O coração é um caçador solitário

O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Niz @mundo.literario 08/09/2020

Gostei.
Levei muito tempo para concluir o livro e creio que isso afetou minha opinião sobre o livro. É uma boa leitura, mas não me impactou tanto, mas recomendo.

ripplinger 24/01/2021

??O CORAC?A?O E? UM CAC?ADOR SOLITA?RIO?
Uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos que possui habitantes interligados. Biff Branon, dono do restaurante que nunca fecha; a garota Mick Kelly que acaba por ter que enfrentar sua vida de crianc?a como uma adulta; Jake Blount, um be?bado marxista que deseja os direitos dos trabalhadores; o me?dico negro Benedict Copeland que dedica sua vida pela sau?de do seu povo deixando de cobrar os mais pobres e tem como o seu maior desejo a emancipac?a?o racial. Todos eles possuem seu porto seguro, John Singer. Um mudo que perdeu seu u?nico amigo e companheiro de vida. Ele abrac?ou todos como seus amigos, deu ombro amigo e ouviu a todos eles e por mais que na?o dissesse uma palavra, todos se sentiam milagrosamente ajudados pelo homem. Apesar disso, Singer ainda se sentia solita?rio ao mesmo tempo em que seus amigos o viam como um santo. O que todas essas pessoas com vidas completamente diferentes acharam em comum com o mudo? Por que mesmo sendo adorado como uma santidade, John ainda se sentia solita?rio? Quais sa?o as dores de seu corac?a?o?

Uma obra incri?vel que me emocionou de todas as maneiras possi?veis. Carson McCullers tem uma escrita muito tocante que te envolve demais com as personagens. Cada capi?tulo do livro e? narrado por uma personagem diferente trazendo o olhar de cada uma para a problema?tica e, principalmente, te mostrando a relac?a?o delas com o mudo John Singer. Apesar de muitas vezes eu ter precisado parar para enxugar minhas la?grimas, a leitura e? muito fluida. E, mesmo sendo uma obra com a data de publicac?a?o no ano de 1941, muitas tema?ticas se aplicam aos dias de hoje ainda. Considero uma leitura mais que necessa?ria para ser debatida todas as questo?es sociais que o livro aborda.

??AVISO DE GATILHO: suici?dio, viole?ncia e alcoolismo.??
Neuza26 16/02/2021minha estante
Apesar de triste acho a solidão é intriseca ao ser humano. Não esperava um livro dinâmico nem uma narrativa linear. Alguns se queixam de não encontrar isso no livro. Não acho relevante. É o interior de cada personagem dentro de uma comunidade empobrecida que me faz pensar. Ali tem todas as mazelas da pobreza. Filhos criados soltos, alcoolismo, opressão, violência. Uma época bem parecido ao atual. A desesperança movida pela miséria, os sonhos como uma fuga da realidade desaletadora no ideal imaginário de Mick. O fundo histórico já diz tudo. Porém mesmo na miséria existe algo de bonito. Tanto é que encontrei o belo lendo a descrição de uma brincadeira numa manhã ensolarada entre Buber (George) e seus colegas na .p 236 E sim, mesmo miseráveis as pessoa sabem ( o diálogo de jack com o médico moribundo) sabem o que lhe acontece, como fuciona a sociedade, os governos e os governantes.

anaflaviapogg 23/02/2021

O coração é um caçador solitário
Bem, o livro é bom, mas não o tipo de leitura que me prende e foi bem difícil a fluidez da leitura.

Caique 02/09/2022

Um livro bem sensível e cativante do início ao fim, personagens profundos, histórias bem exploradas e interessantíssimas, com uma perspectiva social promissora pra época. Claro que olhando com um olhar crítico também para certos termos e visões que permeiam a narrativa, mas também estão ligados à maneira que os próprios personagens se divergem e tudo mais.
1 -a página final me arrebatou e fiquei pelo menos uma meia hora pensando sobre
2- Queria muito uma história só da Portia!

zuko. 01/02/2023

eitas
ate agora pensando no final desse livro foi tao do nada que me pegou de surpresa, esse livro é tão gostosinha de ler e cativante

Madu 07/02/2023

?[?] a necessidade que eu sinto de você é uma solidão que eu não consigo suportar. [?] Não fui feito para viver sozinho e sem você, que entende?

