Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

gabi. 31/12/2021

Livro que cronologicamente é o primeiro da série Fundação, Prelúdios da Fundação é um livro muito divertido e envolvente. Juntamente com Origens da Fundação essa parte da história que antecede a trilogia original é a minha preferida da história, pela maturidade da escrita de Asimov e principalmente pelo papel de destaque a personagens femininas que na trilogia original foram deixadas em segundo plano.

Marcio 29/12/2021

O genesis
Isaac novamente me surpreendeu com a belíssima escrita e montagem dos personagens, fundação é realmente uma obra prima, o jovem Seldon vive uma aventura que nos prende a cada página, um livro de ação e de diálogos ricos , a cada livro sabendo que a psico-história está chegando ao fim junto com seus personagens, irei para o ultimo livro triste com o final dessa saga inesquecível.

04/12/2021

Leitura pós a série
Depois de ter assistido a série Foundation, lançada recentemente pela Apple e baseada na obra de Azimov, me senti intrigado para conhecer mais esse universo, e confesso que, a muito tempo não me sentia tão preso a um livro. Se recomendo? Obviamente!
Vamos para o próximo.

Emerson 20/11/2021

Incrível
Na minha humilde opinião, não chega a ser o melhor livro da saga (ainda prefiro Limites da Fundação), mas é com certeza um dos melhores!

Frenético do começo ao fim, o mestre Azimov aprofunda sobre como a psico-historia surgiu e a saga de Hari Seldon para tentar transformá-la de algo completamente teórico em uma abordagem prática.

Com um misto de aventura e investigação, Azimov conseguiu me prender do início ao fim!

Menezes Torres 26/10/2021

Primeiro livro da saga Fundação que eu leio. Sua história me deixou curioso pra prosseguir na leitura e próximo aos finalmentes, tive a grata surpresa de plot twist bem bolado. Recomendo!

Gabriel.Chiquito 13/10/2021

O Império precisa de uma nova fundação
Primeiro o essencial: para ler esse livro, você precisa ter lido pelo menos os 4 livros da saga dos robôs e, de preferência, também a trilogia da Fundação, senão não vai entender tudo e vai perder a essência dessa obra.

Como livro em si, ele é bom, tem uma história interessante, com cenários muito variados e chamativos, sempre prendendo a atenção do leitor e evitando que a história caia no marasmo. Aqui os problemas do Asimov na escrita são realmente bem escassos.

Já com relação à história como um todo, esse livro é maravilhoso, consegue pegar os acontecimentos importantes do passado e criar uma base sólida para a trilogia da Fundação, que vem cronologicamente mais tarde. Mesmo tomando alguns spoilers, esse livro tem tantas reviravoltas e revelações que é muito difícil prever a história por completo. Ótima leitura pra quem gosta da obra do Asimov.

Diego 09/10/2021

Impressionante
Pode ser uma reação adolescente tardia minha, uma vez que não tive a oportunidade de ler estas obras em uma época mais precoce da minha vida, mas estou achando muito agradável a forma como o autor costurou a série da Fundação com as do Império e principalmente dos Robôs!
Gostei de voltar de ter contato com alguns personagens dos quais estava com saudades!

Joaoitalo18 04/09/2021

O começo?
Sempre ouvi falarem muito bem de Fundação, resolvi começar a ler para me preparar pra o lançamento da série no Apple TV, gostei do livro, questões muito interessantes sobre a sociedade, uma revelação no final que eu já desconfiava hahah
Ansioso para começar o próximo livro ?

