O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Cindy 29/09/2022

Eu amo ?Eu te darei o sol?, livro da mesma autora, e ?O céu está em todo lugar? está na minha lista a muitos anos.
Trata de assuntos importantes, como o luto e abandono. Mas nossa. Que leitura arrastada foi essa. Demorei semanas para ler esse livro!
Não sei se era algo comigo, pois a escrita metafórica da autora sempre me agradou, mas simplesmente não consegui gostar das coisas que aconteciam.
Não gostei da MC. Não gostei das decisões que ela tomou, ainda que tenham sido justificadas pelo luto e tudo mais. Foi um livro que não me prendeu. Li apenas para terminar, esperando alguma melhora, mas nada!
Acredito que tenha haver mais comigo do que com o livro. Como disse, adoro a forma de escrita da autora.
O que é contraditório, eu sei, mas a MC simplesmente n conseguiu me arrancar nenhuma empatia. Só a achava egoista e irresponsável com as suas decisões. A forma como não conseguiu ver as consequências do que fazia e falava.

Mas há quem goste da história. Infelizmente não estou dentro dessa parcela.

Ielda 21/09/2022

O luto, a perda atravez de uma adolescente
Gostei muito da leitura apesar de falar sobre perdas de uma forma densa e com leveza ao mesmo tempo. Ja li o Eu te darei o sol, da autora e esta obra não me decepcionou. Vale a pena a leitura.

Maria 16/09/2022

O céu está em todo lugar
Se fosse pra dar uma nota de 1 a 100 daria 1000. O livro tem bastante páginas mas achei a leitura até bem rápida.

comentgabi 10/09/2022

maneirinho mas faltou muito sal
Assim, eu adorei a mensagem do luto, da família e do uso dos poemas que o livro tende a passar mas ao terminar vejo que não sentirei falta e continuarei indiferente a ele.

Digamos que não há nada de fabuloso no enredo e faltou bastante desenvolvimento em diversas partes, inclusive entre Lennie e Joe, onde tudo se tornou bastante raso e corrido com um sentimento brotando rápido até demais.

A protagonista não é alguém com quem eu me identificaria ou suportaria, mas fui até o final. Sobre o final? Não teve final, e eu ainda esperei que a mãe dela reapareceria do nada na história e não aconteceu.

AngelaS.DiasNagami 20/08/2022

Sútil
o luto é um processo lento, dolorido e cada pessoa reage de uma forma. Todos sabem disso. Admitir que podemos viver e tirar grandes alegrias durante esse processo que é difícil de acreditar. Nem só de tristezas se faz o luto. Se adaptar e ver que o mundo continua a girar é o que você tem que fazer logo após a perda. Não é fácil. Mas é necessário. Esse livro me fez bem no momento que passo. Após 2 meses sem uma grande amiga, pude ver que as vezes é mais normal do que pensamos continuar a sorrir. E vou continuar sorrindo, mesmo a saudade doendo sempre... ?

tatá 29/06/2022

O Céu está em todo Lugar
De fato, esse livro nos mostra que o título se encorpora em todas as palavras ditas nele.

Resumo do livro:

Lennie é a protagonista do livro, é uma jovem que acabou de perder a sua irmã, Bailey.
Lennie se sente totalmente perdida e aflita. Sua vida está totalmente um caos.
Ela sempre morou com sua avó, e também morava com seu tio Big; pois sua mãe fugira de casa quando ela tinha apenas um ano.

Dentre todas as situações adversas em sua vida, Lennie é uma clarinetista que tenta fazer da música o seu meio de escapar da dor.
Até que ela conhece o mais novo famigerado da cidade, Joe Fontaine. Que também é musicista.

Enquanto ambos estão criando sentimentos um pelo outro, Len acaba criando contato e aproximando-se do namorado da sua irmã, Toby.
Os dois enfrentam a dor da perda. E eles tentam enfrentá-la de uma forma, juntos.
E isso pode atrapalhar sua relação com Joe.

O que acontece ao longo do livro?
Você vai ter que ler para entender.