O tema desse livro, como o título já sugere, é a solidão. Com uma narrativa lenta e sem muito enredo a autora nos apresenta cinco personagens principais com as vidas entrelaçadas, seus próprios dilemas e uma coisa em comum: todos são sozinhos.
Outro aspecto que conecta todos os personagens é o senhor Singer, nosso protagonista. Ele é um homem mudo que acaba se tornando amigo de todos os outros, ao meu ver, pelo simples motivo de ser o único que os escuta. Porém, por ser mudo, ele não recebe a cumplicidade que oferece em troca, sendo assim, talvez o mais solitário de todos.
Em síntese o livro é uma análise psicológica dos personagens, trás também assuntos de extrema relevância como racismo e a luta da classe trabalhadora. Tópicos de muita importância para a caracterização de alguns dos personagens.
Seu ponto alto, com certeza, é a ternura e delicadeza com que narra a história. É emocionante quando você entende e sente a dor sobre a qual eles falam.
Uma das personagens que mais me tocou, acho que pela facilidade que tive de ter empatia por ela, foi a Mick. Ela é uma menina bem jovem e começa a narrativa com muitos sonhos e expectativas para o futuro, por exemplo, ela quer ser musicista. Já no final, vemos que a realidade da sociedade em que ela vive e por conta da maturidade chegando ela se desapega de seus sonhos, levando a vida de forma a sobreviver a ela.
Há muitas nuances nessa história, que no final é bastante bonita.

Clarissa 13/02/2023

Adoro esse estilo de escrita. É algo cru e realista que quase sempre encontro naqueles que serão meus favoritos. Nessa história em especial, o que mais me tocou foi a solidão das personagens principais e o quanto elas desejavam ser ouvidas e compreendidas por alguém, que é um tema presente em muitas obras, mas que nem sempre é tratado com tamanha sensibilidade.

Aldenir.Ferreira 02/03/2023

As palavras
?As palavras, que são certamente,a raiz de toda dor humana.?

Esse livro veio de encontro às minha reflexões na época em que o li.

Janice 02/09/2023

Um livro...
Sensível e que traz personagens marginalizados, cada um em busca de suas paixões e lutas de vida. Uma adolescente apaixonada por música, um trabalhador bêbado e marxista, um médico negro preocupado com as causas raciais. Tudo isso girando em torno de um personagem mudo, que acolhe todas as lamúrias/reclamações pacientemente; ao qual os personagens se agarram como uma bóia salva-vidas, como uma bússola, sem a qual não conseguem se orientar.

Jujuba 11/12/2023

Marcante
Um dos melhores livros que já li. É uma leitura que demanda tempo porque ele mexe com você. Conhece a fundo personagens inesqueciveis, completamente fora de qualquer expectativa habitual, explorados a fundo nas suas forças e falhas. Você se apega e torce inutilmente por eles. Faz você sentir as situações tão distantes de nosso tempo como se fosse um dos personagens. Amor não correspondido, solidão, isolamento, abandono, apego, revolta colérica, esperança e até conformação... É preciso de tempo para processar e mesmo assim ao acabar o livro vc deseja voltar ao começo.

Fabíola 28/01/2024

Livro mais incrível que a assinatura da TAG me apresentou. Me impressiona muito que tenha sido escrito nos anos 40 e que a autora tivesse seus 20 e poucos anos. São tantas as camadas de compreensão, e a principal delas é a absoluta falta de compreensão entre as principais personagens, ávidas por uma comunicação com o outro (e com o mundo) que jamais conseguem alcançar.

valmir 07/02/2024

O coração
" Mas o ponto em que tô querendo chegar é o seguinte. Quando uma pessoa sabe mas não consegue fazer as outras pessoas entenderem, o que ela faz?"

Personagens envolventes, com todas complexidades psicológicas, vivendo, amando, sonhando, se questionando.

Um livro sobre a empatia, amizade, sobrevivência, racismo, amor e tudo junto.
Imperdível!

Ivana M. 11/02/2024

Longo e Delicado
É um livro muito extenso e com uma narrativa pobre em grandes acontecimentos.
A grandeza da obra está em seu protagonista: Singer. Um homem mudo que reflete uma grande humanidade e pureza e consegue tocar o coração de todos que o rodeiam.

Os demais personagens refletem o sul dos Estados Unidos e seus problemas: racismo, desigualdade de gênero, abusos... e no meio de tudo isso, a humanidade e pureza de Singer conseguem trazer um grande sopro de vida.

Foi uma leitura que me tomou muito tempo, mas mesmo assim, valeu cada página,

Rute31 30/04/2024

Este é o terceiro livro da autora que leio e sigo gostando muito de como ela escreve e dos temas que discute. Também acho que dos que já li, esse foi o mais triste.

O romance gira em torno de um um médico negro que deseja justiça, um operário viajante que planeja a revolução, uma menina que sonha em ser musicista e o dono de um bar. Conectando todos eles, o Sr. Singer, um homem surdo com uma profunda ausência em seu peito.