O coração é um caçador solitário

O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Josielle 14/07/2020

O livro traz personagens fortes através dos quais podemos refletir sobre questões humanas muito profundas, a maior delas sendo a solidão. É uma história que, para mim, foi arrastada, mas não por isso cansativa ou chata, pelo contrário, me senti bastante envolvida por cada um dos personagens, principalmente pela menina que cativa pela beleza como apresenta o "seu mundo interior" e como isso muda drasticamente à medida que a vida adulta vai chegando. Enfim, é uma leitura que vale muito a pena fazer, recomendo demais.

Mariana 25/10/2010

Poderia ser uma obra-prima não fosse pela forma ainda imatura com que McCullers contou sua história. Publicado quando a autora tinha apenas 23 anos, o romance trata com crueza e sobriedade a solidão, a incomunicabilidade e a pobreza, tanto material quanto pessoal.

O mais interessante da narrativa simples - ainda que em alguns trechos careça de ritmo - é, sem dúvida, o mudo Sr. Singer, em torno do qual giram os outros personagens principais do romance. Sem exceção, todos esses personagens se encontram em severa situação de pobreza, levando suas vidas difíceis e desafetivizadas. Mr. Singer, o mudo com nome de cantor, lhes dá atenção e "escuta" seus desabafos, ainda que ninguém saiba quase nada sobre ele. Não há reciprocidade num romance de solidão, de falta de comunicação.
Allan.Fenelon 27/07/2020minha estante
Vi que postou isso em 2010 e gostaria de saber, vc continua pensando que a história foi contada de forma imatura?

And 08/04/2021

O coração é um caçador solitário
"Um romance belíssimo sobre a compreensão, a discriminação e a procura do amor. "
(Juan Pablo Villalobos)

Gláucia 02/02/2019

O Coração é um Caçador Solitário - Carson McCullers
Nem dá pra explicar o motivo de eu ter gostado tanto desse livro. A ação se passa no sul dos EUA em 1939 e não possui um enredo tão bem definido.
Temos 4 personagens marcados pela solidão gerada pela incomprensão de anseios impossíveis de ser compartilhados.
Biff Brannon, dono de um bar; a adolescente apaixonada por música Mick Kelly; o idealista médico negro Benedict Copeland e o agitador comunista e alcóolatra Jake Blount. A vida dos quatro gravita em torno do também solitário surdo-mudo John Singer, segundo eles, o único capaz de compreendê-los.
Livro carregado de melancolia e desilusão, de sonhos perdidos.

marciano 17/05/2014

sou o personagem extra
pensei que quase ninguém no Brasil conhecesse esse livro, então, muito bom, não tem como descrever, obra-prima, num quarto todos os que são oprimidos ou têm opinião descartada se encontram, um diz que é preciso doutrinar a massa pra promover revolução, outro diz que se precisa mais de luta, menos leitura (acho que é isso mesmo, um gosta de novinhas, outra se sente livre como se estivesse no corpo de um menino, um é surdo-mudo, eu só queria que eles formassem um clube pra tomar chá e conversar, eles eram tão solitários e as melhores pessoas da cidade, eu queria andar com eles, a autora destruiu minhas ilusões, mas fez isso de forma bem bonita, esteja perdoada, McCuller.

Adriano 02/07/2020

O melhor livro da Carson McCullers
O que mais adoro na escrita da Carson são as personagens. Sempre solitários, alguns quebrados pela vida, buscando compreender o sentido de tudo que acontece ao seu redor.

Em Balada do café triste, tínhamos a dona do café, uma mulher alta e forte que aguarda o retorno do marido que está preso. Nisso aparece um primo, anão e ambos se apaixonam. O marido retorna da prisão e o primo acaba se apaixonado por ele.

Já em o Coração é um caçador solitário, temos o Dr. Copeland, médico negro marxista, pai de 4 filhos (William, Karl Marx, Hamilton e Portia) tentando ensinar consciência de classe e raça para a comunidade pobre na qual presta serviços e lutando pela emancipação racial dessas pessoas.
Temos Mick, uma garota que ama música mas leva uma vida difícil e busca o sonho de ter um piano ao mesmo tempo que se vê saindo de forma abrupta da infância para vida adulta.
Tem Jake Blount, miserável, alcoólatra, comunista, indignado por viver em um país rico e ao mesmo tempo com tanta gente pobre.
Biff Brannon, dono do café da cidade que funciona 24 horas e aonde todos se encontram.