Minha opinião:

Esse livro é fantásticoooo!
Quando comecei, foi meio difícil de acompanhar os pensamentos de Len, mas ao decorrer a história foi ficando muito envolvente e interessante.
Me apaixonei pelos personagens, senti ciúmes em alguns momentos. Chorei, sorri e me alegrei muito com algumas situações.
Esse livro deve ser mais reconhecido, porquê é fascinante demais. Recomendo para qualquer pessoa.

5 estrelas.
(Só vou namorar se meu namorado for um Joe, kkkkkk).

Joelma 27/06/2022

A brilhante percepção: o céu esta de fato, em todo lugar
Esse é um dos meus livros favoritos na vida. Uma história sobre luto, perdão, descoberta, crescimento e sobretudo, um livro que fala lindamente de amor

Nêmesis 25/06/2022

Sem defeitos
Ca-ra-ca!
Que livro maravilhoso, muito bom, eu estou totalmente apaixonada por essa história.
É um livro que te prende do começo ao fim, que te faz chorar, rir e pensar "eu quero viver esse tipo de romance!"

Ps: eu não consigo aceitar o fato de que a probabilidade de eu encontrar um Joe seja minúscula, eu quero viver um romance arrebatador também!!

Fe Ferrari 23/05/2022

Li esse livro após ler Eu Te darei o Sol da mesma autora, e a escrita é impecável em ambos os livros. Me prenderam do inicío ao fim. Também adorei os personagens e a temática de luto e amor.
Não sou muito fan de triangulo amoroso, então não gostei muito dessas partes do livro. Mas que bom que não dura o tempo todo.
Recomendo a leitura!

jonathan 14/05/2022

uma obra cheia de pequenas lições e significados
depois de ler eu te darei o sol, eu tinha todas as expectativas do mundo quando o assunto era jandy nelson. isso geralmente acaba sendo um pouco perigoso, mas preciso dizer que não me decepcionei nem um pouco. as coisas começaram um pouco esquisitas, afinal, eu te darei o sol não foi o suficiente para me acostumar com as excentricidades e o jeito único que a jandy tem de contar suas histórias, mas foi fácil me habituar depois de algumas páginas.

lennie é uma protagonista passando por momentos difíceis depois de perder bailey, sua irmã e melhor amiga. com o sofrimento, ela acaba se tornado uma musicista sem música, o que retira dela toda a perspectiva do que fazer com o futuro. vivendo com sua avó materna e seu tio, que são figuras bastante excêntricas assim como a sua mãe ausente ? que acaba sendo apresentada como uma espécie de personagem que teve motivos muito específicos para abandonar as filhas quando ainda eram bebês ? , ela acaba se sentindo incompreendida, e assim aparecem em sua vida duas figuras centrais que podem mudar tudo: toby, o ex-namorado enlutado de bailey, e joe, o garoto francês que acabou de chegar à cidade e que tem um talento musical fora do comum e um sorriso de tirar o fôlego.

a minha experiência foi um pouco lenta nas primeiras páginas, acredito que muito por questões pessoais. então, em determinado momento do livro, eu disse ?não é você, sou eu? e fiz uma grande pausa antes mesmo dos 50%, mas, ao retornar, para a minha surpresa, as coisas fluíram e percebi que lennie é uma das personagens mais humanas que já conheci e que aprender a simpatizar e a ter empatia pelas suas atitudes não seria tão difícil quanto eu havia imaginado.

é óbvio que existe um estranhamento antes da compressão, algumas atitudes da mesma podem ser consideradas questionáveis, mas o livro nos faz refletir sobre quem cria essas regras. quem transforma pessoas passando por momentos difíceis em réus por seus pecados além delas mesmos e da visão que elas acham que os outros têm delas? tudo o que precisamos passar para superar algo doloroso nos transforma e merecemos perdão por isso.

