Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota Siobhan Vivian

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Lili 30/09/2011

Quando comecei a ler o livro pensei que estivesse assistindo um filme de sessão da tarde, daqueles bem água com açúcar, tipo hig school. Bem, é high school, mas seguindo com a leitura pude perceber que a autora quis retratar os dramas de uma adolescente que achava que sabia tudo, que já tinha metas traçadas para sua vida futura e que não deixaria nada atrapalhar. Ledo engano!

Acabei me surpreendendo com a leitura e me peguei vivenciando os dramas de Natalie e de Autum, grandes melhores amigas, e que acabam tendo sua amizade estremecida pela chegada de Spencer, uma garota de 14 anos de quem Natalie havia sido baby-sitter. Pessoas totalmente diferentes, com pensamentos diferentes e que no fim, têm que aprender umas com as outras. E isso acho que é o grande mérito do livro: fazer os leitores meditarem em suas próprias ações. Desmascara idéias pre-concebidas e acaba trazendo uma nova expectativa, uma nova abordagem diante de cada problema.

Amei o livro e a maneira como a Siobhan escreve. Foi uma leitura rápida e fácil, e que acabou me cativando. Recomendo muitíssimo!

Se quiserem ler mais resenhas, acesse: http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Vivi 29/09/2011

Não é o tipo de livro para mim
O livro e bom, mas não e para mim.
Não que tenha sido uma leitura chata, cansativa, nada disso, só achei muito adolescente com o intuito de dar uma liçãozinha de vida que já aprendi a muito tempo.
Fora que a protagonista e cheia de conservadorismo e isso é algo que me irrita muito nas pessoas no dia a dia quanto mais numa leitura (risos). Mas no geral o livro é bom e acho que as adolescentes devem ler sim.

Resenha completa aqui: http://www.filmeslivroseseries.com/2011/09/nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Bárbara 29/09/2011

Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian
Quando recebi o lançamento da Novo Conceito Jovem, me apaixonei rapidinho pelo kit completo. A bonequinha linda, as roupinhas acompanhando e, claro, o livro. A capa retrata bem a história do livro, então este é mais um ponto positivo para ele.

Não vou chegar aqui e dizer pra vocês que gostei do livro por completo porque não foi bem assim. Fiquei com raivinha em alguns momentos porque o livro me pareceu feminista demais. As ideias da Srta. Bee, uma professora da Natalie, nossa protagonista, me deixaram com raiva. Todo aquele papo de que as mulheres são melhores que os homens e de que nós não precisamos deles… E ainda mais a Natalie concordando e tentando mostrar para todas as garotas do colégio que aquilo era o bom. Quer dizer, que as mulheres não precisam dos homens – que eles são uns porcos e que deviam aprender a se comportar melhor.
Uh, vamos tentar fazer com que eu me explique melhor para vocês.
Natalie é uma típica nerd, que só pensa em estudar e se preparar para o SAT (parecido com o nosso vestibular lá nos Estados Unidos), que se preocupa com as mínimas coisas na escola, que se comporta perfeitamente bem e que participa de tudo o que puder participar apenas para ser aceita numa boa Universidade.
A Natalie tem uma melhor amiga, Autumn, que passou uma barra há alguns anos na escola porque se envolveu com um garoto. Saiu com fama de fedorenta depois de dizer não quando o namorado insistiu que eles transassem no banheiro da escola. Aquele episódio, para a Autumn, é algo que maxuca apenas de ser lembrado, coisa que Natalie insiste em fazer, tentando mostrar a todas as garotas que os homens, de forma geral, não prestam.
Mas o imprevisível (ou não tão imprevisível assim) acontece. Connor, um dos garotos mais populares do colégio, olha para Natalie de uma forma diferente – ele gosta dela.
Depois de um acontecimento numa, digamos, noite do pijama para garotas no colégio, ela faz de tudo para esconder o que sente por Connor – de si mesma, de Autumn e de Spencer, uma garota nova no colégio, mas não tão nova assim na vida de Natalie.

Eu gostei muito do livro. Ele é bem fácil e rápido de ler – o típico YA. Recomendo a leitura e parabenizo a Editora por ter trazido um lançamento tão bacana para nós, brasileiros.

Psychobooks 28/09/2011

O início do livro me deixou um pouco entediada, mas a medida que a leitura avançou e o enredo foi se desenvolvendo, não consegui parar de ler enquanto não cheguei a última página. O enredo aborda assuntos delicados para os adolescentes, a narrativa consegue ser leve e divertida, mas a história é 'mais do mesmo', você tem a sensação que já a conhece.