E temos o fio condutor da história, Sr. Singer, surdo-mudo, triste e solitário, visto como santo por todos.

Todos vivendo em cidadezinha da América nos anos 30, ainda sobre efeito da grande depressão.

Publicado em 1940, Carson tinha 25 anos. "Coração..." traz tantas questões de gênero, classe e raça que parece ter sido escrito nos últimos anos.

Carson McCullers é genial.

Debora 28/01/2019

Solidão, para sentir e acompanhar
Impressiona a profundidade de construção de personagens feita pela autora, tão jovem à época. Ela acompanha Mick, Blount, Branoun, Dr. Copeland e, claro, John Singer em suas angústias, desejos e dores em uma profundidade que permite a nós, leitores, tentar sentir/entender como eles.
Os 4 primeiros personagens encontram em Singer, um mudo, alguém que os entende em todas as suas questões. Mas ninguém pergunta a Singer o que ele pensa, entende, quer.
E assim se dão as relações no livro.

Sté.Souza 06/04/2020

Sobre solidão
O que eu posso dizer desse livro??
Em muitas horas achei difícil ler ele, porque achei bem prolixo, o que não quer dizer que tenha sido uma leitura ruim, na verdade foi muito boa, todo mundo está solitário e angustiado nessa história e, isso fez eu questionar sobre algumas coisas.
É uma leitura boa, mas acredito que não seja pra todo leitor.

SalmaC 19/08/2021

a vida continua
Um livro daqueles que você tem muito o que dizer sobre mas quando vai ver não consegue falar absolutamente nada, é assim que estou me sentindo...
eu realmente amei muito esse livro, esses personagens, a escrita dessa autora é extremamente inteligente e perspicaz, me senti completamente imersa nessa leitura, acho difícil eu esquecer esse mundo extremamente sentimental, melancolico, crítico e reflexivo... vou guardar com carinho na minha mente essa estória ?
aliás, um dos melhores romances de formação que ja li (e olha que é meu gênero favorito), achei sensacional!!!

Sarah 30/09/2022

Melhor do que eu me lembrava
Já havia lido esse livro antes, em 2019 - acho. Resolvi reler porquê estava fazendo uma limpeza na minha estante e pensei que esse livro vivia no meu coração, mas pouco lembrava do motivo. E, ainda bem, passei a gostar mais ainda do livro, depois dessa releitura.

Demorei bastante para reler, porque estava com preguiça de ler mesmo, mas o livro continua ótimo. Eu amo como todos os personagens são interessantes, como cada um tem o seu nicho específico, mas de alguma maneira todos eles se conectam de uma forma: são incapazes de se conectar com outros seres humanos. Eles não conseguem ter conversas de seus interesses com outros humanos, sem querer passar por cima dessas pessoas. Por isso se dão tão bem com o Sr. Singer, ele não pode falar *risos*.
Achei interessante como a minha perspectiva mudou quanto aos personagens, na minha primeira leitura lembro de ter gostado bastante da Mick Kelly e ter me relacionado super com a história dela. Porém, dessa vez me senti mais próxima do Sr. Singer. O ouvinte de toda essa história, mas que nunca consegue ser ouvido verdadeiramente pelos envolvidos.

Porém, tenho uma ressalva a fazer: achei a história do Branon um pouco complicada. A relação que a autora tentou construir entre ele e a Mick Kelly ficou um pouco estranha, especialmente quando vai chegando o final e ela está mais adulta, adquirindo responsabilidades e ele narra que o interesse por ela sumiu... Soa estranho.

Srta.Jay 24/06/2021

Misto de sentinentos
No início, eu não estava gostando muito da história e estava remando para ler. Pensei em desistir da leitura, pois realmente não conseguia engrenar a leitura.
Mas percebi que era forma da autora "demonstrar" o tempo e o sentimentos dos personagens.
No final, fiquei feliz em não ter desistido tão cedo do livro. Gostei do enredo em geral e do final.

Julinho 05/09/2022

Acho lindo o título desse livro, tanto na língua original, quanto na tradução para o português. A escrita da autora é um deleite, e nos convida a passear por a vida desses personagens tão diferentes na superfície, mas que compartilham uma espécie de substância interior que os diferencia dos outros habitantes daquela cidadezinha: o mudo, o forasteiro comunista, o médico negro, o dono de bar, a menina pobre com talento para música.

Um livro triste, mas lindíssimo.