preciso fazer uma menção especial as particularidades construídas pela jandy ao longo da história, afinal, são elas que transformaram esse livro em algo único e especial. a forma única como a família walker parece enxergar a vida é algo simplesmente deliciosa! o tio big e seus e experimentos com inserções, a própria lennie é suas manias envolvendo o refúgio ? o quarto que dividia com bailey ? e seu hábito de espalhar bilhetes pelo mundo. temos também a vovó walker, que assim como a avó dos gêmeos de eu te darei o sol, é uma personagem única, com suas manias, lições e uma forma de ver o mundo extremamente interessantes: as rosas do jardim são afrodisíacas, a família possui um gene que faz com que algumas das mulheres queiram viver aventuras e existe uma planta lennie, que murcha ou fica feliz de acordo com a lennie real. é incrível como tudo é muito mais bonito e colorido pela ótica da casa walker!

de modo geral, esse é um livro muito especial. extremamente carregado de figuras de linguagem, com hipérboles, metáforas e analogias brilhantes, que me fazem querer morar na cabeça da jandy por um dia pra conseguir entender o que ? ou mais especificamente COMO ? ela enxerga o mundo ao abrir a janela do quarto pela manhã.

aproveitando pra falar um pouco do filme original appletv+, algumas alterações me incomodaram um pouco, principalmente se tratando da relação da lenine com a mãe, mas acho que eles foram capazes de trazer bem a essência do livro. apesar de achar que alguns minutos a mais teriam melhorado muito o filme como um todo, sinto que alguns detalhes importantes do enredo e da essência dos personagens e suas relações entre si que vemos no livro acabaram não sendo muito bem pincelados na tela, de modo que os expectadores que não conheceram a história antes não conseguiram entender a grandiosidade por trás de cada cena ou ato. por outro lado, foi fácil ver a magia das páginas nos pequenos momentos em que arabescos surgiam no ar, os sentimentos eram expressados por desenhos flutuantes e persongens flutuavam ao som da própria música.

é um filme que faz jus ao livro e recomendo fortemente como uma entrada para as obras da jandy nelson.

Gabi 07/05/2022

Esse livro foi mais uma das releituras que fiz durante o ano, pois lembro que na primeira vez a história me chamou bastante atenção. É um livro sensível, principalmente devido ao luto que quase todos os personagens se encontram pela perda da Bailey, mas ao mesmo tempo é leve e fluído. A narrativa vai deixando o leitor com uma sensação de curiosidade, já que em alguns momentos a Lennie se confunde com os garotos e os sentimentos que cada um deles trazem, pois um está mergulhado na tristeza assim como ela e o outro é o puro reflexo de alívio e de felicidade, tanto pra ela quanto pra família. Os personagens são simplesmente encantadores, todos foram bem desenvolvidos!

Uma das coisas que eu mais gosto no livro físico, é o design das páginas e o tom das letras, que são azuis, além disso, em diversos capítulos têm os bilhetes que foram escritos pela Lennie em vários lugares, com um visual incrível e diferenciado.

Até lembrei que comprei O Morro dos Ventos Uivantes por causa da Lennie, que leu 23 vezes e, eu até então ainda não li nenhuma. Hahahahah

?Eu, como uma pequena concha com a solidão de um oceano inteiro que grita de forma invisível por dentro.?

?E acabei de perceber que posso ser a autora da minha própria história, mas todo mundo também é dono da sua própria história e, às vezes, como agora, as histórias não se sobrepõem.?

Lezinha 02/05/2022

O livro é maravilhoso te prende do início ao fim a Lenine é tão complexa que te faz entrar no livro e sentir todos os sentimentos que ela esta sentindo raiva, angústia, amor. Simplesmente perfeito, recomendo.

Larissagris 28/03/2022

O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR (JANDY NELSON)
? A morte dela está inteira em mim, posso senti-la e todos conseguem notar isso, assim como percebem o enorme casaco preto que estou vestindo em um lindo dia de primavera. (Pág. 10)

? Queria que minha sombra se levantasse e saísse de mim. (Pág. 46)

? Que tipo de mundo é este? O que fazer diante disso? O que fazer quando a pior coisa que pode ocorrer realmente acontece? Quando se recebe o telefonema? Quando se sente tanta falta da voz da irmã que o desejo é rasgar a casa ao meio, com as próprias unhas? (Pág. 66)

