Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Emerson 24/05/2021

Conexão com a Saga dos Robôs
O principal personagem deste livro, em minha opinião, é Trantor. Somos apresentados aos lugares mais exóticos desse planeta que é a sede do Império Galáctico, enquanto Hari Seldon tenta desenvolver a Psico-história que será aplicada com tudo na trilogia clássica da Fundação.

Serviu ao seu propósito e é recomendado para fãs de ficção científica, principalmente, os da Fundação.

Recomendo que leiam a Saga dos Robôs antes. Não é obrigatório, mas vai fazer a leitura deste livro muito mais prazerosa.

samuellima06 14/04/2021

O início da psico-história
O livro conta o início da história de Hari Seldon e como foi motivado a desenvolver a psico-história. Por ter sido escrito após a "uniao" das séries Robôs, Império e Fundação, traz elementos que fazem papel de amálgama destas obras.

Começa meio lento, mas depois engrena bem. Vale a leitura.

Gabriel 05/03/2021

Asimov é inacreditável
Asimov conseguiu de maneira esplêndida amarrar a trilogia original da Fundação com sua origens e histórias posteriores.

Esta obra, como todas as outras, é uma trama maravilhosa do início da carreira de Hari Seldon como o primeiro psico-historiador. E, como não pode faltar nas obras de Asimov, um toró de mindblows ao longo da história.

Absolutamente maravilhoso. A trilogia original da Fundação e os apêndices de origem e ascensão, que eu sugiro serem lidos depois, são um prato cheio para qualquer um que gosta de aventura montada em ciências, tecnologia e dilemas sociais. Mostram toda a genialidade de Isaac Asimov.

Thata 03/03/2021

Seguindo a ordem cronológica e não por publicação, por isso Prelúdio a Fundação é o primeiro livro a ser lido.

Aqui conhecemos Hari Seldon o criador da psico-história, uma ciencia capaz de prever o futuro atravez de calculos matematicos e pela história de uma sociedade ou evento.

Porem como toda ciência inicial, ela é inexata, ou seja, algo previsto pela Psico-história pode ocorrer ou não ocorrer.

Hari Seldon foi apresentar sua teoria em uma congresso em Trantor, capital do Império e sua ciência foi parar nos ouvidos do Imperador.

Falando assim parece aquele livro difícil de entender, sci-fi hard, mas por incrivel que pareça não. A leitura é rapida, fluida e muito interessante. Você não consegue desgrudar do livro até finalizar.

Além disso Asimov aborda questões como: igualdade de gênero, social, xenófobia, racismo, uma certa critica a industria alimenticia, fanatismo religioso ou a crenças, controle do governo sobre as massas... esses foram os que notei!

Abelhuda 28/02/2021

O início de uma saga.
Vim percorrendo a jornada do Bom Doutor e cheguei, simplesmente maravilhada com o início desse clássico que inspirou tantas obras de ficção científica.

Will 15/11/2020

Fundação e filosofia
Muito além de robôs e opera space, Asimov era um gênio do Psico social. Além de aprofundar no ritmo de suas linhas, ele tem um dom natural de trazer os aspectos sociais e filosóficos em cada obra. Não é diferente aqui. Só neste volume nos deparamos com lutas de classe, respeito de gênero, multi cultura e diversas outras reflexões. O enredo do livro traz um show a parte, e não deixa de ser tão incrível quanto suas ideias trazidas. Leiam Asimov!

Luiz.Machado 29/10/2020

Em Prelúdio á Fundação, voltamos a ver de novo a psico-história é suas origens, além de sabermos mais da vida do Hari Seldon.