Lucy 17/08/2021

Como deixar alguém motivado?
Acabei esse livro e me diverti muito com tudo. Menos com o Seldon, ô cara chato. Desde o início tive ranço por ele. Não é um ranço do tipo "te odeio" mas o do tipo "cara chato, alguém dá uns tapas na cara dele pra ele acordar?!", pois é.
Tenho muitas ressalvas sobre questões diversas que me deram um formigamento com Asimow, mas ele sempre vinha com "estou ciente e quero continuar".
Essa resenha aqui é bem sobre minha experiência de leitura, pois vejam, e não uma análise do livro, da obra e do autor.
Eu, quando leio um livro fico pensando: qual é a tua pegadinha autor/a?
Sempre em diálogo com os objetivos deste ser mitológico para comigo e com a mensagem que a obra é ali no meio.
Eu li a trilogia fundação há mili anos e agora posso dizer que já tinha uma das cenas mais lindas da literatura, além das quatro que eu sempre menciono, na trilogia.
Não cheguei ainda à trilogia, mas lembro da cena e vou ler com tamanho esmero e deleite que só espero não ser o Seldon protagonizando ela. Ahahhaah
É isso, o livro gira em torno de um plot muito irritante, que me faria pegar o querido Asimow para conversar e falar: mas meu benhê.
Não que não tenha valido toda a narrativa e conhecer a tenra lida nos primórdios de cada personagem que eu amei, e portanto, neste e noutros muitos sentidos eu entendo e supero.
Porém, o que mais amo é a intertextualidade. Ler e pegar as referências de outros autores, reconhecer ali da literatura grega e seu oráculo até hoje a série de Westworld (que a segunda temporada faz mais sentido, mesmo que eu ainda tenha um pouco de desgosto), até o MEU XUXU Guia do mochileiro das galáxias é algo que me apraz o tempo todo.
Eu classifiquei como bom devido ao fato de ler hoje, mas é um livro maravilhoso e todos os sentidos e em seu tempo. Vou lá mudar pra 5 estrelas. Ahahhah
LEIA que você vai gostar, mas é como ler Edgar allan Poe, tenha tento e veja que muitas das premissas da ficção científica provém dessas águas.
Delícia de leitura, flúida e nesse sentido, toda amarrada. Li sem compromisso de análise. Então, se vc tem outro ponto de vista, me fala.

bardo 07/08/2021

O terceiro dos livros escritos após a trilogia principal e o primeiro por ordem cronológica a se referir diretamente a Fundação e a psico-história, o que temos aqui é a primeira aparição de Hari Seldon um obscuro matemático com uma ideia imaginativa e muito maior do que julgaria a principio seu autor. Com a característica leveza de sua escrita Asimov nos leva junto com Seldon a pensar diversos paradigmas sociais: religião, sexo, política, etc. A despeito da linguagem simples e das situações não tão complexas as discussões propostas aqui e ali não são nem um pouco simples e vez ou outra o leitor mais atento vai precisar parar a leitura para meditar sobre as implicações propostas. Um ponto que pode incomodar é a impressão de que um personagem é quase que onipotente, entretanto com o decorrer da narrativa tudo fará sentido, inclusive várias pistas que estavam no meio da trama. Vale ainda dizer que algo bastante curioso ao ler sobre as sementes da psico-história é perceber o quanto ela hoje não é exatamente um conceito tão abstrato; não é inconcebível que algo próximo possa de fato ser criado.

Lea Sandiny 10/07/2021

Ao mesmo tempo em que vivo em Trantor e viajo de aerojato com Hari e Dors, eu vivo na terra sem previsões para viajar no espaço. Ao mesmo tempo em que a terra é um lenda e "earth" parece apenas o som de um arroto, ela também é o meu presente. Asimov consegue me deixar confusa sem saber se estou na era intergaláctica milhares de anos a frente tentando descobrir a psicohistória ou se em 2021, esperando a vacina. ????

Thais 26/06/2021

(Me indicaram ler esse como o primeiro da série, pegando a sequência cronológica, mas depois de ter começado fui avisada de que é a pior forma! Então para novos leitores, comecem pela trilogia e depois vão para o Prelúdio!)

Confesso que quase desisti do livro por conta do início. Cheguei até a deixar de lado por uns meses. Mas apesar do começo um pouco maçante, o livro vai evoluindo e se tornando cada vez mais envolvente, com um final que pode ser previsível aos leitores mais atentos.

Edmar.Candeia 10/06/2021

Clássico
Penúltimo livro da da série que leio. Tão bom quanto os outros, muito criativo e apaixonante.

Alessandro 29/05/2021

Um bom livro
Uma história dinâmica com um final marcante... abrindo horizontes e preparando o terreno para a fundação...