A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult

Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã

Priscila Colombelli 21/07/2011

PERFEITO
Esse livro é lindo, DIVINO. É a perfeição em páginas escritas pela Jodi. Essa autora tbm é demais, escreve muito bem.
A história é polêmica, e mesmo terminando o livro é difícil saber de qual lado ficar.

Psychobooks 19/07/2011

Sempre acho difícil escrever sobre um livro que gostei muito, a resenha nunca parece demonstrar o quanto o livro é bom, caso eu não consiga passar isso em palavras, já vou avisar: esse livro é tocante, maravilhoso e você deveria ler.
Jodi escreve primorosamente bem, conseguiu tratar de um assunto polêmico de uma forma leve e por vezes divertida. A narrativa é alternada entre vários personagens, que são muito bem explorados.

Kate foi diagnosticada aos dois anos de idade com um tipo raro e agressivo de leucemia, seu irmão Jesse não é um doador compatível, o médico fala da possibilidade de ter um outro filho geneticamente compatível, Sara e Brian, acham uma ótima solução, poderiam aumentar a família e ainda salvar Kate. E foi assim que Anna foi concebida, ao nascer o sangue de seu cordão umbilical foi colhido para que suas células troncos pudessem salvar a irmã. E isso ajudou por um tempo, até que Kate caiu em remissão e Anna tornou-se uma doadora constante de sua irmã. Mas alguém perguntou se ela queria ser doadora?

Todos ficam chocados quando Anna procura um advogado, Campbell, para entrar com uma ação contra seus pais, emancipação legal por motivos médicos, o que significa que ela terá o poder de decidir sobre quais procedimentos médicos irá passar e se vai ser ou não a doadora do rim que sua irmã tanto precisa.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/07/resenha-guardia-da-minha-irma.html

Quemlefazfilme 11/07/2011

A Guardiã da Minha Irmã por www.quemlefazseufilme.com.br
A Guardiã da Minha Irmã
Título Original : My Sister´s Keeper
Jodi Picoult
Verus Editora

"- E o que fez vocês procurarem um geneticista ?
- Limitações de tempo - eu digo com fraqueza. - Não podíamos ter um filho atrás do outro até que um deles fosse compatível com a Kate. O médico examinou diversos embriões para ver se algum deles seria um doador ideal para ela. De quatro embriões, tivemos a sorte de achar um compatível, e ele foi implantado através de fertilização in vitro.
Nadya lê suas anotações.
- Vocês receberam cartas de pessoas indignadas, não foi ?
Brian assente.
- As pessoas acham que estamos fazendo um bebê sob medida.
- E não estão ? "

Jesse e Kate são os filhos mais velhos de Brian e Sara. A família estava perfeita e feliz. Um menino e uma menina lindos e saudáveis.
Tudo ia bem até que Kate foi diagnosticada com um tipo muito raro de câncer. A doença, o tratamento, a luta pela sobrevivência de Kate de uma forma geral, viram a razão de viver desses pais. Sem perceber eles acabam negligenciando a si mesmos, o filho mais velho e a bebezinha que chega não para completar a família, mas para salvar a vida de Kate.

Brian era um bombeiro apaixonado por astronomia. Ele registrou sua filha caçula com o nome de Andrômeda. Uma princesa oferecida em sacrifício que foi salva por Perseu.
Um final feliz o fez escolher esse nome como um presságio do futuro. E assim, Andrômeda ficou mais conhecida como Anna, a bebê que já nasceu com uma enorme responsabilidade : salvar a vida da sua irmã mais velha.

Anna sente falta de uma história para contar. Os colegas de escola tem várias histórias sobre o nascimento. Um namoro que evoluiu, um pai que queria muito um menino, uma mãe que não queria passar pela vida sem a experiência da maternidade, enfim, histórias que para Anna se resumiam a Kate e um álbum fotográfico que pulava etapas.

Anna doa saúde para Kate desde o cordão umbilical. Depois linfócitos, medula óssea, granulócitos, células-tronco periféricas . A lista cresce e sempre tem algo de Anna que Kate precise.
Os pais não hesitam, mas e Anna ? Alguém perguntou o que ela acha ? Alguém perguntou como ela se sente como doadora involuntária ?

O enredo te deixa literalmente boquiaberto. Um relato dramático de um família completamente desestruturada pela doença que teima em consumir um dos entes queridos.
Alternando a perspectiva dos envolvidos, somos apresentados aos relatos em primeira pessoa dos personagens. Até mesmo o advogado e a curadora tem suas perspectivas relatadas.
E tudo isso, deixa o leitor em completo nocaute. Ver a história de fora é uma coisa. Passar por ela e ver um filho ser completamente devastado pela doença, é outra completamente diferente. Não escolho nenhum lado porque todos tem suas razões e motivos nobres, mas acredito que Jodi Piccoult soube passar a mensagem do livro de forma brilhante.

O livro em uma palavra : devastador

*** Leia resenha completa em:

danilo_barbosa 09/07/2011

Quando doar amor não é mais suficiente...
Sarah sempre pensou que a vida seria generosa com ela. Tinha um marido que a amava e dois filhos lindos... O que poderia dar errado?

Ela descobre isso quando sua filha Kate, de 3 anos, é diagnotiscada com um tipo raro de leucemia. Entre idas e voltas ao hospital e na perspectiva de perder o amor mais precioso da sua vida, ela e o marido resolvem tomar uma solução drástica e urgente: com ajuda médica adequada, Sarah decide ficar grávida novamente. Mas não de uma criança qualquer e sim da doadora perfeita de Kate.

É assim que Anna vem ao mundo, desde pequena sabendo da sua missão de salvar a vida da sua irmã...

Mas tempo não atenua a dor e o medo da morte de Kate.
E o mundo de Sarah desmorona mais uma vez - Sarah, aos treze anos, resolve procurar um advogado e abre um processo contra os seus pais. Ela está cansada de passar a vida sendo furada, machucada, medicada e trancada em casa, sempre vivendo em função da vida da irmã. Agora Anna deve doar um rim para que Kate não morra.

Será que só amar não basta?
Quando será a hora de deixarmos quem amarmos simplesmente ir...

Sempre que achamos que nenhum livro mais é capaz de mexer com nossas emoções e nos surpreender, surge algum título no mercado literário que abala nossa estrutura emocional.

E Jodi Picault me levou do céu ao inferno da dramaticidade com um livro real e humano. A Guardiã da minha irmã (Verus, 448 páginas) é, antes de tudo um livro humano. Ela consegue escrever com uma riqueza de detalhes e sentimentos incomparáveis como uma doença é capaz de destruir uma família. Mas mesmo assim, sempre conseguimos juntar os cacos e seguir em frente. Ou tentamos...

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Juh Sutti 09/07/2011

“A gente não ama uma pessoa porque ela é perfeita, ama apesar de ela não ser.”
Este livro mexeu tanto comigo que confesso que nem sei bem como proceder a resenha. Espero que vocês consigam compreender.
A guardiã da minha irmã é uma drama, e eu chorei, mais do que em todo os livros que já li na minha vida. E amei cada segundo desta leitura.
A narrativa vai alternando com cada personagem. Conseguimos perceber exatamente o conflito interno de cada um. Temos Sara, a mãe, que apesar de todo o sofrimento eu não pude me solidarizar com ela, eu não conseguia aceitar o discurso de que para salvar Kate deveria fazer qualquer coisa, não importante a opinião de mais ninguém. Deixando os outros dois filhos em segundo plano. Eu senti raiva dela em diversos momentos.
Brian é o pai. Um bombeiro dedicado que no íntimo usa sua profissão perigosa e sem rotina para fugir um pouco da realidade, para ficar longe da dor nem que seja só por um momento. Jesse é o irmão mais velho e tem 18 anos, é rebelde e vive se metendo em confusões. Mas ninguém parece enxergá-lo e a cada dia ele se afunda mais.
Além da família, temos a perspectiva de Campbell Alexander, o advogado de Anna. Achei ele de fundamental importância. Sua ex namorada do tempo do colégio, Julia, é a curadora ad-litem do processo. São eles que em meio a tanto sofrimento e dor, dão um toque suave. Apesar de eles também estarem em conflito nem de longe se compara a família Fitzegerald.
Jodi Picoult trata de um assunto tão sério, e triste com uma leveza surpreendente. Ela explica procedimentos de forma simples que é impossível não entender. Você se sente tão envolvido e possivelmente vai se pegar agradecendo a Deus por não ter acontecido isso com sua família. Foi o que eu fiz em boa parte da leitura.
Eu já tinha assistido ao filme (Uma prova de amor com Cameron Diaz), e posso dizer que a adaptação é boa. Porém, ainda assim eu não estava preparada para o final do livro, não tinha a mais pálida ideia do que aconteceria, é muito diferente do filme. Eu terminei a leitura em choque.
São tantos os questionamentos sobre o que realmente é correto, sobre qual o limite entre o certo e errado para salvar um filho. A frase da contracapa é realmente o que eu me perguntava " É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho...mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?".
Eu sinceramente não sei responder.

Super recomendo!

Mais em: http://www.livroseblablabla.com
Janaina.Granado 31/10/2012minha estante
Oiii Juh, senti isso tbm ao ler o livro, chorei mto com o final surpreendente, jamais imaginei q fosse acontecer o q aconteceu, me senti traída, foi difícil aceitar, é um ótimo livro, acho que o melhor que li esse ano, tbm senti raiva da mãe por diversas vezes...