Inn Moura 14/09/2020

Prepare-se
Começar a ler Fundação pelo primeiro livro da trilogia pode parecer ao leitor que a Psico-história tenha se desenvolvido de forma simples e natural para Hari Seldon, por isso aconselho a começar pelo começo, que é este livro. Nele, podemos ver o embrião da Psico-história se desenvolvendo enquanto Seldon foge das mãos inescrupulosas do Império. O quanto ele teve que se sacrificar para não só aprender sobre História (e como foi difícil pesquisa-la devido à degradação do tempo) como para formular suas ideias que seriam a fundação desse novo mundo. As presenças de Chetter Hummin (que são muito desconfiaveis, uma vez que este homem sempre parece ser extremamente notável em suas relações interpessoais) e de Dors Venabilli (como eu fiquei feliz quando ela decide acompanhar Seldon em sua jornada) são um charme à parte nessa História complexa e intrincada, cheia de filosofias morais e conhecimentos científicos. Não vou mentir que consegui entender tudo que foi explicado no livro, não entendi, porém, o livro é uma aula de como a generalização histórica e Psico-social pode ajudar a compreender a sociedade como um todo e prever suas ações a partir dali. O livro se passa num período de cerca de 3 meses durante a grande fuga de Seldon e é um privilégio acompanhar o nascimento da Psico-história como ela é bem trabalhada no livro Fundação, podemos nos aprofundar em Trantor e seus setores e sobre o homem simples e genial que é Hari Seldon, que começa o livro sem acreditar absolutamente que sua ciência não serve pra nada (e é engraçado envolver-se tanto na narrativa que o próprio leitor passa a acreditar nisso também, que a Psico-história não tem utilidade prática). Prepare-se pra ficar maravilhado não só com as paisagens de Trantor, que pode muito bem se assemelhar com o nosso planeta daqui a vários milênios, rodeada por uma cúpula por causa da insustentável sobrevida em sua superfície, com a vida simples e rica de Mycogen, que se assemelha muito não só em obras ficcionais (como a Nova Atenas do livro O Fim da Infância de Arthur C. Clarke) como tb em nossa realidade no caso de comunidades fechadas e extremamente religiosas como o povo Amish, com a dureza da vida pobre em Dahl e como se forma uma célula embrionária de revolução civil e com a mesquinharia e ganância de velhas tradições em Wye. Com a predição de vários objetos tecnológicos que Asimov fez, como por exemplo um modelo de cartão micro SD, o Kindle, as comidas microbióticas, trens a jato, drones, etc, mas vc tb vai se maravilhar com o tanto que vc vai aprender sobre a nossa própria história, a história da nossa humanidade nesse livro. O final é surpreendente, envolvente, literalmente de explodir cabeças. Não se enganem pelo começo lento e por certas conveniências porque tudo é explicado e amarrado de forma perfeita, coisa que somente um gênio como Asimov poderia ter feito.

Absmiliard 21/08/2020

Início da Saga fundação
Não te prende tanto quanto a trilogia fundação. Mas é um livro indispensável para quem é fã do bom doutor

Diego 10/08/2020

Cada vez que leio um novo livro de Asimov viro mais fã dele. Belas obras magistralmente conectadas, que deixam aquele gostinho de quero mais no final. Além do imenso universo criado, ou diria galáxia?, tem aquela crítica polícia e social.

Nícolas 29/06/2020

De volta nos trilhos
Depois de desviar do foco no último livro "Fundação e Terra" (ou deveria ser "Gaia e Terra"?) Asimov voltou nos trilhos da psico-história.

Nele acompanhamos o lendário Hari Seldon ainda em sua juventude quando começou a desenvolver sua matemática que mudaria o rumo da galáxia.

O livro teve algumas partes maçantes e outras com bastante ação. Alguns diálogos são um pouco repetitivos mas o livro eventualmente embala.

Achei a revelação final previsível, deu para perceber logo no começo do que se tratava, mas ainda assim resolveu algumas pontas soltas deixadas no último.

Agora é respirar fundo e mergulhar no último livro dessa séria lendária da ficção científica.
Inn Moura 14/09/2020minha estante
Mas esse é um prequel, então teoricamente não vem depois de Fundação e Terra e sim antes. É o primeiro dos 7 livros.

