Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Henrique 25/07/2022

Me pegou totalmente desprevenido
Livro fantastico do Asimov como sempre. Neste livro conhecemos o jovem Hari Seldon em sua "jornada" em busca de tornar praticável a psico-historia. Acredito ser o melhor do Asimov que li até o momento, QUE PLOT, conectou todo o universo e me instigou a continuar a serie dos robôs mais ainda. Perfeito.

Gabriel.Maia 13/07/2022

Depois de Asimov acertar a mão em um romance eu não duvido de mais nada nesse mundo...
Prelúdio à fundação conta a história de Hari Seldon nos anos que antecederam a criação da tão famosa psico-história, uma ciência que tem o potencial de "prever o futuro" por meio de estatísticas e comportamento de massas, e narra as dificuldades que Seldon teve para tornar a psico-história uma ciência possível e viável, visitando algumas áreas do planeta Trantor, a capital do império, enquanto é caçado pelo imperador na tentativa de usar a psico-história como ferramenta política.
Esse livro faz parte da saga Fundação (7 livros no total) e foi lançado após a trilogia original (Fundação, Fundação e império e Segunda fundação), com os acontecimentos narrados se passando antes do primeiro livro da trilogia original, o que nos dá uma ótima noção de como Seldon, que é uma figura quase mitológica para quem leu apenas a trilogia, criou as bases da psico-história, uma ciência tão complexa e tão importante nesse universo.
Esse livro também é o responsável por fazer a ligação definitiva entre a saga dos robôs e a fundação, e enche os olhos do leitor a cada referência à Terra, ao planeta Aurora ou aos robôs presentes na obra irmã. Por esse motivo eu recomendo que antes de ler esse livro você leia a saga dos robôs (Cavernas de aço, O sol desvelado, Os robôs da alvorada e Os robôs e o império), pois além de ser uma saga fantástica e muito fácil de ler se você já gosta de Asimov, ela vai te dar o contexto de como era o mundo antes do Império Galáctico e vai te deixar até arrepiado com todas as referências colocadas com maestria durante o livro.

A ambientação de Trantor é um ponto que eu tinha curiosidade de explorar desde que li o primeiro livro da trilogia original da fundação, e nesse livro o autor nos mostra com detalhes alguns dos 800 setores desse planeta, nos apresentando suas diferentes culturas, ambientações e sociedades, e apesar de Asimov não ser o autor mais descritivo que eu já li na minha vida, nesse livro ele faz um trabalho bem satisfatório na questão de descrição de cenários.
Outro ponto que me impressionou muito nesse livro foi o fato de Asimov acertar em um romance. A relação entre Seldon e Dors é muito boa desde o primeiro contato, com um sempre jogando indiretas pro outro, e isso acaba criando uma vontade no leitor de que os dois fiquem juntos no final. Vivi pra ver Asimov acertar em um romance e estou muito satisfeito.
Os personagens também são um ponto a ser destacado: desde o misterioso e influente Chetter Hummin até o corajoso e esperto Raych, todos os personagens são muito bem construídos e a relação deles com Seldon é muito bem explorada. Dou destaque mais uma vez para Dors Venabili que se tornou minha personagem preferida do autor entre todas que já acompanhei, e não foram poucas.

Enfim, esse é um livro incrível por si só, com uma história fantástica e intrigante e que fica ainda melhor com o contexto da trilogia da fundação e da saga dos robôs, e meu único arrependimento foi ter esperado tanto tempo após acabar a saga dos robôs para começar esse, pois o último livro da saga (Os robôs e o império) é bem chatinho e eu acabei me esquecendo de boa parte dos acontecimentos do final dele, e tive que procurar alguns resumos pra poder recuperar minhas memórias e tirar o máximo de proveito desse livro. É uma história bem diferente da trilogia original da fundação pois foca seus acontecimentos em apenas um período de tempo e em poucos personagens, o que torna nossa afeição por Hari Seldon ainda maior, e nos deixa ansiosos para começar logo o próximo livro e saber mais sobre essa ciência tão incrível. Asimov estava provavelmente em um de seus melhores momentos como escritor quando elaborou essa obra de arte, não errou nos pontos que costumava errar em seus outros livros e não dá ponto sem nó, não deixa nenhum furo nesse roteiro tão incrível e empolgante. Simplesmente leiam!

