72 Horas Para Morrer

Resenhas - 72 Horas Para Morrer

Silvia 06/10/2012

72 horas para morrer
Altamente recomendado!

Suspense puro desde á primeira página, impossível de largar enquanto não chegar ao final das páginas. Muito sangue, ódio e uma pitada de sobrenatural, misture tudo e você terá em mãos um triller imperdível. Um policial de uma pequena cidade recebe um filme e nele está a sua namorada sendo assassinada com requintes de crueldade, a sua filha será a próxima, e agora?

"Pior do que conhecer um Serial Killer, é um Serial Killer conhecer você!"

Lelê 26/12/2012

Resenha:
Esse é um livro PQP!! Um Thriller de tirar o fôlego dos mais fortes.

"72 Horas Para Morrer" vem contar a história de Julio Fontana, um delegado bem esquentado, muito estúpido e sem noção de uma cidade bem tranquila.

"Todas as pessoas respiravam segredos
e transpiravam mentiras. Até as mais próximas."
Pag. 137

Julio vive com sua filha a trancos e barrancos. Sua ex-mulher morreu em um acidente de carro, e sua filha o culpa tanto pela separação quanto pela morte da mãe.
Um dia ele recebe a notícia de que sua namorada está desaparecida, e logo depois ele a encontra esquartejada. E assim começa a caçada de Julio pelo Serial Killer e deste monstro por Julio, tudo em exatas 72 horas.

"A nudez, apesar dos ferimentos, dava-lhe
a impressão de que ela tinha sido muito
desejada antes daquelas marcas."
Pag. 47

O pior de tudo é que não dá pra confiar em ninguém mesmo, todos são suspeitos e todos tem sua parcela de culpa, inclusive o próprio Julio.
Todas as mentiras vem à tona, tudo o que ele deixou de revelar e todas as verdades que ele não acreditou voltam para lhe cobrar. Meio maluco, mas é isso mesmo que acontece quando sua filha Laura começa a se envolver com Miguel, um antigo amigo de Julio e que esteve preso nos últimos trinta anos por ter assassinado o primeiro amor de Julio.
Ou seja, Miguel agora é suspeito de ser o Serial Killer, além de praticamente todos os moradores de Novo Salto.

"Uma sensação contraditória de querer
saber o que realmente havia acontecido
e o medo da resposta."
Pag. 22

Laura algumas vezes me irritou com a sua falta de carinho pelo pai e todas as suas acusações. Ao mesmo tempo eu consegua entendê-la, pois foram tantas mentiras...
Julio é o verdadeiro anti-herói. Ao mesmo tempo que eu torcia por ele, também o odiava.

" - Conheço tipinhos como você que dizem
que o mundo e a sociedade lhe devem alguma
coisa, que são injustiçados, humilhados.
A verdade é que se o mundo o trata assim,
as chances são de que você mereça exatamente
o que está recebendo."
Pag. 214

Todos os personagens são significativos e tem suas histórias. O autor não deixou ninguém esquecido.
A narrativa é eletrizante, escrito em primeira pessoa, com capítulos curtos e a cada novo acontecimento o relógio corria.

" - Gravata colombiana - ... - Ela ficou
linda não? Vermelho combina com
seu tom de pele."
Pag. 125

Prepare o estômago, pois é muito forte. As descrições dos assassinatos são ricos em detalhes, então aguente firme e mande bala, porquê a leitura vale a pena.
Se você gosta de thiller psicológico, policial e terror tem que ler este livro.

O final é totalmente inesperado. E apesar de toda a loucura, achei que foi bem arrematado.

Ah! A diagramação é simples, as páginas são amareladas e bem lisas. As letras tem uma fonte perfeita, facilitando muito a leitura, que aliás levei bem menos que 72 horas para ler.

Enfim, só elogios! Recomendadíssimo!!

Kyanja 13/10/2011

"Suspense e Tensão para Ninguém botar Defeito"
Se há algo que o apreciador de um bom thriller sabe reconhecer é quando está diante de uma trama convincente, que o envolva desde as primeiras linhas. Assim é “72 Horas para Morrer”, que mantém o leitor preso às páginas, fazendo-o se esquecer das horas, de compromissos, do mundo à sua volta. Preso ao drama de Julio Fontana, delegado da pacata cidade de Novo Salto, que, de súbito, se vê enredado numa conspiração contra a sua própria sanidade, ao ter pessoas próximas brutalmente assassinadas. Para piorar mais ainda a sua situação, o próximo alvo do serial killer em ação é sua filha adolescente, com quem tem um relacionamento estremecido, desde a morte da esposa. E para alucinar mesmo o delegado mais frio do mundo, ele tem apenas 72 horas para se safar ou descobrir quem é o serial killer que o ameaça.

