O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus




Resenhas - O Estrangeiro


1652 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Tiago S. Cruz 11/01/2024

Curioso
O livro nos apresenta a Meursault, um personagem apático, passivo e indiferente da vida. Um francês que vive na Argélia (colônia francesa na época).
Logo no inicio Meursault descobre que sua mãe que vivia em um asilo, morreu, e o mesmo se da como indiferente à perda, o que pode levar a alguns leitores a ter desprezo por ele, mas em meu caso, eu o achei no mínimo curioso.
O livro apresenta diversos insights e discussões sobre uma lógica sobre a vida, sobre o sentido ou o não sentido da vida.
comentários(0)comente



Gabrielle667 10/01/2024

O livro é muito bom, não é atoa que é premiado. Ele me deixou muito incomodada com o personagem principal e o seu fatalismo. E talvez seja isso que o autor queria que sentíamos ao ler ele.
Em suma, o livro é uma obra prima do existencialismo!
comentários(0)comente



gibs28 10/01/2024

O estrangeiro 08/01
Primeira vez que nao sei oque falar sobre um livro aqui porque é tao aberto a interpretação de cada um,é tao ame ou odeio que parece que nada que eu tenha pra falar seria verdade absoluta,mersault nao liga pra nada,tecnicamente isso seria verdade absoluta no decorrer do livro,mais sera que nao liga mesmo pra nada? ou ele so não quer ligar. é uma visao nilista do mundo,é interessante e nao envelhece nunca,eu entendo o apelo de albert camus agora depois de finalmente ler
comentários(0)comente



Lariiix 10/01/2024

?
Pela primeira vez eu não sei o que falar em uma resenha ?

Esse livro me deixou muito pensativa de diversas formas. Não consegui formar uma opinião solida do que eu tinha achado assim que li a última página.
O prefácio nos ajuda a entender um pouco o porquê de tudo mas ainda assim eu queria ter tirado minhas próprias conclusões da história.

No começo eu compreendi e até me identifiquei um pouco com o personagem, ele tendo toda essa indiferença e apatia em relação aos problemas talvez como uma forma de escape. Mas a partir do momento que ele matou aquele árabe eu me afastei muito dele. Até porque não houve um motivo sólido para que ele atirasse naquele homem, muito menos que não só desse um como vários tiros. Eu fiquei chocada com a frieza que ele teve e aparentemente sem nenhum tipo de remorso depois.

Eu entendo que muita coisa desse livro são metáforas, críticas e referências que refletem nossa sociedade, mas olhando o livro de forma crua eu não consigo aceitar o que o protagonista fez. Acho que ele mereceu ser preso pelo crime que ele cometeu, mas não precisava ter sido executado. Ainda mais que ele foi mais julgado por não ter tido "empatia" do que por ter tirado a vida do cara.

Enfim, foi uma leitura interessante.
comentários(0)comente



Amanda3913 10/01/2024

Camus, filósofo do absurdo
O estrangeiro é a representação de um niilista, é como se ele falasse "tanto faz" pra tudo que acontece na sua vida. Ao mesmo tempo ele nega que os acontecimentos possuem sentido ou um significado que possa ser extraído.
Ele vive alheio a tudo o que acontece no mundo e na própria vida , inclusive coisas que nos parecem ser importantes... sua mãe, a vida, a morte, o amor, o trabalho, estar preso ou livre, ser condenado à morte ou não, etc...
É um livro daqueles que incomoda e faz pensar!
comentários(0)comente



Hamilton.Fonseca 09/01/2024

Não sei o porquê de eu ter adiado tanto essa leitura. Achava que seria complicado mas na realidade foi bem simples, e isso não impediu de a obra transmitir profundidade e fazer você se sentir realmente como um espectador que vê tudo através dos olhos do protagonista (ao menos foi como me senti).
Toda essa apatia e esse comportamento fleumático do protagonista vai aos poucos ficando mais incômoda para o leitor, e faz você refletir muito sobre o fator psicológico dele.
Estou ansioso pra procurar algumas análises sobre o protagonista
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luan 09/01/2024

Esse livro é tipo sylvia plath para garotos. Amei a mensagem que o livro quis passar, a leitura é fluída e a escrita muito boa.
comentários(0)comente



@darlanjs 08/01/2024

Tanto faz.
"O Estrangeiro" poderia também se chamar "Tanto Faz". Camus faz uma descrição tão brilhante (e irritante) da vida do personagem Mersault, que além de se aproximar da nossa, realmente, às vezes, tanto faz.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



onedreann 08/01/2024

Leitura rápida e fácil, dá pra ler em 1 dia. a escrita é bem de fácil compreensão, além de sempre reforçar a natureza apática e indiferente do protagonista, é uma obra bem reflexiva e que faz uma crítica perfeita a sociedade do século XX (e até mesmo do século atual).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



liviaaaaalinda 07/01/2024

Muito bom. Muito mais sobre quem lê do que sobre Mersault. Todos são estranhos. No começo achamos que a namorada é até que normal? mas meu deus, senhora?
comentários(0)comente



Nathalia 06/01/2024

Um olhar estrangeiro sobre si mesmo
O Estrangeiro conta a história de Mersault, um homem que vive alheio a própria vida e as pessoas e acontecimentos que o cercam. Nada tem importância, nem mesmo quando comete um crime e perde sua liberdade, é capaz de compreender a importância de seus atos.
Absurdo e existencialismo se mesclam na narrativa de Camus.
comentários(0)comente



Glemerson 06/01/2024

Não é muito o meu estilo de leitura, mas curti
Ouvi falar muito dessa obra nos últimos meses, acabei me rendendo a ela. No primeiro momento a história me pegou, mas a monotonia com a qual ela se seguiu me tirou um pouco o encanto, é bem arrastada e reflexiva até o grande plot. Gostei da leitura, mas não entregou tudo o que esperava
comentários(0)comente



1652 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |