O Natal de Poirot

O Natal de Poirot Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

poetizabia 30/12/2023

Primeira resenha da Agathinha no skoob!
Em ?O Natal de Poirot?, Christie constrói um ambiente familiar que ressalta as particularidades negativas da essência humana, bem como, o instinto e como isto se dá diante daqueles que possuem o próprio sangue.

O caráter de Simeon Lee, nossa vítima, mostra-se como a peça chave - como dito pelo brilhante detetive belga Hercule Poirot - para a resolução deste sangrento e ilógico crime.

Orgulho e rancor é o que pesa nos coração dos integrantes desta família e uma morte absurda para alguém absurdo ressalta isso.

?A única resposta lógica é que foram todos eles; mas como pode?? é o que assombrará o leitor ao longo da trama. E reforço assim: ?será mesmo?? - nas palavras de Poirot: ?qual a verdadeira psicologia do crime??

Reviravolta, personalidades suspeitas e informações falsas é o que está evidente nesta obra de Agatha Christie. E assim, promoverá ao leitor uma experiência um tanto peculiar para o natal.

Portanto, digo que avalio-o com 4 ?? uma vez que, para mim, Agatha tentou criar muitas suspeitas para algo que é quase impensável para o leitor, além de que, após a resolução final, há questões que se puseram como conflitantes com o desfecho.

Gabi 30/12/2023

Leitura super fluida e instigante! O começo sempre é um pouco mais lento quando falamos de Agatha, devido a apresentação dos personagens, mas logo a história se desenvolve de forma rápida e interessante.

LiliGenia 30/12/2023

Outra resenha antiga
Terninei lá encima. Plot mto bem montado. A autora realmente pensou naquilo, programou, deixou pistas e mas não foi óbvio em momento nenhum. É sobre uma família desconcertada um assassinato de alguém odiado e vários suspeitos e possíveis crimes. Só não fecho nas 5 estrelas pois não me apeguei tanto pelo livro, muito porque alguns personagens deixaram a desejar na construção ao ponto de eu não entender a personalidade deles e os limites de suas ações. Acho que ler muito picotado também atrapalhou e não foi a melhor experiência.

Anna2343 30/12/2023

Uma ótima leitura natalina, nunca tinha lido nada da agatha e achei num bom primeiro contato com a autora. Bem interessante a construção da história e o plot foi bem agradável

eunjörd_ 29/12/2023

Intrigas e reviravoltas natalinas
"O Natal de Poirot" é uma narrativa que apresenta a habilidade detalhista e ao mesmo tempo ágil de Agatha em sua escrita que envolve o leitor do começo ao fim. Ao longo das páginas, acreditava que minha experiência em enredos investigativos me conduzia aos suspeitos certos, e de fato, estava certo, mas não da forma que pensei.

Cada personagem apresentava um motivo plausível para o assassinato, entretanto, a profundidade de detalhes gerava confusão a cada página, aumentando minha ansiedade. Levando-me a momentos em que a possibilidade de um crime coletivo se tornou considerável...

Então, o desfecho chegou com uma reviravolta surpreendente. Eu não imaginava. Claro, estranhei o fato de alguém ter ocultado uma pista na sala, mas não desconfiava do motivo... Agatha demonstra genialidade na maneira como Poirot descreve e desvenda cada suspeita. Uma leitura verdadeiramente incrível!

Bia 29/12/2023

Surpreendente, mas superficial
Como todos os livros da Agatha Christie, esse tem um final inimaginável, talvez um dos mais criativos que já li dos livros dela. Porém, todo o desenvolvimento do livro não me agradou, achei muitas partes superficiais e até meio forçadas pra encaixarem no desfecho final

Monick.Markic 29/12/2023

Acertei o assassino
Esse foi o primeiro livro da Ágatha que eu consegui acertar quem era o assassino, logo de cara falei ?é ele?.
Gostei muito da organização da história por dias que antecedem e sucedem o Natal.
Como sempre, a autora entrega todos os motivos e resoluções no final e não deixa nenhuma informação perdida pelo caminho.
Recomendo!

Thaysdss 29/12/2023

Todos os familiares parecem culpados no assassinato natalino na mansão Lee. Livro extremamente instigante e cheio de reviravoltas.

Dani Gazaniga 29/12/2023

O Natal de Poirot
Sendo um dos clássicos da autora mais aclamada do suspense, afirmo aqui que este é o meu primeiro contato com Agatha Christie.

Com sua escrita digna de tamanha admiração, a obra é construída com grande riqueza em detalhes e argumentos sólidos, agraciando ao leitor com bastante curiosidade e interesse.

A obra revela um assassinato acometido na véspera de Natal, na mansão de um senhor milionário e que ao mesmo tempo, é odiado por muitas pessoas.

Acompanhado pelo Coronel Johnson, o detetive Poirot, busca uma resposta para este terrível crime, e percebe que seu trabalho se dificulta cada vez mais, ligando a origem do assassino ao âmbito familiar.
"Então a senhorita tem sangue espanhol, irlandês e inglês, e um toque cigano, também. Quer saber de uma coisa, Mademoiselle? Com uma herança dessas, a senhorita daria uma péssica inimiga."

arthur1249 29/12/2023

Assassinato no Natal
Eu adorei esse livro, ele é muito divertido e segue bem aquela fórmula dos livros da Agatha. É uma leitura muito rápida e fluida, graças a quantidade de páginas e a história que se desenvolve bem rápido

Ele tem 7 capítulos que vão dos dia 22 a 28 de dezembro e dentro de cada capítulo, tem alguns mini-capítulos, que em parte são narrados da perspectiva de cada um dos personagens,porém não na primeira pessoa,mas sim na terceira, que foi necessária para as outras partes da história,e eu achei isso simplesmente genial,porque fez a gente ver o que cada personagem estava vendo,e isso não tava lá a toa,já que foi muito importante pra resolução do mistério

Eu definitivamente não estava esperando pelas reviravoltas do final, e apesar desse ser o meu segundo livro da Agatha (os dois foram do Poirot), a cada história que eu leio com ele eu gosto dele ainda mais. Ele além de ser um personagem MUITO inteligente é carismático pra caramba

Eu só me incomodei com a constante sexualização e o "quase incesto" (quem leu vai entender) com a personagem Pilar

Um livro na minha casa por Ariane 29/12/2023

Terminei esse livro um pouquinho antes da Ceia de Natal, novamente Agatha não decepciona! Amo demais.

Day 29/12/2023

Meu primeiro contato completo com a Agatha Christie, e confesso estar muito satisfeita, ainda mais considerando a época em que foi escrito.
"O Natal de Hércule Poirot" nos traz uma história muito instigante, da qual você simplesmente não quer parar de ler. Nos dá vários suspeitos e nos faz acreditar até nas coisas mais inimagináveis.

Um thriller/suspense muito bem construído, cheio de pequenininhos detalhes que são primordiais para a história, que você chega a pensar que serão "pontas soltas", mas que ficam bem explicadinhas no final, mesmo que não concorde com tudo.

Eu adorei a experiência de leitura, e acho uma boa pedida para começar a ler livros clássicos, e odiar e amar pensonagens da Agatha. O Simeon Lee é super odiável (então amei isso!), e me conectei demais com cada personagem.

Recomendo a leitura!