O coração é um caçador solitário

O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Sabrina 12/01/2024

Ta aí um livro que me exigiu muitos dias de leitura. São 05 personagens, 04 deles tem suas vidas interligadas através dessa relação em comum. Carregado de impressões a partir da perspectiva e profundidade de cada vivência, com suas relações familiares, de amizade, suas ideologias e a solidão que acrescenta um tom melancólico comum a todos eles. Cheio de reflexões sobre justiça social, sobre racismo, nos eua do final da década de 30. É um livro triste mas muito bonito.

danilo_barbosa 31/12/2018

O coração é egoista
Somos todos egoístas, isso é um fato. Projetamos no outro nossos anseios, medos e desejos na esperança que o outro traga nossas soluções e realizações. Amamos quem não nos ama, criamos expectativas comumente infundadas e quando nos deparamos com a verdade, a culpa também é posta no outro, e não em nossos conceitos errôneos. Utilizando a figura de Singer e seu silêncio, transformando-o em uma tela em branco para os demais personagens - apesar de estar cercado dos próprios anseios, a autora nos põe diante do espelho, expondo aquilo que existe de errado - e porque não? - humano em nós. Em uma ciranda às cegas, onde cada um vislumbra o que deseja do outro, mergulhamos em uma espiral de frustrações e sonhos despedaçados, passando por uma galeria de personagens tão díspares quanto marcantes - o destaque para mim vai para Mick, a menina que se torna mulher diante dos nossos olhos - tendo por único elo um homem surdo, capaz de transformar sua falta de respostas verbais em qualquer palavra de consolo ou afeto que eles assim desejem. Um livro que te faz pensar, refletir, impossível de ser lido em um único fôlego.

Juh 19/07/2022

Um livro que certamente merecia muito mais dedicação do que pude dar nos últimos tempos, por isso, cito as palavras de André Araújo:

"A complexidade do emaranhado de visões é percepções exposta por McCullers torna essa tão almejada busca por compreensão e entendimento de um mundo reduzido a imposição autoritária de apenas 'um' modo de vida. A profunda humanidade de O coração é um caçador solitário talvez esteja na descoberta de que a comunicação é a comunhão com o outro não diz respeito à transmissão de uma visão unificada, mas de tentar encontrar, com todas as dores e defeitos do real, a verdade de cada ponto de vista. "

@mulheres.e.literatura 01/01/2019

Deixou saudade.
este livro que aborda a existência humana, partindo de 5 personagens marginalizados: uma pré-adolescente pobre que apaixonada por música, um pragmático dono de restaurante, um marxista alcoólatra, um médico negro e um surdo, que se torna o centro de comunicação do livro. Passado na década de 30 no sul dos Estados Unidos, a obra aborda o racismo, a violência, mas também a angústia, os desejos, a necessidade de acolhimento do ser humano. Cada personagem busca no Sr Singer, um homem surdo que consegue fazer leitura labial, alguém com quem conversar, mesmo que o personagem nunca responda. Cada capítulo traz um dos personagens como foco principal, seus questionamentos, suas dores, sempre tendo como plano de fundo a pobreza, a miséria, a injustiça e a desigualdade daquela época. É uma história triste, me deixou em muitos casos deprimida, mas me trouxe questionamentos sobre a minha própria vida e sobre a existência humana. Me apeguei aos personagens, a alguns mais do que outros, e quando terminei, fiquei com saudades. Como se tivesse perdido amigos...

Caroline.Mestanza 10/11/2020

Romance melancólico e intrigante
O coração é um caçador solitário é um livro que te faz pensar, e te deixa sempre com uma sensação de um sentimento estranho e desconhecido... Os personagens principais são muito diferentes uns dos outros, mas ao mesmo tempo tem a solidão que os conecta!
A sensação de solidão nos acompanha a leitura inteira, e nos faz refletir sobre nossos objetivos e nossa própria passagem por esse mundo louco!

Patty Pagi 13/01/2019

Senti que pude respirar ao terminar o livro. Uma leitura sensível, fluida, que me fez sentir tudo que os personagens sentiram. Raiva, tristeza, amor, empatia, solidão, sufoco, esgotamento... O livro me mostrou como a comunicação é fundamental para a nossa existência. O tempo todo os personagens buscam a comunicação e a compreensão, que encontram em Singer. Estou relembrando de tudo que aconteceu, para repassar toda essa sinfonia que a autora criou na minha cabeça. Uma bela obra.
Sammi 13/01/2019minha estante
Adorei sua resenha. Gostaria de tê-la escrito. ??

