As vinhas da ira

As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Daniel Teles 14/03/2020

Ler esse livro foi uma tortura, mas no bom sentido. Teve uma coisa em específico na história que eu não gostei , mas tirando isso, o resto eu gostei. A jornada dos personagens é triste, e me trouxe uma sensação de esperança que vai acabando aos poucos, até chegar em um momento em que eu me questionei, até onde eu iria se estivesse no lugar deles. Se não seria mais fácil só desistir e morrer . Quando uma história tem o poder de te fazer pensar nessas questões tão profundas da vida, é uma história que vale a pena ser lida.

Marcelo.Duty 15/03/2020

Um lindo romance.
Muitas lágrimas e vou falar a verdade vale cada página e eu guardo os dois volumes com muito carinho.

Paty 21/03/2020

Trabalho e família
Que livro é esse?
Nem sei se tenho palavras para falar de uma obra forte como essa.
É sobre trabalho, e sobre como quem tem poder consegue fazer a estrutura girar a seu favor. Quem não tem, é obrigada a se submeter.
A família Joad é expulsa de sua terra e obrigada a peregrinar em busca de trabalho. Como ela, milhares de outras famílias são condenadas a viver como bóias-frias a procura de sustento.
Uma leitura extraordinária. Recomendo.

Gabi 02/04/2020

"Há um crime nisso tudo, o qual não foi denunciado. Há uma tristeza nisso, a qual o pranto não pode simbolizar. Há um fracasso nisso, o qual opõe barreiras anti todos os sucessos. À terra fértil, às filas retas de árvores, aos trancos vigorosos e às frutas maduras. E crianças, sofrendo de pelagra, têm que morrer, porque a laranja não deve deixar de dar seu lucro. E médicos-legistas devem declarar na certidões de óbito ?morte por inanição?, porque a comida deve apodrecer, deve ser forçada apodrecer.
O povo vem com redes para pescar as batatas no rio, e os guardas impedem-no. Os homens vêm nos carros barulhentos apanhar as laranjas caídas ao chão, mas elas estão untadas de querosene. E eles ficam imóveis, vendo as batatas passarem flutuando; ouvem os gritos dos porcos abatidos num fosso e cobertos de cal viva; contemplam as montanhas de laranjas, num lodaçal putrefato. E nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. E nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com o ímpeto, crescem com ímpeto para a vindima."

Elide.Rodrigues 10/04/2020

Impressionante
Não tenho palavras para descrever essa leitura! A narrativa do autor com suas descrições incríveis nos coloca de forma extraordinária dentro da história, visualizando cada cena e cada cenário. Incrivelmente triste e verdadeiro.

Rosa Daré 15/04/2020

Na década de 1930, as grandes planícies do Texas e do Oklahoma foram assoladas por centenas de tempestades de poeira que causaram um desastre ecológico sem precedentes, agravaram os efeitos da Grande Depressão, deixaram cerca de meio milhão de americanos sem casa e provocaram o êxodo de muitos deles para oeste, rumo à Califórnia, em busca de trabalho. Quando os Joad perdem a quinta de que eram rendeiros no Oklahoma, juntam-se a milhares de outros ao longo das estradas, no sonho de conseguirem uma terra que possam considerar sua. E noite após noite, eles e os seus companheiros de desdita reinventam toda uma sociedade: escolhem-se líderes, redefinem-se códigos implícitos de generosidade, irrompem acessos de violência, de desejo brutal, de raiva assassina. Este romance que é universalmente considerado a obra-prima de John Steinbeck, publicado em 1939 e premiado com o Pulitzer em 1940, é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estoica de uma mulher.

Dani Paulino 17/04/2020

Incrível
Livro sensacional, um pouco difícil as vezes por conta dos capítulos grandes mas assim que pegamos o rítimo a historia flui, a escrita do livro é incrível muito sensível. Acho um livro necessário.

Ãndrea 18/04/2020

As vinhas da ira...
Este livro representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como bóias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia.

ELCi 19/04/2020

As vinhas da Ira
Um livro denso, tenso, muito rico em detalhes. A família tem uma trajetória difícil, mas durante toda a caminhada não perdem a esperança por dias melhores.

Pri 20/04/2020

Nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. Nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurecem com ímpeto para a vindima.

Nathalia 21/04/2020

Aquele livro que ao final te deixa sem palavras... Emocionante. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a alternância dos capítulos longos e curtos, dando uma visão geral da história e outra os detalhes. Uma das partes mais bonitas para mim, foi ver que mesmo com tão pouco e com tanta dificuldade faziam questão de um ajudar o outro. Realmente sem palavras para esse livro.

Jana 21/04/2020

Meu Deus!
Ao terminar de ler esse livro que traz todo um contexto socioeconômico fiquei a analisar a questão dos imigrantes que sempre buscam novas oportunidades para melhorar suas vidas. A busca por novos empregos, mais dinheiro para conseguirem se sustentar e as suas familias. Ai, quando terminei fiquei pensando: "cadê o final feliz??" Meu Deus, Esse livro desconstruiu toda a minha expectativa de que livros sempre tem final felizes e ainda fiquei questionando se haveria uma continuação..kkkk

estehbooks 24/04/2020

Perfeitoooo
Um livro que retrata a realidade de Oklahoma na década de 40 e que pode ser comparado com a realidade do nordeste brasileiro, livro detalhista e que te deixa imerso na história do começo ao fim. Virou favorito da vida ??