Natalie tem 17 anos, faz tudo para impressionar seus pais, professores, não tem tempo para ir à festas e ficar pensando em garotos, aliás, ela tem uma opinião radical sobre eles: são todos uns babacas que irão te decepcionar. Sua melhor amiga, Autumn, foi enganada por um garoto quando elas eram calouras, por causa disso sofreu bullying durante seu ano escolar- os adolescentes podem ser muito cruéis quando querem.

Spencer tem 14 anos e usa sua sensualidade para impressionar, e como Natalie foi sua babá há alguns anos, sente-se na obrigação de tentar evitar que Spencer cometa o mesmo erro de Autumn, mas quem foi que disse que Spencer quer ser salva?

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/09/resenha-sorteio-nao-sou-este-tipo-de.html

Mirela L. 27/09/2011

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Não Sou Este Tipo de Garota foi um livro que me cativou aos poucos, confesso que no início me deixou um pouco entediada, mas com o desenvolvimento da estória fui me sentindo mais envolvida; bem mais envolvida. Uma narrativa leve, que aborda assuntos [do tipo: hormônios à flor da pele, rs.] relativos à fase da adolescência.

A protagonista, Natalie Sterling, está no ensino médio e é o tipo de aluna aplicada e filha perfeitinha. Não vai a festas, é totalmente voltada para os estudos e não pensa em garotos [na verdade abomina o assunto: garotos]. Esta opinião, que ela nutre, é uma consequência de uma situação que a sua amiga Autumn passou num relacionamento, e por conta do fato, foi vítima de bullying. Ou seja, se envolver com garotos é sinônimo de decepção e humilhação.

Spencer Biiddle, uma garota de 14 anos, vai estudar no colégio [da sua antiga babá] de Natalie. E ela é o tipo de garota que usa a sua sensualidade para impressionar todos a sua volta [especialmente os garotos]. E para evitar que ela passe pela mesma situação que sua amiga Autumn, Natalie faz o que pode [e o que não pode] para orientá-la. Mas será que Spencer quer mudar?

Spencer é do tipo que acredita que a sensualidade, que é nato da mulher, é para ser explorada, e que todas as garotas deveriam fazer o mesmo que ela. Já Natalie é do tipo conservadora, mas mesmo com tudo sob controle, ela acaba se envolvendo com Connor Hughes. E Connor é um fofo! Será que Natalie quer ser este tipo de garota?

Achei interessante a forma como a Siobhan nos conta a estória, de forma imparcial, deixando que o leitor tire suas próprias conclusões. Não Sou Este Tipo de Garota não é só um romance com diálogos adolescentes, mas também aborda questões sérias e que levam o leitor a refletir; além de possuir toques de humor e diversão.

Eu acredito que as coisas não são daquele tipo e pronto. Que por mais que nós tenhamos certeza das nossas próprias convicções, nós sempre [até o fim das nossas vidas] estaremos nos descobrindo diferentes, e essa é a graça afinal, não é?! rs. Recomendo ;]

“Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que eu não sabia.”

Confere lá: http://inteiramentediva.blogspot.com/2011/09/resenhando-24-nao-sou-este-tipo-de.html ;]

Iris Figueiredo 27/09/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Não sei se foi apenas comigo, mas não tinha entendido muito bem qual era a desse livro até tê-lo terminado. Não que eu não o tenha compreendido durante a leitura, mas eu acho que a sinopse oficial não é muito boa para explicar o contexto da história. Quando a li, pensei que fosse sobre traição entre amigas ou algo do gênero, mas o foco não é realmente a amizade e como ela pode influenciar as pessoas, mas é sobre Natalie e as pessoas que a cercam. Lógico que tem um pouco disso, mas não é exatamente o que a história propõe - pelo menos, eu não senti isso tão forte quanto esperava.
O Ensino Médio também pode ser conhecido como "os piores anos de nossas vidas". Todos nós somos idiotas - alguns continuam sendo para o resto da vida - e compramos tantas histórias mais idiotas ainda - ok, acho que o Ensino Médio nunca acaba, como diria Bowling For Soup... Mas ler "Não Sou Este Tipo de Garota" só me fez reforçar minha ideia de que, graças a Deus, já acabou o "Inferno Médio".

