O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Celly 21/01/2022

Que livro meus caros
O melhor livro sobre Deuses que já li. Leitura fácil e talvez um pouco enrolada por causa dos nomes dos Deuses, porém o melhor livro.

Samuel Valdevino 03/01/2022

Uma odisseia nos mitos romanos
O livro é excepcionalmente fantástico, ele mostra diversos contos das antigas tradições Greco-Romanas, com Deuses, Heróis, monstros, reis e donzelas, descrevendo minuciosamente cada detalhe delas.
Usando apenas uma palavra, é possível descrever esse livro de forma facílima: Completo.
O livro é completo, com as mais diversas histórias de deuses e mortais, desde as histórias contadas em Roma a até mesmo pequenas pontas da mitologia egípcia, hindu e nórdica, apresentando ao leitor, diversos acontecimentos fantásticos que excitam não só a imaginação, mas também o corpo e a alma inteira.

@rodolfo_lab 31/12/2021

Um livro que eu deveria ter lido antes.
Foi um dos primeiros livros que comprei, deve ter uns 10~ anos que está na minha estante e nunca dei bola pra ele.
É um livro maravilhoso, conta histórias de vários assuntos que eu sempre tive curiosidade e com esse livro tive as respostas.
Eu só não gostei dos nomes dos deuses não serem os que eu estou acostumado a ouvir.

Linne 31/12/2021

Não fluiu...
Basicamente terminei esse livro na raça por que já tem anos eu enrolando a leitura. Tenho ele desde 2014 ( é também me assustei) e comecei a leitura no mesmo ano.

Gosto muito de mitologia e achava que iria gostar da leitura (sqn). Achei a escrita maçante e às vezes um pouco confusa. Por isso resolvi ler capítulo por capítulo já que as histórias são independentes, uma ou outra que vão apresentar a mesma temática. E sim, eu não gosto de abandonar a leitura, porque no final eu posso descobrir uma obra prima ou passar raiva mesmo, mas pelo menos tentei.?

Amei ter referência de poemas de Byron, Milton e outros autores, mas mesmo assim ficou cansativo para mim e eu não tinha prazer em ler. Não foi uma leitura fluida ou que despertasse uma vontade de devorar o livro. E mesmo assim não acho um livro ruim, só não foi uma leitura que  funcionou comigo. Pode ser por momento, por estado de espírito ou por eu ter forçado a leitura.

Se você gosta de história e mitologia, leia esse livro. Ele merece uma chance. Só não espere um Percy Jackson da vida, por que não é.

Gianluca.Rojas 27/12/2021

Livro muito bom, algumas histórias incríveis, como a famosa guerra de Tróia, Orfeu e Eurídice, entre outras. Algumas palavras que usamos hoje em dia que tem a ver com deuses gregos. Tem algumas histórias mais ou menos mas a leitura vale muito.

Gi 25/12/2021

Realmente o livro de ouro da mitologia
O livro é o mais completo sobre mitologia, em minha opinião, fala sobre mitologia grega e romana que são as mais famosas, mas também fala sobre a mitologia hindu, sobre os costumes deles e sobre as castas, que me deixou muito impressionada. Há também a parte da mitologia nórdica que, para mim, não é tão conhecida assim como a hindu e sobre os druidas.
Uma coisa que eu achei bem interessante são os poemas sobre os contos que têm ao longo de todo o livro, poemas de vários autores famosos e imagens das esculturas.

Shay 15/12/2021

Mitos
A maneira que está narrado no livro os mitos antigos é incrível. O livro faz alusão com o real e o fantástico de forma moderada, apresentando poesias e fatos. Ele trás referências de outros livros que, ao final da leitura deste, o leitor pode se dirigir aos citados. Se está procurando saber mais sobre mitologia este é o livro certo!

Sabrina Araújo 10/12/2021

Um verdadeiro almanaque!!!!
Finalmente um livro completo sobre mitologia, não só grega, mas também romana, oriental, egípcia e nórdica. Uma edição de 367 páginas repletas de contos, pinturas datadas entre 1500/1900 e poemas e canções que mais tarde foram escritos usando histórias mitológicas como inspiração.

"Foi assim, quando Alcides vitorioso,
Da venenosa túnica, no corpo,
Os efeitos sentindo, desvairado,
O pinheiros tessálios arrancou
Pelas raízes e, de cume do Etna,
Licas tirou para lançá-lo ao mar. "

Inicialmente, pode parecer uma leitura um pouco confusa, já que o autor optou pela utilização dos nomes dos deuses da mitologia romana para a identificação dos gregos. (Ex: Plutão = Hades) Mas, conforme o avanço dos capítulos, fica mais fácil de lembrar quem é quem.

O livro é basicamente constituído por diversos contos, tanto longos como curtos, enfatizando sobre os deuses menores/maiores e principalmente algumas histórias que - ao menos eu - até então não conhecia e também as diversas criaturas mitológicas. Para quem é apaixonado em mitologia no geral, essa com certeza é a leitura certa.

Rafael.Silveira 09/11/2021

O livro da Mitologia
Excelente livro. O livro fala de diversos personagens mitológicos, com contos sobre cada um, e nos mostra como se criaram as lendas, como isso infere em nossa cultura dos dias passados aos dias atuais. É um livro bem grande, com 655 páginas. Usei a estratégia de ler um conto por dia, o que deixa a leitura mais fácil.

Paulo Henrique 13/10/2021

Resumo da mitologia
Um livro resumo sobre as histórias da mitologia, escrito anos atrás mas que até o momento não deixou de ser referência. Recomendo para quem quer se iniciar nesse mundo muito interessante dos deuses.

Letícia 09/10/2021

Cada capítulo conta uma história da mitologia, de forma bem direta (quase como um livro didático) e sem uma ordem cronológica, ficando um pouco difícil de acompanhar os acontecimentos.
Gostei bastante dos últimos capítulos que trata de outras mitologias sem ser a romana.

Cláudia Cardoso 05/10/2021

Vale a pena ler
Livro curtinho e perfeito para se ter uma visão geral sobre algumas mitologias. Especialmente a mitologia grega com Zeus e os olimpianos.

@bibliotecagrimoria 04/10/2021

Um clássico
Meu livro predileto de mitologias. Traz uma gama de mitos e as referências dos mesmos na literatura clássica.
Uma ótima porta de entrada para o âmbito do conhecimento predominante em toda a cultura ocidental atual.

Filino 29/09/2021

Um ótimo guia para histórias atemporais
Essa obra é preciosa. Em 41 capítulos, apresenta relatos acerca de personagens que povoam nosso imaginário e constituem o pano de fundo da própria cultura ocidental. A mitologia greco-romana é apresentada aqui em histórias curtas, de um modo bastante atraente e instrutivo para qualquer tipo de leitor - do leigo ao acadêmico. Há somente que se tomar cuidado com os nomes dos deuses e dos heróis - a denominação mais corrente é a romana. Há, ainda, textos sobre a própria mitologia em si, além de partes dedicadas à mitologia nórdica, aos Vedas e aos druidas.

Como não poderia deixar de ser, infelizmente, tratando-se de uma obra da Martin Claret que data da primeira década dos anos 2000, os erros de ortografia abundam nessa edição. Tirando isso, vale a pena. Há ainda bonitas ilustrações e fotografias de obras de arte que retratam os personagens imorredouros cujas histórias povoam as páginas desse livro.