Pollyanna Moça

Pollyanna Moça Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna Moça

Robs 15/07/2019

Clássico
Pollyanna para mim é livro necessário.

Kel 31/05/2019

Pollyanna moça
Livro espetacular onde conta a história de Pollyanna já moça.Suas aventuras, seus medos, seus dilemas, etc... Muito bom o livro, é leve e doce como a personagem.

Rebeca.Nascimento 24/03/2019

Esse livro é muito booom. É super gostoso de ler e é muito fofo. Não é uma leitura cansativa. Super recomendo

Laura.Sanches 19/03/2019

Não gostei do livro, mas acredito que por gosto pessoal. Achei a história muito óbvia, monótona e irritante. Não gostei da personalidade da personagem principal e acho ela invasiva e petulante. Talvez minha dose de pollyanna não tenha funcionado haha. Não acho que essas críticas sejam o suficiente pra impedir alguém de ler essa história, afinal toda realidade diferente tem algo a nos ensinar e precisamos às vezes conhecer histórias que não gostamos para melhor aproveitarmos a que temos (jogando o jogo do contente).

Dafne 30/12/2018

Nossa garotinha continua apaixonada pelas pessoas e pela vida!
Pollyanna Moça começa exatamente onde Pollyanna termina, mas não posso contar muito porque não quero estragar sua surpresa. O que você precisa saber é que nossa garotinha continua sendo uma garotinha (e ela vai passar mais da metade do livro assim). Só que agora ela conhecerá pessoas de uma outra cidade, que reservará outras aventuras.

Nossa garotinha continua apaixonada pelas pessoas e pela vida! E continua jogando o "jogo do contente"... Mas agora ela vai ver realidades mais duras do que ela mesma já viveu e vai perceber que o mundo é mais complicado do que ela pensava.

Sua tia Polly temia a respeito de quais transformações seu inocente coração sofreria no processo de amadurecimento... O que aconteceria se Pollyanna tivesse consciência das alterações que promove por onde quer que passa? Será que seu coração se tornaria orgulhoso? Será que essa consciência faria com que perdesse seu jeito natural de colorir a vida das pessoas?

Mais uma vez, a autora traz reflexões brilhantes sobre a hipocrisia humana. Dar esmolas é o mesmo que se importar? Ou pode ser apenas uma forma de aplacar a culpa por não se envolver com as necessidades do próximo? Essas são apenas algumas das perguntas que o livro deixa "no ar". Nem todas são respondidas, mas Eleanor H. Porter fez um excelente trabalho ao perguntá-las.

Ah... e tem a parte em que a Pollyanna vira uma moça: você vai descobrir quem ela se tornou aos vinte anos de idade. Confesso que senti falta de ver seus defeitos sendo mais desenvolvidos na trama, mas essa parte da história também é muito legal e traz momentos memoráveis. Nossa garotinha crescida até vai ser apaixonar! E ela não será a única a ter o coração arrebatado pelo amor...

Enfim, Pollyanna Moça tem o mesmo tom do primeiro livro: é uma história que aquece o coração, faz pensar e traz vontade de mudar. Esse livrinho também tem um lugar especial no meu coração!

site: https://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/2018/08/pollyanna-moca.html

Glenda.Strelow @cheirinho_de_livro 13/11/2018

Razoável...
Pra se sincera por mim a autora tinha parado no primeiro livro mesmo que é um encanto...no segundo ate a metade do livro onde ela tem 13 anos a estoria é uma gracinha mais depois que ela chega a idade adulta ficou tudo muito atropelado forçado claro que ela é uma otima moça mais não tem a graça de uma criança e o romance que lhe foi posto é muito vago sem muito sentimentos.

Encanto Literário 11/11/2018

Resenha: Pollyanna Moça de Eleanor H. Porter
"Minha irmã, Mrs. Carew, leva uma existência extremamente infeliz. Vive a queixar-se da solidão, insatisfeita, desconte de tudo. Só uma pessoa poderá fazê-la encontrar a alegria, levando um raio de sol à penumbra da sua existência. Essa pessoa é Pollyanna." (trecho do livro)

Olá leitores! Já fiz uma resenha do livro Pollyanna, e claro que foi impossível não ler sua continuação: Pollyanna Moça, também escrita por Eleanor H. Porter e catalogada como literatura infanto juvenil.

