Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Francisca.Lidiane 21/02/2020

Ansiosa para o próximo livro
Arthur Peixoto 21/02/2020minha estante
Esse é o melhor na minha opinião

Isabella2175 22/03/2023

Thomas e a síndrome de Bela Adormecida
Da metade pra frente o Thomas só desmaia e acorda o tempo todo kkkkkkkk.
Mas assim, gostei mais de Prova de Fogo do que Correr ou morrer, tem muito mais ação, reviravoltas e suspense. E ainda comparando com o primeiro, achei a narrativa menos repetitiva.
Não há muito o que dizer sobre esse também, porque ainda há o que ser esclarecido, então minhas expectativas continuam mais pro final da série. Sobre este, o que posso dizer é: esclarece poucas coisas sobre o CRUEL, mas o maior ponto é um divisor de águas quanto ao "confio ou não confio" dos personagens. Eu simplesmente só acredito no trio Thomas Newt Minho, pra mim todo o resto tem coisa por trás.

Rmello 18/07/2021

I NEED ANSWERS!!
Antes de mais nada queria dizer que, se vc ja assistiu os filmes, esse livro vai te deixar de queixo caído. É uma história completamente diferente e que me supreendeu de inúmeras maneiras.

Você começa desde o primeiro livro com muitas perguntas, termina ele com outras, daí você pensa "veio aí as respostas". ERRADO, terminei mais confuso do que nunca, fiquei preso na história do início ao fim em buscas de respostas, até consegui algumas mas ainda tem muita coisa por vir e não vejo a hora de terminar essa saga.

Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti os filmes e achava que tinha uma base do que vinha por aí, mas as histórias são tão diferentes que foi uma surpresa desde o começo. Por um lado isso pode ser ruim, definitivamente eu acharia a adaptação uma grande merda se tivesse lido os livros antes, mas ambos são extremamente bons e vale super a pena ler os livros e ver os filmes.

Lá pelos capítulos 10-15, aquele "cara de rato" fala que: "Se posso lhes contar alguma coisa hoje, é que nunca, em momento algum, devem acreditar em seus olhos. Alías, nem na sua mente...". E cara, prestem atenção nessa frase, a história conta com muitos plot-twists que me deixaram completamente CHOCADOS, é uma revira volta atrás da outra.

Esse é até então o meu favorito da saga, desde o minuto que comecei a ler eu não quis mais parar (tanto que até sonhei com a história kkkkkk). Então, só me resta uma coisa para lhes dizer... CRUEL é bom.

dandgrandi 01/11/2021

Prova de Fogo
Hmmm, ok?

Esse livro foi TOTALMENTE diferente do filme, o que é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo.

Não tenho muito o que dizer, foi uma leitura parcialmente rápida, mas não foi tão interessante assim. Achei ele mais um livro transição do que qualquer outra coisa.

Porém, ele se supera no quesito ?respostas?, no primeiro livro o autor colocava pontos de interrogação de mais e esquecia de responder eles, mas, nesse livro, a gente já vai começando a entender melhor as coisas e como elas funcionam.

Os personagens são incríveis, Minho e Newt são os meus favoritos, acho que de todos eles são os únicos que conseguem tomar uma decisão certa. O Thomas é um protagonista legal, mas nesse livro eu senti ele meio, sei lá, perdido? Depois do que acontece com a Teresa ele se torna um personagem que vai se levando mais pela emoção do que pela razão. Gostei da adição da Brenda e Jorge, mas acho que eles poderiam ter tido mais destaque.

Enfim, como eu disse, achei esse um livro de transição, ele não é muito legal mas também não é ruim.

Allison - @oallisonperin 24/07/2013

Cruel é bom.
Confesso que sempre tive vontade de iniciar esta trilogia, mas o alto valor dos livros me impedia de efetuar a compra. Pois bem, alguns anos se passaram e finalmente o elenco do primeiro filme foi divulgado. E adivinha quem seria o nosso querido protagonista Thomas? Dylan O'Brien! Ninguém mais, ninguém menos de meu ator preferido de todos os tempos! Depois dessa, ocorreu um estado de calamidade mútuo em minha casa: "MÃE, EU PRECISO DE DINHEIRO PRA COMPRAR ESSE LIVRO... POR FAVOR, MÃE! EU ACHO QUE FICAREI INSANO SE NÃO COMPRAR" E ela me deu... Ahn, não assim tão fácil, MAS EU CONSEGUI!

