Um crime adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

Carolina 23/03/2023

Excelente!
Minha primeira experiência com a autora e gostei bastante do livro. Confesso que não me surpreendeu muito quem era o assassino, mas é uma narrativa intensa, com muitos detalhes e que prender a leitura. Gostei bastante e ansiosa pela próximos livros dela.

Uma Vida em Cada Livro 08/03/2023

Surpreendente!
Agatha Christie NUNCA decepciona. Fascinante! Surpreendente!!!
Quem iria imaginar esse final? Realmente incrível!
Recomendo muito o livro.

Sandrinha 17/02/2023

Miss Maple em seu último caso
Um crime adormecido, romance policial de Ágatha Christie, publicado em 1976.
O último caso resolvido pela detetive Miss Jane Maple.
Publicado após a morte da escritora, sendo a sua última obra lançada.
Assim como Cai o Pano, esta obra foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e ficou desde então lacrada no cofre de um banco. Convencida de que não mais conseguiria escrever, a autora finalmente autorizou a publicação de ambas.

Ótimo livro! Apesar de ter aparecido pouco, é brilhante a atualização de Miss Jane Maple em seu último caso.
 A trama é incrível, bem desenvolvida e   contagiante. Um crime que aconteceu a dezoito anos e escondido de todos e revisita após visões de Gwenda em sua nova casa, e a certeza que carrega de ter visto uma mulher, que fora assassinada no lugar.
Um dos melhores livros que li dos casos resolvidos por Miss Maple.
A adorável velhinha sempre atenta em tudo que se passa ao seu redor.  O cuidado e a estima que Ágatha  tinha por Jane é  evidente, porque mostra  que apesar da idade, ela continua ativa e perspicaz, auxiliando o casal a descobrir o que realmente aconteceu na casa.  Para isso, a boa velhinha tem que ser bastante ativa e usar todo o seu conhecimento, maturidade e sensibilidade para perceber o quanto as pessoas conseguem disfarçar sentimentos e reações, para se livrar de uma acusação de assassinato. Ainda bem! Que Jane brilhou em sua última aparição. Em "cai o pano'", último caso de Hercule Poirot foi uma história mais elaborada, pois contava a trajetória de vida do detetive. O lugar de seu primeiro caso, foi também o cenário de seu último, mas muito triste.

Gwenda Reed, uma jovem recém-casada, 21 anos. Comprou uma casa antiga na Inglaterra, Onde começaria uma nova vida com seu marido. Contudo, a sensação é de conhecer o lugar e já ter vivido ali, tamanha é familiaridade ao entrar na casa, e ter a visão em um dos cômodos de uma mulher estrangulada, fica muito assustada.
Pensa estar vivendo momentos de loucura e fica descontrolada. Só existe uma pessoa que pode ajudá-la a desvendar o mistério, Miss Maple.
Gostei da resolução do caso e fiquei muito contente, em ter conseguido descobrir quem era o assassino e também em descobrir algumas pistas falsas passadas pelo culpado(pela autora) para confundir as investigações.

Jully 10/02/2023

Finalmente um livro bom de Miss Marple! Meio que mostrou um lado diferente da inteligência e personalidade dela mesmo sendo uma personagem secundária. Ela tava sempre lá pra dar uma empurradinha em Gwenda e Giles na direção certa. E a cereja do bolo: ela que salva o dia hahahaha

SSoaresR 07/01/2023

mais um bom livro da Agatha...
primeiro de 2023, e o que dizer desse livro da Agatha? muito bom, assim como todos os outros que li, mas estranhamente, o desfecho do crime não me surpreendeu muito sksks eu já imaginava quem era o culpado, assim como aconteceu algumas outras vezes. Mas, isso é coisa de quem é fã da Agatha e já leu muitos livros dela, além disso, o desfecho não estraga em nada o quão maravilhoso é ler a trama inteira, ver o caso sendo desvendado e a explicação no final. Enfim, muito bom.