O autor, Ricardo Ragazzo, conhece as técnicas para obter tensão máxima de uma cena, judiando de seu leitor, confesso masoquista. Sim, pois apenas um masoquista para querer deliberadamente ler eventos dramáticos, cuja tônica são a imprevisibilidade e incerteza com que se deparará nas páginas seguintes. Nesse ponto, Ragazzo é generoso com seu leitor. Prepare-se para sustos sucessivos, como se numa sessão de filme de terror.

Não é um gênero fácil de dominar, embora Aristóteles já o defendesse como importante construção literária. Deve ser um mix de impacto pelos perigos que o protagonista sofre; mais a incerteza de se tudo acabará bem; somada à esperança de que haja um desfecho favorável ao protagonista, para o leitor, então, relaxar dos efeitos da tensão narrativa. Ufa! Nesse ponto, Ragazzo não faz feio aos melhores mestres de suspense.

Vale a pena conferir este livro de um dos mais proeminentes expoentes da boa literatura nacional, independente de rótulos ou gêneros.

Kyanja Lee (13/10/11)

/QMD/ 05/03/2013

Livros com assassinatos e acontecimentos misteriosos me atiçam de tal maneira que não consigo explicar muito bem. Acho que, por esse motivo, 72 Horas Para Morrer, livro do nosso parceiro Ricardo Ragazzo, me fascinou tanto, do momento em que o descobri, no Skoob, até o momento em que recebi o livro do cara.

Com o mote "Pior do que conhecer um Serial Killer, é um Serial Killer conhecer você", Ragazzo cria uma narrativa em volta de uma vingança contra Júlio Fontana, delegado que coleciona desafetos ao longo de sua carreira. A primeira vítima é Ágatha, que é encontrada morta numa casa onde mora um criminoso. No carro da namorada de Júlio, os policiais encontram um pendrive com um vídeo dedicado a ele: os últimos momentos de Ágatha no cativeiro haviam sido gravados pelo assassino.

A partir daí, Júlio luta a todo custo para proteger sua filha, Laura, temendo que ela fosse a prometida próxima vítima. Mas o que ele não imaginava é que outras pessoas corriam perigo também... MAS POR QUÊ? Quais seriam os motivos de tanta crueldade? Por que tanta sede de vingança?

A narrativa de Ragazzo nos prende de um modo tão forte que só foi possível largar o livro para tomar umas boas goladas de café, na tentativa de se manter acordado. Sim, é realmente necessário se manter acordado na leitura de 72 Horas Para Morrer, ou então você corre o risco de deixar algumas pistas e sinais passarem.

Dividido em dias, horas e minutos, o debut de Ricardo pode deixar alguns desavisados enojados por causa do teor dos assassinatos. Um show de horror, com direito a corpos esquartejados, mutilados e crucificados, é descrito de tal maneira que é impossível não sentir uma repulsa do cérebro doente do vilão.

Ah, o vilão... A obra é encerrada com maestria, revelando um vilão totalmente inusitado, criativo e, sobretudo, imprevisível. Mas poderia ter parado por aí. Porém, o pecado do livro seria a "Redenção", epílogo da obra, que, na minha opinião, foi um pouco desnecessário e forçado.

72 Horas Para Morrer é uma obra rápida, capaz de deixar os leitores tensos, surpreendidos, extasiados e, consagrando (por que não?) Ricardo Ragazzo como um dos grandes autores brasileiros da nova geração. Só nos resta aguardar a sua próxima obra, A Garota das Cicatrizes de Fogo, prevista para ser lançada ainda este ano.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/02/morrer.html

Regina Vitoria 07/03/2013

Inusitado
Li seu livro "72 Horas para Morrer"... e certamente vou reler.
Adorei a trama.
O final surpreendente.
Cheguei a imaginar quem poderia ser a tal mulher idosa e fedida. Logo visualizei uma mãe depressiva e entregue a vícios. Até acertei na hipótese. Mas não esperava que fosse uma feiticeira sombria, vinda das trevas para sugar vidas e ter o poder de dar vida eterna ao filho desequilibrado. Estilo Stephen King.
O Julio é o policial bom e malvado ao mesmo tempo.
Será que você pretende dar continuidade nas histórias deste Policial?
O cara deve ter muita coisa pra contar.

Eve Fowl 17/03/2013

Resenha do Sybil's Page
Publicada originalmente em: http://sybilspage.wordpress.com/

Esta é a primeira resenha do Book Tour organizado pelo blog. Então vamos conferir o que achei do livro!

A sinopse e os primeiros capítulos dão aquela sensação bem comum de thriller psicológico, com um delegado de uma cidade do interior em busca de um assassino violento que está atacando todos que estão relacionados a ele. Com certeza é uma trama que chama a atenção, ainda mais porque acaba sendo bem diferentes dos recentes lançamentos nacionais e a carga dramática que já dá as caras nas primeiras páginas.
Os crimes mostrados em nada devem para seriados e filmes do tipo, mesmo não sendo dos mais originais, são violentos e escabrosos, sendo que o autor nos permite conhecer poucos detalhes e o “resultado” final. Eu confesso que esperava um pouco mais de sangue e detalhes nos crimes, mas, esse comedimento é bom para não chocar uma audiência mais sensível.
Um ponto que achei muito positivo foi o cenário realmente brasileiro, a localização geográfica dos fatos, os nomes e lugares apresentados são facilmente identificáveis e compatíveis com nossa realidade, mesmo com uma e outra discrepância. E isso me leva a parte investigativa, que acredito deva ter demandado uma boa pesquisa para a sua construção, já que condiz bem com a prática policial brasileira, sem exageros no estilo CSI ou de coisas que não são passiveis de se encontrar fora dos grandes centros. Pode parecer meio lógico que deva ser assim, mas é bem mais fácil encontrar justamente o contrário, com escritores tentando criar uma realidade mais parecida com um filme de Hollywood, ao invés de aproveitar todas as nossas características locais.
Isso me leva a narrativa que se mostra rápida e envolvente em muitos pontos, e por vezes me deixou com uma boa expectativa para o que estava por vir. Porém, algumas situações ficaram bem previsíveis, e pude antecipar muitos detalhes da trama. Um dos responsáveis por isso foi o desenvolvimento dos personagens, que acabaram não evoluindo conforme as coisas iam acontecendo, ficando estagnados na primeira impressão que causam ao leitor. Mas gostei que o personagem principal fosse um delegado na faixa dos 50 anos, humano, emotivo e com defeitos, destoando um pouco dos “heróis” jovens e perfeitos da literatura atual.
Mesmo tendo partes previsíveis, os mistérios conseguem se reerguer ao longo da história, levando a um final inesperado, principalmente por nos fazer entender o significado oculto do uso do titulo e dos horários e datas que marcam os capítulos.
É um livro de suspense que possui as melhores características do gênero, com um assassino metódico e profissional, uma trama oculta que se revela apenas nas últimas páginas, um “herói” que também erra, mas possui um instinto natural para detectar o perigo e crimes dignos de “O Colecionador de Ossos”. Fui surpreendida com a leitura, mesmo com alguns erros e clichês. Uma leitura que eu recomendo, principalmente se for fã de serial killers e quer conhecer um daqui.

Lembrando a todos que hoje começa a promoção de comentaristas, sendo assim, é só comentar nas resenhas do BT e preencher este formulário aqui, e já está concorrendo a um exemplar de “72 Horas para Morrer” e um livro surpresa.
Participe!

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: 72 horas para morrer - Ricardo Ragazzo
Em 72 horas para morrer conhecemos Julio, um delegado que ao longo da profissão conseguiu juntar um bom número de inimigos. Laura (sua filha) é uma garota jovem, bonita e com uma personalidade um tanto forte. Todo o terror começa quando Julio encontra o carro da sua namorada Aghata abandonado em uma loja de conveniências. Aparentemente um sequestro. Depois de encontrar um bilhete muito estranho na cena do crime ele decide investigar para descobrir o paradeiro de sua namorada. Todas as pistas levam Julio a uma casa "abandonada". Com certo receio ele invade a casa em busca de Aghata e dos seus sequestradores. Julio encontra Aghata morta de uma maneira brutal. Justo quando seu pior inimigo, Miguel acaba de sair da cadeia. Julio se encontra no meio de uma organização estritamente voltada para fazê-lo sofrer. Muitas mortes direcionadas a pessoas próximas (ou não tão próximas) de Julio começam a acontecer. Com a ajuda da filha e de alguns "amigos" Julio tenta solucionar esses crimes misteriosos e deter esse psicopata antes que mais alguém saia ferido.

Pior do que conhecer um Serial Killer, é um Serial Killer conhecer você!

Essa foi uma resenha muito difícil de fazer, porque o livro é cheio de detalhes e eu tentei dar o mínimo de Spoiler possível. A capa é linda, muito mas bonita no livro físico. O autor consegue criar uma atmosfera aterrorizante. As descrições dos crimes são chocantes. Super bem escrito e totalmente diferente de algo que eu já tenha lido. Cada cenário é tão bem descrito que você consegue visualizar perfeitamente o local. O livro te surpreende muitas vezes durante a leitura. Quando você tem certeza de quem é o Serial Killer o autor muda o rumo da história e você percebe que estava errado. Mais uma vez eu digo que fiquei de boca aberta com os crimes cometidos, são muito chocantes. O único ponto "negativo" que achei foi no final. Parece que o autor se perdeu um pouco. Mas fora isso o livro é Muito Assustador. Eu Indico a leitura. Vale à pena.

crpaiva 27/03/2013

Um thriler
Muito rápido e intenso. Hitória muito doida, mas dinâmica e exigente, na compreensão dos personagens. Gostei

Geeh 31/03/2013

Qual seria a sua reação ao descobrir que um assassino louco esta a solta, e a sua maior determinação é acabar com todos que você se importa?
Bom, esse é o drama vivido pelo delegado Julio Fontana.
Júlio é o delegado da cidade de Novo salto a muito tempo, e todo a cidade conhece a sua historia, o viúvo de pouca conversa e pai de uma adolescente.
A vida de Júlio mudou drasticamente a muitos anos atrás, quando ao chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e ver um homem nu correndo em seu jardim. Ligando os fatos, ele logo teve certeza que estava sendo traído por sua amada esposa, e tomado pelo orgulho, a expulsa de casa.

(...)Uma sensação contraditória de querer saber o que realmente havia acontecido e o medo da resposta.(...)

É também, logo após a esse malfadado episodio que sua esposa (na época já ex-esposa) sofre um terrível acidente de carro após uma discussão, e acaba por falecer.
Mas o que Júlio não sabe, é que nem tudo é o que parece, e todo acontecimento tem uma explicação, mesmo parecendo muito improvável e até mesmo mentirosa.
Mas quem disse que as tragedias na vida de Júlio terminariam por ai?
Policial com fama de implacável, ele acumula desafetos, e quando misteriosamente o carro de sua atual namorada aparece abandonado a beira de uma estrada, ele nunca poderia imaginar a trama que estava sendo elaborada para destruir a sua vida e acabar com todos a sua volta.
O que dizer sobre esse livro?
Sinceramente, fiquei com muito receio de ler, não sou chegada a esse gênero policial, e os que já li sempre me decepcionaram! Mas, o Ricardo Ragazzo criou uma trama completamente envolvente, é emoção do inicio ao fim, o livro já começa a todo gás, e devo confessar que o livro é até meio macabro, as cenas elaboradados pelo assassino é de chocar o leitor, somada a quantidade de detalhes que o autor te passa, vc consegue criar a cena em sua cabeça, o que não é muito agradável se vc não tem um estomago forte,
O ponto ruim: O final!! o final é completamente sem logica. Depois de o autor criar todo esse mistério, essa trama magnifica, no final ele tentou introduzir um tema sobrenatural, o que ficou completamente sem sentido, pois ao longo de todo o livro ele não aborda esse tema,ficou apenas para o final. E foi nessa tentativa de juntar dois gêneros que o autor perdeu o leitor, pois a explicação e o modo como o tema é colocado em uma estoria que estava perfeita, é no minimo sem logica, eu particularmente fiquei esperando o momento em que eles iriam cair na gargalhada e afirmar que aquilo tudo era mais um truque para confundir o Júlio, pois como justificar causa dos assassinatos de um serial Killer com possessão e magia negra? Simplesmente eu não consigo entender o que levou o autor a esse final, depois de todo o potencial apresentado, esperaria um final estilo "seven - os sete crimes capitais", tudo seria perfeito, se a historia tivesse seguido o ponto "do melhor amigo, com distúrbios de personalidade que volta para uma vingança."

