Poirot Investiga Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Poirot Investiga

CinMeireles 05/11/2023

Só finalizei esse porque estou em uma jornada para ler todos os livros da Agatha. Os contos são bem simplórios e abaixo do nível usual da autora. Há alguns realmente bons, mas a maioria é fraca, no máximo "ok". Considerando a quantidade de contos do livro (14) e que no máximo uns 3 ou 4 eu classificaria como "vale a pena", não recomendo a leitura, a não ser a título de curiosidade.

site: https://www.instagram.com/reel/CzUz--RLk_j/

Ana 02/11/2023

Estou decepcionada QUE LIVRO RUIM
Adoro os livros da agatha, sou real mt cadelinha dela, mas esse livro n aguentei, mt chato. Nem lembro os últimos capítulos coloquei para tocar como audiobook no automático até eu dormir. Não gosto mt de histórias curtas, pois acho q n da tempo de entrar na trama, entende-la e conhecer os personagens, mas esse livro em específico gostei menos ainda, me fez voltar para minha ressaca, que ODIO

Karyn 15/09/2023

Poirot Investiga
Mas um livro de contos. Esse é o que mais gostei até aqui, mas eu tenho dificuldade de me prender nesses livros. Histórias tão curtas não são para mim.

Viviane358 19/08/2023

"Use suas células cinzentas, mon ami!"
O livro possui 14 contos com as aventuras de Poirot, narrados por Hastings. Os casos desse livro são intrigantes, a todo momento penso que Poirot não vai conseguir desvendar os mistérios.

A Aventura do Estrela do Oriente - ?????
Duas mulheres distintas procuram os serviços de Poirot por temerem o roubo de seus diamantes.

A tragédia de Marsdon Manor - ?????
Poirot é contratado por uma seguradora para investigar a morte suspeita de um senhor que fez um seguro de vida de alta quantia. Poirot deve investigar se a morte foi natural, suicidio ou assassinato.

A aventura do apartamento barato - ??
Essa aventura pra mim foi o conto mais sem graça de todos, a narrativa aborda a espionagem internacional. Ao investigar um apartamento para descobrir porque sua locação é tão barata, a dupla Poirot e Hastings se deparam com uma grande (e chata) conspiração.

O Mistério de Hunter's Lodge - ????
Com Poirot doente e impossibilitado de assumir o caso, Hastings vê a sua chance de brilhar e assume um caso, prometendo que irá relatar tudo por telegramas. Mesmo longe da cena do crime, Poirot leva a melhor sobre seu amigo e descobre o assassino pelos relatórios de Hastings.

O roubo de 1 mi de dólares em títulos do tesouro - ???
Poirot é contratado para investigar o sumiço de títulos do tesouro que estavam em um navio, O Sr. Ridgeway viajava rumo a Nova York para levar os títulos. Mas no último dia de viagem, sua mala extremamente segura some. De longe, é um dos casos mais simples do livro.

A Aventura do Tumba Egípcia - ?????
Uma sucessão de mortes que ocorrem durante a escavação do túmulo do Rei Men-her-Ra são atribuídas a uma maldição. A pedido de uma mãe atormentada, Poirot e
Hastings vão ao Cairo investigar o caso. Foi uma das aventuras que eu mais gostei e desejei que o conto fosse mais longo.

O desaparecimento do Sr. Dovenheim - ?????
Em uma visita a Poirot e Hastings, o inspetor Japp aposta que o belga não consegue solucionar um caso sem sair de casa. Japp se diverte com a prepotência de Poirot, inclusive durante a investigação quando o detetive faz perguntas absurdas a ele. Como sempre, usar as células cinzentas Faz Poirot levar a melhor, desvendando o que ninguém conseguiu.

A aventura do nobre italiano - ????
A aventura conta um caso bem confuso do assassinato de um cliente de um médico amigo de Poirot. Durante a visita a seus vizinhos, o médico recebe uma ligação do conde Foscatini, afirmando que está sendo assassinado. Os três vão para a casa do conde, local do crime, resolver o caso absurdo.

O caso do Testamento Desaparecido - ???
Poirot recebe um pedido incomum da srta Violet Marsh. A jovem ficou órfã aos 14 anos e foi morar com o seu milionário tio Andrew. Ao voltar da Austrália, o velho se opôs fortemente à pretensão acadêmica da sobrinha mudando os termos do testamento que fará parte dessa aventura (a sobrinha era a única herdeira se obedecesse uma certa condição). É uma busca bem diferente de todos os casos de Poirot, uma história simples, que trás um conhecimento para a vida: "Se você não sabe de algo, não inverte bobagens, contrate ou contate quem sabe. Esta é a coisa certa ser feita".

A Dama do Véu - ?????
Poirot diz a seu amigo Hastings que os criminosos da Inglaterra o temem demais, por isso pararam de cometer crimes e isso explica o fato de não ter um bom caso já a algum tempo. Procurando novos crimes nos jornais, ambos se deparam com algo interessante: Hastings descreveu um roubo em uma joalheria, onde o ladrão foi preso no local Mas, a policia só encontrou cópias das verdadeiras jóias com o bandido.

