Prelúdio à Fundação

Prelúdio à Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Prelúdio da Fundação

Marcelo.Pedroni 03/08/2023

Mais um título (quase) perfeito da melhor série de ficção
Há muito que Fundação tem sido uma das (senão a) melhores séries de ficção científica que li. E neste volume, Asimov mais uma vez consegue criar uma ambientação rica envolta em uma atmosfera de suspense e intrigas.
A história cresce e ganha ritmo a cada novo capítulo da aventura de Hari Seldon em busca de conhecimento para criar a psico-história, contando com um plot muito muito muito legal nos capítulos finais que me deixaram ansioso por ler o último volume da saga.
É muito interessante ver como o autor consegue aos poucos e com premissas inteligentes, interligar a temática da trilogia original de fundação, com outras obras com a temática de robôs.
A sutileza com que o faz, desde o 4º volume, faz com que o leitor não sinta que é algo "forçado" e sim que realmente faz sentido e tudo parece ser um grande universo expandido na mesma linha temporal (ainda que as histórias sejam separadas por séculos e/ou milênios).
Uma obra quase perfeita, digo quase porque parece em alguns momentos que o autor escreve mais do que gostaria, para atender alguma demanda de contrato ou algo assim, mas de forma alguma chega a ser enfadonho ou cansativo.
Eu devorei o livro e mesmo após acabar ficou o gostinho de quero (muito) mais!

Chelsea.Archer 16/07/2023

Incrível!
Terminei a leitura de Prelúdio à Fundação, do Isaac Asimov, e é simplesmente incrível.
Mais um livro da leitura coletiva concluído com sucesso, e dessa vez acompanhamos a saga de Hari Seldon e Dors Venabili tentando fugir das garras do Império Galáctico.
Seldon é um matemático que durante uma palestra descreve a "criação" da psico-historia: uma série de cálculos matemáticos que poderiam prever ações futuras.
Ele só esqueceu de dizer que os cálculos são puramente teóricos e nunca foram aplicados na prática. Então, diversos segmentos da sociedade Trantoriana começam a querer se apossar desse conhecimento.
O final do livro é INSANOOOOO!
Estou até agora com a mente fervilhando com esse final e ansiosa para começar o próximo livro da LC.
Outra obra de excelente qualidade do bom Doutor...

Marcos774 30/06/2023

Muito bom!
Esse livro funciona como um complemento da saga. É muito bom ver como surgiu a famosa psicohistória, e todas as aventuras que o Seldon precisou enfrentar pra chegar até ela.

Não vou falar mais pra não dá spoiler, mas recomendo que leia esse aqui só depois que já tiver terminado todos os outros, se não estraga a surpresa ?.

Raul.Neto 25/06/2023

Excelente livro.
A leitura é ótima, os personagens são cativantes e o final entrega mais do que promete, o livro tem uma pegada diferente dos outros da saga porém encaixou como uma luva para a história de Hari Seldon durante o desenvolvimento da psicohistória. Excelente leitura. 10/10

Rozana 15/06/2023

Atemporal
Seja a data em que foi escrito ou a data em que se passa a história, há muito que se compreender que, no nosso mundo atual, não estamos em diferentes perspectivas.

Luiz.Goulart 22/05/2023

Run, Seldon. Run !
Após ter lido os 3 livros originais da série Fundação, de Isaac Asimov, faltavam ler os quatro seguintes lançados pelo autor. Confesso que esperava mais, principalmente nos diálogos, que me pareceram um tanto forçados e artificiais, na opção de escolha para os nomes dos personagens que são quase impronunciáveis e no excessivo uso de advérbios.

Aqui continuamos a seguir o matemático Hari Seldon, criador da psico-história e personagem principal da série, mas nesse prelúdio ele ainda não era o tal. O Império Galáctico ocupa 25 milhões de mundos com a capital no planeta Trantor, gigantesca metrópole com civilização avançadíssima e governada pelo inseguro imperador Cleon I que se sente ameaçado pelo jovem matemático. Seldon passa a ter que fugir pois se tornou o homem mais procurado da Galáxia.

Gazolla 14/05/2023

Sci-Fi puro
Isacc Asimov é famoso por suas tramas em futuras sociedades distópicas, nesse contexto é fácil citar "Eu Robô" como um marco da ficção.

