O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Isabela.Araujo 15/01/2023

Controverso
Esse livro foi uma surpresa para mim em muitos sentidos, tanto positivos quanto negativos. Li ele em conjunto com minhas amigas, e digo que foi extremamente enriquecedor ler de maneira coletiva porque você pode ver outras perspectivas além daquela que você já se acostumou a ver.

Desde de que me entendo por gente, gosto de ler livros clássicos, e esse seria apenas mais um livro desses inúmeros que estou acostumada, mas então o meu background pessoal começou a afetar a minha experiência de leitura, mais do que ele normalmente costuma fazer.

Lady Chatterly (Connie para os íntimos) é uma personagem que eu acreditei ser, no início, a primeira mulher de livros do séc. XX que não se resumia a ser o objeto de desejo de um homem, e por um momento ela de fato não é. Ela é a protagonista, e sua formação como personagem é algo admirável quando se comparado a outras personagens como a Daisy de O Grande Gatsby, ou a Jane de Orgulho e Preconceito. Ela é uma personagem astuta, capaz de se impor mesmo que de maneira pequena e limitada para as mulheres de sua época.

Entretanto, essa personagem desenvolvida do início para o meio da história se perde aos poucos durante o seu envolvimento com o Mellors, o seu amante. Não digo que por uma influência negativa dele ou algo desse tipo, mas sim talvez por uma falta de tato ou de intenção do autor ao continuar mostrando a Connie como alguém de fato independente e capaz de se virar sozinha no mundo.

O Lawrence, ao escrever esse livro, tinha a primeira intenção em escrever uma história de amor, na qual o sexo fosse desmistificado, e nisso ele foi completamente revolucionário, tendo desenvolvido uma das mais belas cenas íntimas de um casal que eu já tenha lido, mas aos olhos atuais sua forma de construir essa história tornou-se arcaica e um tanto quanto ideológica demais, já que ele confunde bastante o sexo como demonstração de amor, ele pode ser, mas não em todos os casos.

Eu amei esse livro, mas tenho plena consciência de que não é uma leitura que indico a todos, tanto porque existe a necessidade de entender que esse livro era necessário para a época e para a desmistificação do sexo de maneira geral, quanto também deve haver um comprometimento do leitor quanto aos seus próprios ideais, e que eles não podem tomar conta da sua mente durante a leitura.

Rafaella Moreira 15/01/2023

Diferentes emoções
No início do livro eu senti que tinha um potencial tremendo para me surpreender da metade em diante tornou-se algo em que só tinha duas saídas específicas já pré planejadas e bem explícitas.
Ainda dou meus sinceros barabens ao escritor pois para a época e um livro bastante explícito em vários sentidos e carregado de sentimentos femininos, eu recomendo a leitura a quem tiver maturidade o suficiente para saber diferenciar a época dos problemas atuais muitas situações eram vistas como normais em 1920, a diferença é ler e criticar e ler e dizer que é ruim com base na atual realidade.
Isabela.Araujo 15/01/2023minha estante
Minhas amigas são tão fodas, que eu fico até com ciúme de quem é amiga delas

Ma | @fofocasdealexandria_ 15/01/2023

Por razões que eu ainda não entendo (isso não é uma resenha)
A velha tensão entre expectativas versus realidade é o grande clichê dessa não-resenha. Haviam inúmeros atrativos para eu ler essa obra que revolucionou o mundo da literatura erótica e em relação a liberdade sexual feminina. No entanto, apesar de saber de sua importância histórica e revolucionária não consegui me encontrar nessa leitura.

Com uma narrativa diferenciada Lawrence me aprisionou dentro da minha própria mente durante minhas sessões de leitura, de uma forma extremamente ruim. Haviam coisas na história e em seu desenrolar que me perturbaram por razões que eu ainda não entendo.

Os personagens ficaram muito inconsistentes no meu imaginário, não reconheci uma fidelidade na história. Isso tudo da maneira mais pessoal. Não irei chamar isso de resenha porque não estou julgando, descrevendo, criticando ou indicando o livro e sim mostrando o quão desconfortável eu fiquei durante a leitura dele.

