O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Lariiix 10/01/2024

Pela primeira vez eu não sei o que falar em uma resenha ?

Esse livro me deixou muito pensativa de diversas formas. Não consegui formar uma opinião solida do que eu tinha achado assim que li a última página.
O prefácio nos ajuda a entender um pouco o porquê de tudo mas ainda assim eu queria ter tirado minhas próprias conclusões da história.

No começo eu compreendi e até me identifiquei um pouco com o personagem, ele tendo toda essa indiferença e apatia em relação aos problemas talvez como uma forma de escape. Mas a partir do momento que ele matou aquele árabe eu me afastei muito dele. Até porque não houve um motivo sólido para que ele atirasse naquele homem, muito menos que não só desse um como vários tiros. Eu fiquei chocada com a frieza que ele teve e aparentemente sem nenhum tipo de remorso depois.

Eu entendo que muita coisa desse livro são metáforas, críticas e referências que refletem nossa sociedade, mas olhando o livro de forma crua eu não consigo aceitar o que o protagonista fez. Acho que ele mereceu ser preso pelo crime que ele cometeu, mas não precisava ter sido executado. Ainda mais que ele foi mais julgado por não ter tido "empatia" do que por ter tirado a vida do cara.

Enfim, foi uma leitura interessante.

Amanda3913 10/01/2024

Camus, filósofo do absurdo
O estrangeiro é a representação de um niilista, é como se ele falasse "tanto faz" pra tudo que acontece na sua vida. Ao mesmo tempo ele nega que os acontecimentos possuem sentido ou um significado que possa ser extraído.
Ele vive alheio a tudo o que acontece no mundo e na própria vida , inclusive coisas que nos parecem ser importantes... sua mãe, a vida, a morte, o amor, o trabalho, estar preso ou livre, ser condenado à morte ou não, etc...
É um livro daqueles que incomoda e faz pensar!

Hamilton.Fonseca 09/01/2024

Não sei o porquê de eu ter adiado tanto essa leitura. Achava que seria complicado mas na realidade foi bem simples, e isso não impediu de a obra transmitir profundidade e fazer você se sentir realmente como um espectador que vê tudo através dos olhos do protagonista (ao menos foi como me senti).
Toda essa apatia e esse comportamento fleumático do protagonista vai aos poucos ficando mais incômoda para o leitor, e faz você refletir muito sobre o fator psicológico dele.
Estou ansioso pra procurar algumas análises sobre o protagonista

Luan 09/01/2024

Esse livro é tipo sylvia plath para garotos. Amei a mensagem que o livro quis passar, a leitura é fluída e a escrita muito boa.

@darlanjs 08/01/2024

Tanto faz.
"O Estrangeiro" poderia também se chamar "Tanto Faz". Camus faz uma descrição tão brilhante (e irritante) da vida do personagem Mersault, que além de se aproximar da nossa, realmente, às vezes, tanto faz.

onedreann 08/01/2024

Leitura rápida e fácil, dá pra ler em 1 dia. a escrita é bem de fácil compreensão, além de sempre reforçar a natureza apática e indiferente do protagonista, é uma obra bem reflexiva e que faz uma crítica perfeita a sociedade do século XX (e até mesmo do século atual).

liviaaaaalinda 07/01/2024

Muito bom. Muito mais sobre quem lê do que sobre Mersault. Todos são estranhos. No começo achamos que a namorada é até que normal? mas meu deus, senhora?

Nathalia 06/01/2024

Um olhar estrangeiro sobre si mesmo
O Estrangeiro conta a história de Mersault, um homem que vive alheio a própria vida e as pessoas e acontecimentos que o cercam. Nada tem importância, nem mesmo quando comete um crime e perde sua liberdade, é capaz de compreender a importância de seus atos.
Absurdo e existencialismo se mesclam na narrativa de Camus.

Glemerson 06/01/2024

Não é muito o meu estilo de leitura, mas curti
Ouvi falar muito dessa obra nos últimos meses, acabei me rendendo a ela. No primeiro momento a história me pegou, mas a monotonia com a qual ela se seguiu me tirou um pouco o encanto, é bem arrastada e reflexiva até o grande plot. Gostei da leitura, mas não entregou tudo o que esperava

tr11zlma 06/01/2024

O título faz jus a obra
Que livro complexo de se formular uma opinião, e isso se deve ao fato de que a mensagem do livro talvez seja muito implícita, e devido a isso, cada leitor terá uma interpretação muito diferente.

Que protagonista , um tanto diferente, um tanto complexo, talvez um tanto maluco, ou talvez um tanto muito sã das ideias? Bom mas de fato, com certeza foi um protagonista, muito difícil de se compreender. O fato dele ser muito alheio a situações tão absurdas, faz o leitor ter um ódio do mesmo, por agir com tanta passividade a situações tão extremas( aí vc se lembra das situações que você também já agiu assim) e por outro lado, você sente um certo tipo de afeição por ele, por sentir que talvez ele esteja certo em não atribuir tanto significado, a coisas banais, igual a todos os meros seres humanos mortais que vivem em uma busca incessante por significados e propósitos.
ENFIM, coloquei uns 5 livros desse autor na lista, achei muito interessante embora ainda precise quebrar bastante a cabeça pra formular a minha humilde opinião.

Robson Lima 06/01/2024

Bem compreensível
Uma história interessante, se envolve bem com os personagens, não é difícil de entender (não tem uma linguagem muita complexa)

Laísa 05/01/2024

A história do homem que "tanto faz". A indiferença em relação a vida, as circunstâncias, a morte da mãe, as amizades, levam um homem indiferente a cometer um crime, que para qualquer um seria uma barbárie. Mas para ele "tanto faz".
Que livro legal! Curto e absurdo.
Recomendo