Felipe Colbert 01/12/2011

Grande estreia
Tive o prazer de ler antes de ser publicado. O livro do meu amigo Ricardo Ragazzo tem todos os elementos que você pode esperar de um suspense, com uma grande reviravolta nas páginas finais. Foi estruturado de forma impecável e tem excelente qualidade de impressão da Novo Século. Recomendo.

Jess 20/04/2013

Ricardo Ragazzo - 72 Horas Para Morrer
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net
Blog: http://twilightbrasilfanfics.com/blog/

Todos que me conhecem sabem o quanto sou fascinada por aqueles romances estupidamente doces e dramáticos (para mim quanto mais drama tiver melhor). Porém já estava passando da hora de enxergar novos horizontes e quando tive tal oportunidade a agarrei com unhas e dentes.
É com grande alegria que anuncio que este é o primeiro thriller ao qual leio. Nada como estréia com este maravilhoso autor que é Ricardo Ragazzo, não acham? Quem já leu um de seus livros sabe o quanto ele tem uma mente brilhante, é mais que perceptível que há pesquisas bem feitas para que cada fato descrito na estória se encaixe perfeitamente, não é como um daqueles livros em que o autor cria e não quer saber se aquilo se encaixa com o certo ou não.
Os personagens fora bem trabalhados, descritos e suas personalidades seguiram o que o autor havia moldado desde o começo, claro que chegado ao final alguns foram se mostrando de uma forma a qual não nos era esperado, porém fora extremamente necessário para o desfecho impressionante deste livro.
Neste momento vou lhes contar um pouco do enredo para que possam sentir o quanto é intenso.
Júlio Fontana é um delegado – como se espera para quem vive em meio a tantas mortes e ameaças no seu dia a dia – um tanto bruto de Novo Salto, ele tem uma filha Laura de 18 anos, a qual a relação não anda nada bem desde a morte de sua mãe há anos atrás. Cada dia mais Júlio se vê passando menos tempo com sua filha, principalmente por está impor uma barreira entre eles, ela não é uma garota nada fácil, porém o delegado também não facilita em nada.
O que era para ser uma noite agradável com Padre Paulo – seu amigo de infância – se torna um mar de discussões, pelo padre está estendendo a mão para o homem a qual lhe causara muito mal no passado; Miguel. Este se diz cumprir uma pena a qual não fora sua culpa, porém não é o que as provas indicam, sendo assim depois de 30 anos finalmente ele pôde ser solto para tentar refazer sua vida. Mas a paz não poderia reinar tão rápido assim. A namorada de Júlio acaba sendo seqüestrada o que leva o delegado a crer totalmente que fora culpa de Miguel, afinal de contas, era muita coincidência o homem que por sua culpa fora colocado atrás das grades está solto no mesmo momento em que sua namorada sumira.
É neste momento em que todo o enredo começa a se desenvolver nos trazendo gritos de horror com tais brutalidades descritas, lágrimas aos olhos pelas perdas que não desejamos e raiva por várias vezes o psicopata escapar, nunca ser descoberto.
Para mim, que faço direito, um livro onde contém psicopata é um prato cheio. Sou extremamente fascinada pela cabeça dessas pessoas, sua inteligência, seu sangue frio, suas habilidades... Vi-me realmente entretida com o enredo, observando bem a profissão a qual quero futuramente exercer, tentando me colocar no lugar daquele delegado e decifrar cada pista lhe dada, assim como também me vi várias vezes me perguntando se tais atitudes eram corretas e se eu as tomaria.
Vou lhes dizer uma coisa a mais; você pode até tentar descobrir quem é o assassino, mas te garanto que não vai conseguir. Quer comprovar isto? Então corra para adquirir seu exemplar e o leia!

alex_fsi 21/04/2013

Execelente trama policial
Ótima história e ótimos personagens! Recomendo a leitura!
Diversão garantida!