brasileiro de um período tão obscuro da história do nosso país.
comentários(0)comente



moreutzz 24/07/2023

As Meninas
Me dá um aperto no coração saber que seja o que for que eu colocar aqui, nunca vai chegar no mínimo do que sinto por esse livro.
Li ele pela primeira vez em 2019. Depois em 2021. E então em 2022 quando decidi iniciar meu Projeto de TCC sobre ele. Até então o título era provisório e nada era muito concreto - eu tinha apenas um livro, um Google docs e um sonho - mas quando esse ano começou e eu precisei me reestruturar e reler ele novamente, soube exatamente como conduzir. Foram noites pensando, grifando, me aprofundando no estilo de escrita de Lygia e na forma como cada uma das três eram representadas, e a cada passo que eu dava, eu me surpreendia ainda mais e me apaixonava ainda mais. Os passos que Lygia dá cada vez mais fundo para compreendermos Lorena, Ana Clara e Lia, construindo em sua volta um cenário social da Ditadura Militar, e denunciando de forma escondida por vezes tabus e situações que aconteciam, é de se admirar.
Não é uma leitura fácil, principalmente quando se trata dos capítulos de Lorena e Ana Clara com os fluxos de pensamento e as muuuuitas metáforas utilizadas por Ana como forma de revelar seus diversos traumas (que são até difíceis de ler), mas é uma leitura que vale a pena para a construção da literatura brasileira e feminista/feminina em seu geral.
E por fim, Lygia consegue fazer uma finalização que embora seja confusa e corrida, consegue ser libertadora de sua maneira.
Sou eternamente grata por esse livro e ele deveria ser mais apreciado, estudado e divulgado!
comentários(0)comente



Cibelle15 23/07/2023

Situações ?cotidianas? contadas de maneira excepcional!
?As Meninas? é um livro que amei ler apesar de ter levado um mês inteiro. Me envolvi com cada uma das personagens mas senti uma afeição ainda maior pela Lorena. Até que? bom, não sei se devo acreditar em qualquer uma das coisas que ela contou e fiquei pensando se o ?namorante? realmente existia. Lia é intensa e sua luta é bonita de se ver. Já a Ana Clara não conquistou o meu amor, seja porque ela sempre estava em outro mundo ou porque era chata mesmo. Vai saber? Lygia Fagundes Telles é incrível e espero ler muitos outros livros dela!
comentários(0)comente



Elani Araújo 13/07/2023

Procure conhecer o contexto da obra
Gostei da história apesar da aparente confusão dos diálogos e narradores. Mas quando pesquisei (pós leitura no site literatamy.com) sobre o contexto. Tudo fez sentido.

A confusão da escrita não é atoa. Vemos três meninas que vivem em época da ditadura no Br e cada uma lida de uma forma com esse contexto e sua realidade.

Achei interessante saber que o livro, que foi lançado em plena ditadura, não foi barrado pelos censores pq a parte que fala da ditadura só acontece lá pela página 50 e provavelmente o cara que leu não entendeu bulhufas do começo, só lei até pg 40 e resolveu só liberar.
comentários(0)comente



Joyce Beatriz 11/07/2023

As vezes parecia eu fazia parte delas...
"A gente tem que amar o próximo como ele é e não como gostaríamos que ele fosse."

Acho que essa frase define muito o que é As Meninas pra mim. Uma história que foi meio lenta pra mim,não porque era chato mas sim por ser tão ESPECIAL,INCRÍVEL e complexo que tive que mastigar as palavras,e digerir pra entender. Principalmente sobre o amor.

Lião, Lorena e Ana me ensinou muito sobre isso na individualidade de cada uma e no conjunto que forma a amizade delas. Todas as três são extremamente diferentes mas se completam de uma forma tão grande que me assusta. Elas vivem e revivem suas dores,traumas e receios quando estão sozinhas. Quando se encontram pra fazer unha,tomar um chá com biscoitos ou só pra ouvir um disco no chão do quarto da Lorena parece que a paz envolve elas,como se a amizade delas fossem o único refúgio que tinham quando enfrentavam os cenários tão complexos que viviam. Obviamente elas tinham suas discordâncias, as vezes nem se suportavam...entretanto o amor que elas tinham pela outra prevalecia sempre e passava por essa barreira moral.
Também gostei tanto como a Lygia abordou as grandezas, as dificuldades e a DOR de sermos mulheres em um mundo que claramente não foi feito para nós e nem muito menos pros nossos desejos. Abordou com a mesma magnitude como é difícil ser diferente do considerado "normal" e como o lado cruel do mundo pode nos tratar tão mal por isso quando tem a oportunidade,como mesmo Lorena diz em um trecho que a anormalidade era ter paz.  Principalmente em uma época tão assustadora que foi uma ditadura militar no Brasil! Ela relatou corajosamente como nunca devemos esquecer esses dias cruéis e de como tantas pessoas sofreram.