Sobre a obra:
Pollyanna agora é uma encantadora adolescente, amada por todos os que conviveram com ela e aprenderam o Jogo do Contente. Sua fama de pessoa especial ultrapassa os limites de Beldingsville. Quando recebe um convite para passar uma temporada em Boston, novas experiências vêm enriquecer sua vida. Ela passa a conviver com pessoas interessantes, faz amizades, ensina e aprende muito, e ajuda pessoas necessitadas que vai encontrando em seu caminho. É nesse livro, que Pollyanna descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

Minha opinião:
Confesso-lhes que em vários momentos desta obra, foi difícil colocar em prática o Jogo do Contente que aprendi com Pollyanna em seu livro anterior. Na primeira parte, o livro nos apresenta a personagem ainda menina, com toda sua graça, doçura, bondade e otimismo. Apenas em sua segunda etapa é que temos Pollyana moça. É certo que ela preservou todas suas características que tanto me encantaram, mas infelizmente, terminei a leitura insatisfeita e considerando o final um tanto bobo, não digno de minha querida Pollyanna.

Talvez isso ocorreu devido minha alta expectativa sobre a obra, e também aos inúmeros problemas que esta 14.ª edição que foi publicada pela Companhia Editora Nacional em 1978, apresenta. Temos por exemplo palavras desnecessariamente não traduzidas, o que pode atrapalhar os leitores que não sabem inglês. Existem ainda, vários termos que também não possuem notas de rodapé com a explicação de seu significado. Sem mencionar também, o absurdo que foi encontrar uma passagem onde uma palavra foi drasticamente suprimida do texto, deixando apenas seu espaço vazio e dificultando a compreensão do trecho.

" Quanto a Jimmy, o garoto de doze anos que John Pendleton recolhera a pedido de Pollyanna e que de motu proprio resolvera adotar, não pôde conter o seu ressentimento." (trecho do livro)

" Nunca mais a vi durante dois anos, mas ultimamente tive notícias dela - estava num rescue home ." (trecho do livro)

" Encontrei-a abrir e varrer a casa, para que não parecesse um túmulo para as esperadas. Tudo está bem conservado por lá - as pelouses tratadinhas, mas a vista do solar vazio deu-me uma pontada no coração." (trecho do livro)

" Vamos, criançada. é hora de ir para a cama, disse fingindo severidade de chaperon." (trecho do livro)

Desta forma, encontrei tantos inconvenientes, que até fui averiguar quem traduzira a obra e para minha surpresa vi que mantiveram o grande autor nacional Monteiro Lobato, o qual também fez a tradução do livro Pollyanna. Desta forma, acredito que faltou por parte da editora (Companhia Editora Nacional que foi comprada pelo IBEP - Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, em 1980), uma revisão mais apurada e carinhosa antes de publicar a obra.

Apesar de todos estes infortúnios, é uma obra que vale a leitura, pois nos mostra o quanto é importante mantermos nosso caráter, obstinação e força de vontade perante as dificuldades da vida e do mundo e não nos deixando contagiar pela frieza e egoísmo das pessoas a nossa volta.

"... Creio que é o olhar - aquele seu modo de olhar para todas as pessoas. Logo que entra num bonde, aquilo está como sempre - cheio de homens azedos e mal encarados, mulheres de cara aborrecida, crianças chorando - e em cinco minutos tudo muda. Os homens criam outra cara, as mulheres é só riso e as crianças esquecem de choramingar." (trecho do livro)

Novamente encontrei várias lições de vida que cabem totalmente em nossa contemporaneidade e a que considerei mais importante, refere-se a felicidade (ou contente como diz nossa encantadora Pollyanna) e a crença de que tal sentimento está dentro de nós o tempo todo, assim, cabe a nós encontrá-lo e vivê-lo da melhor forma possível.

site: https://www.encantoliterario.com.br/2018/07/resenha-pollyanna-moca-de-eleanor-h.html

Marcelle Reis 21/03/2019minha estante
Excelente resenha.