Karol 06/01/2023

Apesar de gostar da leitura, achei a resolução do mistério muito simplista, gostaria de saber qual foi o desfecho das personagens.

Carol 27/12/2022

Primeiro livro de suspense que eu li, e eu amei. Sem querem me gabar, mas eu meio que já suspeitava quem havia matado Helen. O livro me prendeu muito.

lua 24/11/2022

não é o mais empolgante da miss marple
o começo é muito empolgante, mas vai ficando cansativo. adivinhei o assassino de primeira, e olha q eu sou muito ruim nisso kkkkkkkkkkk aliás, achei o final meio ???
e outra: voltar a morar na casa depois de descobrir quem é o assassino? você esta muito doida, gwenda. eu venderia tudo e voltaria pra nova zelândia, Deus me free.

Thiago 02/11/2022

Miss Marple (ainda mais) nos bastidores
Este livro foi escrito na década de 40 planejado para ser a última história de Miss Marple, a velhinha fofoqueira que soluciona assassinatos.
Diferente de Cai o Pano, último caso de Hercule Poirot, este romance não esfrega em nosso rosto que é um desfecho, poderia ser lido em praticamente qualquer ordem sem problema algum.
A história é interessante, mas infelizmente Miss Marple consegue estar ainda menos atuante do que é seu usual - geralmente ela apoia a polícia com seu conhecimento da natureza humana, comentários argutos e traçando paralelos com situações de St. Mary Mead. No entanto, nesta obra, ao auxiliar dois jovens recém casados a desvendarem um crime ocorrido há muito tempo, sua participação é quase nula, limitando-se praticamente a um "eu já sabia" ao final.
Quanto à condução do mistério, eu acabei, o que é muito raro, adivinhando o culpado, o que tirou um pouco a graça do desfecho; e há personagens carismáticos e os suspeitos todos apresentam motivação e aquela característica de ser fácil de torcer contra eles típica de Agatha Christie. Destaco, também, que a ignição do mistério no início do livro é inverossímil ao ponto de ser bizarra. Por ser algo tão inicial e o resto do livro ser muito bom, a experiência não é destruída, mas incomodou até o fim e após.
Resumindo, um livro muito bom sem ser memorável.

Well.Machado 29/09/2022

CHATO DEMAIS! O crime que estava adormecido ou era o livro?
Eu raramente desgosto de algum livro da Agatha, mesmo que alguns tenham histórias bem repetitivas, mas nesse caso eu detestei Um Crime Adormecido, que livro chato pra 🤬 #$%!& ! Todo mundo sempre fala bem desse livro e a expectativa tava bem alta pra ler ele, até mesmo pelo fato da Agatha ter deixado guardado junto com Cai o Pano durante a Segunda Guerra, então eu imaginei que vinha mais uma obra prima por aí. Pois bem, me enganei completamente. Pra mim, um dos piores e mais chatos da Agatha que já li. A história toda é extremamente cansativa e a leitura super arrastada. A identidade do assassino foi uma das mais óbvias possíveis pra mim, claro que isso se deve muito ao fato de eu já ser um leitor ávido da Agatha e conhecer todas as suas artimanhas, mas ainda assim achei muito óbvio, no primeiro momento que o personagem apareceu eu já tive CERTEZA que era ele. Foi muito fácil desvendar todas as pistas deixadas no livro e a burrice do casal protagonista me irritou demais deixando tudo passar despercebido... O fato de ser um cold case deixou tudo ainda mais tediante, a Agatha já se saiu muito bem em cold cases como em Os Cinco Porquinhos e Nêmesis, mas aqui foi pura chatice. Enfim, detestei o livro em todos os aspectos, esperava uma grande "despedida" da Miss Marple mas isso passou bem longe. De todos que já li com ela, esse foi o pior. Não sei se era o crime que estava adormecido ou se era esse livro chato mesmo que estava adormecido! ?