Me apaguei demais as três meninas,me vi demais nelas,chorei, fiquei com raiva,angustiada e triste. As vezes parecia que eu fazia parte delas de alguma forma,como se eu fosse elas ou elas fossem eu. Meu coração ficou tomado por elas dias e mais dias quando acabei,não parava de pensar em como tudo acabou.
Não sei explicar... só lendo pra saber!
comentários(0)comente



Fe Casali 28/06/2023

Esse livro é lindo e alem de tudo fala sobre a amizade entre meninas. Por diversas vezes me senti no quarto de Lorena tomando seu chá. E sim, tu vai chorar lendo a historia de Ana Clara mais conhecida como Ana Turva, vai chorar com o sentimento de solidão de Lorena e tambem vai chorar com a luta de Lião.
No começo é um pouco dificil a leitura e precisei voltar por diversas vezes para saber de quem era o dialogo, mas depois o texto flui e literalmente "comi" o livro em dias. Lindo, delicado e denso ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



Lily 22/06/2023

Leitura escolar
Mais um dos livros que só li por conta da escola, porém esse livro me surpreendeu de uma maneira positiva. Apesar da linguagem usada nele ser diferente do que estou acostumada, foi uma leitura prazerosa. O plot do livro é inesperado e um pouco irritante, mas nem tudo é perfeito.
comentários(0)comente



paristexas 17/06/2023

Lorena. Loreninha. Lena. Lorena Vaz Leme.
Loreninha. Lião. Ana Turva.
Lena. Lorena Vaz Leme.
Rosa. Lia de Melo Schultz.
Ana Deprimente. Ana Clara Conceição.
três meninas solitárias, apaixonadas e sonhadoras. tristes, com três histórias tristes pra contar. deram a sorte de cair nas mãos de Lygia Fagundes Telles, que soube dar voz aos pensamentos delas como ninguém conseguiria ter feito. a narrativa se alterna entre os fluxos de consciência das três, de modo que captura perfeitamente a personalidade de cada uma. Lorena, mais fantasiosa, delicada. Ana Clara, com a mente drogada, perdida. Lia, a mais organizada mentalmente, mas também perturbada. elas têm defeitos, desejos, angústias, sonhos e amarras como qualquer outra pessoa, mas que aqui foram colocados de uma forma que só uma Menina pós-adolescente consegue entender com o coração, além da mente. um livro tão bem construído, com personagens tão reais, que saí dele com a sensação de ter um pouquinho de cada uma dentro e fora de mim.
o mais admirável desse livro é a coragem de Lygia ao falar sobre temas como aborto, homossexualidade, religiosidade, infidelidade, expressão sexual feminina (virginidade, inclusive), vícios e principalmente política, descrevendo uma sessão de tortura em pleno 1973.
comentários(0)comente



Luiz 14/06/2023

Ana Turva até o fim
Dedico o título desta resenha à Ana, uma das 3 meninas do livro de Lygia. Dedico porque ela se descola da narrativa, ao meu ver. Seu estilo de fluxo de consciência atrelado aos entorpecentes, sejam lá quais forem (inclusive podem nem ser drogas) me fazem acreditar que a complexidade dela aumentou de uma forma espetacular. Mas não só de Ana Turva o livro se vende pois a Loreninha aparece para complicar a narrativa. Seu fluxo de pensamento, já mais racional, também é complexo pois se apresenta em um embaralhamento organizado. Vezes imaginativo, vezes real, parece ser mais organizado do que os pensamentos de alguém drogadissimo. Porém, é confuso para qualquer cristão. Suas maneiras de se defender da vida são curiosas. Desde sua mania de limpeza até suas conjecturas mirabolantes sobre relacionamentos. E temos Lião. Não tenho muito a dizer sobre a personagem mais equilibrada do romance pois todas as reflexões são mais interessantes num primeiro contato com a personagem. Tudo o que ela faz no livro me passa a impressão de alguém real, vivo, adulto e ao mesmo tempo irreal, meio morto, infantil. Não quero extrapolar nas descrições, mas recomendo demais este livro que, sem dúvidas, já se tornou um dos melhores livros lidos em toda a minha vida!
comentários(0)comente



