Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Ferot 04/04/2024

Leitura maravilhosa!
Persépolis é uma obra muito sensível e, ainda assim muito objetiva.

De maneira simples e linda, acompanhamos as transformações da menina Marjane, passeando por suas impressões e sentimentos, mas inserido em uma narrativa objetiva sobre diversos acontecimentos em sua vida.

Tudo com uma ótima contextualização histórica, sobre a Revolução no Irã, sobre a relação com o ocidente, sobre a guerra e tudo mais.

E não dá pra não mencionar os traços da autora que nos faz mergulhar na história e ambienta fatos e emoções muito bem (pra rir ou chorar)!

Leitura obrigatória!

Daniely2 04/04/2024

Além do contexto da história ser muito interessante (o fato de ser autobiográfico, ter uma passagem do tempo demarcada, um contexto histórico interessante e contexto geográfico-cultural fora do eixo de histórias as quais não estou acostumada a consumir) a dinâmica da narrativa e as artes te envolvem de um jeito que até hoje não encontrei outra graphic novel que me fizesse sentir a mesma coisa.

Esse livro mudou completamente minha visão sobre o mundo islâmico, sobre o oriente médio, sua história, geografia, cultura e principalmente as pessoas que vivem nele. Esse livro me ensinou sobre esses assuntos e abriu minha cabeça com um machado. Nunca tinha percebido o tamanho do preconceito e ignorância que eu tinha sobre isso. Saí da leitura completamente impactada. Minhas opiniões mudaram vertiginosamente depois dela. E é assim que sabemos que uma leitura realmente vale a pena.
-----
Eu peguei essa Graphic Novel na biblioteca da faculdade sem ter nenhum conhecimento prévio do que se tratava, achei que eu iria ler só os primeiros capítulos enquanto esperava meu grupo resolver um trabalho. Logo nos primeiros capítulos fui fisgada e tive que levar para casa, terminei em dois dias a versão completa. Esse livro foi o único até hoje que me deu torcicolo, não conseguia colocar ele um mísero segundo de lado.

cookieandjane 03/04/2024

A história vai de 8 a 80 de forma lenta e assustadora
Uau! Que biografia impactante! Se você está com a vontade de ler, apenas leia! Mas saiba que não é uma leitura leve? a autora narra de forma nua e crua seus pensamentos ao longo de seu crescimento. Impactante, um livro que lembrarei por toda a minha vida.

02/04/2024

Uma criança mulher
Aiii esse livro? amo demais também, ele é em quadrinhos (para quem nunca ouviu falar) então a leitura é supeeer rápida. Um livro também complexo no quesito assuntos abordados, mas super tranquilo de ler. Ele é importante para refletirmos mais uma vez o espaço que as mulheres conseguem ocupar dentro sociedades machistas. Mas, para além disso, o quanto a religião DEVE ser algo PESSOAL, um indivíduo possui sim o direito se pregar a palavra / pensamento de seu Deus ou Deuses, mas JAMAIS impor crenças PRÓPRIAS para os demais e esse livro trabalha de maneira super didática isso e, ainda, mostra como isso afeta a vida de uma criança / adolescente que sofre para entender os acontecimentos da vida.

Suelli.coelho 01/04/2024

Engraçado que tudo que tira a liberdade nos revolta,e nem foi a minha liberdade,mas a dor de uma é a dor de todas né
TaliAlvs 01/04/2024minha estante
Li essa hq no ensino médio, talvez reler hoje em dia, 5 anos depois, fosse interessante

Suelli.coelho 01/04/2024minha estante
Com certeza outra visao

rita447 31/03/2024

Persepolis e a vida de marjane satrapi
Fiquei apaixonada pela animação quando vi pela primeira vez e meu único pensamento foi "preciso ler a hq imediatamente"

com isso, eu li e minha nossa, que perfeição!!

sempre achei muito interessante ver relatos de como vivia as pessoas num desses países que vivem em guerra, e o irã é um deles

conta vários fatos e coisas que a marjane passou desde de o fim da infância até o início da vida adulta, ela vivia se fechando por causa das políticas do país e do modo como tinha que viver por causa da religião, a censura de certas obras e muito mais.

resumindo ser criança, mulher e adolescente no irã não é uma das coisas mais legais do mundo imagino

e persepolis consegue abordar a forma de vida dela de um jeito mais leve, engraçadinho e cômico. marjane amo você, talvez em outra vida seu filme nao tenha perdido o oscar de melhor animação pra um rato (indireta p vc mesmo seu ratatouille!!!!)

Chico34 30/03/2024

Eu definitivamente não sou a maior fã de autobiografias mas Persépolis me prendeu do início ao fim

Acompanha a vida de uma jovem que veio de uma família muito politizada em pleno Iraque era algo que eu nunca pensei que iria ver

Letioli 29/03/2024

Mantenha sua dignidade e seja fiel a si mesmo.
Essa Graphic Novel é uma Autobiografia de Marjane que conta como é a verdade do local onde nasceu e suas próprias impressões da vida.
A cultura de Marjane é rica em sentimentos e crenças, e dando um gostinho diferente por ser mergulhada nas opiniões dela. O que me chamou a atenção foi o perfil da autora. Uma menina, jovem, mulher com uma personalidade forte que comete erros e acertos, arrepende e volta por cima. Humana em muitos casos e bem racional. É muito difícil desvincular a imagem do país dela, mas ela consegue mostrar aquilo que nós que não estamos dentro, não podemos ver.