Então se vocês querem conhecer mais sobre esse livro, indico o perfil da minha amiga isa no Instagram (@alternativeelife). Ela saberá resenhar esse clássico sem este misto de confusões que eu não soube explicar.

Para você que também já leu essa obra, o que você achou? Sentiu algo parecido comigo?
Isabela.Araujo 15/01/2023minha estante
Fiquei até com medo de fazer a resenha dps dos últimos capítulos, mas realmente esse livro merece uma atenção especial em alguns pontos hehehe

Ma | @fofocasdealexandria_ 17/01/2023minha estante
Merece com ctz, e ninguém melhor para fazer isso do que vc

Queridolivro0 14/01/2023

Um clássico atualíssimo!
O amente de lady Chatterley foi uma leitura de grande reflexão para mim, refleti muito sobre a vida em que estamos vivendo hoje e que não é muito diferente dos personagens do livro, todos eles tem seus conflitos internos e medos do futuro.

O romance vai muito além de uma futilidade e um adultério, é um livro que trata de assuntos muito atuais como a sexualidade da mulher, a ganância do ser hunano, sempre vivendo por dinheiro e querendo mais dinheiro, sempre insatisfeito com a vida com sua existência. Acredito que por mais que o mundo evolua e a tecnologia cresça a cada década o ser humano será sempre um mistério, suas emoções cheias de incertezas.

Ler esse livro que me fez refletir sobre minha vida em como muitas vezes me sinto perdida no mundo onde somos sempre questionados e oprimidos por convenções sociais sempre presos em regras impostas pela sociedade e me pergunto se sou realmente livre para ser quem realmente quero sem ser julgada.

Recomendo a leitura desse livro, é instigante e ao mesmo tempo incômodo,
pois Lawrence expoe de maneira nua a crua os tabus e preconceitos de uma geração hipócrita que não sabia lidar com sua decadência, o trauma da guerra que trouxe mudanças irremediaveis para o mundo.

Cris 13/01/2023

é preciso sempre lembrar do contexto da publicação
conheci esse livro por causa da série ?As telefonistas? disponível na netflix. desde que a personagem Marga leu e ficou apaixonada, despertou uma curiosidade em mim pra conhecer. importante lembrar que a série se passa da década de 20, na espanha.

mas só tive oportunidade de ler agora nessa edição da antofágica, que por sinal é linda e ajuda muito a entender o contexto da obra com os textos de apoio presentes no livro.

o que me fez ficar nessa leitura foi a curiosidade em torno da história da obra: ela foi censurada, proibida de ser publicada por vários anos e vendida de forma clandestina. e o motivo? porque tem como principal tema o sexo e ainda por cima, foi considerado um livro feminista por tratar de liberdade sexual feminina. VALE LEMBRAR que o autor é um homem!

no início da história, achei até bem revolucionário pra época e trazia questionamento para as mulheres principalmente sobre gravidez. e isso me fez questionar como o autor soube traduzir esse assunto dessa maneira? só que mais pro meio da história, já fui mudando de opinião? porque a mulher me pareceu mais um objeto de prazer masculino. e mais pro final, a personagem começa a se impor um pouco mais.

o autor também traz questões sociais e filosóficas pra história, como a industrialização muito presente no seu contexto histórico.

o suporte de textos que vem nessa edição da antofágica são ESSENCIAIS pra compreender a obra inteira. se eu não tivesse esse conhecimento em torno da história, a experiência seria bem diferente e não boa. mas ter lido o material que veio antes e depois, com certeza foi um divisor de águas.

Bart 12/01/2023

O amante de Lady Chatterley
*D. H. Lawrence*
Editora Antofágica
Ano 2022 - 480 pág
????
O mundo perto de você
??@sounas.viagens??