É o último ano de Natalie Sterling na Academia Ross. No ano seguinte, ela pretende estar em alguma universidade de prestígio. Para isso, ela quer manter sua pose perfeita, ir bem nos estudos e ser a presidente do Conselho Estudantil, tudo para garantir sua admissão na faculdade. Ela tem uma melhor amiga chamada Autumn e não confia muito nos garotos, pois a única coisa sobre a qual eles querem saber de verdade são peitos. Natalie tem sua vida nos eixos e está pronta para ter um último ano tranquilo na escola. É então que descobre que já foi babá de uma das calouras - e que ela não é nada fácil!
A caloura, Spencer, adora chamar a atenção dos rapazes e se mete em muitas confusões por causa disso, e Natalie sempre tenta livrar sua barra. E tem o Connor, que parece só ter olhos para Natalie, que não quer nada sério com ninguém, pois romances só tendem a atrapalhar sua vida acadêmica...
O livro é bem real... Natalie é o tipo de personagem que faz você rir, querer socar, se identificar. Ela é cheia de defeitos e qualidades, e muitas vezes tende mais para o lado dos defeitos. Em sua busca para ser um exemplo, ela acaba fazendo exatamente o que acha que é errado, sem se dar conta. Muitas vezes, a personagem soa grosseira, mas você acaba entendendo-a.
A história flui com um ritmo agradável e você lê em poucas horas. É um romance bem simples, mas o que me incomodou é que não há um momento marcante na história, ela simplesmente flui. A questão entre a Autumn e a Natalie, por exemplo, não acrescentou muita coisa para o desenvolvimento final, embora tenha sido o que mais "marcou" no ponto de vista da personagem - mas para mim poderia ter passado batido.
Muitas coisas que acontecem no livro são comuns no dia-a-dia no Ensino Médio, o que me fez pensar: "ainda bem que isso já passou". Intrigas, panelinhas, coisas pequenas que se transformam em uma bola de neve e todas essas coisas que fazem a adolescência e a escola serem o que são. A autora foi feliz em explorar sexualidade juvenil e outros temas de forma verossímil.
A revisão pecou em algumas partes, assim como a falta da separação entre falas e narrativas, tal qual acontece em Anna e o Beijo Francês. Eu gostei do livro, achei gostoso e tranquilo de ler, ótimo para refrescar a mente depois de uma semana estressante e um engarrafamento de quatro horas e meia...

Giro Letra 18/09/2011

Não sou este tipo de garota
Comecei a ler Não sou este tipo de garota sem saber ao certo o que iria encontrar. No começo, pareceu uma daquelas histórias comuns, em que uma garota nerd se apaixona por um cara, aí começa a repensar suas escolhas, passa por uma transformação no visual que a deixa linda e parece que viverá feliz para sempre, até que descobre que foi enganada pelo garoto, o qual só a quis por causa de alguma aposta ou acordo idiota com os amigos. Mas, então, ele descobre que encontrou a mulher de sua vida, se arrepende e pede perdão. Então, os dois são felizes pelo resto do Ensino Médio...

Mas Não sou este tipo de garota não é assim. Aliás, não há nada de comum nessa história que foi escolhida como o livro do ano pela Kirkus Review. O enredo em si até se parece com algumas histórias que conhecemos, porém as semelhanças param por aí, já que Não sou este tipo de garota conduz a trama de uma maneira muito especial, deixando uma mensagem pouco comum e muito importante.

A obra é narrada por Natalie Sterling, uma menina muitooooooo estudiosa, responsável, certinha, cheia de regras para a vida escolar, as quais eliminam o contato com qualquer garoto. Até então, sua maior preocupação era ser aprovada no SAT, um teste no estilo do ENEM, e ser escolhida a presidente do Conselho Estudantil.

Sua melhor amiga, Autumn, viveu uma experiência horrível com o namorado, experiência essa que a marcou para sempre. Graças a uma mentira que o rapaz inventou, Autumn virou alvo de fofocas e foi estigmatizada na escola. Natalie foi a única pessoa que ficou ao seu lado, dando o apoio de que ela precisava. O problema é que Natalie não apenas apoiou, mas também nunca deixou que Autumn se esquecesse do que passou: na intenção de protegê-la de sofrimentos futuros, vivia tolhendo qualquer tentativa da amiga de viver sua adolescência. As duas não iam a festas, não saíam com garotos, entre outras coisas. Na verdade, Natalie era muito rígida em seus códigos de conduta, estava sempre preocupada com sua reputação e, muitas vezes, era uma chata de carteirinha. Argh! Natalie se achava um exemplo a ser seguido pelas colegas e se sentia superior às outras garotas, que caíam na lábia de caras cheios de hormônios.

