Um crime adormecido

Um crime adormecido Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - Um Crime Adormecido


139 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Fabio Shiva 02/06/2021

Adorável Miss Marple!
Tenho a doce impressão, salvo engano da memória, que essa foi a primeira vez que li “Um Crime Adormecido”! Ô, glória! Sei que ainda devem restar dois ou três livros de Agatha Christie que ainda não li (com a exceção da série publicada sob o pseudônimo de Mary Westmacott, dos quais só li um para conhecer). Contudo não consigo discernir entre os sessenta e tantos títulos de suas histórias policiais esses dois ou três que não li (a maioria já foi lida duas e até três vezes!), por isso o jeito é continuar lendo e relendo... coisa de fã!

E olha que não ter lido justamente “Um Crime Adormecido” era uma lacuna considerável em minha carreira de tiete de Agatha! Pois trata-se de um livro especial: a última aventura da queridíssima Miss Marple! Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, temendo pela própria vida, Agatha Christie quis dar um desfecho digno aos seus dois personagens mais icônicos: Hercule Poirot e Miss Marple. Nessa época ela escreveu “Curtain” (“Cai o Pano”), emocionante epílogo da saga do famoso detetive belga das “pequenas células cinzentas”. E para celebrar Miss Marple, Agatha escreveu “Sleeping Murder” (“Um Crime Adormecido”). Os dois livros ficaram guardados no cofre de um banco durante anos. Em 1974, percebendo que não conseguia mais escrever, Agatha finalmente autorizou a publicação de “Cai o Pano”. E “Um Crime Adormecido” só foi publicado em 1976, após a morte da autora.

É inevitável querer tecer comparações entre os dois livros, ainda mais se tratando de minhas primeiras impressões dessa definitiva aventura de Miss Marple. “Cai o Pano”, como o próprio título sugere, é de fato a última história de Poirot (que já li duas vezes). Já em “Um Crime Adormecido” creio que a intenção de Agatha não foi a de dar um desfecho, mas de eternizar sua arguta e fofinha detetive septuagenária (ou octogenária?). Sob muitos aspectos, essa obra é uma típica história de Miss Marple, com direito a uma descrição exemplar:

“Miss Marple era uma atraente senhora, já idosa, alta e magra, de maçãs do rosto rosadas, olhos azuis, um jeito amável e um pouco meticuloso. Seus olhos azuis tinham sempre um brilho especial.”

Ainda seguindo na comparação, sempre achei os mistérios de Miss Marple mais fáceis de desvendar que os de Poirot. Lembro com especial emoção de “A Testemunha Ocular do Crime”, aventura de Miss Marple que li ainda aos 11 anos (idade em que comecei a ler Agatha Christie, com o impactante “O Caso dos Dez Negrinhos”, que me deixou uma semana sem dormir!) e que foi o primeiro livro de Agatha em que consegui descobrir a identidade do assassino antes da revelação. Lembro que saí pulando pela casa, gritando o nome do culpado aos quatro ventos! Essa é uma das recordações mais queridas de minha intensa e afetiva relação com o mundo dos livros. Talvez por isso eu nunca tenha me atrevido a ler novamente “A Testemunha Ocular do Crime”: quis deixar intacta e pura a vivência de meu coração infantil de leitor!

Voltando a “Um Crime Adormecido”, uma característica muito marcante nas histórias de Agatha é que aqui e ali podemos colher verdadeira pérolas de sabedoria, como é o caso dessa fala de Miss Marple sobre as crianças:

“Acho que as crianças sabem... mais que os adultos. É como os cachorros... eles reconhecem a morte, atiram a cabeça para trás e uivam. Acho que as crianças... reconhecem a morte...”

Assim como esse trecho, especialmente atual nesses tempos de tanta disseminação de mentiras pela Internet:

“Não, retorquiu Miss Marple. Você acreditou no que ele disse. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!”

Ao contrário de tantas tias e tios do Zapzap, Miss Marple não seria jamais uma vítima fácil das Fake News!



site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Valentina351 10/03/2024minha estante
Como que começa a ler ?????? Onde entra pra começa a ler???


Fabio Shiva 11/03/2024minha estante
Oi, Valentina! Não entendi a sua pergunta. O que você deseja ler?


Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Como faz pra ler? Não sei como abrir o livro, me ajuda


Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Onde clica pra começar a leitura???


Fabio Shiva 14/03/2024minha estante
O livro não está disponível aqui para leitura, apenas comentários de quem leu o livro, ok?




