O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Elisa Cristina 19/02/2023

O amante de lady Chatterley
Eu amei esse livro, surpreendeu muito minhas expectativas. Não é sobre um caso extra conjugal e sobre esse triângulo amoroso, mas é sobre um amor que vai se construindo aos poucos e depois se torna a esperança, a chama para os dias difíceis.
Amei o final, um jeito real e plausível de mostrar que apesar de tudo, temos que fazer o que queremos com quem amamos. Só talvez teria retirado algumas cenas longas que não mudaram em nada o rumo da narrativa, só teria enxugado um pouco?apenas por isso dei 4,5 estrelas. Vale demais a pena, leiam

Mari 19/02/2023

Hoje considero encerrada essa leitura, apesar de não ter lido toda a parte de análise no fim do livro, logo após o final da estória.
Bom, tenho opiniões muito fortes sobre essa leitura (infelizmente, digo que foi a pior que fiz na minha vida até agora) e se eu fosse escrever aqui tudo que pensei, anotei e senti durante a leitura, eu provavelmente seria odiada por muitas pessoas.
Parte disso é culpa minha e admito, criei muita expectativa em cima de um livro de 1929 e não esperava pelo óbvio: uma chuva de misoginia.
Por ser um livro tão polêmico sobre libertação sexual feminina, eu esperava um pouco mais da personalidade de Lady Chatterlay e esperava MUITO mais de seu amante.
Oliver Mellors representa tudo que um homem não deveria ser: péssimo pai, agressivo com mulheres, homofóbico, emocionalmente indisponível e acha que ser "homem" é ser um bruto e ignorante. Além disso, Lady Chatterlay começa o livro como uma jovem livre, inteligente e promissora, mas parece dar "dois passos para trás" quando se envolve com Mellors e passa a acreditar em toda verborragia que ele fala sobre o que é ser homem, como uma mulher deve ser etc. Eu achei que o livro retrataria um belo romance, mas mais pareceu um amor de p!k@ (me desculpem a expressão, mas não tem outra coisa para dizer).
MAS nem tudo foi horrível, a carta final de Mellors para Lady Chatterlay é muito bonita (se o livro inteiro tivesse sido assim, teria sido perfeito) e toda a parte histórica retratada no livro (industrialização, pós guerra, conflito crescente entre burguesia e proletariado) também é muito boa, além de toda a ambientação do livro ser incrível.

Ju 10/02/2023

PROIBIDO!!
" A beleza cálida e viva do contato é muito mais profunda que a beleza da visão"

A entrega ao amor carnal e sentimental é um tanto confusa vista pela perspectiva de Connie, foi um tormento para ela, uma verdadeira satisfação e no fim, com toda a certeza foi a melhor decisão de sua vida.

A questão é, onde começa o amor e termina o desejo? Esse sentimento tão
superestimado é complexo ao ponto de se fundir em sua total sublimidade com o de outra pessoa? Talvez sim, Connie e Mellors experimentaram o prazer completo, mostraram o poder de se permitir entregar a outra pessoa.

Mas além de todas as formas de amor e conflitos mostrados nesse livro, ele também abriu espaço para representar o quão complexa foi a industrialização e a diferença de classes.

Foi uma experiência interessante, a escrita é maravilhosa, o livro é pacato mas não é intediante, muitos sentimentos são transmitidos e julgados. É uma verdadeira obra que faz juz a sua fama, e a esse eterno rótulo de "proibida" ... O que apenas atiça a curiosidade do leitor.

Luisa 09/02/2023

amo um romance, amo a bobeira de um casal antes implicante um com o outro e depois apaixonado, mas esses dois aqui são muito chatos. a personalidade (mais especificamente a carência) da connie é cansativa e a grosseria do mellors não parece fazer sentido. o resto da trama é chata. torci pra ter algum desenrolar meio chocante na descoberta da traição, mas nem isso rolou muito. tô assistindo o filme agora e me parece que a adaptação tá funcionando muito melhor, lá eles são muito menos insuportáveis. provavelmente porque o filme retrata mais ações e não acessa diretamente os pensamentos dos dois - que é onde eles são tão chatos.

dei nota razoável porque por um momento tive curiosidade (mas demorou pra chegar lá), porque as imagens são bonitas e porque a edição ganha seus pontos, mas não recomendaria pra ninguém.

ps.: há um contexto político bastante relevante para a história, mas note que não foi relevante para minha leitura. foquei minha resenha e interesse claramente para o romance e não gostei. mas, honestamente, minha atenção nesse sentido não chegou nem a ser despertada de tão chatos que eram os personagens e suas formas de debater. quantas vezes eu escrevi chatos nessa resenha?