Nícolas 14/09/2020minha estante
É que eu me decepcionei um pouco com Fundação e Terra por ele ter meio que esquecido da fundação e do plano Seldon e quando eu fui ler esse livro, que foi escrito logo depois de Fundação e Terra, eu estava um pouco com medo se ele iria recuperar o foco e fazer uma prequel que encaixasse em tudo. No fim eu fui surpreendido positivamente.

Erica 20/05/2020

Ok, o livro é um pouco arrastado às vezes. E repetitivo em algumas explicações. os arcos de Mycogen e da universidade são um pouco frustrantes. As perguntas vão surgindo e algumas questões parecem até falha no roteiro. A psico-historia parece impossível. Mas nada, NADA está lá por acaso.

O sentimento de frustração, de impossibilidade, de estar andando em círculos, tateando no escuro, de dúvida, é tudo Asimov entrando na sua mente. A resolução dos mistérios (que atiçam a curiosidade do leitor) nos dá aquela sensação maravilhosa de satisfação quando tudo se encaixa em reviravoltas de tirar o fôlego.

Como historiadora, é muito bacana ver a ficção científica imaginando instrumentos futurísticos com a minha ciência favorita. É claro, a psico-historia é refutável, mas qual seria a graça? É algo delicioso de se imaginar.

Estou lendo na ordem cronológica, então esse é o primeiro livro da Fundação que estou lendo. De Asimov eu conhecia apenas um conto sobre sonhos de robôs que li em uma coletânea. Estou muito feliz em conhecê-lo melhor e animada pra ler o restante.
Urias 20/05/2020minha estante
Amadah! Fiquei curioso... me indicaria agora ou espero mais leituras suas (um das que estão na ordem) para me iniciar?

Erica 20/05/2020minha estante
Olha, a experiência é ótima, mas esse livro vai te puxar pros outros da série. Se vc quiser esperar eu chegar na trilogia original vou poder dizer de vale a pena ler nessa ordem ou se é melhor ler pela ordem de lançamento.

Urias 20/05/2020minha estante
Beleza, será desta última forma. Vou aguardar e colocar em projeto para ter oportunidade de aproveitar mais de um.hahajah

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Esse é o que tem 2000 páginas ou é o primeiro da série? Cada vez mais tu tá me puxando pra Azimov.
Dele eu já li um livro MARAVILHOSO de conto. PERFEITO pra explicar a diferença entre ficção científica e fantasia: em uns contos Azazel é um demoninho pirracento e mágico; em outros ele é mais um alienígena vigarista. Muito bem humorado e bem significativo. Na vdd falta uns contos pra eu ler ainda, por isso não pus nos livros lidos

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Asimov** errei o nome dele hahshs
E o nome do livro que citei é Azazel* msm

Matheus.Andrade 21/05/2020minha estante
Depois dessa resenha eu já to inclinado a ler Asimov tipo agora

Erica 21/05/2020minha estante
Qual é o nome do livro?

As 2000 páginas são a série completa. O primeiro livro são uns 20%, ainda falta bastante hahaha

Erica 21/05/2020minha estante
Leiaaa vamos comentar. Gostei mais dele que de K. Dick

Café 06/05/2020

Excelente
Mais uma vez Asimov consegue ser genial. Com uma história que flui e prende do começo ao fim. Citações de forma indireta dos outros livros da série. Asimov é genial.
Viviane @litenatura 06/05/2020minha estante
Vou copiar quando eu ler um livro dele. Hehe

Café 07/05/2020minha estante
Não pode. Use sua criatividade

Viviane @litenatura 07/05/2020minha estante
Haha

Henrique Moutinho 22/04/2020

Genial
Estou lendo a série em ordem cronológica de acontecimentos, portanto esse é o primeiro. Ninguém sabe discutir assuntos filosóficos e tecnológicos em um livro como Asimov. Poderia ter sido discutido em um livro acadêmico, mas a forma como é colocado é tão fluido e dinâmico que te envolve e parece não passar do desenvolvimento de ideias de personagens. Asimov trás assuntos complexos e questionamentos de forma muito natural, além de uma trama que atiça a curiosidade do inicio ao final do livro.