A Caixa de Bombons - ?????
O caso ocorreu no início da carreira policial de Poirot e para a alegria de Hastings, a investigação não tem o desfecho costumeiro. Em uma noite chuvosa, o detetive e seu melhor amigo estão perto da lareira, conversando, Hastings fala sobre a fama de Poirot, que modesto, afasta o elogio A conversa traz um caso antigo do detetive quando ainda morava na Bélgica, em que ele falhou em descobrir o assassino. Incrédulo, Hastings estabeleceu um código entre ele e o seu amigo: Toda vez que Poirot estiver se gabando demais, Hastings dirá "caixa de bombons" para lembrá-lo de seu fracasso.

Rejane 19/08/2023

Diagramação péssima
De todas as versões desse livro a diagramação dessa edição é a pior. Fontes pequenas e recuos de parágrafos inexistentes

Herick 14/08/2023

A primeira coletânea de contos de Christie e, felizmente, é com o detetive belga mais querido do mundo. apesar de serem versões muito mais simples das suas histórias, não falta a essência do estilo que consagrou a rainha do Crime e temos um Poirot que esbanja carisma. impossível não gostar desse carinha cheio de uma humildade invejável.

excelente pedida pra quem está procurando algo pra distrair a cabeça sem precisar pensar demais, já que não envolve a quantidade absurda de reviravoltas que os livros de Agatha normalmente têm.

LaryShelf 12/08/2023

Contos de Poirot
O livro traz 14 pequenos contos sobre investigações de Poirot e Hastings.

De sequestros e assassinatos a roubos de joias, Hastings narra como Poirot e suas famosas células cinzentas sempre descobrem a verdade, não importa quão inteligente seja o vilão. Com sua pouco modéstia e organização impecável, Poirot se supera a cada conto e é bom demais ver tudo pela visão do seu amigo próximo que, como a gente, tenta desvendar os crimes e, muitas vezes, duvida do sucesso de Poirot, mas acaba sempre percebendo no final que o pequeno belga sempre vence!

É impossível enganar Hercule Poirot!

Alessandra.Lemos 10/08/2023

Contos do Poirot
Uma experiência diferente ver Agatha Christie sair da caixinha e escrever pequenos contas com mistérios que o genial Hercule Poirot e seu fiel escudeiro Capitão Hastings vão desvendar!
Eu gostei muito que a maioria dos casos não são assassinatos, mas roubos e sequestros. Inclusive, o meu conto preferido foi O primeiro-ministro sequestrado.

Rosana.Montenegro 29/07/2023

Poirot Investiga
Livro de 14 contos deste detetive imbatível!!
Nele podemos ver toda a perspicácia de Poirot!
Alguns contos se destacam, como "A Aventura do Estrela do Ocidente", "A Aventura da Tumba e Egípcia" e o melhor de todos, "A Caixa de Bombons" único caso de fracasso de Hercule Poirot!

Jaque 28/07/2023

"Caixa de chocolate"
Amei esse livro de contos porque os casos são rápidos. Alguns foram fáceis, outros não... Mas eu acho bem legal ver o desenvolvimento de vários casos juntos.
Amei, especialmente, o último! Hahaha

André Hausmann 17/07/2023

Doses curtas de mistérios
Diferente os outros livros da autora, esse lançado em 1924, possui mais de uma aventura do detetive Poirot. Nessa coletânea existem 14 contos onde o famoso detetive usa de células cinzentas para solucionar diversos mistérios ocasionados pelos mais variados motivos.

Uma curiosidade acerca dessa obra, é que no original ela só continha 11 contos, mas quando ela foi publicada pela primeira vez nos Estados Unidos, foram acrescentados mais três contos que pertenciam a coletânea “Os Primeiros Casos de Poirot” (1974). É essa versão que é publicada no Brasil.

Por serem contos, os casos são mais rápidos de serem resolvidos, mas nem por isso menos envolventes. Claro que em coletâneas sempre existirá uma variação na qualidade dos contos, mas no caso aqui é porque em alguns achei que tudo foi sucinto demais na permitindo ao leitor um aprofundamento melhor na trama. Agatha Christie cria enredos e personagens interessantes, mas que devido ao pouco espaço para a história não pode desenvolver eles tão bem como realiza em seus romances.

O contraponto da dupla Poirot e Hastings aqui está muito bom. Todos que lêem querem ser ou superar a massa cinzenta Poirot, mas quase sempre acabam como Hastings, que sempre se destaca pelo poder do seu coração. Apesar que as vezes ele se torne meio irritante por não reconhecer o método de trabalho do amigo.

Devido o pouco espaço que disponho, não irei analisar cada um deles separadamente, mas destaco “A Tragédia de Marsdon Manor”, “O Roubo da Joias no Grand Metropolitan” e “A Dama do Véu”. Posso ainda falar de “O Mistério de Hunter's Lodge” onde Hastings assume a investigação porque Poirot está doente, e o “A Caixa de Bombons” onde podemos ver um raro erro do detetive.

Synthia 30/06/2023

Um livro de contos mediano e que provavelmente teria achado melhor se já não tivesse lido os três últimos contos em “Poirot investiga” (Que entre os livros de contos de Poirot é o meu favorito).

AAnacruz 04/06/2023

Contos rápidos e divertidos que mostram a genialidade de Hercule Poirot. Podiam ser menos contos e dar mais detalhes de algumas histórias, mas vale muito a leitura.

Alice 29/05/2023

Percebi que contos da Agatha me travam a leitura, um livro rápido e curto demorei horrores! Não é ruim mas esse tipo de gênero na minha opinião não combina com contos, tudo se resolve rápido demais, não dá nem gosto.