Il Cimitero di Praga

Il Cimitero di Praga Umberto Eco

Resenhas - O Cemitério de Praga

Heloisa 23/08/2016

"Deixa a vida me levar"
O diário de um senhor que, ao chegar à melhor idade, faz um retrospectiva de toda sua história. Um ótimo passeio pelas ruas da Paris do século XIX e por diversas paisagens da Itália da mesma época. Fascinante para quem gosta da história dos grandes textos da humanidade.

Rafa 02/06/2016

O cemitério de Praga
Primeiro livo que leio do autor Umberto Eco, fico admirado com o seu livro, repleto de fatos históricos muito bem escritos.

O plano de fundo de toda história é na Europa do século XIX, mais especificamente na França, o personagem principal é um tal de Simonini que de certa forma acaba presenciando diversas situações que marcaram o mundo.

Muitas pessoas vão achar o livro um pouco cansativo, pois o autor deixa todos os capítulos bem detalhados, tornando um leitura densa e requisitando uma atenção maior do leitor. O livro é repleto de tramas, corrupção, assassinatos e traições.

Umberto Eco possuí uma crítica bem apurada na história, falando sobre igrejas e outras instituições. Uma viagem no tempo com esse livro, notamos uma obra rica em todos os sentidos, inclusive na gastronomia.

site: http://www.livreando.com.br/2016/05/resenha-o-cemiterio-de-praga.html

Carolina 25/05/2016

O Cemitério de Praga
Livro complicado com muitos personagens. Só uma mente fértil como a de Eco poderia fazer um livro tão complexo.

Lucas1429 14/05/2016

Uma viagem ao século XIX
Umberto Eco escreveu diversos livros de ficção e não-ficção. Seus estudos sobre semiótica são excepcionais e suas ficções, embora recebam algumas críticas negativas, sempre se tornam best-sellers.
Em O Cemitério de Praga, conhecemos Simone Simonini. Um detetive com dupla personalidade, ora pois.
Simonini encontra vestígios de sua outra personalidade e durante a obra dialoga com seu alter ego enquanto viaja por uma Europa tomada pelo caos do século XIX. Itália, França, diversos países não são páreos para as ousadas aventuras do personagem principal, que neste caminho conhece Freud, Garibaldi, o caso Dreyfus, dentre outros grandes personagens da maior ficção que existe: a história.
Ótima leitura.

Dani Moraes 29/11/2015

Intrigas, falsificações, tudo em meio a uma Europa efervescente!
O livro é ambientado no século XIX e mostra as relações de um tal Simonini com eventos históricos importantes. Com muitos personagens históricas e intrincados complôs que orientaram o rumo da história.
Se você quiser saber minha opinião completa clique abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/11/o-cemiterio-de-praga.html

Thiago 14/09/2015

Um pouco confuso, porém, recompensante.
Livro relativamente confuso, pelo menos em alguns trechos, porém, ao longo da história, na minha opinião, começa a ter um entendimento mais fácil. Retrata com clareza o período que se passa, com ricos detalhes em vários aspectos e, dentro disso, destaco um que achei fantástico e que nunca vi ser retratado em outros livros por mim lidos :

Gastronomia !

Sim, este livro menciona diversas vezes aspectos da culinária da época, e, por muitas vezes, praticamente divulga a receita e, seu modo de fazer !
Talvez algumas pessoas enxerguem isso como desnecessário... porém, na minha visão, aborda algo que nem sempre se vê presente em livros de época, sendo um diferencial para quem, assim como eu, gosta de gastronomia, principalmente do passado.

Outro ponto que acho interessante é sobre a temática judaica da época.

Penso que, independente do livro e/ou tema de livro que estamos lendo, precisamos ter a mente aberta e não ter preconceitos ou algo parecido; Principalmente neste livro, pois, ele é um pouco (pra não dizer muito) preconceituoso... mas, como disse, enxergando com uma mente aberta, apenas retrata a época, portanto, mais do que justo tudo que está lá escrito. Confesso que, conforme fui lendo o livro, acabei enxergando os judeus (APENAS NO LIVRO, NUNCA NA VIDA REAL) da mesma forma que o personagem principal, Simonini. Sou uma pessoa que costuma respirar e, muitas vezes, entrar mesmo no universo dos livros que leio (quem não é assim ?), logo, desenvolvi isso conforme fui lendo rsrs. Simonini nutri um certo ódio pelos judeus, e lendo sua história, acabamos "entendendo" os motivos. De novo, acho válido ler com a mente aberta, sem aplicar esses pensamentos a vida real, obviamente.

No geral e, resumindo, acho um livro onde precisamos ter um conhecimento, digamos, um pouco vasto sobre cultura... pois utiliza expressões em outras línguas e termos que não necessariamente conhecemos, proporcionando momentos onde, pelo menos comigo, precisamos recorrer ao Dr. Google para obter a tradução e/ou explanação sobre algo.
Pra mim, ótimo livro. Rico em detalhes de personagens, culturas, gastronomia, geografia e etc. Talvez de início confuso porém, recompensante.