Mila.Soraia 30/05/2021

Um mistério que começa com fragmentos de memórias, uma sensação estranha de familiaridade. Lógico que ia render uma ótima história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bruna 28/04/2021

Perfeito
Mais um ótimo livro da Agatha. Pretendo ler todos dessa autora. Simplesmente amei essa história!
"Cubram o seu rosto. Meus olhos se ofuscam. Ela morreu jovem."
comentários(0)comente



moletom8 24/04/2021

O início parece meio macabro, mas é óbvio que no final tudo faz sentido. Mais um livro muito bom de Agatha.
comentários(0)comente



Victoria Espacate 09/04/2021

acho que esse é o que eu descobri o assassino mais rápido ! ainda foi divertido ver a agatha dando dicas ao longo do livro, espero que esse me tire da ressaca
comentários(0)comente



Luanna.Maba 08/04/2021

Que livro!
Minha primeira leitura da autora e fiquei apaixonada por tudo.
Um crime adormecido é aquele tipo de livro que você devora em um dia, aquela curiosidade de saber o que vai acontecer, a imersão em cada detalhe é fascinante e muito importante para trabalhar nossa mentalidade.
Super indico essa leitura.
E mais uma coisa, não dá pra acreditar em ninguém! ?
comentários(0)comente



Librar(y)as 25/03/2021

Como esperado
Desvendar os assassinatos de Agatha Christie são praticamente um exercício mental. Miss Marple, uma velhinha muito das espertas, mas uma vez vem "metendo o dedelho" na vida dos outros e sendo um gênio em seus "conselhos".
Muito bem escrito, um plowt surpreendente (é bem inesperado) e como sempre, ela SERVIU e serviu beeeem.
Maravilhoso, uma leitura rápida e instigante, não dá vontade nenhuma de largar o livro
comentários(0)comente



Luds 08/03/2021

Intrigante
Me diverti muito com esse livro! A cada momento acreditava que o assassino era alguém diferente. Os personagens são interessantes, com suas próprias características, qualidades e defeitos.
comentários(0)comente



dariostradlin 04/03/2021

Bom livro, não mais que isso.
Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li, a história é boa, não tem enrolação e realmente há uma surpresa no final.

Porém, sempre ouvi falar sobre a genialidade de Agatha. Então comecei a ler com uma expectativa muito alta, e acabou não se confirmando. Gostei do livro, mas não fez juz à fama da autora.

Uma questão a ser destacada é quando a edição do livro. A edição que li, se não me engano, foi publicada na década de 80. A forma como se escreve hoje em dia mudou muito e, por isso, a formatação de linhas e parágrafos, assim como o que é narrativa e o que são falas, acaba deixando a leitura confusa.

Entendo que não é culpa da autora, mas tornou-se um ponto negativo.

Recomendo o livro, mas sugiro que procure uma publicação mais atual, acredito que a leitura fluirá melhor assim.

Se você nunca leu nenhum livro dela, eu diria para não ir com muita "sede ao pote", pois você pode ficar com uma sensação de "é só isso?" como eu fiquei.

Se você já leu esse e outros, pode me dizer se os demais títulos são melhores que esse, ou se seguem a mesma linha.
Nathane6 01/05/2021minha estante
Eu gostei de e não sobrou nenhum e o assassinato do Roger Ackroyd...




Mika 27/02/2021

MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSE? Agatha Christie é perfeita e esse livro também é.
comentários(0)comente



Diih 16/02/2021

Ótimo
Muito bom a história prende do início ao fim li em um dia
Pra quem gosta de um suspense e um ótimo livro
comentários(0)comente



Lily 06/02/2021

As aparências enganam
Um livro que te faz questionar se ouve ou não um assassinato!
Um livro que é intuição feminina do início ao sobre a compra da tão sonhada casa de recém casados!
comentários(0)comente



Cka 01/02/2021

Miss marple, eu amei conhecer essa personagem, ela tem uma personalidade incrível, fiquei mais contente ainda quando soube que ela aparece em outras obras. Até hoje nessa industria vital (como diria pica pau), eu ainda não tinha lido nada de Agatha Christie e posso dizer que amei, é uma leitura rápida empolgante mas que necessita de muita atenção para não confundir fatos, me deixou curiosa e acima de tudo e me fez fazer muitas suposições, foi interessante ir descobrindo a vida de Helen junto com o casal, e no fim quando descobri o que de fato aconteceu de fato com ela fique "OIII, PASMA COMO ASSIM?".
Resumindo recomendo muito, e espero que você se empolgue tanto quanto eu nesse livro fantástico.
comentários(0)comente



Tuts 19/01/2021

Um caso muito bom de agatha!
Mais um caso cole case,assim como ?Os elefantes não esquecem? e ?Cinco porquinhos? em que a investigação vai ocorrer muitos anos depois do crime.Gostei muito deste caso,da participação da adorável Miss Marple e da construção do caso em si.Recomendo!
comentários(0)comente



139 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10