O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Cosmonauta 08/01/2023

Chocante demais
"Eu tenho na consciência uma novela que escrevi e que é chocante demais ? verbalmente ? para qualquer editor. Ela fala em cagar! e foder! diversas vezes. Se quiser vê-la publicada, eu vou ter que cuidar disso sozinho ... Mas é uma boa novela ? o amor, como sempre ?, e muito interessante, também, mas diz todas coisas que não se deve dizer."

Tefi 07/01/2023

Nós fodemos até gerar essa chama
"Como os poetas e todos os outros eram mentirosos! Faziam as pessoas pensarem que queriam sentimentalismo quando na verdade o que se queria era uma sensualidade penetrante, arrebatadora e até um pouco intimidadora".

O amante de Lady Chatterley foi lançado em 1928 e censurado em diversos países. Na própria Inglaterra, só pode ser publicado na década de 60. A censura se deu pelo moralismo, pelas cenas explícitas de sexo e pela valorização da sexualidade feminina. Mas ao comparar as comédias românticas lançadas atualmente, as cenas "explícitas" narradas por Lawrence são, inclusive, leves.

Apesar do título e da história girar em torno da relação de Connie e Millers, o autor aborda outras questões: autoconhecimento, ternura, amor. E, para além das relações, questões sobre a guerra, capitalismo e industrialização. É uma leitura interessante que gera reflexões.

A edição da antofágica, como sempre, é uma obra de arte a parte. As ilustrações são incríveis e os textos reflexivos sobre a obra auxiliam a compreendê-la em sua complexidade.

Dri 07/01/2023

Controverso
É um livro ímpar. Questões profundas são abordadas nas entrelinhas da trama: industrialização, capitalismo, preconceito de classes, consequências da guerra. Trata-se, sim, de um livro que fala abertamente e recorrentemente de sexo, mas não pode ser reduzido a apenas isso. Tive sentimentos controversos ao final da leitura e após ler o prefácio da edição da Penguin pude entender melhor o autor e consequentemente, sua obra. Não há dúvidas da importância dos temas abordados no livro e é impossível não admirar a coragem do autor.

Tamires Felix 06/01/2023

Conexão...
Se eu tivesse uma lista de 100 livros para ler antes de morrer, sem dúvida, O Amante de Lady Chatterley estaria nela. É sobre amor, ternura, sexo, conexão de corpo e mente, a beleza da natureza, etc.
Às vezes, olho para as pessoas, em especial, as mulheres, e me pergunto: será que elas viveram um grande amor? Será que amaram e foram amadas? Deram e sentiram prazer? Parece algo tão raro. Não quero morrer sem experimentar algo assim, tão poderoso. Não é romance nem fantasia, é sentir que há conexão e uma pequena chama sempre queimando.
Vale muito a pena a leitura!

Daniela742 06/01/2023

Constance quebrando o tabu
É super compreensível o porquê desse livro ter causado tanto estardalhaço na época em que foi lançado. Pensa aí, uma mulher que compreende que seu corpo não é só uma peça de jogo da sociedade, mas que é seu instrumento de liberdade e prazer. Isso era praticamente impossível na época.

A história também tem cenas de sexo que são descritivas e no qual a mulher sente, grita e goza. Ela não quer só fazer sexo para engravidar, ela quer sentir prazer, quer descobrir o que gosta, com um homem que também entenda suas necessidades.

É ate certo ponto interessante como o autor constrói isso. No entanto, me incomoda a exaltação do falo e como parece ser a salvação e solução para todos os problemas no sexo.

Além disso a história levanta outras discussões como a relação entre as classes sociais, o sentido do dinheiro em nossas vidas, e o dualismo entre corpo e espírito. É um bom livro, apesar dos pesares e gera algumas boas reflexões.