Nina.Law 08/02/2023

Um ato político através do orgasmo feminino
O amante de Lady Chatterley foi originalmente publicado em 1928 na Itália com notas de repúdio e vergonha da população aristocrata inglesa, sendo só publicado e aceito pela Inglaterra em 1960.

Na história acompanhamos a Connie (Constance), uma mulher que podemos dizer ser "a frente de seu tempo", nascida na nobreza, Connie se casa com Clifford, um baronete taciturno e conservador que devido a 1° guerra acaba tendo o movimento das pernas paralisadas, fazendo com que assim, Connie busca outros meios de se deleitar sexualmente com outros homens, até que a mesma encontra Oliver Mellors, guarda-caça de Clifford, com tem um caso e se apaixona.

"O amante de Lady Chatterley" para mim, pode ser visto por viés político ao nos depararmos com uma mulher nobre do século XX que se envolve com um homem da classe trabalhadora para relações sexuais, onde a mesma acaba tendo libertação e reconhecimento de seu corpo e gozo, a emancipação sexual de si mesma. Gostei bastante da história enquanto estava lendo, não dei 5 estrelas e favoritei por algumas questões referentes a preconceitos de classes e raça que é abordado no livro de forma ao meu ver, irresponsável pelo autor, e o fato do mesmo já ter sido associado ao fascismo acabou me deixando azeda. Mas, acredito que é um livro interessante de se ler, com nossos olhos avançados da contemporaneidade.

Aline MSS 08/02/2023

"Mamilos Polêmicos".
Livro polêmico e com mto séquiço! ?
Gostei bastante e me surpreendi demais com a escrita rápida, história empolgante e nada convencional. Se me entregassem sem capa pra ler, jamais diria se tratar de um clássico.

Eu esperava um livro de romance, com juras de amor e sofrimento e fui surpreendida com personagens reais, com "pensamentos atuais", crítica ao capitalismo e à mineração.

A "mocinha" ñ é aquela q se espera em romances clássicos e o linguajar (machista, preconceituoso e sexual) te remete aos tempos atuais. É surpreendente e vale à pena ler.
Só não curti mto o final, pq senti como se tivesse sido algo interrompido abruptamente (adoro essa palavra, hahahaha?).

Sobre romances...NÃO é meu gênero favorito, pois ñ sou uma pessoa romântica e detesto juras de amor em livros.
Achei esse livro um pouco fora do tom algumas vezes, mas compreendi o contexto histórico da coisa e principalmente o motivo do linguajar "pesado", qdo li o trecho biográfico do autor em uma das resenhas contidas no final.

Oq tem no livro:
- SEXO (tanto do ponto de vista feminino, qto do masculino);
- Mtos diálogos rápidos e pensamentos críticos;
- Poucas descrições de ambientes;
- História envolvente, mto à frente do seu tempo;
- É um livro escrito por um HOMEM heterossexual e durante a leitura isso fica BEM CLARO, principalmente nos exageros em relação à mocinha e nas descrições dos atos sexuais;
- Criticas ao capitalismo e à mineração.
Vc nem acredita q está lendo num livro clássico os temas q HJ estão em alta no Brasil pós período eleitoral.
- O final parece "cortado", mas compreende-se onde o autor queria chegar.
- Na edição da Antofágica vc encontra algumas resenhas ao final do livro q ajudam a compreender melhor o contexto histórico e o pq de tanta polêmica.
- Tem uma adaptação desse livro na NETFLIX e eu sugiro tomar cuidado ao assistir, pq as cenas são "quentes".??

Adquiri o e-book e não me arrependi. Acho os livros da editora lindíssimos, mas são mto caros para o meu bolso. Não recomendaria gastar mais de R$100,00 ? nesse livro, mas cada um é livre pra fazer oq quiser e eu aceito qualquer um deles de presente. ???
Gleidson 09/02/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler depois da sua resenha.

Aline MSS 09/02/2023minha estante
Q bom a Vc curtiu ?. Tento não dar spoiler e acho q consegui. Tem filme sobre o livro tbm na Netflix se Vc preferir, Gleidson. ??

Gleidson 09/02/2023minha estante
Eu comprei esse livro há quase 10 anos e nunca me motivei pra ler. Acho que chegou a hora. Obrigado pela dica, Aline.