Lido o primeiro, amado e não feito resenha, dediquei para minha próxima compra o acréscimo de "Prova de Fogo" ao carrinho. Afinal, o desfecho de Correr ou Morrer foi tão incrível e a estória me cativou a um ponto tão alto, que não haveria outra escolha se não comprar a continuação.

E bem, o que eu achei? Digamos que em Correr ou Morrer o livro me tirou o fôlego... Em Prova de Fogo, precisei de uma bombinha de oxigênio. Nada demais, imagine!

Em decorrência das revelações finais do livro anterior, os Clareanos conseguem, finalmente, encontrar conforto, mordomia e a mais pura paz. Mas isso se torna loucura quando, ao meio da noite, criaturas terríveis denominadas Cranks os acordam com seus gritos agudos e animalescos. Somando se a isso, a conexão telepática entre Thomas e Teresa parece simplesmente sumir e, no lugar da única garota entre os Clareanos, um garoto da mesma idade dos demais é apresentado. Seu nome? Aris.

Logo, tudo o que tiveram conquistado por poucas horas é destruído e eles se veem cercado por... nada. A única consciência que possuem é que devem atravessar o Deserto e ir a procura do Refúgio Seguro, o lugar onde finalmente 'podem' encontrar o que sempre queriam: a normalidade. Óbvio, não será tão fácil assim.

Não somente a sede e a fome, ou o calor e o frio, mas também se deparam com um mundo de Cranks a procura de um nariz e tempestades de raios que aniquilam quem se põe em seu caminho. E, junte-se a isso, ao fato de que Teresa já não é a mesma e Thomas, realmente, não sabe mais em quem confiar.

Em um mundo onde nada é mais o mesmo e que se é divido entre áreas de quarentenas para Cranks e a unificação dos últimos governos restantes que somam forças a procura de uma cura populacional, Thomas e seus amigos devem não somente pensar em sua própria sobrevivência, mas se lembrar que, mesmo não sabendo o motivo de tantas encenações e experimentos ao seu redor, estão servindo a um bem maior.
Mas quem possui a verdade?

Com um universo repleto de armadilhas e traições, James Dashner cativa o leitor mais do que surpreendeu no primeiro livro. Com um ritmo acelerado e uma paz que logo é rompida com brutalidade, falta-se palavras para descrever o que se é narrado nessas páginas.

Agora só me falta ler o último livro e desvendar minhas últimas - e terríveis - dúvidas e rezar para que ninguém que eu amo morra.

notfaketriz 07/12/2020

Sabe quando você começa um livro já sentindo que não vai gostar muito? Então, foi exatamente isso que eu senti quando comecei esse livro. Achei as primeiras 200 páginas muito repetitivas e um pouco paradas (a pesar de ter ação o tempo todo). Quando passou da metade, o livro ficou bem mais interessante. Demorei bastante para acabar, porém gostei dele (mas acho que vai ser o "pior" da saga)

Lobinha Sincera 16/07/2022

Pura loucura, a frase que nem tudo que ouviram ou viram pode ser real a loucura através de tudo....

Alumana 19/11/2021

só mais um dia de luta.....
Este segundo livro da saga Mase Runner é bem diferente do que eu imaginava. Achei ele bom, mas nada que eu me surpreende-se , possui uma leitura leve e que te prende facilmente. Como sempre tenho muitas dúvidas sobre algumas coisas, mas creio que até o final da saga eu descubro uma resposta para elas.
Achei que faltou um pouco de desenvolvimento dos personagens secundários da história , também achei a história um pouco repetitiva e facilmente previsível em alguns pontos. Mas em geral é um livro bom, que mostra um lado dos Clareanos que ainda não tínhamos visto no primeiro livro, no caso eles no mundão, é como se fossem bbs aprendendo sobre o mundo, até pq td é meio que novo para eles agora, gostei muito de ver a maneira como eles iam descobrindo as coisas, tentando sobreviver em um mundo completamente caótico e imprevisível, com uma ameaça diferente a cada esquina......
enfim estou ansiosa para começar o 3° livro!!!

Luisa 12/06/2015

O que não faço por você Dylan O'Brien
Como começar? Como começar? Enfim, vamos tentar com o básico:
Prova de Fogo é o segundo livro da série Maze Renner. A história segue Thomas e os Clareanos, que depois de terem se livrado do Labirinto de Correr ou Morrer agora precisam sobreviver ao mundo pós apocalíptico de James Dashner.
Bom, a história é praticamente a mesma que a do primeiro livro, por isso a sinopse é irrelevante. Porém vou tentar situar você: Os clareanos chegam em um lugar estanho, vivem alguns dias na inanição e são jogados em um ambiente hostil sem qualquer explicação mais plausível do que "vocês precisam atravessar o deserto inteiro para receberem a cura", pausa dramática, "aliás vocês estão infectados com um vírus letal. Boa sorte".

