Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota Siobhan Vivian

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Nanda Meireles 28/11/2011

Numa visão realista e provocante, a autora de nome difícil (“Siobhan”, rs) apresenta um romance YA diferente.

A personagem principal é uma jovem inteligente, centrada e desconfiada que passa por maus bocados durante o último ano do segundo grau.

Uma das coisas que me chamou a atenção logo no início foi a imparcialidade dos personagens adultos da história. É comum encontrarmos narrativas em primeira pessoa onde o personagem central é um adolescente, mas geralmente há uma menção maior das figuras mais “adultas”. Em “Não Sou Este Tipo de Garota” encontramos no máximo alguns professores aparentemente frustrados e pais ausentes, o que me fez sentir mais próxima do que verdadeiramente se passa pela cabeça de um jovem da era moderna onde muitos pais dão de ombros para como um filho se vira no seu dia-a-dia.

O ambiente escolar também me pareceu fiel ao que encontramos hoje, com jovens desde muito cedo se preocupando com sua sexualidade e sua imagem diante dos outros.

A amizade forte de Natalie com Autumn (talvez seja melhor explicar que essa é uma menina também, rs) no início me pareceu meio suspeito, um relacionamento intenso e conflitante que por momentos me peguei imaginando se me depararia com alguma surpresa colorida até o fim da história… (não contarei o final, mas digo que minha impressão não se sustentou por mais que 15 páginas ;)

Para quem está acostumado com páginas mergulhadas em melodramas e suspiros românticos, pode acabar meio desapontado, entretanto a abordagem da autora sobre o tema da sexualidade foi bem exposto e bem trabalhado, nos dando muitos momentos emocionantes.

Num resumo: Natalie tem uma grande (e única) amiga que após ter sido vítima de uma grande calúnia ficou com a reputação destroçada. Elas se ampararam uma na outra durante todo o ensino médio e na reta final se deparam com uma grave crise de identidade. Autumn aos poucos percebe que não agiu da forma que deveria diante dos seus problemas e Natalie se vê presa em uma avalanche de reponsabilidades que pesam mais do que podia imaginar: o teste para a faculdade de seus sonhos, a presidência do comitê estudantil, o afastamento de sua melhor amiga, a nova aluna que já tomou conta um dia (como babá) e estava metendo os pés pelas mãos com os garotos e ainda tinha o Connor. Um rapaz popular que é tudo o que ela sempre odiou, mas ao mesmo tempo vai a envolvendo com mil promessas silenciosas de momentos preciosos de paz e alegria…

Enfim, o livro trata das vastas e conflitantes emoções juvenis: como a crueldade sendo usada como defesa, a amizade usada como tábua de salvação, a sexualidade como escada para a popularidade, o romance como escape da frustração e o amor como fonte inesgotável de perdão.

Um livro de sabor diferente, capaz de nos envolver e questionar que tipo de pessoas somos nós e quem de verdade são nossos piores inimigos?

Delly 27/11/2011

O livro Não Sou Este Tipo de Garota começa com a chegada de uma nova garota à escola de Natalie, nossa narradora. A menina novata já teve Natalie como babá, o que deixa Natalie com os extintos protetores aflorados, mas Spencer não faz o tipo que precisa de proteção a não ser dela mesma às vezes.

Quando Natalie era novata, um cara veterano usou uma das meninas que eram próximas a ela por diversão e acabou com a vida da garota, bem, isso de acordo com a Natalie, eu não achei nada de mais, só achei que a menina é muito dependente do que os outro acham ou deixam de achar dela. Além de ser bem idiota por para a vida dela por causa de um cara que só a estava usando. No entanto o fato é que apesar de bem jovem Natalie já é completamente desiludida com os homens por conta disso, ela tem uma única amiga – com quem é uma vaca por medo de perdê-la.

Continue lendo: http://atravesdanevoa.blogspot.com/2011/11/nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Yasmin 26/11/2011

Não Crie Expectativas

Não ia ler esse livro, mas a sorte resolveu aparecer e ganhei o kit dele em uma promoção no blog da Nanie. Nem acreditei quando eu vi, afinal nunca ganho nem bala em promoção desde criança. O livro chegou e fui logo ler, afinal era pequeno e não ia atrapalhar a lista. Não foi aquilo que eu pensei, mas também não foi a pior leitura do ano.