Gustavo Simas 24/04/2022

Hari Seldon em altas aventuras
O psico-historiador Hari Seldon foi o pontapé para toda a série Fundação. Ele, de fato, como protagonista, não é um personagem tão interessante assim. De toda forma, Isaac Asimov nos narra as origens da ciência que prevê o futuro com matemática; e esta, sim, é a protagonista de Prelúdio à Fundação.

Enquanto nas obras anteriores explorávamos a galáxia, aqui nos mantemos em Trantor, o centro do Império Galáctico, e conhecemos melhor sua pluralidade cultural ao acompanhar as desventuras de Seldon e Dors Venabili (sua companheira) pelos setores do planeta.

A narrativa asimoviana continua fluida, com ação, objetividade e o aspecto aventuresco. É bacana perceber como Isaac ampliou a visão sobre igualdade de gênero, enquanto nos primeiros livros quase não havia personagens femininas de destaque (algo que comentei nas resenhas), aqui temos, inclusive, críticas diretas (embora com uma certa timidez escondida no humor) ao machismo estrutural de sociedades patriarcais.

Neste volume temos revelações que esclarecem melhor o que foi visto nos livros anteriores da série Fundação e gancho para a última obra de Asimov: Origens da Fundação

Deco 03/04/2022

A história da Psico-história
Excelente livro! Asimov conseguiu deixar a saga "Fundação" ainda mais interessante. Talvez por ter sido escrito posteriomente a trilogia original, o autor conseguiu inserir alguns elementos, tanto no cenário (ainda mais tecnológico), quanto nos personagens, que tornaram sua obra ainda mais agradável.

O fato de abordar as culturas dos diversos setores de Trantor com mais detalhes e também explorar melhor o relacionamento entre seus personagens, desenvolvendo seus sentimentos em paralelo a história, tornou toda a narrativa ainda mais atraente.

O final é excelente, e possui várias reviravoltas que completam diversas lacunas dessa incrivel ficção.

Recomendo a todos os amantes de ficção científica.
GiSB 22/02/2023minha estante
Quero muito ler a saga toda. Comprei os 7 livros e os lerei em sequência. Haja fôlego!

João Victor 21/03/2022

Quando acabei a trilogia principal de Fundação tinha como certo pra mim que não iria ler as duas prequels porque não teria a mesma emoção da trilogia original, já que eu saberia o que acontece no final de tudo, graças a Deus não poderia estar mais enganado. Ver como a psico-história ganha forma na mente do Seldon, a decadência do Império, os vários setores e sociedades de Trantor e a ligação com a Série dos Robôs acrescentam muita pra saga e por si só já valem a leitura.

Marafa 04/03/2022

Pode rodar o mundo
Vc nunca vai encontrar alguém que desperte a tua imaginação e faça vc ver tão nitidamente uma cena quando Isaac Asimov.

Diogo 08/02/2022

Boa leitura para conhecer melhor o Hari Seldon, criador da Psico-historia, não gostei tanto da leitura como gostei da trilogia principal, talvez devido a me decepcionar um pouco com o desfecho final da série no livro fundação e Terra( o qual no meu ponto de vista diminuí muito a importância da Psico-historia), o livro possui 512 páginas que na minha opinião poderiam ser reduzidas algumas passagens, fora isso é um livro bom para conhecer o início do desenvolvimento da Psico-historia.

Vininini 07/02/2022

A história da psico-história
Eu realmente não gosto do Hari Seldon como protagonista, de qualquer forma a psico-história é o eixo central da trama.
Os plots são engenhosos (como sempre), mas dessa vez parece que havia dicas demais, não foi nem um pouco difícil decifrar tudo
Betons Liguer 29/07/2022minha estante
Precisei de sete livros dele para decifrar este logo de cara, mas é isso aí ksksks

joaoggur 30/01/2022

Seldom, o maior nerdola de todos os tempos.
Prelúdio a fundação é um livro que, como o seu próprio título diz, se passa antes aos eventos da trilogia da Fundação, livros escritos por Isaac Asimov.

