O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Duda 04/01/2023

Acho que não foi pra mim! Gostei de alguns momentos do livro, mas no geral não me pegou.
Não me atraiu o romance da Connie com o guarda-caça, achei algumas partes bem forçadas e acho que poderia ser melhor desenvolvido (como muita coisa nesse livro)

Cintia295 03/01/2023

No começo do livro, Connie era uma jovem mulher juntamente com sua irmã muito a frente do seu tempo, eram livres, viajavam, curtiam e decidiam que cara ia ficar ou se entregar, e seu pai não as criticava nem nada, até que veio a guerra e elas foram obrigadas a voltarem para casa.
Quando Connie se casa com Clifford um soldado era uma mulher decida, com sonhos, aliás os dois eram, até ele ficar ferido e paraplégico, com isso suas vidas mudam e vão morar nas terras dele, meio "escondido" do mundo, onde ela fica só por conta de cuidar do marido era praticamente sua enfermeira e amiga. Ela o ajudava com os artigos que ele começou a escrever e ter até uma faminha. Mas com tudo isso ela foi definhando, emagrecendo, até que decidem contratar uma enfermeira para ele, aí sim ela começa a se sentir um pouco mais livre e a passear no bosque da propriedade.

Aqui pode ter um pequeno spoilers

Esse livro foi censurado e proibido de publicar na época em que foi escrito, só anos depois e de algumas audiências conseguiram publicar, foi considerado "impróprio e pornográfico", e por si tratar de adultério também, onde a "mocinha é induzida" a ter amante para gerar um filho ao marido. Até seu pai quando a vê doente e apática dá conselhos que ela precisa de uma diversão.

Finalizando e falando no geral agora: adorei o livro pela sua temática, contexto histórico, época que foi escrito, etc. O que não gostei foi do romance em si não me converceram, não passou credibilidade.  Chega em certa parte do livro achei muito repetitivo.

Mas valeu muito a leitura.

Léo 02/01/2023

Publicado em 1929, O Amante de Lady Charttley é um clássico e polêmico livro da literatura inglesa. Nele D. H. Lawrence escreve não apenas sobre um romance e sexo, ele vai além disso colocando na história elementos da sua vida e suas ideias sobre o seu tempo.

Lawrence ao longo do romance vai mostrando o leitor por meio dos personagens e suas discussões, o que ele pensa sobre todas as mudanças ambientais e socio-econômicas que a Inglaterra estava passando e como isso o deixava insatisfeito. Além disso, é claro, ele também deixa sua visão de relacionamento e sexo entre um homem e uma mulher, e os momentos que ele escreve sobre isso, fica claro que ele está fazendo uma crítica ao puritanismo de sua época.

Acompanhar essa história foi interessante, principalmente o avanço do romance de Connie com Mellors, e as mudanças que o relacionamento deles traz a Connie. Antes dos dois se encontrarem, vemos ambos num estado de solidão, causado pelas mudanças da sociedade que torna toda uma vida monótona e baseada em dinheiro e também uma solidão vinda de relacionamentos sem uma chama do amor.

Eu gostei bastante da escrita do autor, e o final do livro foi bom, mesmo eu querendo que o autor fosse além da parte que ele parou. Foi uma ótima leitura e eu agradeço a Régis pela recomendação.

Recomendo muitíssimo.
Regis 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo! Que bom que gostou da leitura. ?

Léo 05/01/2023minha estante
Obrigado, Régis! ?

JuliaSL 01/01/2023

Entendi porque baniram esse livro.
Imagina isso em 1928?! Hahaha faz muito sentido ter sido banido.
Eu ri, eu refleti e até fiquei embasbacada com algumas firulas narrativas.
Algumas frases eu as achava deveras reflexivas já outras me chocavam com a barbaridade nelas contidas. Que montanha russa haha.

Gi 31/12/2022

Não é um livro que agradará a todos
E se parar para analisar, ele é muito atual. Não criei grandes expectativas sobre essa leitura, então ele me impressionou sim, gostei bastante. É uma história incrível.

debora968 31/12/2022

"Sob a hipótese de exacerbado conservadorismo, não hesite: fuja."