Marcelinha 11/06/2023

Ultimo livro de vestibular????
As meninas foi uma surpresa! Comecei odiando e terminando adorando! Lygia Fagundes fez um trabalho fenomenal com as tres protagonistas e a maneira na qual escreveu esse livro, misturando fatos com fluxo de consciência o tempo todo
É incrível o quanto a narrativa que era mega confusa fica mais fácil de entender com o passar das paginas!
Lorena, Lião e Aninha tres protagonistas completamente diferentes e que fogem ate da nossa realidade atual mas que são MUITO bem construídas e bem desenvolvidas
Os capítulos da Ana me deixavam ate angustiada porque como ela e drogada e tem MUITO fluxo de consciência poucas coisas ali faziam sentido! Mas eu amava ler seus capítulos e infelizmente seu final me deixou decepcionada, ela não merecia esse final
Os capítulos da Lorena me irritavam e foi por isso que achei o livro muitas vezes repetitido, a relacao dela com sexo e com M.N tem hora que se torna cansativa de tão monotona! Achei a personagem chata e mimizenta
Lia, queria ter conhecido mais você, queria que você tivesse mais capitulos, entender mais do Miguel da luta pelas mulheres do sonho de ir a Argelia.. seus poucos capitulos fizeram com o que o livro conectasse com seu contexto histórico de uma maneira bem inteligente mas faltou mais coisa, faltou mais conexões e mais aprofundamento!

As meninas e um bom livro mas assim nunca acho ele um dos pilares da literatura nacional! A escrita da Lygia ou você ama ou odeia, eu comecei odiando e por me acostumar terminei gostando mas hora nenhuma digo que amei o livro
comentários(0)comente



Ana Paula 08/06/2023

Narrado em fluxos de consciência, com aquele viés de suspense psicológico que tanto amo na escrita de Lygia Fagundes Telles. Tudo o que sabemos do que se passa na história, particular e coletiva, é através da perspectiva das três meninas, cada uma delas com características tão bem delineadas. O livro começa de forma muito inofensiva, o que deve ter ajudado a passar pela censura do AI-5, pois provavelmente não foi lido até o fim, mas trata de assuntos muito sensíveis e atuais. Logo percebemos que há muito mais acontecendo do que possa parecer na superfície.
comentários(0)comente



Isabela.Celes 05/06/2023

As meninas
Lendo esse livro p fazer um vest, mas gostei. a literatura clássica do Brasil exige muita atenção para ler e ser compreendida em todos os detalhes, um livro bom e mesmo lendo ?por obrigação? tinha gora que a história estava tão interessante que não dava p para de ler, gostei bastante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thainá 31/05/2023

Amamos mulheres mentalmente instáveis
Li esse livro durante todo o mês de maio, comecei dia 1 e terminei na noite do dia 31. Muita correria, tava lutando pra não ter uma ressaca literária e no início não me sentia muito conectada com a história.
Não sei dizer quando eu comecei a gostar, quando fiquei encantada e apaixonadas pelas meninas, mas em um certo momento queria mais, mas queria ir devagar, quando dei por mim já estava me afogando na complexidade da história e das personagens. Me identifiquei com as três em vários momentos, e acho que muitas outras também irão, mas acho que não preciso expor isso aqui.
Eu senti vontade de reler esse livro antes mesmo de terminar, e eu sempre vou querer falar muito desse livro mas acho que não tenho palavras suficientes e pensamentos organizados o bastante.
Queria falar sobre essas três eternamente pra todos, cada coisa sobre a personalidade delas, sobre a história e a família, sobre cada detalhe, mas isso tá em todas as sinopses, não preciso botar aqui.
Valeu muito a pena, as obras brasileiras são magníficas e eu sou apaixonada por mulheres complicadas/complexas, o que a Lygia fez nesse livro foi um absurdo, tô sem palavras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



523 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |