O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

CooltureNews 23/06/2012

Postado no www.CooltureNews.com.br
Bem vindo a bordo do segundo volume de “As Crônicas Vampirescas”, espero que o grande vampiro Lestat De Lioncourt não fique desapontado com esta resenha que sua humilde fã escreve, tentarei ao máximo fazer jus a este fabuloso livro. Não, não estou louca por começar uma resenha assim, mas quando você ler este livro entenderá o que eu digo, já que a forma narrada faz com que você se sinta em uma conversa intima com o personagem central, e é claro, as vezes você chega a pensar que ele é real e “vive” entre nós, e como não custa nada tentar agradar este vampiro que é de parar corações a séculos, literalmente, quero fazer uma resenha que possa agradá-lo e aos nossos leitores do Coolture news.

Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar de Anne Rice, e justamente por ter escutado muitas recomendações que fiquei fascinada para ler algo dela, assim tive a sorte de conseguir O Vampiro Lestat um de seus livros de grande sucesso, ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro volume da série, "Entrevista com o Vampiro", mas me informaram que não me sentiria perdida se começasse no segundo volume de “As Crônicas Vampirescas” e foi assim que comecei esta fascinante leitura.

Lestat é um personagem viciante, neste livro nos envolvemos em sua história de antes e após de se tornar um vampiro, acho que foi por isso que me apaixonei por ele, já que mesmo antes de ser transformado sempre foi um jovem corajoso, que mesmo nas paginas do livro era possível ver a luz da vida ao seu redor, e sua juventude impulsiva.

Nas demais paginas somos levados através de Lestat a Paris onde se torna um grande ator (cheguei a me imaginar uma jovem vibrando na plateia por ele *-*), mas mesmo assim não demora muito a chamar atenção de algo não-humano, e sua vida é retirada sem sua permissão, a adrenalina que senti, com ele mesmo humano lutando pela sua mortalidade foi sensacional, valeu a pena. Assim nasce o nosso príncipe Lestat, vindo diretamente para assombrar e alegrar nossas noites.

O livro embarca em alguns assuntos bem legais, trazendo de volta e nos apresentando novos personagens: Adorei o teatro dos vampiros, a volta nosso louco violinista Nicolas, amigo do nosso vampiro de antes da transformação, Nicolas foi um personagem que deu algo a mais na historia em minha concepção, sem ele acho que Lestat não perceberia totalmente o mal que ele pode realizar,o amor de Lestat por sua mãe, a historia de “Aqueles Que Devem Ser Conservados” entre outras, o livro é uma volta completa pelo mundo vampiro, deixando qualquer um louco para conhecer Lestat e acabar com sua solidão.

O final foi otimo, Lestat deu uma pequena volta no primeiro volume de “As Crônicas Vampirescas” para esclarecer suas ações o que me deixou com agua na boca para ler “Entrevista com o Vampiro” e conhecer Louis que ja ganhou meu coração, com certeza quero dar uma passadinha lá para seguir em frente com minha leitura que nossa querido Anne Rice nos proporciona.

Querido Lestat De Lioncourt, espero que você e nossos queridos leitores tenham gostado desta resenha, e deixo uma dica, é impresindível a leitura da série Cronicas Vampirescas, que é um tiro certeiro para quem quer passar o tempo curtindo uma viagem para um narração deliciosa de nosso vampiro nada modesto. E para quem pensa que a imortalidade é um mar de rosas, Lestat nos mostra a verdade por trás da morte.

Fica a dica. O que vocês acharam? Se você também leram esta obra, deixe aqui opinião, que irei adorar conhece-lá. O que me diz Lestat, gostou ou não desta resenha?

Célia 09/12/2012

Meu Vampiro Preferido Sempre...
Li O Vampiro Lestat há muuitos anos, no tempo em que só a titia arroz pensava em vampiros como não sendo "maus". Qdo a autora de Crepúsculo nem pensava em escrever (sobre vampiros) - acho que ela nunca leu Anne Rice, porque vampiros purpurinados é demais pra minha cabeça...

Enfim, Lestat é o tipo de personagem que vc ou ama ou odeia.
Ele é instável, volúvel, irritante, arrogante, sanguinário e ao mesmo tempo carente, amoroso e sensível.

O livro conta desde a criação dele numa família nobre francesa do séc XVIII falida e que apenas tinha o título. Ele tinha família e vários irmãos e irmãs, mas somente a mãe o entendia e dava apoio em suas decisões.

A historia se desenrola depois que ele é transformado, mostra o amor dele por Nicolas, seu amigo de infância/adolescência. Mostra o amor destrutivo que os unia e como acabou.

Fala da criação do Teatro Dos Vampiros e do porque de Lestat ter mudado tanto depois dos acontecimentos de Entrevista Com Vampiro.

Também fala de como ele se apaixonou por Louis - um momento muito fofo. Daí vc vê como Louis o via e como ele realmente era, mas por vários motivos não revelava a ele e a Cláudia. Mais pra frente, em outros livros, vocês poderão ver que até mesmo Cláudia amava tanto ou até mais Lestat do que Louis. Aliás, um dos pontos que vc pode ter certeza de Lestat é que ele ama suas crias de forma intensa igualmente de várias formas diferentes - Nicolas, Louis, Cláudia e todos os outros que ele criou no decorrer de todos os livros.

Sem dúvida dos livros da Anne Rice esse é um dos meus preferidos (ficam quase empatados Rainha dos Condenados, Ladrão de Corpos e Sangue e Ouro).

Muitos podem pensar que a leitura é cansativa, pois é muito filosófica em certas ocasiões, meio arrastada, mas acho q. tudo isso é fruto da escrita atual que vem muito "mastigada" como os autores andam fazendo hoje em dia. Enfim...

Recomendo muitíssimo O Vampiro Lestat DEPOIS DE ENTREVISTA COM O VAMPIRO - para entender melhor o enredo deste. E recomendo muito mais A Rainha dos Condenados (por favor DELETEM AQUELE MALDITO FILME! O LIVRO É MUITO MAIS DO QUE "AQUILO").

E é fato, depois de ler os três primeiros livros é obrigatório ler as sequencias de cada um dos personagens (A História do Ladrão de Corpos (David Talbot), O Vampiro Armand, Sangue e Ouro (Marius), Pandora, entre outros...).

Li por aí que estão fazendo adaptação para "O Ladrão de Corpos" #medo!
Deus queira que não seja igual aquela m@#!a que fizeram com "Vampiro Lestat".

Gabrielli40 28/03/2023

Nada disso aconteceria se fossem para a terapia
Novo favorito, lestat é um personagem difícil e complexo, em entrevista com o vampiro vc sente apenas ódio por ele,mas nesse livro onde fala mais do seu passado vc acaba criando um apego inacreditável nele, nessa história acabamos conhecendo novos personagens e história dos personagens que já conhecemos, nas últimas páginas me emocionei.
Porém em Certos momento da história acabei me entediando um pouco mas a história é cativante.
Recomendo conhecerem a saga das crônicas vampiresca.

danyelaaw 31/10/2021

Gostei, teve partes bem interessantes. Vou procurar ler rainha dos condenados, mas devo dizer que em Lestat houve umas partes muito maçantes que me fizeram ficar meio brava... mas estou ansiosa com a continuação

Ezequias 05/06/2011

Cada pagina passada era um martírio. Não gostei dos personagens, principalmente o protagonista, não gostei da narrativa, não gostei do enredo. Larguei o livro na metade.

Sephiroth 09/02/2011

E hoje é o dia do grande Sabá
Mas tenho pena de sua sina
Você não vai resistir ao senhor da noite
Ele não sabe o que é piedade
Ele têm prazer com a sua dor
Mesmo apaixonado, vai te caçar
E com êxtase te esmagar
Só a morte vai te libertar
Não vá dizer que eu não vim avisar.
Vadislau 05/11/2016minha estante
Pois É... Mauricio, gostaria ver o que posso vir a te "ajudar"...?

Aline Picciano 15/04/2020

Aquela sua música poderia despertar os mortos
Como uma pessoa completamente apaixonada por Entrevista com o Vampiro, eu tinha grandes expectativas para com O Vampiro Lestat.

A história contada por Lestat, desde antes de se tornar vampiro, passando pelos fatos do primeiro livro e enganchando para o próximo é feita com maestria.

É realmente uma pena que o livro tenha sido ignorado pelas adaptações.

patricia 21/02/2023

O vampiro mais cunty da literatura gótica
Lestat é um personagem mais divertido e interessante que o louis, então não esperava menos do vampiro mais CUNTY da anne rice, quiçá da literatura no geral.
em meu momento completamente obcecada pela série ?interview with the vampire? produzida pela AMC, amei o livro entrevista com o vampiro e amei ainda mais o vampiro lestat. mostra com a narração dos acontecimentos do primeiro livro é enviesada, e mostra lestat como um personagem multidimensional.
na minha primeira resenha da saga o chamei de himbo, mas ele está muito longe de ser burro! tem uma visão muito lúcida sobre quem ele é e o que ele quer, e consegue observar muito bem as motivações daqueles ao seu redor. só se faz de burro pra viver em paz.
adorei ler sobre os vampiros antigos e adorei que todo mundo que conhece o lestat por um tempinho que seja se apaixona por ele também, muito #relatable.