O livro conta a história de Natalie, aluna exemplar, filha exemplar, sempre com as melhores notas e envolvida em tudo na escola ela nunca decepciona as expectativas. Recebe grande pressão da professora que vê nela uma mulher independente, feminista e que não precisa de garotos. Acontece que nem tudo são flores. Natalie se envolve com a pessoa mais improvável do mundo e tem medo de ser exposta. Em uma vida escolar onde aparência é tudo e qualquer coisa pode virar o assunto da vez Natalie tem medo do que pode acontecer. Ela pensa demais no que os outros vão pensar, por isso é vista como chata e para baixo. Afinal hoje em dia para muitas pessoas namorar e aluna exemplar não cabe na mesma frase. Em minha opinião isso é a maior besteira. Talvez por isso me irritei com o livro em algumas partes. Ou melhor, com a protagonista. Ô menina neurótica! Ao invés de assumir logo o namoro e mandar as pessoas as favas ficou enrolando. O plot é bom, mas nas primeiras páginas demorei a pegar o ritmo. Depois de umas 30 páginas comecei a gostar da história.

A narrativa da autora muitas vezes fluí bem, mas em certos pontos ela peca pela repetição (...)

Continue Lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/11/resenha-nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Katia Gomes 19/11/2011

Não sou este tipo de garota
Natalie é a protagonista da história, aquela típica menina que só quer ter boas notas, passar em uma ótima faculdade e ser a presidente do conselho estudantil da escola onde estuda.
Em vários momentos Natalie me irritou muuuuuuuuito, mas muito mesmo! Ela é o tipo de garota “chatinha” e “mimada”, que só quer ser a certinha em tudo. Algumas vezes a achei bem egoísta e em outras adoraria entrar na história para poder falar: - Acorda Natalie!

O livro aborda temas de sexualidade, amizades, paixão, e até aquele clima gostoso de escola, onde você tem suas amigas populares, os garotos lindos – que não pode faltar – e a diversão que sempre rola.

Ka 18/11/2011

Natalie Sterling sempre teve orgulho de ser o tipo de garota que ela é. Cursando o último ano do ensino médio é super estudiosa e está a um passo de ser eleita presidente do conselho estudantil. Ela é a tipica garota que só se importa em tirar as melhores notas, e não se envolver em confusões para poder entrar em uma boa faculdade com um currículo impecável. Garotos nem pensar.

Os planos de Natalie para seu último ano escolar na Academia Ross mudam meio sem querer, quando Spencer - garota de quem foi babá alguns anos antes - entra como caloura no colégio. Spencer é o tipo de garota que gosta de aparecer, que quer ser falada (mesmo que falem mal), que gosta de ser notada. Por esses motivos, Natalie passa a querer ajudar Spencer, mesmo que ela não queira ser ajudada. Spencer sempre se envolve em confusões e a Natalie faz de tudo para a ajudar a sair das tais.
Mas Spencer não é tão fácil assim, pois ela vê pontos positivos em todas suas atitudes, logo Natalie não consegue fazer com que Spencer ande na linha. E pior que isso, se vê sendo um pouco influenciada pelo 'discurso' da caloura que gosta de se exibir.

Influenciada de certa forma, mas ciente de suas decisões, a vida e os estudos de Natalie começam a se desequilibrar. E ela acaba se envolvendo com o garoto mais popular do colégio: Connor. A partir daí, mesmo que continue dizendo que não é este tipo de garota, suas atitudes passam a provar totalmente o contrário.
Agora a Natalie precisará mudar de alguma forma os rumos que as coisas tomaram. E muita coisas, inclusive sua reputação, estará em jogo.

Dani 15/11/2011

Não Sou Este Tipo de Garota não é um livro oh meu Deus, que sensacional!, mas ainda é bom. Siobhan Vivian escreveu um YA um pouquinho diferente dos padrões Meg Cabot, por exemplo, e eu gostei bastante desses novos ares. E, ainda que a história tenha bastante enfoque no romance, não foi esse o objetivo principal.

É, gente, pasmem: um YA onde o mundo não gira ao redor do casal.

Então achei que o livro tinha tudo para eu amar. Só que, ainda assim, tudo pareceu meio "parado". Quer dizer, mesmo que a leitura flua rapidamente, ainda mais com os cliffhangers ao final de vários capítulos, você sente que não há muito progresso na história. Eu tinha lido mais ou menos um terço do livro e ainda não sabia quando o negócio ia começar a pegar fogo de verdade.

Outra coisa que me incomodou foi a atitude da Natalie. Ela começa com a cabeça de um jeito, inflexível em suas opiniões, e muda do nada. É claro que nada a impede de mudar da noite pro dia numa epifania, porém eu ainda preciso de motivos para achar a mudança convincente. Não sei se foi porque eu li muito rápido ou o quê, mas não vi a Natalie dando uma explicação satisfatória sobre suas atitudes, considerando que este é um livro narrado em primeira pessoa por ela mesma. Eu simplesmente ficava sem entender por que ela subitamente começava a fazer uma coisa que jurava jamais fazer.