Bjs

naniedias 02/07/2011

A Guardiã da Minha Irmã, de Jodi Picoult
Anna tem 13 anos. E a vida toda ela serviu de doadora para a irmã. Aliás, ela foi geneticamente programada para ser compatível com a irmã.
Aos dois anos de idade, Kate foi diagnosticada com um tipo raro de leucemia. Seus pais decidiram ter outro filho - e para não arriscar, recorreram aos conhecimentos genéticos.
Mas agora Anna não quer mais. Ela simplesmente não quer doar um rim para a irmã. E, por isso, procura um advogado e entra com um processo contra os pais - para poder ser medicamente emancipada de seus pais, ou seja, para que possa se recusar a doar o rim para sua irmã mais velha.

O que eu achei sobre o livro:
Primeiro retire todo o seu casaco de preconceito. Esse mesmo que você tenta fingir que não veste.
Não julgue.
Quem disser que não julgou Anna antes de ler o livro, certamente estará mentindo. Todos julgamos. Todos pensamos em como pode ser errado uma irmã se recusar a salvar a outra. Todos, entretanto, pensamos que nunca faríamos o mesmo.
Leia o livro.
Conheça Anna, Kate (sua irmã mais velha), Jesse (o irmão mais velho problemático), Brian (o pai), Sara (a mãe), Campbell Anderson (o advogado) e Julia (a curado Ad Litem).
Sinta todo o drama dessa família.
E se prepara para chorar, sorrir, concordar, discordar... sentir uma mistura de emoções - uma realidade super tocante!
Jodi Picoult conseguiu me tocar de uma forma inédita. Acho que nunca me envolvi tanto assim com um livro.
Ela constrói seus personagens tão bem, de forma tão profunda e perfeita que eu consegui me identificar com todos os personagens. Cada sentimento perpessou meu coração e me fez refletir, sonhar, chorar, sofrer, me alegrar! E ainda sobrou espaço para um humor implacável em Campbell - jurei que atiraria o livro na parede caso não descobrisse certo detalhe (você vai precisar ler para descobrir se joguei ou não o livro na parede).
Eu poderia escrever infinitamente sobre esse livro. Falar sobre como os sentimentos dos personagens são complexos, conflitantes e realistas. Como eu me apeguei a cada um. Como eu sofri. Como eu ri. Como eu chorei. Poderia falar horas sobre como a escrita de Jodi Picoult é viciante. Poderia ainda explicar que o livro é dividido em dias e que, a cada dia, todos os personagens que eu já citei vão fazendo um rodízio para contar essa história. Eu poderia descrever, por exemplo, a passagem mais tocante do livro - onde Kate se sente super feliz ao constatar que o irmão se esqueceu de sua doença.
"- Ele esqueceu - Kate disse para ninguém e ficou deitada de costas, sorrindo radiante para o sol frio e redondo."
Eu poderia falar tanta coisa. Acho que até poderia escrever um livro sobre esse livro. Ainda assim não conseguiria chegar aos pés dessa história. Realmente é um livro super recomendado! E se tem um livro que irá te surpreender é A Guardiã da Minha Irmã. Leitura mais do que recomendada!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Nana 25/06/2011

Emocionante!!
Este livro tem uma estória profunda que mexe com as nossas emoções. Uma família em conflito devido a concorrência entre os irmãos pela atenção dos pais. Kate que tem leucemia de um tipo raro desde os 02 anos de idade (agora está com 16 anos). Ela ainda está viva graças a sua irmã Anna de 13 anos, que desde o seu nascimento vem submetendo-se a vários procedimentos médicos para salvar a irmã, por ser a doara compatível.
Kate está em fase terminal da doença, precisando da doação urgente de um rim para sobreviver por mais um tempo. Anna não quer mais passar por cirurgias e entra com uma ação na justiça contra os pais para ter controle sobre seu próprio corpo e o poder de decidir se quer continuar sendo doadora ou não. A menina sente que não é vista pelos pais como uma filha, mas sim, apenas como alguém que pode manter kate viva.
Além das duas, tem o irmão Jesse, que é problemático, usa drogas, comete delitos tentando chamar a atenção da família, por sentir-se excluido, já que passou toda sua infância vendo os pais correrem para o hospital o tempo todo com a doença da irmã e ficando sempre em segundo plano.
Eu gostei muito do livro. Apesar de triste e comovente, tem algumas partes leves e até engraçadas com os personagens dos advogados.
O final me deixou chocada! Chorei e imaginei o sofrimento desta família.

Cláudia 13/09/2011minha estante
Eu assisti ao filme, porém com o nome diferente "Uma prova de amor". É de soluçar!!!!! A mãe é a Cameron Diaz, espetacular, depois dessa atuação não a considero apenas uma atriz bonita, mas uma atriz talentosa!