Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Kristian.Pacheco 29/03/2023

5 estrelas com louvor
Impressionante como o livro te envolve desde o primeiro capítulo. Arrisco a dizer que ele seja melhor que a primeira trilogia, porque, diferente dela, que é mais voltada para as reações da humanidade em si, esse primeiro livro da ordem cronológica estabelece Hari Saldon como personagem principal da trama, inserindo todos os conceitos possíveis para se apegar a um personagem: ação, aventura, desenvolvimento, romance e um final incrível e totalmente inesperado. Nenhuma apara fica solta, nenhum capítulo é menos importante.
O mais impressionante de tudo isso é o fato de ele ter sido escrito há mais de 70 anos.

Felibalex 24/03/2023

Onde tudo começou
Asimov é corajoso em voltar para a sua obra anos após a sua conclusão e revisitar lugares e pessoas. Entretanto, essa leitura me parece algo mais para preencher uma lacuna do que algo efetivamente orgânico. A leitura continua do mesmo modo, extremamente capaz de te prender, no entanto ele começa a utilizar saídas fáceis e previsíveis para suas estórias.

Pedro 22/03/2023

Hari Seldon
Esse livro parece que é muito longo, ele se arrasta, mas tudo faz sentido no final. É aqueles livros que o final vale cada página virada dessa obra, como todas do Asimov!!!!

Willy.Milane 28/02/2023

Espetacular.
Como explicar Isaac Asimov? Como falar de Prelúdio a Fundação? Sabem como quando alguma coisa te provoca uma empolgação e uma alegria e uma satisfação que não consegue colocar em palavras? Estou assim, exultando mesmo! Me pergunto como um ser humano foi capaz de escrever tão espetacularmente assim e foi só o primeiro livro de sete. Um livro de uma outra época. Curto e simples, mas extremamente inteligente e instigante. São poucas décadas de sua publicação, 1988, e soa tão atual. E os plot twists? Explodiram minha cabeça. Acho que Isaac Asimov deve ser de algum planeta cidade a muitos parsecs distante da na galáxia. Só pode... Maravilhoso. Obrigatório.

arturvaz 21/02/2023

Fácil leitura e que funciona quase como um prólogo do que vira a acontecer na Trilogia Fundação, mano que eu não tenha lido a mesma

Breno.GAmez 02/02/2023

É bom retornar ao mundo de A Fundação. Esse livro, que seria o primeiro em ordem cronológica, explica, de certa forma, o início da ciência mais importante para esse universo: a psico-história. Livro interessante e, como os outros, extremamente bem escrito, mas que não altera a experiência de ter lido A Fundação antes. Talvez, se lidos em ordem cronológica, possa haver um maior aproveitamento dessa história inicial, para que cheguemos ao desenrolar da história principal com conhecimento prévio sobre a psico-história e seu principal defensor.

Haryell 10/01/2023

Excelente
Fundação continua sendo uma das minhas leituras preferidas, é incrível como sutilmente são inseridos situações e contextos que te levam a ver puts, isso daqui serviu de base para o Plano Seldon, por várias vezes Dors e Seldon deixam claro raciocínios que devem ser levados em conta para o desenvolvimento da Psico-história e você consegue perceber sutilmente que o que aconteceu no Plano Seldon na primeira trilogia foi baseado nesse ponto.
A leitura continua sendo excelente, fluida, muito bem explicada, eu me pego preso nos livros e cada minuto de intervalo que eu tenho eu para pra ler mais.
Enfim, estou ansioso para saber mais sobre a origem do plano agora.

edisik 09/01/2023

Quando li a trilogia fundação imaginei que estaria satisfeito, como estava enganado. Tanto os livros após e antes da trilogia são incríveis.

Renan Feitoza 26/11/2022

O futuro da psico-história ?
E cá está num prequel da história de Haril Sheldon onde o vemos na sua caminhada para desenvolver a psico-história, tendo recebido a informação que o Império está em decadência e logo irá ruir.

Foi uma leitura interessante com uma reviravolta que eu já tinha pegado, mas que não tirou todo o impacto na hora da sua revelação.

iara.bizerra 08/10/2022

Bonzão, uma grande de uma propaganda comunista e uma ruiva gostosa mto bom me prendeu do início ao fim, agr falta ler os outros ?