Hari Seldon é um matemático, mas com um diferencial: ele, em suas árduas e complicadas pesquisas, inventara como uma nova tecnologia: a psico história, uma ciência que resumidamente consegue prever o que acontecerá no futuro. Mas, quando ele vai até o planeta de Trantor para apresentar a sua nova tecnologia ao mundo, ele começa a ser perseguido por guardas imperiais comandados pelos terríveis Imperador Cleon e o seu lacaio Eto Demerzel, e com a ajuda de Dors Vinabilli, ele passa todo o livro fugindo dresses perigos.

O livro tem uma história de extremamente interessante. Asimov tem uma mente extremamente inovadora, pois criara conceitos da ficção científica que são usados até hoje.

Mas infelizmente essa trama tem um problema: ela é arrastada. Não que ela não seja interessante, ela só é alongada para um número de páginas extremamente superior com a história em si. Senti inúmeros diálogos e partes que poderiam ser cortados.

Outro fato que foi do meu incômodo, foi (jamais faria a cretinice de escrever o que aconteceu em si aqui nessa resenha) o plot twist do final. Foi extremamente previsível e, até para quem não tinha descoberto, passou tao rápido que simplesmente não sentimos.

Faço o elogio que, mesmo sendo um livro ligeiramente arrastado, ele tem sim uma história de ouro e extremamente interessante.

Para quem deseja iniciar a leitura da Fundação, é uma boa leitura para se iniciar nesse universo antes dos livros em si.

alebep 11/01/2022

O início da aventura de Hari Seldon e a Psico-história
Prelúdio à Fundação é um livro que retrata o início da jornada de Hari Seldon com a psico-história, sua chegada a Trantor e os acontecimentos posteriores. A leitura fluida, a estória é leve, uma aventura interessante que em alguns momentos me lembrou ?The Handmaid?s Tale? e os livros de Dan Brown também, com as aventuras de Robert Langdon. A reviravolta é toda deixada pro final. Gostei do livro, apresenta detalhes de Trantor e sua estrutura social e política antes da queda definitiva do Império, e toda a estória se passa por lá.

Nalaura 05/01/2022

Maravilhoso
Adorei o livro, embora tenha achado o final bem previsível. E houve partes em que achei bem forçadas e meio sem explicação suficiente. Mas, no geral, foi uma ótima leitura. Com toda a certeza irei começar a ler Fundação.

O resenheiro 02/01/2022

E foi assim que tudo começou...
Isaac Asimov, o bom doutor, surpreende mais uma vez com sua originalidade neste sexto livro da série Fundação, ou primeiro, se considerarmos a ordem cronológica. Mas não importa a ordem que se leia. Cada livro parece uma peça de um quebra-cabeça, que só vai ser terminado quando todas estas peças tiverem sido montadas, em resumo, quando todos os livros tiverem sido consumidos. Talvez isso explique por quê é impossível parar de ler sua obra, afinal, quem consegue largar um quebra-cabeça pela metade?

E para quem quiser ter mais prazer ainda nesta jornada literária, recomendo que se leia antes os seus livros da série Robôs. Somente assim será possível compreender a maestria deste célebre autor, que conseguiu amarrar estas duas séries, Fundação e Robôs, de modo tão magnífico e original!

Bom, por quê estou falando tudo isso após a leitura deste livro em específico? Pois aqui é mostrado o início da série Fundação, a parte da vida de Hari Seldon quando este ainda não tinha ideia de que a apresentação de sua teoria sobre psico-história na Convenção Decenal no planeta Trantor, a capital do Império Galáctico, fosse causar tanta repercussão. E com um final surpreendente, Asimov consegue inserir o contexto dos robôs de maneira muito original. Não tem como negar seu merecimento pelo prêmio literário de sua obra!

Janaina.CrisAstomo 01/01/2022

O início da psico-história
Nesse livro Hari Seldon apresenta sua teoria da Psico-História em Trantor, o que atrai a atenção de várias pessoas. Com isso ele conta com a ajuda de Chetter Humming e Dors Venabili para se esconder e se proteger das garras de Seri Cleon, o imperador da galáxia. Nesse tempo escondido ele passa por vários setores de Trantor e aprende sobre os diferentes modos de vida nesse planeta com mais de 40 bilhões de pessoas. Conforme vai aprendendo sobre esses diferentes modos de vida, a sua teoria da psico-história vai ganhando vida.