A leitura é bem demorada, e completa cada vez mais seu ciclo ao passarmos pelos capítulos. A obra é totalmente branco e preto e não deixa de ser viva por causa disso. Gosto muito das passagens que Marjane tem com sua avó, principalmente dos conselhos e da forma que a própria avó se cuida.

Apesar da história de Marjane ser um pouco triste, é a vida que ela seguiu e acho que ela quis mostrar a verdade sobre tudo o que ela sentiu ao longo de seus tempos. Consigo me recordar de muitas passagens felizes que Marjane escreve. E são esses pedaços que guardo pra mim.

Dá para ver a evolução da própria moça ao subir cada etapa da vida. Este com certeza é um dos meus quadrinhos de cabeceira preferidos.
A edição é linda, impressa e bem revisada. Dá uma coisa muito boa ver essa HQ na estante!
Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
Parece muito bom

santos 28/03/2024

Amei!!!
Eu comecei a ler esse livro há muuuito tempo, mas nunca terminei (não faço a mínima ideia pq) e quando terminei me arrependi de ter lido tão rápido kkkkkk
Achei muito legal, descobri várias coisas sobre culturas diferentes e quis me tornar amiga da Marjane

eusil 28/03/2024

Persépolis me trouxe
A cima de tudo vontade de aprender mais: sobre o mundo, sobre novas culturas, sobre mim, sobre as mulheres principalmente.

a biografia de Marjane é ao mesmo tempo pesada e leve, crescer em um país em guerra e com tantas mudanças culturais em uma família moderna que te ensina além de tudo escutar você mesma, isso foi o que me pegou. ela sempre foi incentivada a se ouvir. num país que controlava até seus pensamentos. adorei a leitura.

inspirador.

Babica 26/03/2024

Atemporal e necessário.
Seja pelo quadrinho ou animação a mensagem de Persépolis é tocante, falando sobre todo o caminho do povo persa, seu avô, o xá e a revolução islâmica até chegar no seu íntimo, mostrando como foi a transição de uma garota comum ao véu.

Temos uma visão da guerra do Irã e Iraque de forma crua, vemos amigos dela e vizinhos sendo mortos ou desaparecidos em quase todos os capítulos do quadrinho.

Satrapi deixa claro que direitos são temporários, revoluções sem um plano podem dar muito errado e mesmo em meio a ditaduras a essência de viver do povo emana em suas casas em suas festas e na essência do seu ser.

Um quadrinho incrível de uma vida plena.

barbaragabriela 25/03/2024

A liberdade tem um preço
Marjane Satrapi viveu momentos de revoluções no seu país, Irã. No livro, ela conta como foi passar por momentos de repressão política e social, além da marca que a morte pode deixar em você.
Porém, também havia momentos de alegria e exaltação da sua cultura, além de mostrar os benefícios de ter sido criada em uma família de suporte e ter acesso à estudos.
Satrapi conta como foi morar fora do seu país, como se sentiu sozinha sendo vista como imigrante ou ?terrorista?. Também vemos uma juventude aparentemente normal, com festas e conversas como qualquer outra pessoa, em qualquer outro país.
No livro, também podemos ver o preço da liberdade, o preço de sair do seu país, como por exemplo o sentimento de fuga enquanto seus familiares estão na guerra, além de ficar longe de pessoas que ama.
Foi a primeira história em quadrinhos que li, e é meu favorito até agora.

Livia790 25/03/2024

Acabei de ler Persepolis.
Achei muito legal a narrativa em Quadrinhos. Deixou tudo mais fácil, principalmente se considerar a quantidade de fatos históricos que poderiam ficar massantes.
Que mulher interessante, do jeito dela.
Queria que tivesse continuação.

Clara.Brogliato 24/03/2024

Ótimo livro
Já tinha assistido ao filme, por conta de um trabalho de escola, e quando soube que tinha livro, fiquei muito empolgada. Alguns anos se passaram, fiz faculdade de História e resolvi ler o livro. Incrível como a percepção da mesma história mudou em questão de alguns anos.
Acho a obra muito pesada e bem densa, porém trabalhada de maneira descontraída, a autora conseguiu transmitir a mensagem desejada, atingindo o público de forma leve.
Muito bonita a história de vida da Marji.

Bruna Jéssika 22/03/2024

De uma maneira muito fluída e natural, acompanhamos Marjane crescer e se perceber no meio de uma guerra civil.
Acompanhar Marjane me fez entender como ter acesso a informação em um sistema opressor pode ser doloroso.
Sair do seu país, apartar-se de sua família e se sentir uma completa estranha em outro lugar.
Livre e sozinha.
Com um humor ácido e de maneira certeira, Marjane nos torna sua confidente.