Patty Pagi 14/01/2019minha estante
Obrigada, que bacana que você gostou! ?

Daniel 09/02/2019minha estante
Sabe quem disse numa entrevista que este é seu livro favorito?
Maria Bethânia!

Rah 22/01/2019

Você só vai entender o título quando terminar
"Você se lembra das quatro pessoas sobre as quais eu falei quando eu estava lá? Elas são todas pessoas muito ocupadas. Na verdade, elas são tão ocupadas que será difícil para você imaginá-las. Eu não quero dizer que elas trabalham empregos todos os dias e noites, mas eles têm muito negócio em suas mentes sempre que não os deixa descansar ... o dono do New York Café é diferente, ele assiste, os outros têm algo que eles odeiam e todos eles têm algo que amam mais do que comer ou dormir ou vinho ou companhia amigável. É por isso que eles estão sempre tão ocupados ".

No centro do conto está o surdo-mudo John Singer. Os quatro desajustados visitam Singer e comunicam seus sonhos, desejos e desgraças. Eles estão certos de que Singer, em seu silêncio, entende tudo.
Ironicamente, as pessoas que visitam Singer para consolo e compreensão apenas o confundem com sua necessidade.
Enquanto Singer tem seu próprio posto reverenciado, o sonhador e problemático grego Antonapoulos.

Elisabete Bastos @betebooks 28/12/2018

Impressionada
A autora me surpreendeu com seu enredo rico e com ingredientes tão intensos: solidão, racismo, pobreza, história dos EUA nos anos de 1930, questões políticas, marxismo, fascismo, nazismo.... uau!!!!
Leitura impressionante.
Bruna 28/12/2018minha estante
Eu estou com a leitura deste livro parada, mas vendo seu comentário, acho que darei uma chance novamente.

Dandara 04/08/2019

O livro em si possui uma história linda, o que me incomodou foi a narrativa que é lenta. O enredo se passa no Sul dos Estados Unidos - território marcado por segregações raciais - no ano de 1939, ascensão do nazismo e início da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos giram em torno dos seguintes personagens principais: Biff Branon, dono de um restaurante local; Singer, um mudo que possui um certo magnetismo que desperta a atenção das pessoas; a adolescente Mick, cheia de sonhos; Jake Blount, um homem misterioso que aparece na cidade com ideias progressistas; e o médico negro Benedict Copeland, marxista e militante racial. Todos eles se sentem atraídos pela figura que desperta o mudo Singer e resolvem fazer do homem uma espécie de psicólogo e o usam para desafabar sobre suas vidas e anseios mais íntimos. A vida desses personagens se entrelaçam pela figura do mudo, contudo eles têm mais em comum do que pensam.
Como disse anteriormente, a história do livro é muito interessante, são abordadas questões sociais e raciais em que podemos, inclusive traçar um paralelo com o momento atual, entretanto a narrativa é lenta e às vezes confusa pela quantidade de personagens na trama. O ponto alto da história desse livro é a discussão acalorada entre Jake e Benedict, os dois intelectuais, cientes das questões raciais e sociais, mas divergentes na hora de materializar essas ideias.

Ronan 29/06/2022

"... A necessidade que eu sinto de você é uma solidão que eu não consigo suportar. [...] Não fui feito pra viver sozinho e sem você, que entende."

Que leitura incrível, a escrita da Carson é uma delícia de se ler, a forma que ela aborda os temas no livro, e os próprios temas tradados me surpreendeu muito, eu chorei em diverso momentos dessa leitura, ela consegue expor a solidão de uma forma espetacular, os temas sociais que ela traz continuam relevantes até os dias de hoje, é um livro que eu gostaria que fosse mais conhecido, uma narrativa que precisa ser lida.

Raphs 18/12/2022

Leitura Agradável
É um livro bem pacato, ele flui entre vários personagens que se relacionam, a história não tem nenhum ponto em particular, ele vai entre relacionamentos, problemas da época(alguns que ainda persistem).

Eu gostei, leitura agradável e simples que me agradou.

Thiago 11/10/2019

A solidão humana
Este livro entrou para a minha lista de favoritos, o principal argumento deste livro é a capacidade do ser humano perceber-se tão solitário mesmo estando entre muitos semelhantes.
A angustia vivida por cada personagem devido suas crenças, valores e personalidades, que são bem marcantes. Seus caminhos se cruzam no momento em que cada um deles, em momentos diferentes, se identificam com o Sr. Singer. O maravilhoso é perceber que ninguém consegue perceber seu egoismo e nem enxergar a angustia existente em seu ouvinte.