Alexandre.Canal 16/08/2020

Mais uma biografia vampirica
Neste livro, conhecemos um pouco mais do protagonista das cronicas vampirescas, pelo olhar do proprio Lestat. Nesta obra, Lestat relata sobre o seu passado, e conhecemos também um pouco mais de outros vampiros da saga, como Armand, Gabrielle, Vemos um Lestat menos inconsequente, o que se justifica, pois se trata da visão que o proprio vampiro tem de seus atos.
Apos diversos acontecimentos, Lestat decide chamar a atenção da comunidade vampirica se tornando um astro de Rock, divulgando segredos proibidos em suas letras.
Obra essencial entre os livros da Cronica Vampiresca.

Mikhaella 13/08/2021

Sensacional!
Experiência incrível! Considero leitura obrigatória para quem leu o Entrevista com o Vampiro.

No enredo de O Vampiro Lestat acompanhamos a personagem Lestat acordando na década de 80 e percebendo um mundo novo a sua volta. Juntamente com o novo ambiente em que se vê, Lestat dá-se conta de que agora faz parte da cultura pop devido a publicação de o Entrevista com o Vampiro, onde o vampiro Louis conta as suas memórias. O livro Entrevista com o Vampiro tornou-se um best-seller consolidado, muito embora tenha sido atribuído como uma obra ficcional pelos mortais. E é dentro desse contexto que Lestat se motiva a contar a sua própria história, pronto para apresentar a sua perspectiva dos fatos, começando desde a sua infância até a sua contemporaneidade.

Agora que dizer desse livro?

Essa obra trata-se de um mergulho vertical numa personagem fascinante que faz tudo a sua volta brilhar com toda a sua vivacidade. Deixando claro que uma história sempre apresenta outros pontos de vista e que é imperativo nunca nos esquecermos que o foco narrativo de um narrador personagem sempre deve ser olhado de forma cuidadosa, por mais imparcial que o narrador possa parecer. Ao conectarmos essa continuação com a obra anterior (Entrevista com o Vampiro), fica mais do que óbvia a brincadeira que a autora faz em criar as bases de um universo literário só para depois nos mostrar que nem tudo é como pensávamos.

Se você leu o Entrevista com Vampiro vai se apaixonar ainda mais por essa continuação.

Carol Poupette 26/01/2012

Inevitavelmente você irá ler esse livro com o exemplar de "Entrevista com um vampiro" ao lado, pois será impossível não querer comparar o Lestat de um com o Lestat do outro.
Vai chegar uma hora que você irá pensar: não é possível ser o mesmo! O vampiro sem caráter que só tem como objetivo beber sangue dos inocentes com o vampiro apaixonado pelos mortais do outro livro.
Fascinante saber como um mesmo personagem pode ser visto de diversos ângulos.
Impossível não derreter de amores por esse vampiro que grita tão apaixonadamente: Eu sou o Vampiro Lestat.

Sophia.Campos 29/01/2022

O ?anti herói? da nação!
Esse livro veio com a promessa de mostrar a história de Lestat, o vilão do primeiro livro, ?entrevista com o vampiro?, mas depois de terminar, posso garantir que a obra abre definitivamente o universo das crônicas vampirescos de Anne Rice.

Temos sim a história do Lestat, mas se alguém, assim como eu, leu esse livro esperando que o ponto de vista dele sobre o primeiro fosse o ponto alto, está bem enganado e isso não é ruim. Conhecemos tantos personagens novos e nos aprofundamos em outros que já conhecíamos.

A autora não sabe fazer personagem sem desenvolvimento e isso é simplesmente incrível! O livro viaja na história, entre países e mostra descobertas tecnológicas dos seres humanos mortais hehe.

Se você está se perguntando se vale a pena ler esse livro depois de terminar entrevista com o vampiro, a minha resposta é: SIM SIM SIM! O universo é incrível e tem muito personagem que vale a pena conhecer.

Li esse livro com a mente aberta em relação ao Lestat, tentei deixar que minha opinião, que antes era baseada pela visão do Louis, de lado e foi uma ótima experiência. Ele começou muitos erros sim mas eu ainda gosto dele e tô muito ansiosa pra ler o terceiro livro, (graças a Deus eu ganhei então meu surto tá garantido ??).

Thalissa.Betineli 27/07/2021

Favorito da minha vida.
"E um estranho pensamento me ocorreu, o de que a luz do Inferno deveria ser tão brilhante quanto a luz do sol, e seria a única luz que eu veria de novo."

Lestat foi apresentado para nós ainda em Entrevista com o Vampiro. Retratado como um vilão por Louis, tido como um inimigo por Cláudia, a ótica mostrada no primeiro livro nos leva a considerá-lo um personagem estranho, distante e até prepotente.

Devo dizer que sim, Lestat é um poço de arrogância quando quer, e aqui já passo o meu pano. Ele pode, ele merece!

O desfecho do primeiro livro não tem uma ligação direta com o segundo, por isso, Anne Rice foi brilhante ao trazer, em primeira pessoa, quebrando a quarta parede de uma narrativa, Lestat com todo o seu esplendor no tempo atual de que o livro foi escrito, e que caiu como uma luva para a sua personalidade expansiva, extravagante, chamativa e deliciosamente cativante - como um vampiro deve ser!

O Vampiro Lestat nos traz para os anos 80 quando, ao acordar do seu sono profundo por uma banda de bairro, nas redondezas por onde escolheu repousar por longos anos, percebe que já não conseguirá mais se desprender do mundo atual. Este o chama. Este precisa dele. E ele precisa de vida.

Anne nos brinda com a cena em que ele descobre que sim, Entrevista com o Vampiro é um livro dentro do livro, que existe, e ele se lê, vê como foi retratado e ainda zomba de Louis. Dessa forma, temos então o começo da sua narrativa, uma maneira de se apresentar contando sua história desde quando era humano, nos idos de 1700, antes mesmo da Revolução Francesa, em um castelo no interior da França.

A narrativa da Anne é sem dúvidas a minha favorita, pois ela mescla erotismo, descrição, fatos históricos, metáforas, questionamentos existenciais, falhas humanas, e uma forma extasiante de nos envolver com a história a ponto que em vários livros seus, tive a sensação dos cheiros, dos sons, de vislumbrar detalhadamente a cena.

E é dessa maneira que ela se consagra como minha autora favorita: quando me leva, junto a Lestat, a Auvergne, interior da França, e mostra a vida triste, desolada e melancólica do 7 filho de um nobre sem riqueza. Fadado a viver naquele vilarejo, protegendo-o dos lobos, acaba por perder seus fiéis cães e cavalos, se tornando famoso por ser um Matador de Lobos entre as pessoas dali. Mas Lestat quer mais, ele sonha com mais. Ele precisa ver o mundo além daquelas muralhas que cercam o castelo, e então encontra o Teatro.

Lestat no palco aquece nossos corações, e Lestat, na torre, diante de Magnus, nos destrói.

Sua personalidade é tão efusiva, tão contagiante, tão brilhante e viva, que é impossível você não se simpatizar com ele. Tanto antes de se transformar em vampiro, como depois, quando precisa desbravar um mundo desconhecido das Trevas, fugir do seu amado Nicolas (sou apaixonada por esse personagem), encarar sua mãe, e confrontar Armand (meu segundo personagem favorito).

Há algumas problemáticas neste livro? Meu pano não deixou ver, pois fui tragada por essa história, riqueza de fatos e detalhes, que vislumbrei aquela Paris escura, suja, com ratos, fedor, fossas a céu aberto, a torre em que ele morava, os lugares abaixo do cemitério Les Innnocents e tantos outros lugares citados. Mas foram as emoções de Lestat que me arrebataram de vez, que me levaram a devorar cada capítulo até conhecer a história de Akasha e descobrir que Anne tem uma criatividade única, a ponto de nos levar ao Egito Antigo!

Em contrapartida, temos momentos no tempo presente, com as peripécias de Lestat como astro do Rock, nos mostrando como ele pode ser versátil, como ele é tão incrível que merece os holofotes, que nos encanta, nos questiona e traz consigo indagações pertinentes.

O Vampiro Lestat, para mim, é uma das suas melhores obras, por abrir as portas de vez a esse universo criado, e por nos apresentar o protagonista de toda essa história.

Lestat é um príncipe malcriado, e sigo irremediavelmente apaixonada por esse vampiro.

anaclaraleitegomes 13/11/2021

Perfeito, mas com muita descrição chata
Não, meus amores.
O livro é ótimo, o Lestat é muito engraçado, mas a anne rice detalha dms, não vejo necessidade de detalhar até a cor da lua. #faleitoleve
Amei as interações do Louis e do Lestat no final, acho que o Lestat vai morrer pela boca.
Em breve, lerei a rainha dos condenados
Isso não é uma resenha, é apenas um comentário
ametista 16/11/2021minha estante
veio aí!!! a maior fã criticando a Anne rice vivi p isso ?

ametista 16/11/2021minha estante
"acho q o lestat vai morrer pela boca"????????

anaclaraleitegomes 16/11/2021minha estante
@ametista lestat fofoqueiro e caboeta