A vida de Natalie e Autumn seguia assim, até que, um dia, chega à escola uma novata bonita, cheia de curvas e muito, muitoooo ousada, que queria chamar a atenção dos garotos, pois não tinha medo de viver sua sexualidade, embora fosse extremamente novinha, tinha 14 anos. Essa menina, Spencer Biddle, chama logo a atenção de Natalie, que se encarrega de ir dar uns toques à garota "sem noção". Então, Natalie descobre que foi babá da nova aluna, quando Spencer tinha 8 anos, num verão há seis anos. Isso aproxima as duas e Natalie se sente na obrigação de cuidar/salvar a novata.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2011/09/resenha-nao-sou-este-tipo-de-garota.html

RUDY 16/09/2011

RESUMO SONÓPTICO/ANÁLISE CRÍTICA
CITAÇÃO:”Cruzei minhas asas com orgulho. Mas onde estava com a cabeça, sentindo-me orgulhosa por um reles elogio? E que direito tinha esses caras de NE julgar? E não era como Spencer. Não havia me colocado como uma mercadoria para ser avaliada. “ (pág. 82).

RESUMO SONÓPTICO: Natalie Sterlling é considerada veterana na Academia Ross por estar no último ano do colégio. Seu objetivo é ser presidente do conselho estudantil da Academia, adquirindo pontos extras para a avaliação do curriculum na entrada da Universidade, seu segundo objetivo.
Autumn é a melhor amiga de Natalie e a acompanha em tudo. Natalie não é popular devido a necessidade em manter sua reputação ilibada, até em excesso. É muito estudiosa, fugindo aos padrões comuns das alunas da academia. Ajuda incansavelmente Autumn a melhorar suas notas e tentar alcançar o ingresso na Universidade também.
No primeiro dia de aula depara-se com uma caloura em posição inconveniente: agachada a frente de seu armário com a calcinha amostra, dando um verdadeiro ‘show’ para os adolescentes masculinos e seus hormônios alterados. Resolve ir avisar e aconselhar a jovem, que, para seu espanto, era Spencer Biddle, garota de quem tinha sido babá há alguns anos atrás.
Spencer considera Natalie um exemplo desde a infância e por esse motivo, tenta seguir os conselhos dados por ela, embora seja rebelde e tenha vontade própria e pensamento diferente ao de Natalie. Spencer gosta de ser o centro das atenções e deixar sua sensualidade em evidência, o que a torna popular com rapidez e também, atrai muitas encrencas.
Natalie sente-se na responsabilidade de tomar conta de Spencer, orientá-la no melhor caminho a ser seguido e esse fato começa a transformar sua Cida, suas ações e comportamento. Nada mais será como antes a partir daí...

CITAÇÃO: “E a verdade era que me sentia cansada. Tinha ido à casa de Connor na noite passada e o beijei com tanta força que mal conseguia respirar. Além disso, o aquecedor estava muito forte na sala, a temperatura seca e o chiado do aquecedor tornavam o ambiente perfeito para uma soneca.” (pág. 176)

ANÁLISE CRÍTICA: O livro é escrito em primeira pessoa, o que dá uma versão bem pessoal de cada personagem.
Os dramas da adolescência, as marcas deixadas por pequenos deslizes cometidos voluntária ou involuntariamente e determinado momento na escola, comportamento inapropriados e os conflitos entre o que é ou não correto, norteiam o enredo do livro e faz com que o leitor se identifique em vários momentos. Torna, então, a leitura fluente e atrativa.
Embora o livro seja classificado como ficção, a reviravolta nos acontecimentos e comportamentos dos personagens, tornam o livro um grande aprendizado e mostra o quanto cada etapa de vida, deve ser vivida com intensidade e sem radicalismo.
O livro considerado bom.
Michelle 20/03/2023minha estante
precisoooo

Paola 15/09/2011

Terminei de ler hoje o livro Não Sou Esse Tipo de Garota, de Siobhan Vivian e da Editora Novo Conceito. A leitura me levou a um filme bem teen, que eu adoro!

Natalie é uma adolescente no último ano do ensino médio. Uma menina decidida, que sabe o que quer e de muita personalidade. Ela está pronta para virar Presidente do Conselho Estudantil, se preparar para entrar para uma boa faculdade e ter um ano escolar ótimo!