Frase que está nessa edição da Antofágica.

Regis 27/12/2022

Um livro que diz mais do que parece à primeira vista...
Um livro polêmico lançado em 1929 pelo autor, (um ano apenas antes de sua morte) já que a pirataria de sua obra o obrigou a fazer significativas modificações no manuscrito original.
Um livro que em 1960 foi processado judicialmente para que não fosse publicado no país de origem do autor (a Inglaterra) e que também foi proibido nos E.U.A.
Um livro que até hoje ainda é mal visto por várias pessoas pelo mundo, mesmo sendo considerado um clássico.
Porém o mais importante (na minha opinião) é que D. H. Lawrence não escreveu apenas um livro sobre sexo e traição, considero O Amante de Lady Chatterley uma história bem escrita com um desenvolvimento sucinto e empolgante que faz vários apontamentos importantes sobre assuntos pertinentes.

Lawrence, que acometido pela tuberculose sabia que lhe restava pouco tempo, considerou o livro como seu testamento. Talvez por isso nele se percebe uma carga de tristeza, de desesperança, finitude, rancor e desprezo pela sociedade. Considero impossível fazer essa leitura focada apenas no romance entre Connie e Mellors, que sim: é o ponto central do livro, é explicitamente gráfico e tem alguns problemas que consigo identificar, como a inabilidade de Lawrence de entender e descrever o prazer feminino e algumas falas problemáticas dos personagens de Clifford, seus amigos e de Mellors.

Vejo no romance bem mais que sexo, considero que os personagens travam uma fuga da solidão a que foram impostos pelas circunstâncias da vida e protagonizam um romance mergulhado em medos, incertezas, desalento e com uma carga enorme de melancolia.
A explicitação do sexo ao meu ver, foi feita exatamente para chocar e calar o puritanismo de uma sociedade hipócrita, reprimida e dissimulada. A temática abordada por Lawrence é uma pregação acalorada contra a sociedade de sua época e sobre a ignorância sexual.
Entretanto o livro também habilmente é usado para criticar o sistema socioeconômico da Inglaterra, mostrar todo o impacto da Primeira Grande Guerra (naqueles que sobreviveram e em seus familiares), o impacto das máquinas inseridas no mercado de trabalho dos ingleses e a transformação no meio ambiente causada por elas.

"A qualidade do horror de Lawrence diante do que acontecia a seu país, a sensação que transmite, certamente nos lembra alguém muito semelhante ? Tolkien. Sabemos que as visões do inferno de Tolkien foram inspiradas pelo que viu na Primeira Guerra Mundial, e as ?oficinas negras e satânicas? de Blake nunca foram mais bem imaginadas que na filmagem de O senhor dos Anéis."

Gostei muito da escrita do autor e da forma como a história é desenvolvida.
O Amante de Lady Chatterley carrega uma grande força literária que considero impossível não impactar o leitor de alguma forma.

Gostei da leitura e recomendo que as pessoas leiam com a mente aberta e tirem suas próprias conclusões.

Obs: Vejam também o filme da Netflix que ficou maravilhoso, primorosamente bem feito e com ótimas atuações.
Cosmonauta 28/12/2022minha estante
Lembrei-me de Tolkien pela crítica à apatia dos habitantes das Midlands e à destruição do meio ambiente na região.

HenryClerval 28/12/2022minha estante
É impressionante como você leu esse livro e conseguiu extrair dele mais que muita gente que só consegue ter olhos para o que está tão obviamente exposto.
Maravilhosa resenha, Régis como sempre. ?

Regis 28/12/2022minha estante
Sim, Cosmonauta. Ele e Tolkien têm os mesmos pensamentos sobre o assunto e temiam pelos mesmos motivos.

Obrigada, Leandro! ?
É impossível fazer essa leitura e não enxergar todo o contexto que o próprio Lawrence descreve tão bem no decorrer da história.