Bora falar de leitura boa!?
O livro foi publicado em 1928 e causou um baita rebuliço, foi censurado por vários anos e em 1960 ainda não tinha sido publicado no Reino Unido. Essa é a versão que foi proibida.
"Bart ele tem muitas cenas de sexo!"
Sinceramente... não do jeito que tentam vender (não assisti ao filme da Netflix). O autor teve que fazer 3 versões do texto p/que ele pudesse ser "mais aceito".
"E por que ele causou tudo isso?"
Imagina aí... Década de 1920, onde a figura da mulher não valia NADA, então chega um tal de D.H. Lawrence e constrói uma história que fala do empoderamento da mulher, dela ter as suas escolhas, o prazer dessa mesma mulher... porque até hoje a maioria dos homens acham que só nós podemos "gozar da felicidade" ?, fala de traição... só que nesse livro vc não verá uma bruxa sendo queimada viva como se faz até hoje. A cultura geral crucifica a mulher que não aguenta mais ser "mau servida", que vai procurar outro restaurante, e o homem pode comer em vários "fastfóds" sem maiores problemas.
Pega esses elementos, junta tudo e coloca uma trama bem escrita...tem um pouco de sexo... sim! Mas as ilustrações/pinturas são mais pesadas. Porém a trama não "gravita" em cima do sexo.
Acredito que o livro sofreu muito por mostrar p/sociedade o quanto a mulher era (e ainda é) podada do seu prazer/direito, e que ela tem todo o direito de o ter, com quem ela de fato quiser.
Se essas ideias te assustam...repense, porque o livro tem 95 anos.
Será que o livro é atual ou nós não "evoluímos"?
Um livrão!! Basta ler e dizer se concorda ou não!! Excelente leitura p/vcs!! ?

Mey 11/01/2023

O escritor inglês D.H. Lawrence publicou o romance “O amante de Lady Chatterley” em 1928, causando alvoroço a sociedade da época, chengando a ser alvo da censura. Constance Chatterley está definhando pouco a pouco em meio a monotonia do interior, sendo a enfermeira do marido que sofreu um ferimento de guerra . A jovem que não casou virgem, já teve alguns amantes e que sempre teve abertura da sua família para vivenciar experiências, está sufocada naquela rotina. Tudo muda quando ela inicia um romance com o guarda-caça do marido, Oliver Mellors. Os dois vão fundo em seus desejos, desenvolvendo fortes sentimentos.

O plot da mulher adúltera é comum na literatura, o desenrolar e o final é sempre o mesmo. Uma mulher insatisfeita, busca fora do casamento a atenção que lhe falta e acaba sendo punida com a própria morte. Mas em Lady Chatterley é diferente, em momento algum o autor coloca Constance como vilã. Em vários momentos ela é incentivada pelo próprio marido a encontrar um amante.

Mais que uma mulher que busca pelo prazer , Constance está procurando uma conexão. Mellors esconde sua verdadeira face em meio a brutalidade e que não se importa em dizer que gosta do sexo.

A narrativa do livro é muito explícita, beirando muitas vezes ao ridículo, dei risadinhas como uma adolescente em alguns diálogos. Mas apesar disso, o autor traz fortes críticas à sociedade, ao preconceito que as classes mais baixas sofrem, ao papel da mulher e principalmente sobre a sexualidade, como gostar de sexo é visto como algo sujo.

Um livro muito moderno para época em que saiu, que se atreveu a mostrar que as pessoas gostam de sexo, que as mulheres sentem prazer também. Porém, acho que por ser escrito por um homem, perde um pouco da realidade feminina, em alguns momentos as falas dos personagens são um pouco machistas. Mas claro, não posso esperar muito de um autor dos anos 20, o que ele fez já foi muito grandioso. “O Amante de Lady Chatterley” incomodou e se tornou um clássico da literatura, e vale a pena dar uma chance para essa história.

site: https://www.instagram.com/p/CnNrfzLMP7o/

manuela 09/01/2023

muito viciante e bem escrito! não sou uma pessoa de destacar muitos quotes mas sinto que se tivesse feito isso toda hora que algo tivesse me deixado pensativa ele estaria todo marcado.
é compreensível que o livro tenha sido censurado contudo tirando as óbvias ofensas a minorias eu concordei bastante com o ponto de vista do autor sobre amor e sensualidade, simplesmente muitíssimo interessante.
teria sido 5 estrelas mas o final foi meiokk

LeticiaSPereira 08/01/2023

Diferente do que esperava
Fui ler achando que era um livro de romance e li um livro muito mais profundo. A única coisa que não gostei foi o final.