Quanto ao clímax, achei que faltou ser melhor trabalhado. O motivo de todo aquele auê não me pareceu grande coisa, assim como tudo pareceu se resolver rápido demais, fácil demais. Contudo, o livro realmente passa uma mensagem legal sobre amizade, aceitação e essas coisas coloridas. Na minha opinião, vale a pena ler, só que como uma leitura descompromissada.

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/08/nao-sou-este-tipo-de-garota-de-siobhan.html

Fernanda 11/11/2011

Resenha: Não sou esse tipo de garota (Siobhan Vivian)
Bom dia, Caçadores!
Hoje uma resenha muito legal!
Sabe quando você se identifica com o livro...
Pois é, aconteceu comigo, rs.
Vamos lá?

Classificação:
Capa: 8.0
Diagramação: 7.5
Conteúdo: 8.0

Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

Natalie Sterling é uma garota inteligente, destemida e que tem um foco, conseguir se formar no Ensino Médio e conseguir uma ótima faculdade!
Sua amiga Autumn, apesar de linda e bem mais social que Natalie, vive em um estado de topor eterno, pois obteve uma grande desilusão amorosa, tudo por conta de Chad Rivington.

Para conhecer a resenha completa, visite:

Beatriz 10/11/2011

Leitura simples, fácil e divertida. Adorei a forma como Siobhan contou a história de Natalie e me identifiquei muito com a amizade que existia entre ela e Autumn! O debate que se levanta é muito polêmico e os pontos de vista muito diversos. Me peguei pensando no assunto várias vezes, mas confesso que apoio quase que totalmente os pensamentos de Natalie. Apesar de não ter muita coisa em especial, é um livro que prende a atenção do leitor durante muito tempo, acho que se minha vida não estivesse tão corrida no momento, eu o teria devorado em questão de horas! Adorei!

Lela Tiemi 09/11/2011

Comecei a ler este livro e não parei mais até terminá-lo! É um daqueles livros que a gente lê de uma vez só. Mas apesar de ser um livro bem bacana e gostoso de ler, devo confessar que esperava, não mais, mas algo diferente dele.
Logo no início da leitura pude perceber que a protagonista era uma personagem bem difícil. Ela é um tanto orgulhosa, controladora e certinha demais. Extremamente estudiosa, ela não se permite se divertir, só tem uma amiga e por isto que a controla o tempo todo para não perdê-la, e tem grande dificuldade em perceber seus erros. No começo eu relevei muito suas atitudes, pois acreditava que aos poucos ela cairia na real e iria mudando. Isto acontece, porém demora demais. E chegou uma hora que a paciência acabou e finalmente me permiti ficar irritada com as atitudes dela.
Contudo, há outros personagens que são interessantes. Especialmente, Spencer que apesar de ser um tanto vulgar e bem louquinha, é divertida e autêntica. Mesmo Natalie achando que é ela quem está cuidando de Spencer, é justamente o contrário que ocorre. Spencer a ajuda a se libertar. Assim como Connor Hughes que é um fofo e super paciente. Não é para qualquer um aguentar a Srta. Perfeição Sterling! rs.
A trama trata muito da questão da sexualidade na adolescência; a diferença entre a vulgaridade e valorização do próprio corpo; e sobre feminismo. Trata do perdão a si mesmo e aos outros, também sobre aceitação - dos erros e das diferenças - e o aprender a se permitir ser feliz! Não fim da leitura, a minha irritação pela protagonista se transformou em pena... Dizem que o pior cego é aquele que não quer enxergar, mas têm horas que a vida nos força a abrir os olhos.
De um modo geral, digo que gostei bastante da leitura. Foi leve e divertida. Recomendo!

Mandy Porto 07/11/2011

ricardo_22 07/11/2011

Resenha - Blog OverShock
Não Sou Este Tipo de Garota, Siobhan Vivian, 1ª Edição, Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2011, 248 páginas.

Como deve ser o comportamento de uma garota do colegial? Que tipo de atitude ela deve tomar? Quais as ideologias que as adolescentes devem tomar? Pois são essas as perguntas que a nova-iorquina Siobhan Vivian tenta responder no livro Não Sou Este Tipo de Garota, lançado recentemente pela Editora Novo Conceito, estreiando o selo Jovem da editora. Professora em uma universidade de Pittsburgh, Vivian trabalhou como editora em diversos best-sellers do The New Yotk Times, até que lançou Not that kind of girl, em 2010, e passou a ser uma escritora best-seller. Quando vi que Não Sou Este Tipo de Garota seria um dos novos lançamentos da editora, não imaginei que a história poderia ser tão bem elaborada, e com pontos tão importantes ao longo de suas 248 páginas. Também não me interessei por essa leitura.

A história é contada por Nathalie Sterling, uma garota com ambições, decidida, e que está entrando para o último ano do ensino médio. Logo no inicio, ela conta a decepção e vergonha que sua amiga Autumm passou alguns anos antes, o que já nos mostra que Nathalie é uma garota certinha, e que segue uma ideologia muitas vezes ignoradas por garotas de todo o mundo. Isso é confirmado, quando no primeiro dia de aula, Nathalie reencontra Spencer, uma garota de 14 anos (que apesar da pouca idade, entra em diversas encrencas) que anos atrás Nathalie havia sido babá, que é uma das calouras da Academia Ross.

O livro, conta a cada capítulo (dos 41 deles), o dia-a-dia de uma adolescente, que nem sempre costuma sair para festas, que deseja ser a Presidente do Conselho Estudantil, que se preocupa com a imagem que suas amigas passam e principalmente cuida dessas amigas. Como qualquer outra adolescente, Nathalie se envolve com um garoto e passa a correr riscos por isso, além de sofrer com problemas que passam a atingi-la ao longo do seu último ano escolar.

A capa nacional de Não Sou Este Tipo de Garota é completamente diferente da original, mas sem dúvidas é muito melhor. Na original, temos a imagem focada em um casal, enquanto na nossa versão, temos um casal juntos próximos de um muro, e uma garota deitada em cima desse muro. Tem tudo a ver com a história. Ah, sabe essa mancha no muro da capa, onde está escrito o nome do livro? É dentro dessa mancha que na contra-capa temos um trecho do livro. Ideia incrível, alias, o trabaho da editora é muito bem inclusive na parte interior do livro, onde o inicio de cada capítulo, tem um desenho embelezando essa página.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/08/resenha-37-nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Monikinha 06/11/2011

Resenha do livro:
Eu gostei muito da leitura, a sensação que dar ao ler e estar assistindo um filme estilo sessão da tarde, confesso que as vezes dava vontade de dar na cara de Natalie de tão egocentrica, rss!! Mas acho que ela irá aprender bem a lição e parar de julgar as atitudes das pessoas.

monikinhaflor.blogspot.com

Vanessa Vieira 05/11/2011

Não Sou Este Tipo de Garota_Siobhan Vivian
O livro Não Sou Este Tipo de Garota, de Siobhan Vivian, nos conta a estória da estudante Natalie. Natalie está cursando o último ano do ensino médio e sempre teve excelentes notas e comportamento exemplar na Academia Ross. Ela se dedica de corpo e alma aos estudos e almeja o posto de presidente do conselho estudantil da escola. Quando não está estudando, está ao lado da sua amiga inseparável Autumn (achei esse nome um pouco estranho, mas tudo bem...).

Há alguns anos atrás, Natalie foi a babá de uma garotinha ingênua e sem malícia. Só que essa garotinha agora tem 14 anos e acaba de ingressar na Academia Ross. Spencer amadureceu bastante e teve uma mudança brusca de comportamento: suas roupas são minusculas, extremamente decotadas, e conforme o seu figurino, ela faz de tudo para chamar a atenção, principalmente dos garotos do colégio. Resumindo: Spencer é a típica piriguete.

Natalie, de alguma forma, se sente responsável por Spencer e faz de tudo para que ela tenha modos um pouco mais adequados. Mas a sua tarefa não será nem um pouco fácil. Ao mesmo tempo em que procura mudar a conduta de Spencer, ela acaba se envolvendo com Connor, jogador de futebol da escola. Os seus sentimentos por ele são genuínos, mas ela acaba colocando arestas e não se entrega ao romance, para não se tornar o "tipo de garota" típico da escola.

O livro de Siobhan Vivian nos fala sobre o período da adolescência, com todos os seus sabores e dissabores, incluindo a sexualidade. Natalie e Spencer possuem condutas bem distintas uma da outra. Enquanto Natalie procura ao máximo se preservar e acaba até se fechando em seu próprio mundo, Spencer não tem medo de ser feliz e extrapola, no sentindo literário da palavra.

No começo da estória, eu achava a Spencer muito fútil, e inconsequente. Mas ao decorrer da trama, ela foi ganhando a minha simpatia, pois provou ser uma pessoa autêntica, amiga e em determinados momentos, até mesmo ponderada. O livro é leve, engraçado e além de ter uma temática bem legal, expressa bem a linguagem e os pensamentos dos jovens.

Acabei voltando no tempo e relembrando os tempos de escola de uma forma gostosa e descontraída. Uma leitura super divertida, envolvente e dinâmica. Recomendo, com certeza!