Seu plano para o ano estava perfeito até ela encontrar Spencer, uma menina que ela foi babá há alguma tempo, que depois que cresceu é o oposto de Natalie. E com a sensação de proteger Spencer das "garras" do pessoal do colégio, Natalie coloca a sua reputação em jogo.

Natalie é uma menina muito certinha, que pensa nos outros antes dela e tem uma cabeça muito no lugar para a sua idade. Pensa muito também no que as pessoas vão pensar de suas atitudes e com isso acaba metendo os pés pelas mãos, as vezes. E em uma dessas vezes a sua amizade com Autumm está por um fio. Garotos?! Ela começa a se envolve com Connor, um dos jogadores do time da escola. Porém, esse envolvimento é no mais absoluto segredo, afinal, Natalie não pode colocar o seu futuro a perder. No entanto, quando o coração começa a balançar demais ela acaba dando mais uma mancada e com isso percebendo várias coisas.

O livro tem uma história super gracinha! Fala muito sobre amor e amizade e, principalmente, sobre como não devemos parar a nossa vida em função dos outros. Que o que as pessoas falam sobre você nem sempre é importante, contanto que a sua consciência esteja tranquila e feliz com cada passo que dá.

Para quem quer uma leitura calma e gostosa, Não Sou Esse tipo de Garota é super recomendado!!!

Carlinha 15/09/2011

Não sou este tipo de garota
"Não sou este tipo de garota" é um livro que envolve principalmente amor e amizade.Conta a história de uma garota que estava no último ano do ensino médio, e seus objetivos eram :se tonar presidente do conselho estudantil, se formar e ir para uma boa faculdade.
Ela era do tipo "certinha" que nunca mentia para os pais, tirava boas notas e gostava dos professores... do tipo nerd "assumida".
Porém, no ultimo ano, "coisas a mais" acontecem além de seus planos, tipo: brigas com sua melhor amiga e um novo amor surge no ar; sem contar que uma nova menina aparece em sua vida.
___Este livro é muio bom... eu li ele em 2 dias.
A autora consegue transmitir o sentimento do papel para os próprios leitores... quando você começa a ler, não quer mais parar, porque sepre da vontade de saber o que vai acontecer... e quando acaba a gente fica triste porque "ja acabou?"...
Recomendo que todos leiam, principalmente quem gosta desse tipo de tema jovem.
Leia, você não vai se arrepender.

naniedias 14/09/2011

Não Sou Este Tipo de Garota, de Siobhan Vivian
Natalie é uma garota que sabe bem o que quer - entrando no último ano do Ensino Médio, ela está pronta para se tornar Presidente do Conselho Estudantil, fazer um ótimo ano na escola e garantir a sua vaga em uma excelente escola.
Mas quando ela encontra Spencer, uma garota de quem foi babá há alguns anos atrás e que está entrando no primeiro ano, seu mundo é abalado. Spencer não é uma garota certinha como Natalie, muito pelo contrário. Mas Natalie se sente na obrigação de proteger a amiga.
Será que Natalie conseguirá ensinar tudo o que sabe para Spencer? Ou será que ela acabará aprendendo algumas coisas da amiga mais nova com o passar do ano?

O que eu achei do livro:
Uma delícia!
Siobhan Vivian escreve de maneira simples, gostosa, envolvente e dinâmica! A leitura desse livro, apesar de suas mais de duzentas páginas, é super rápida e leve.
Os personagens são extremamente reais e eu pude ligá-los a pessoas que conheci em minha vida - de tão densos que são.
O enredo é bem simples, mas ainda assim muito cativante! Eu não gostei muito da personagem principal. Natalie quer ser uma pessoa decidida, forte e segura, mas ela é apenas uma adolescente que não consegue tomar as decisões certas e acaba por se perder em alguns momentos. Mas é justamente essas pequenas falhas que a tornam tão real, tão tangível (ainda assim, a acho irritante... talvez porque pareça um pouco comigo).
A única coisa que ficou martelando a minha cabeça foi o fato de Natalie ter sido babá de uma menina apenas três anos mais nova (alguém me corrija se eu estiver errada... Ensino Médio nos Estados Unidos são quatro anos, correto?). Mas a história é tão linda, tão fofa, que esse ponto só me perturbou um pouquinho e foi rapidamente deixado de lado!
Uma leitura simples, gostosa, despretensiosa, mas que me ganhou por ser maravilhosa!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com