Cosmonauta 08/01/2023

Chocante demais
"Eu tenho na consciência uma novela que escrevi e que é chocante demais ? verbalmente ? para qualquer editor. Ela fala em cagar! e foder! diversas vezes. Se quiser vê-la publicada, eu vou ter que cuidar disso sozinho ... Mas é uma boa novela ? o amor, como sempre ?, e muito interessante, também, mas diz todas coisas que não se deve dizer."

Tefi 07/01/2023

Nós fodemos até gerar essa chama
"Como os poetas e todos os outros eram mentirosos! Faziam as pessoas pensarem que queriam sentimentalismo quando na verdade o que se queria era uma sensualidade penetrante, arrebatadora e até um pouco intimidadora".

O amante de Lady Chatterley foi lançado em 1928 e censurado em diversos países. Na própria Inglaterra, só pode ser publicado na década de 60. A censura se deu pelo moralismo, pelas cenas explícitas de sexo e pela valorização da sexualidade feminina. Mas ao comparar as comédias românticas lançadas atualmente, as cenas "explícitas" narradas por Lawrence são, inclusive, leves.

Apesar do título e da história girar em torno da relação de Connie e Millers, o autor aborda outras questões: autoconhecimento, ternura, amor. E, para além das relações, questões sobre a guerra, capitalismo e industrialização. É uma leitura interessante que gera reflexões.

A edição da antofágica, como sempre, é uma obra de arte a parte. As ilustrações são incríveis e os textos reflexivos sobre a obra auxiliam a compreendê-la em sua complexidade.

Dri 07/01/2023

Controverso
É um livro ímpar. Questões profundas são abordadas nas entrelinhas da trama: industrialização, capitalismo, preconceito de classes, consequências da guerra. Trata-se, sim, de um livro que fala abertamente e recorrentemente de sexo, mas não pode ser reduzido a apenas isso. Tive sentimentos controversos ao final da leitura e após ler o prefácio da edição da Penguin pude entender melhor o autor e consequentemente, sua obra. Não há dúvidas da importância dos temas abordados no livro e é impossível não admirar a coragem do autor.

Tamires Felix 06/01/2023

Conexão...
Se eu tivesse uma lista de 100 livros para ler antes de morrer, sem dúvida, O Amante de Lady Chatterley estaria nela. É sobre amor, ternura, sexo, conexão de corpo e mente, a beleza da natureza, etc.
Às vezes, olho para as pessoas, em especial, as mulheres, e me pergunto: será que elas viveram um grande amor? Será que amaram e foram amadas? Deram e sentiram prazer? Parece algo tão raro. Não quero morrer sem experimentar algo assim, tão poderoso. Não é romance nem fantasia, é sentir que há conexão e uma pequena chama sempre queimando.
Vale muito a pena a leitura!

Daniela742 06/01/2023

Constance quebrando o tabu
É super compreensível o porquê desse livro ter causado tanto estardalhaço na época em que foi lançado. Pensa aí, uma mulher que compreende que seu corpo não é só uma peça de jogo da sociedade, mas que é seu instrumento de liberdade e prazer. Isso era praticamente impossível na época.

A história também tem cenas de sexo que são descritivas e no qual a mulher sente, grita e goza. Ela não quer só fazer sexo para engravidar, ela quer sentir prazer, quer descobrir o que gosta, com um homem que também entenda suas necessidades.

É ate certo ponto interessante como o autor constrói isso. No entanto, me incomoda a exaltação do falo e como parece ser a salvação e solução para todos os problemas no sexo.

Além disso a história levanta outras discussões como a relação entre as classes sociais, o sentido do dinheiro em nossas vidas, e o dualismo entre corpo e espírito. É um bom livro, apesar dos pesares e gera algumas boas reflexões.