Duda 04/01/2023

Acho que não foi pra mim! Gostei de alguns momentos do livro, mas no geral não me pegou.
Não me atraiu o romance da Connie com o guarda-caça, achei algumas partes bem forçadas e acho que poderia ser melhor desenvolvido (como muita coisa nesse livro)

Cintia295 03/01/2023

No começo do livro, Connie era uma jovem mulher juntamente com sua irmã muito a frente do seu tempo, eram livres, viajavam, curtiam e decidiam que cara ia ficar ou se entregar, e seu pai não as criticava nem nada, até que veio a guerra e elas foram obrigadas a voltarem para casa.
Quando Connie se casa com Clifford um soldado era uma mulher decida, com sonhos, aliás os dois eram, até ele ficar ferido e paraplégico, com isso suas vidas mudam e vão morar nas terras dele, meio "escondido" do mundo, onde ela fica só por conta de cuidar do marido era praticamente sua enfermeira e amiga. Ela o ajudava com os artigos que ele começou a escrever e ter até uma faminha. Mas com tudo isso ela foi definhando, emagrecendo, até que decidem contratar uma enfermeira para ele, aí sim ela começa a se sentir um pouco mais livre e a passear no bosque da propriedade.

Aqui pode ter um pequeno spoilers

Esse livro foi censurado e proibido de publicar na época em que foi escrito, só anos depois e de algumas audiências conseguiram publicar, foi considerado "impróprio e pornográfico", e por si tratar de adultério também, onde a "mocinha é induzida" a ter amante para gerar um filho ao marido. Até seu pai quando a vê doente e apática dá conselhos que ela precisa de uma diversão.

Finalizando e falando no geral agora: adorei o livro pela sua temática, contexto histórico, época que foi escrito, etc. O que não gostei foi do romance em si não me converceram, não passou credibilidade.  Chega em certa parte do livro achei muito repetitivo.

Mas valeu muito a leitura.

Léo 02/01/2023

Publicado em 1929, O Amante de Lady Charttley é um clássico e polêmico livro da literatura inglesa. Nele D. H. Lawrence escreve não apenas sobre um romance e sexo, ele vai além disso colocando na história elementos da sua vida e suas ideias sobre o seu tempo.

Lawrence ao longo do romance vai mostrando o leitor por meio dos personagens e suas discussões, o que ele pensa sobre todas as mudanças ambientais e socio-econômicas que a Inglaterra estava passando e como isso o deixava insatisfeito. Além disso, é claro, ele também deixa sua visão de relacionamento e sexo entre um homem e uma mulher, e os momentos que ele escreve sobre isso, fica claro que ele está fazendo uma crítica ao puritanismo de sua época.

Acompanhar essa história foi interessante, principalmente o avanço do romance de Connie com Mellors, e as mudanças que o relacionamento deles traz a Connie. Antes dos dois se encontrarem, vemos ambos num estado de solidão, causado pelas mudanças da sociedade que torna toda uma vida monótona e baseada em dinheiro e também uma solidão vinda de relacionamentos sem uma chama do amor.

Eu gostei bastante da escrita do autor, e o final do livro foi bom, mesmo eu querendo que o autor fosse além da parte que ele parou. Foi uma ótima leitura e eu agradeço a Régis pela recomendação.

Recomendo muitíssimo.
Regis 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo! Que bom que gostou da leitura. ?

Léo 05/01/2023minha estante
Obrigado, Régis! ?

JuliaSL 01/01/2023

Entendi porque baniram esse livro.
Imagina isso em 1928?! Hahaha faz muito sentido ter sido banido.
Eu ri, eu refleti e até fiquei embasbacada com algumas firulas narrativas.
Algumas frases eu as achava deveras reflexivas já outras me chocavam com a barbaridade nelas contidas. Que montanha russa haha.

Gi 31/12/2022

Não é um livro que agradará a todos
E se parar para analisar, ele é muito atual. Não criei grandes expectativas sobre essa leitura, então ele me impressionou sim, gostei bastante. É uma história incrível.

debora968 31/12/2022

"Sob a hipótese de exacerbado conservadorismo, não hesite: fuja."

Frase que está nessa edição da Antofágica.