Eu não entendi qual é a ideia do autor. Você não pode escrever um livro, ou pelo menos uma saga de livros apenas com interrogações, porém, tan tan tan, James me surpreendeu e conseguir me deixar tão perdida quanto no começo das primeiras paginas de Correr e Morrer.
Comecei a ler o primeiro livro principalmente por causa do filme que estava para estreiar. Como uma fã muito orgulhosa de Dylan O'Brien me senti na obrigação de ler o livro que logo viraria filme e assim fiz, comprei-o e comecei a ler com a empolgação de uma criança. Não é para menos que terminei tão decepcionada quanto ganhar meias no natal. Bom, foi uma tentativa bastante estressante e longa, como provavelmente será para mim o decorrer dessa série. Porém, não pretendo largar a saga. Por mais estranho que pareça
Maze Renner não lhe da respostas de forma proposital, e como leitora me senti invadida e enganada em cada pagina sem pontos de exclamação. Apesar de ser apenas o segundo livro posso afirmar com certeza que você precisará ler todos os 4 livros para entender o que o CRUEL é e o que significa tanto experimento sem sentido que mata adolescentes para, aparentemente, fins científicos. Você não terá respostas e não espere por isso no Cura Mortal.
Apesar de a escrita me incomodar um pouco, como o tal dialeto clareano, nada se compara a minha decepção com o Plot.
Sei que esse livro conquista muitas pessoas por ai, e entendo totalmente. Por isso perdoe-me, porém é uma opinião no meio de tantas outras. Vamos superar juntos, eu aposto!
Mas no final gastarei meu suado dinheirinho nos próximos livros por que o autor conseguiu exatamente o que queria. Me deixou mortalmente curiosa. E apensar de saber que serão semanas longas pela frente, e que respostas não vão vir de bandeja e provavelmente o final vai ser tão confuso quanto o resto todo eu não posso deixar de terminar assim... Sem fim.

sarah587 08/08/2022

Tortura psicológica ler isso
No começo o livro tava até interessante mas do meio pro final foi a coisa mais maçante que já li na vida. O Thomas é simplesmente INSUPORTÁVEL, não lembro de nada marcante que aconteceu nesse livro por quê eu tava o tempo todo estressada com ele.
Nunca torci tanto pra uma leitura acabar como eu torci pra essa, o quão chato esse livro é deveria ser considerado gatilho.
Guilherme Rosa 08/08/2022minha estante
Lembro que quando li tbm esse livro, peguei um ranço do Thomas kkk

Lauren_gbrllyn 11/08/2022minha estante
Meu sonho era pegar o Thomas e a Teresa no soco, td q a menina fez e ele perdoa.. pior passa o livro TODO se perguntando dela

Guilherme Rosa 11/08/2022minha estante
Se acontecer esse evento dos socos neles, me chama! Quero participar kkkkk

nikkelodeon 20/08/2022

e eu achando que não dava pra piorar
Não consigo nem explicar tudo o que eu senti lendo esse livro, o meu amor pelo Newt e pelo Minho só cresceu, mas em compensação eu nunca senti tanta raiva e agonia em um só livro.

A leitura foi relativamente fluída, mas algo que me incomoda muito é que eu não estou muito acostumado com a escrita do James ainda, então sempre que ele começava a usar palavras difíceis demais o cérebro desligava e eu precisava ler o mesmo parágrafo umas 3 vezes.

Fora isso a minha experiencia com esse livro foi muito boa, mesmo eu tendo quase desmaiado de tanta raiva. O epílogo me deixou meio confuso também, então mal posso esperar para ler o próximo volume.

Reis 10/01/2021

Fã dos filmes??
Apesar de não poder dizer que este livro é ruim (porque não é) tenho que alertar uma coisa: se você se interessou por essa trilogia por causa dos filmes é bom que fique sabendo que a partir daqui as coisas começam a se distanciar deles e podem ficar um pouco "estranhas". A apresentação e história de alguns personagens pode mudar um pouco, melhor ou pior??? Você irá decidir. O caso mais significativo é o de Brenda e Ari que têm um aprofundamento e abordagem diferente

gabzsch 17/01/2021

Genial.
Uma das minhas melhores leituras. O conceito é maravilhoso. E o final é plot twist atrás de plot twist. Recomendo!