A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Bia 24/09/2021

Eu estou completamente destruída. Espero que eu não tenha uma ressaca literária após essa trilogia que se tornou tudo pra mim. (Eu não sei o que dizer mas como precisa de resenha pra contar como livro lido, é isto?
Lari Lobato 24/09/2021minha estante
Esse livro ??

Thai lendo 24/09/2021minha estante
eu amo esse livro, é um dos meus favs da trilogia e da vida, você pretende já ler o proximo?

@julia_inbookland 26/06/2020

A esperança
Já começo avisando que o livro é muito bom porém não é um final que vai agradar a todos.
O livro vai continuar a história da nossa querida heroína Katniss Everdeen, que no momento está no distrito 13 e se vê obrigada a tornar-se o Tordo da rebelião contra a Capital e o presidente Snow.
Desde o começo a autora soube usar as palavras para descrever os sentimentos da personagem principal, tornando -para mim- um dos livros mais bem escritos e mais elaborado de todos. A trama é muito bem construída ao longo da leitura, e a única coisa que me deixou atordoada foi o triângulo amoroso, que na minha opinião foi completamente desnecessário. Dei cinco estrelas por conseguir me envolver com o livro numa facilidade nunca tida antes, além de, é claro, gostar de quase tudo que foi escrito. Super recomendo!!

isa 30/09/2021

muita dor tristeza lágrimas depressão
muito bom o livro estou indo marcar minha terapia amanhã cedo (tirei meia estrelinha pois tive que aguentar o gale mais tempo que o normal, tortura não é entretenimento!)
Gabi 30/09/2021minha estante
Kkkkkkk amei o que escreveu, muito bom!! E siim, esse livro é perfeito ?

pinhorenan 30/09/2021minha estante
Nossa sim o gale eh um porre e eu fiquei completamente VAZIO COM O FINAL

Pri | @pslovebooks 30/09/2021minha estante
Sobre o Gale KKKKKKKKKKKKKK

claral 01/10/2021minha estante
EU

jessica1248 02/10/2021minha estante
até então tô gostando do gale

nkog.neato 30/04/2022

Tristeza
Okay. Depressão. Tantos mortos, tantos traumas, tantas tristezas. Não sou à favor desse final?. A Katniss tá cheia de problema psicológico depois desses livros, a coitada. Pelo menos ela tem o Peeta (??). É bom e é triste.
Bebel 30/04/2022minha estante
Essa trilogia é MUITO boa e ao mesmo esmagadora de corações, amei tanto

Andressa Klemberg 18/02/2022minha estante
São incríveis! Favoritei também! Levo a história sempre comigo!

Lodir 29/01/2012

DECEPCIONANTE
O livro Jogos Vorazes começa devagar, mas com o tempo prende. Em Chamas, sua seqüência, é viciante do começo ao fim. Quem leu minhas críticas percebeu como fiquei satisfeito com eles. Com dois ótimos volumes, e com o final intrigante de Em Chamas (que dá início a uma guerra), era de se esperar que o terceiro e derradeiro volume da trilogia fosse espetacular, certo? Certo, só que ele não é. Muito pelo contrário. Não se sabe o que aconteceu com Suzanne Collins enquanto escrevia A Esperança e criava sua trama, mas o resultado é uma total enrolação do início ao fim. Ironicamente, já no começo não há esperança de possível melhora da obra com o passar das páginas. A palavra que melhor define este livro é decepção.

A série deveria ter acabado no segundo volume. A sensação ao longo de todo o terceiro é que simplesmente não havia mais história para contar, e que Collins teve uma súbita falta de criatividade na hora de criar o enredo. O livro, que tem 420 páginas arrastadas, não tem acontecimentos marcantes. Ao chegar à página 300, absolutamente nada aconteceu até então. Nada mesmo, algo realmente preocupante. O livro é cansativo, chato, um verdadeiro tédio. A leitura é arrastada, lenta, e, em alguns momentos, exige um esforço enorme do leitor para não abandoná-la, mesmo para quem era fã da série até então. No primeiro livro houve a realização dos Jogos Vorazes, e no segundo o Massacre Quaternário. Talvez o grande problema deste último capítulo seja a ausência da arena e todas as emoções que ela trazia.

Após se tornar o Tordo, ou seja, a líder da revolução organizada contra o presidente Snow, Katniss precisa enfrentar um treinamento com toda a equipe de rebeldes que está ao seu lado. O problema é que este treinamento dura o livro inteiro, e nem ação sequer ele tem. Ao invés das esperadas batalhas, ficamos com diálogos e reuniões intermináveis o tempo inteiro. Diversos novos personagens são apresentados sem uma boa construção, e o leitor se perde em meio a tantos novos nomes, sem saber direito quem é quem. Há algumas coisas ilógicas no enredo, como a forma simples com que Peeta aparece após ser seqüestrado e sua perda de memória inexplicável, que volta rapidamente, do nada, com a maior facilidade. O resultado é uma Suzanne Collins enrolando e enrolando o leitor para finalmente chegar ao grande clímax de toda a série que também decepciona muito. Após tanto treinamento e discussão sobre como destituir o ditador Snow, era de se esperar que um grande conflito entre ele e provavelmente Katniss acontecesse na conclusão da trilogia, já que ela era sua grande opositora. Não acontece. Sem mais detalhes, o final é rápido, sem explicações ou detalhes, terminando tudo de uma forma tão simplória que beira o ridículo. As últimas páginas transbordam clichês e o epílogo não será inovação alguma para quem já leu o último Harry Potter.

É triste que uma série tão boa e surpreendente como Jogos Vorazes tenha terminado de forma tão medíocre. É lamentável que uma resenha como esta seja escrita após tantos elogios aos primeiros dois livros. A lição que se aprende após a leitura de A Esperança é que a qualidade de um livro não garante a qualidade de suas seqüências, nem que ele seja um sucesso.
Maree 27/03/2012minha estante
Concordo plenamente.... apesar de ser repetitivo a katniss voltar pro jogo no segundo livro, ainda assim ele é empolgante muitas reviravoltas acontecem, personagens bons são apresentados ao leitor, no terceiro livro me senti lendo uma fanfic ruim. A katniss se deixa levar pela corrente o livro inteiro, parece que perdeu livre arbítrio e ficou maluca....

Rafaella 10/06/2012minha estante
Tive uma sensação bem parecida. Parece que se gastou muito tempo falando de praticamente nada e no momento de desenvolver o final, ficou tudo muito corrido e sem explicação. Gostei muito dos dois primeiros livros, mas este deixou a desejar.

Nalí 16/07/2012minha estante
Uau! Tive a impressão totalmente contrária, haha! Achei que nos primeiros livros a autora parecia pensar que todos os leitores são idiotas e também que as histórias eram muito apelonas e superficiais. Neste terceiro já achei que foi maduro, até bem escrito! É certo que houve uma mudança significativa no rumo, parece natural que quem gostou do estilo dos primeiros, não gostou do estilo final, e vice versa...

laasmile 01/01/2013minha estante
Eu também me perdi no meio de tantos nomes e nem conseguia mais imaginar como era fisionomia de cada um. Fiquei decepcionada em alguns pontos.

Katy Fiama 06/12/2013minha estante
Nossa amei sua resenha pois concordo com tudo que vc disse, realmente senti muita falta de uma arena propriamente dita. E achei mesmo muito rápido a forma como resgataram o Peeta e basicamente teve muita enrolação e mortes desnecessárias, além de Katniss totalmente perdida, fazia tudo sendo controlada e quando tomava uma atitude era só pra fazer besteira.

Myla 21/01/2014minha estante
Também acho que faltaram as emoções da arena, que prendiam o leitor nos dois primeiros livros. Não curti muito o final não. Espero que façam bons filmes dele.

leosilva 14/01/2024minha estante
Achei esse terceiro livro horrível. São 420 páginas que não levam ninguém a lugar nenhum. E o final? Decepcionante.

Lu_Augusto 07/08/2023

Livro que deixou um sabor agridoce.
É o livro que mais explícita as consequências de Katniss e da rebelião, onde eles, de fato, pagam pagam o preço, um preço caro demais, talvez?
Adorei o início do livro, descrevendo novos cenários e novas personagens com novas perspectivas. Todo o drama vivido pelos tributos, as escolhas tendo de ser feita e mesmo assim eles sendo fiéis aos seus ideais.
Entretanto, o último terço do livro, foi muito corrido, com coisas e atitudes deixadas sem explicação.
Do final, não gostei. Compreendo que o livro tenha que acabar e nos deixar com esse sabor agridoce, mas nada explica a mudança de personalidade dos personagens nas últimas páginas e principalmente o que Katniss faz com Coin.
Depois da saga, na minha opinião, ter atingido o auge no livro Em Chamas, aqui, no último volume, tem seu momento mais baixo

Geovana 06/06/2021

Perfeito
"Mas há jogos muito piores do que esse" Com essa última frase deste livro icônico me despeço dessa saga incrível. Posso falar com propriedade que foi umas das melhores sagas que eu já li, leiam essa obra de arte!

vitoria 24/07/2022

O que falar sobre esse livro??
Então, eu nunca tinha entrado em contato com o mundo dos jogos vorazes, pelo simples fato de nunca ter assistido aos filmes.

Irei assistir todos imediatamente por que o nível de incrível dos livros não está escrito.
Eu amo essa trilogia, peeta meu crush literário eterno. Tadinha da katniss mas ver ela 5% feliz me deixou com um pingo de felicidade nesse livro, repleto de ódio, raiva, e tristeza.

Não tem o que reclamar de nenhum dos livros da trilogia, um pedido de uma amante de romances seria ter tido mais romance nesse, porém não se aplica e é totalmente compreensível a autora não ter adicionado mais.

Meus favoritos e ninguém que venha falar mal vá me convencer disso, por que simplesmente não existem argumentos plausíveis para julgá - lo.

Por favor quem não leu, LEIA!!!!!!

Jeh 29/03/2021

Não foi o que eu esperava
Poxa esse último livro da saga me decepcionou um pouco. Eu tinha amado tanto os 2 primeiros; estava esperando um fechamento mais UAU, se é que me entendem.
Achei que estragaram a personagem. A considerava forte, independente, astuta... E nesse livro ela ficou insegura, catente e passou a maior parte do livro desacordada dependendo de morfinaceo... Foi bem frustrante!
Parece que tudo o que deveria torna-la mais forte, teve um efeito contrário. Eu entendo que ferraram com o psicológico dela, mas esperava outra reação.
Fiquei extremamente decepcionada pela Prim... Katniss lutou tanto por ela, a história interia do livro aconteceu por causa dela praticamente, e pareceu tudo meio que em vão.
E a imprevisibilidade de Katniss se tornou previsível, pq tinha certeza absoluta que ela mudaria o alvo no último instante, como fez rsrs
E torcia tanto pelo Gale, mas no final a autora consegue nos fazer ter ranço dele, não pelo incidente com as bombas, mas, como assim ele some qndo Katniss mais precisaria dele? Parece que abriu propositalmente espaço pro Peeta.
Ainda sim, vale a leitura...

Alessandra755 25/01/2022

ACABEI
Gente... sem palavras.
Apenas q esse livro é uma ótima conclusão da saga, amo muito, não é meu favorito, mas é MUITOOO BOM, amo a Katniss, o Peeta, o Gale não, não sei pq eu sempre fico triste com o final se eu já sei dele kkkkk

tete 19/12/2021

"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro."

NUNCA MAIS VOU SER FELIZ. A PARTIR DE AGORA VOU MONTAR ACAMPAMENTO NA FRENTE DE TODAS AS PADARIAS SÓ PRA VER SE UM PADEIRO LOIRÃO VAI ME JOGAR UM PÃO.

estou indo pra terapia nesse segundo.
Fidelix0 19/12/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKqueódioo

tete 19/12/2021minha estante
NAO TO BEM.

eelis 20/12/2021minha estante
MANO AKSHWJWKK AINDA RIMOU Q ÓDIO SOU ASS:
A regra é clara
Ou é fã de jogos vorazes ou é feliz. Os dois nn da

eelis 20/12/2021minha estante
?Você me ama verdadeiro ou falso?
-verdadeiro? NUNCA VOU SER FELIZ DNV AMO TANTO TANTO ELES? MEUS PROTEGIDOS

Isabella.Stadtler 14/04/2023

Brazil I?m devastated!
Ok, brincadeiras a parte. Eu já havia assistido os filmes de jogos vorazes e resolvi ler os livros. Foi a melhor coisa que fiz, e arrependo de não ter feito isso há muito tempo. Não lembrava de muitas coisas que aconteciam é mesmo já sabendo de outras pareciam ser sempre uma surpresa! A trilogia promete tudo e entrega tudo também, cheia de emoções, guerras e romances.
Barbara.Schirato 14/04/2023minha estante
Eu já li e reli, é muito bom, eu amo que apesar de gostar muito dos filmes os livros pra mim tem um tempero especial

kami 06/10/2021

"Toda revolução começa com uma faísca"
Eu amei essa trilogia!! Me senti dentro da história e sofri muito. A katniss é uma personagem muito forte e determinada, com apenas 17 anos ela perdeu e ganhou muita coisa. Todos os livros são cheios de emoção e esse não foi diferente! Enfim, amei muito :)

Erica 22/03/2021

"Se nós queimarmos, você queimará conosco." ?

No terceiro livro da série jogos vorazes a disputa não é mais na arena. Com mais uma rebeldia de Katniss no final do massacre quaternário, os distritos se levantam contra a capital e começa a tão esperada revolução.

??Sobre a escrita da Suzanne Collins:
O que eu mais gostava na escrita dos outros livros, a leveza e fluidez, ficou chato nesse terceiro livro. Quase toda a segunda parte do livro a Katniss esta dentro do distrito 13 lidando com ser o tordo e com a revolução. Acontecem algumas coisas, mas não tantas pra ser tão interessante e, mesmo o livro sendo em primeira pessoa, parece que a gente quase não tem desenvolvimento de personagem.

?Gostei do livro?
A história foi bem legal (jogos vorazes, né?) mas achei que o livro foi longo demais. As coisas ficaram muito arrastadas em um certo ponto o que atrapalhou a minha experiência com o livro no geral. Então eu acho que daria umas 2 estrelas pra ele.

?Outras coisas que também pensei:
De novo eu vou ter que levantar o ponto de que eu achei que a personagem praticamente não se desenvolveu. Na trilogia, a Katniss tem 16 e 17 anos. Durante a adolescência a gente já muda muito tendo uma vida normal, imagina sofrendo o tanto de coisa que a Katniss sofreu. O livro ser em primeira pessoa da muita brecha pra isso, mas simplesmente não acontece e isso quebrou MUITO minhas expectativas.
E, pra fechar, o Peeta. Que garoto encantador. Eu não era team Peeta pelos filmes mas no livro eu definitivamente sou. Compreensivo, fofo, talentoso, amigo, tudo de bom. Seria ótimo se todos pudessem encontar um Peeta, uma pessoa que quer estar ao seu lado e se esforça pra ser a melhor versão de si.