Aline MSS 09/02/2023minha estante
De nada. Qdo ler, diga oq achou por aqui. ?

Gleidson 09/02/2023minha estante
Digo sim, pode deixar. Pretendo ler esse ano ainda.

Maria7667 03/02/2023

O Amante...
Li o livro por causa do filme, por isso vou fazer uma comparação (Sorry), o filme trás uma ambientação mas romântica atual, no qual a pessonagem feminina e o centro da história , no livro o centro da história e o guarda-caças, tudo e sobre ele e sobre os seus desejos, o que o filme faz a gente pensar que e a Layd que é. Acredito eu pelo fato do escritor ser homem ele não conseguiu desenvolver os sentimentos da pessonagem feminina, centrando assim no prazer e satisfação masculina. Amei a edição o livro trás explicações bem úteis para os leitores, sobre a época e condições que o livro foi escrito, pois assim podemos compreender o pessonagem e seu "pessimismo " diante da vida. ( bastante compreensível) e não julgar com moldes de hoje o pessonagem e o autor.( Gostei muito mas eu prefiro o filme kkkll socorro não acredito que eu escrevi isso . Kkkkkk)

Cicera.ciceralendo 31/01/2023

Pois eu prefiro a ressurreição do corpo!A democracia do tato
"... "... Bom, as palavras são tantas porque não tenho como tocá-la. Se eu pudesse rodea-la com meus braços, a tinta permaneceria no tinteiro."

D. H. Lawrence escreveu essa história em 1928 e por trazer cenas explícitas de sexo, traição e prazer feminino foi sensurado por vários anos. Depois de algumas alterações por parte do autor pra torná-lo "aceitável" foi publicado em três versões distintas (isso me deixa aflita).

O livro além de trazer o romance com cenas realmente "gráficas" em uma linguagem rebuscada também discorre sobre temas como: a ascensão da industrialização no início do século XX, discurso filosófico sobre os valores da mente humana e do corpo físico, questões de classe e ternura.

A história de Connie e Oliver me proporcionou muita risada e muitos suspiros, mas também raiva e tensão. A escrita do autor (talvez isso também se dê pela tradução) ao meu ver flui muito bem, é uma história única e marcante.

#appSkoob #lido

Laura - @lendoplurais 29/01/2023

Muito bom, MAS...
Gostei muito desse livro. Foi uma leitura muito ansiada por mim, já que eu acabei invertendo a ordem das coisas e assistindo ao filme antes de ler o livro.
O livro é muito bom, fluido, fácil de ser lido. Pelo menos para mim. Me senti presa na leitura e sempre lia mais um capítulo. A história não gira tão somente em torno do romance, pois aborda outros temas, tais como o período entre guerras, a industrialização, a mineração e a revolta de um povo contra o sistema explorador.
Em relação ao casal formado (lady chatterley e o amante), não me senti convencida. Até prefiro a representação feita pelo filme, na verdade. No livro, tive a impressão que lady chatterley amou sozinha e vivia buscando em seu amante uma validação dos sentimentos e do amor que esperava receber, mas não recebeu de forma completa. Acredito que o casal se formou muito mais pela solidão e pela carência que os cercava e pelas circunstâncias em si. A falta de reciprocidade me pegou. Sobre as cenas polêmicas, não são tão polêmicas assim. As cenas sexuais ali descritas perderam sua força com o tempo, já que estamos familiarizados com exposições bem maiores.
Por fim, apesar do autor fazer uma abordagem sobre o sexo como forma de libertação e trazer à baila os sentimentos sexuais femininos, sinto que a personagem principal foi objetificada, de certa forma, por frases bizarras.
Os pontos negativos não fizeram com que eu gostasse menos da leitura. Continuo indicando o livro.

le.se.caliope 28/01/2023

Terceira vez que escrevo essa merda?
?porque o Skoob não tá salvando a resenha. Mas vamos lá?
Um livro que vai muito além da fofoca de ?obscenidade? e narrativa promíscua. Esta é uma história sobre o amor, sobre sexo com ternura. Um manifesto do amor contra a guerra!

Faragao 24/01/2023

Difícil defender
Gostei bastante da história, mas tiveram alguns capítulos muito extensos e com informações nada relevantes - isso foi bem cansativo.
Mais do que um romance, essa obra também é uma crítica à revolução industrial.
O autor foi extremamente ousado (positivamente) ao escrever um livro erótico dada a época da publicação, mas também pecou muito; o livro retrata em grande parte, mulheres como megeras que sentem repulsa por homens, o autor não soube descrever o prazer feminino e por diversas vezes culpou as mulheres pela falta desse prazer na hora do sexo, fora as falas homofóbicas.
Só não dei uma nota mais baixa porque o romance foi bem desenvolvido e consigo entender que os erros descritos fazem parte do período de publicação do livro.

Joao.Alessandre 22/01/2023

Polêmico em sua época, controverso nos dias atuais.
Sensações diversas com O amante de Lady Chatterley. Impressões positivas com a edição impecável da Antofágica: tradução, ilustrações, formatação e textos de apoio próximos da excelência. Questões sociais e ousadia nas descrições "hot" que ruborizaram a ultraconservadora sociedade inglesa do período entreguerras. Negativamente observamos o desenrolar lento, previsível e personagens, em certa medida, rasos.
Apesar das passagens e descrições sem filtro do sexo numa abordagem disruptiva para a época, notamos  a insensibilidade do amante que subjuga e oferece pouco. O prazer feminino não tem espaço na urgência de atender às demandas do gênero dominador.
Contudo, considerando os dois eixos principais da narrativa, Laurence foi eficaz e preciso. Escancara a hipocrisia conservadora agindo através de um texto não rebuscado e sem freios no sentido de expor a sexualidade de maneira explícita e detalhista. Também desnuda uma sociedade em que o proletariado germinava seu  descontentamento com a aristocracia, dando "start" na luta por melhores condições de vida. Enfim é uma leitura decepcionante em alguns aspectos e exuberante em outras questões e momentos. Cada leitor vai estabelecer sua convicção e depurar o que de positivo O amante de Lady Chatterley nos deixou quase um século após sua publicação.
Cris 23/01/2023minha estante
Uou! Já quero ler.

Joao.Alessandre 23/01/2023minha estante
Oi Cris. Apesar dos pontos negativos descritos achei muito corajoso pra época.

Cris 23/01/2023minha estante
Simmmmm! Bem corajosa mesmo. Pelo filme já percebi... ?

Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Kkk. Ainda não assisti o filme ?

Larissa 20/01/2023

Primeiro o contato físico depois o amor
?Com o marido debilitado em casa, uma jovem mulher não mede consequências até concretizar seus desejos mais profundos."

Livro para maiores de 18 anos!

Após assistir a adaptação lançada pela Netflix no final de 2022, e ter me apaixonado pela história, corri comprar o livro para ler mais sobre o casal Connie e Mellors. Aliás, como o filme me conquistou, e tendo em vista que os livros são em sua grande maioria melhores que suas adaptações, não podia deixar de ler a obra original.

Pois bem. Fui surpreendida primeiramente, por descobrir que o livro foi publicado em 1928 e logo foi banido por vários anos, censurado,
diante do seu conteúdo. Só então em 1960, que foi novamente publicado e permitido sua circulação. Ou seja, esse livro na época causou um burburinho danado.

Nesse livro acompanhamos a história de Connie que casa-se com o Clifford, e se torna a Lady Chatterley, e vai morar na pacata propriedade rural do marido. No entanto, após pouco tempo de casados, Clifford vai para a guerra e ao retornar, Connie tem que enfretar um marido paralisado da cintura para baixo. Isso conequentemente acaba fazendo o casal de afastar, tanto em termos de sentimentos e quanto de contato físico.

Passado o tempo, Connie vai sentido cada vez menos realizada tanto sexualmente, quanto como mulher. Clifford que acaba encontrando outros objetivos e outras ocupações diante de sua situação, vai dando menos atenção para sua mulher.

Para Connie que já tinha uma liberdade sexual muito avançada para as mulheres de sua época, acaba que começa a se interessar por o guarda-caças que é contrato por seu marido. E é aí, que as coisas começam a sair do eixo. E o final é surpreendente!

O filme ao meu ver foi muito mais romantizado, do que o livro. Os produtores da adaptação conseguiram extrair o que existe de melhor neste livro.

Mas para quem tem interesse de ler, já aviso, não vá achando que é um livro de romance fofinho e clichê, pois é muito mais erótico e possui um contexto histórico muito mais presente e aprofundado, além de ter pontos de machismos com relação ao papel da mulher no casamento.

Eu prefiro mil vezes o filme do que o livro! Raridade isso acontecer! Mas é um livro bom! A editora Antofágia arrasou na edição do livro, nas ilustrações, tradução e capa!