? Já li o texto duas vezes por ela até agora, sempre deixo o marcador no mesmo lugar em que estava, quando acabo. Isso me mata! Ela nunca vai saber o que acontece no fim. (Pág. 69)

? Claro, sempre acreditei que a teoria da paixão fosse como a do Big Bang, mas de forma teórica, como algo que acontece nos livros que você pode fechar e devolver à prateleira, como algo que posso desejar secretamente, mas jamais imaginar que aconteceria comigo. (Pág. 74)

? Mais tarde, enquanto toca sem cessar, toda a névoa desaparece. Ele tem razão. É exatamente isso, sou loucamente triste e, em algum lugar lá no fundo, tudo o que quero é voar. (Pág. 86)

? A tristeza é uma casa em que as cadeiras se esqueceram de como nos segurar, os espelhos de como nos refletir, as paredes de como nos conter. A tristeza é uma casa que desaparece cada vez que alguém bate à porta, uma casa que se vai com o vento à menor rajada, que se enterra no solo enquanto todos estão dormindo. A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você, em que a irmã caçula vai envelhecer mais que a mais velha, em que as portas não deixam mais você entrar nem sair. (Pág. 88)

? Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu - Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés. (Pág. 141)

? As outras noites em que fiquei com rapazes não contam, nem as que passei com Toby, em quem estou realmente tentando não pensar, e definitivamente nem as festas, cujos beijos passei dias, semanas, meses, anos seguintes pensando em formas de pegar de volta. Nada foi como isso, nada me fez sentir como me sinto agora, enquanto subo a montanha da casa de Joe, como se tivesse uma janela em meu peito pela qual a luz do sol penetra. (Pág. 145)

? Quando Joe toca seu trompete eu caio da minha cadeira de joelhos, quando ele toca, todas as flores trocam de cor e anos e décadas e séculos de chuva voltam para o céu. (Pág. 148)

? Nossas línguas se apaixonaram loucamente e se casaram e se mudaram para Paris. (Pág. 151)

? - Acho que estou acordada, e talvez isso seja bom, mas é mais complicado do que isso, pois agora sou alguém que sabe que o pior pode acontecer a qualquer momento. (Pág. 155)

? Quis dizer que pressinto como a morte está por perto. Como nos espreita. E quem quer saber disso? Quem quer ter o conhecimento de que estamos a apenas um suspiro despreocupado da morte? Quem quer saber que a pessoa você mais ama e de quem precisa pode simplesmente desaparecer para sempre? (Pág. 155)

? "Toda vez que alguém morre, uma biblioteca se incendeia." Estou vendo uma ser queimada diante de mim. (Pág. 181)

? Você pode contar a sua história da maldita maneira que quiser. É o seu solo. (Pág. 221)

? E acabei de perceber que posso ser a autora da minha própria história, mas todo mundo também é dono da sua própria história e, às vezes, como agora, as histórias não se sobrepõe. (Pág. 244)

? O céu ainda está espetacular a espero que Joe o contemple, neste instante. Não importa pra onde olhe dentro de mim, sempre escontro mais amor por ele, por tudo nele, pela sua raiva e sua ternura. Está tão vivo e me faz sentir que posso arrancar um pedaço da Terra inteira. (Pág. 251)

? Como me aclimatar com o fato de que mais ninguém vai me chamar de John Lennon? Ou me fazer acreditar que o céu começa aos meus pés? Como me acostumar a viver sem uma pessoa que me transforma em brilho? (Pág. 258)

? Lembra-se como foi quando nos beijamos? Quantidades e quantidades de luz lançadas diretamente sobre nós. Uma corda pendendo do céu. Como a palavra amor e a palavra vida conseguem caber na boca? (Pág. 264)

? [...] não que isso não seja verdade, mas também é certo que culpar o destino e a genética pelas coisas é mil vezes mais fácil do que incriminar a mim mesma. (Pág. 286)

? Porque a vovó está certa, nunca há apenas uma verdade, só um punhado de histórias, todas acontecendo de uma vez, em nossa cabeça, em nosso coração, uma passando por cima da outra. É tudo uma bela confusão desastrosa. (Pág. 289)

? Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque eu nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria. (Pág. 303)