Taires.Santos 20/06/2018

Pollynna Moça
" Pollyanna Moça " e é tão encantador quanto o primeiro livro, porém nesse livro pollyanna conhece o lado triste da sociedade, descobre que tem pessoas que vivem na miséria e com isso ela fica muito triste, pois sempre trouxe alegria para todos , então ela se sente impotente, por não conseguir ajudar todo o mundo. Mas ela conhece alguém que faz ela mudar de idéia, a ajuda ela a não desistir de fazer o "jogo do contente".
Pollyanna cresce nesse livro, passa da adolescência a vida adulta, e sempre encantando as pessoas ao seu redor.
Pollyanna conhece o amor , e também através dela a vida de seus amigos também são transformadas.
Pollyanna é um livro encantador , e depois que li , estou passando a enxergar a vida e as pessoas com os olhos dela , sempre otimistas e alto astral. ?

Adriana.Lima 28/05/2018

Pollyana moça
Simplesmente eu amei o livro.
Me lembro que foi uma indicação de uma amiga, quando ela me falou sobre o livro já me apaixonei, confesso que na época não tinha muito interesse por leitura, mas esse livro despertou um certo interesse 😍
Aprendi que independente de qualquer situação que você venha passar sempre tire o lado bom. Assim e o jogo do contente que a menina Pollyana ensina para todos.
Simplesmente não dá para não se apaixonar pelo livro. Super recomendo para todos, no meu ponto de vista todas as pessoas tem q ler Pollyana e Pollyana Moça 😍😍

Lillian 22/04/2018

Já li mais umas 3 vezes acredito que é um livro que temos que levar para vida

Alex Nascimentto 26/02/2018

Gente, quero lembrar que tem resenha de Pollyanna aqui no ig, confere lá e volta tá. Pollyanna Moça é o segundo livro sobre Pollyanna, a menina do jogador do contente. Esse segundo volume começa a Della Wetherby, uma enfermeira que pede a tia da menininha que a deixe passar uns dias na casa de sua irmã, a Ms. Ruth Carew, já que os tios de Pollyanna irão passar uns dias na Alemanha. Pollyanna, com dificuldade, consegue fazer seu jogo do contente com a carrancuda da Ruth. A primeira fase da trama gira em torno da Pollyanna criança, como podemos observar. Após a passagem de tempo, Pollyanna, agora com 20 anos - se não me engano - volta com sua tia da Alemanha, quase falidas. E essa volta causa um rebuliço na pequena cidade, todos querem saber como está a garotinha que um dia animou todos ali. De volta a sua antiga casa, as duas buscam uma saída para não chegarem ao findo do poço. ????????????????????
Na obra conhecemos uma Pollyanna madura, que cresceu e está apaixonada, e ainda continua sendo a mesma garotinha simples de antes. Esse livro continua sendo uma obra cheio de ensinamentos e reflexões. Sabe aquele livro que você devorar rapidinho? Pois bem, é esse. Amei conhecer a continuidade dessa história. Estou ansioso demais pela adaptação que vem por aí! Se você ainda não conseguiu ler, leia! Não tem como não amar a Pollyanna e suas aventuras! Virou meu xodó! ????????????????????
Abraços literários e até logo!????????????????????

Thiciana.Batista 30/01/2018

Pollyanna é sempre encantadora, sou apaixonada pela personalidade dela e isso não mudou quando ela cresceu. É lindo enxergar o mundo com os olhos de Pollyanna, com sua leveza, otimismo e amor pela vida e pessoas! O jogo do contente é algo que todos devíamos praticar para nunca perder as esperanças e enxergar as situações com mais doçura por mais difíceis que sejam. Estou relendo este livro, assim como fiz com ?Pollyanna? e digo com certeza que irei reler novamente algum dia pois me ensina a ser menos cruel com os acontecimentos da vida, é inspirador e porque não me canso de reencontrar Pollyanna.