Deixarei o meu trecho favorito do livro,mencionado pelo personagem Rachkovsky.

"Para servir a lei com competência, é preciso tê-la violado"

prof.vinic 10/08/2015

Leitura rápida e tranquila (considerando livros do Umberto Eco, é claro)
Como todos os livros que li do Eco este não é nada fácil de entender, uma segunda relida em alguns trechos é sempre necessário. E nem falo isso apenas por terem trechos em francês, italiano, latim (padrão para o autor) e até em alemão, mas vários conceitos filosóficos são apresentados - nesta hora percebi que ler num e-reader foi uma excelente opção, devido as buscas on-line (rss). Em suma, outro livro padrão Umberto Eco! Gostei bastante do contesto histórico apresentado, praticamente todo o livro é composto por personagens reais do século XIX, isto é, temos um excelente romance histórico apresentado aqui, porém com as características de escrita de Eco. Achei curioso como o tal Cemitério de Praga á apenas um pano de fundo para o enredo, talvez até menos! Mal temos conhecimento do que se trata, o que para mim não atrapalhou em nada no enredo. Acompanhamos a vida do Simonini desde sua infância até a velhice, sempre em volta com conspirações enquanto a história passa a sua volta: Garibaldi, Napoleão III, Nova República Francesa, Guerra Franco-Prussiana, surgimento do Comunismo com Marx e Engels ... guardadas as devidas proporções, em qualidade do texto e abrangência mundial, lembra o livro do Jô Soares 'O Homem que matou Getúlio Vargas'. Ps.: achei de grande coragem do autor, considerando o mundo 'politicamente correto' em que vivemos, escrever um livro que fale tão mal de judeus, as vezes fiquei até incomodado durante a leitura ... mas não sejamos viguistas, o pensamento geral no século XIX era este mesmo!

Nicole 29/05/2015

cemitério de praga
enfadonho demais. A história não se desenvolve. Acabei abandonando a leitura.

Kelly 11/05/2015

Estou sofrendo...
O livro divide opiniões pelo que pude observar. Conconrdo com algumas coisas que li nas resenhas. O texto fica menos pior do meio para o final. Mas achei muito enfadonho. É uma história contada aos poucos, sem linearidade, um texto denso e pesado. Não tem nada de surpreendente. Estou na página 287 sofrendo para terminar. Confesso que tirando a descrição das situações de corrupção, conspirações e a descrição detalhada de algumas situações e fatos, não entendi muita coisa, até agora.

Finalmente terminei. Um dos livros mais cansativos que já li. Acho que estou vivendo uma história de amor e ódio com Humberto Eco, rsrs.

everlod 20/03/2015

Uma tentativa de Forrest Gump século XIX.
Cada vez me convenço mais que Umberto Eco não é um bom escritor de romances. Este livro é muito maçante, só acabei porque não tenho por hábito desistir no meio das leituras. Parece que ele juntou uma miríade de fatos/personagens históricos e quis tornar plausível que todos tenha interagido com seu personagem esquizofrênico, que é tão frágil que mesmo depois de 450 páginas você ainda nem sabe quem ele é. Falta trama, suspense, personagens e sobra muita erudição (duas estrelas), alfinetadas em instituições milenares como a maçonaria e a Igreja. Não se iluda com a capa, que sugere outro tipo de livro. Boa sorte e muita paciência aos que se aventurarem.

Ulisses 01/02/2015

Chato
O livro é muito cansativo, foi um martírio terminá-lo. Algumas partes são interessantes até, mas como um todo a história não flui. O autor é muito inteligente e aparentemente fez grande pesquisa histórica, mas o resultado final é um livro bem chato.
Lara 15/06/2016minha estante
Se tem uma coisa que eu aprendi na vida de bom é: não termine um livro chato. A vida é muito curta pra tanto rs

CGarrido 15/12/2014

Umberto Eco é sem dúvida um grande escritor. Esta foi a minha primeira leitura de um livro dele de romance, pois só havia visto filme sobre seus livros (O Nome da Rosa) e lido um livro sobre metodologia de pesquisa. O livro é denso, diversos personagens e uma cronologia não muito fácil de acompanhar. Seu vocabulário é rebuscado. O livro é ambientado na Europa, Itália e França, principalmente, no final do século XIX. A leitura não é assim tão fluida, as coisas não são tão fáceis de serem compreendidas, mas dá para perceber a segurança da escrita do autor, daqueles que não se perdem em sua estória.

Inlectus 27/11/2014

Magistral.
Livro para se ler com muita sensibilidade e cuidado.
everlod 20/03/2015minha estante
E estoicismo principalmente...