A trama é simples em certos aspectos, mas funcional, com ênfase nos pensamentos filosóficos, cenários e todo o universo genial saído da mente do autor. Trantor cria vida como se fosse natural.

Depois de ler este livro, só preciso de um pouco da vibe certa para correr atrás da triologia original, realmente é muito instigante.

Pedro 08/05/2023

Isaac Asimov era um gênio. Ponto. Amo como todas as histórias dele são conectadas. Muito bom revisitar esse universo

Marcelo.Castro 07/05/2023

Uma boa história
Seguindo nos livros que expandem a trilogia original da Fundação, agora exploramos o período pré-fundação, olhando para um trecho da trajetória de um jovem Seldom e as bases de sua nova ciência, que permeará toda a saga da Fundação. Esse livro padece dos mesmos "defeitos" dos dois anteriores (que compreendem o período após o término da trilogia original). A trilogia original, pra mim, é perfeita do jeito que é, mesmo com suas "lacunas" e grandes saltos temporais. Assim, os livros complementares da saga entram preenchendo lacunas, e dando explicações para eventos da saga que particularmente acho desnecessário. Não prejudica a obra, mas também não traz nada de novo, relevante ou revolucionário. Da mesma forma, a retificação/ajuste dos eventos e personagens para abarcar o universo literário de Azimov como um todo também é legal, mas não é imprescindível para se entender e aproveitar a obra em si. Por fim, mais uma vez encontramos críticas sociais ao longo do livro, relevantes, porém tratadas de uma forma um pouco pueril de mais. Igualmente a inserção do fator romance entre os personagens é meio "desajeitado" e igualmente irrelevante para o desenvolvimento da história. Mas, ainda assim, apesar das minhas ressalvas, sigo recomendando a leitura e seguirei para o próximo livro da saga.

Japam Martins 30/04/2023

Apesar de tudo...
Chego nesse livro depois de 3 livros sequidos da série que favoritei, porem voltando pra antes de Fundação e abandonando todos os personagens, ou seja, o livro já tinha muitos contras e motivos pra eu não gostar.
Não tem como mentir e dizer que não fui muito crítico com esse livro,mas também tem muito pra reclamar, já que o livro foi tedioso em algumas partes e parecido com o último livro da saga em outras, principalmente alguns plots... em grande parte os plots foram fracos, a não ser pelas reviravoltas finais.
Os personagens são inegavelmente bons, bem escritos e apaixonantes, e por falar em paixão... sim, Asimov novamente colocou um romance na trama, e em minha opinião um dos melhores que ele já escreveu, todavia foi muito lento e demorou a se concretizar.
Mesmo com todos os defeitos da obra eu gostei, e não me arrependi de estar lendo a saga na ordem de lançamento.

Victor225 17/04/2023

Tão incrível quanto a própria trilogia Fundação!
OMG, eu NUNCA pensei que algo pudesse chegar aos pés da trilogia Fundação, mas SIM, é possível ser tão bom quanto ela e mesmo assim ter uma identidade própria, ser boa por sí mesma e ter plot twists INCRÍVEIS com uma história instigante, bem construída, com diversos temas fantástico e relevantes até hoje e com MUITA aventura (aproveitando o fato do Sheldon ser mais novo nesse livro... E CARA, FINALMENTE UM ROMANCE BOM E BEM CONSTRUÍDO ??. Embora o livro seja bem focado na aventura dos protagonistas em determinados locais de Trantor, ele ainda tem muito espaço para desenvolver a Fundação e vários detalhes que qualquer fã da Trilogia gostaria de saber sobre o passado de Sheldon, as dificuldades que ele passou e como ele chegou a ser aquele velhinho incrívelmente sábio e detentor da psico-história. AFFF, o li já sabendo de um grande plot desse livro, mas ainda assim houve outros que me deixaram de boca aberta, só plot twists galácticos de tão incríveis que são.

Juan 09/04/2023

Esse livro foi pra mim o menos interessante da série fundação até agora. No final fica melhor, mas me parece que Asimov quis nos presentear com uma história do próprio Hari Seldon porém fez uma história meio monótona.