Jakee 28/12/2022minha estante
Eu assisti o filme e gostei muito, não sabia que tinha o livro. Agora fiquei interessada em ler somente pela sua resenha. Sua resenha tá perfeita, parabéns.

Obrigada, Jakee!
O livro tem algumas diferenças do filmes, mas o autor tem uma escrita tão maravilhosa que acho que vai gostar. Sem contar a introdução que e esclarecedora e bem escrita.

Elaine 28/12/2022minha estante
Resenha incrível, este livro já vai para minha lista de leitura do próximo ano! O filme é Lindão de tão bem feito!

Obrigada, Elaine. ?
Gostei muito do filme também. É bem dirigido, ambientado e atuado.

Carolina.Gomes 29/12/2022minha estante
Muito bom! Li faz muito tempo e quero reler.

Regis 29/12/2022minha estante
Releia sim, Carolina. A escrita é muito boa e a história bem interessante. ?

Max 29/12/2022minha estante
Régis, depois de uma resenha sua, só nos resta colocar em nossa lista de leituras... ?

Regis 05/01/2023minha estante
Que fofo, Max. Suas leituras também me instigam. ??

Martony.Demes 25/12/2022

Eu vim para esse livro por meio do filme homônimo disponível na Netflix (dez/2022). Bem, eu gostei muito da escrita de Lawrence. As descrições de cenas e cenários, os atos sexuais, os sentimentos de Lady e as mudanças na vida do Sr. Chatterley.

O capítulo 10 tem muita coisa 'interessante', sabe! rsrsr

Eu achei o final um pouco inócuo e talvez precisasse de um outro desdobramento. Por isso dou nota 4/5!

Bruna 24/12/2022

Porque esse livro foi sensurado???
Essa história foi completamente diferente de qualquer coisa que eu imaginei que seria!!
Lendo sobre as dificuldades de sua publicação esperava um livro muito mais safadinho do que realmente foi. Quase não li por isso.
Mas fico feliz de ter lido, pois queria conhecer Connie na história e não apenas no que falavam dela.
Gostei bastante do livro, da narrativa.
Não concordei com boa parte dos pensamentos do autor, dado que ele tem visões muito antiquadas (o que, na verdade, era de se esperar) sobre diversos assuntos.
Porém, gostei mais do que imaginava da história.
Vale muito a releitura.
E a edição não deixa nada a desejar. O livro é muito bonito, os textos de apoio e as vídeo aulas são de grande ajuda e enriquecem a experiência. As imagens são gráficas, mas gostei mesmo assim.

Luiza 21/12/2022

Outra leitura herdada do meu pai, mas esse infelizmente não consegui (ainda) resgatar da minha mãe.
Li também durabte as férias do ensino médio, ou seja, pra uns 17 anos atrás.
Leitura interessante, outro que preciso reler para ter a opinião da minha versão adulta, já qie na epoca da leitura eu nem era sexualmente ativa e como o livro tem algumas passagens de sexo.
O curioso é que eu vi referencias ao livro na série Mad Men e como era requisitado pelas mulheres da epoca, mas precisavam manter a leitura só entre elas já que para a epoca o conteudo era muito picante e poderia atrair má reputação.
Recente estreiou na Netflix a série baseada no livro, então essa história irá voltar "a moda".

Anna.Beatriz 20/12/2022

E se...
Eu não resisto a pensar em como seria este livro se tivesse o mesmo conceito, a mesma proposta, mas fosse escrito por uma mulher... Seria bem diferente (e melhor rs..).
Não me levem a mal, num geral, gostei da proposta, apesar de discordar profundamente em muitos momentos, não tenho como negar que este é definitivamente um livro ousado para sua época e uma ruptura em muitos sentidos, mas ainda assim... Visivelmente escrito pela mente de um homem.
Os momentos que ele ousava falar do que a mulher supostamente espera do sexo, por muitas vezes, me provocava risadas porque é uma visão muito distorcida do que supostamente nós queremos, uma visão totalmente masculina, do que eles supõem que a gente queira.
Enfim, a obra, claro, tem o seu valor, mas revolucionária?... Apenas para homens rs.