A morte em Veneza & Tonio Kröger

A morte em Veneza & Tonio Kröger Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza & Tonio Kröger

Giovanna 16/03/2022

Dei três estrelas porque RECONHEÇO que o livro é bom, se o único critério fosse o quanto curti a leitura eu teria dado tipo meia estrela ? Devo dizer que o segundo conto é bem melhor que o primeiro, principalmente por eu me identificar com o Tonio. De qualquer forma, com certeza foi uma das leituras mais complicadas e cansativas da minha vida.

Mah 03/03/2022

Ótimo
Leitura mais complexa, comum do autor.
Profundas reflexões sobre a mente humana.
Curiosidade para conhecer outras obras de Thomas Mann

mairesse 13/02/2022

A morte em Veneza & Tonio Kröger
Esse livro foi bem difícil pra mim, mas eu gostei. Foi meu primeiro do Thomas mann, e achei interessante a escrita dele. Quero ler mais obras deste autor.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2022

O volume traz duas novelas magistrais do jovem Thomas Mann, complementadas por ensaios do crítico Anatol Rosenfeld. A morte em Veneza (1912), aqui na tradução de Herbert Caro, é uma das novelas exemplares da moderna literatura ocidental. A história do escritor Gustav von Aschenbach, que viaja a Veneza para descansar e lá se vê hipnotizado pela beleza do jovem polonês Tadzio, mais tarde daria origem ao notável filme homônimo do diretor italiano Luchino Visconti, de 1971. O volume traz ainda Tonio Kröger, narrativa de 1903 que Thomas Mann declarava ser uma de suas favoritas. A novela tem diversos traços autobiográficos e está centrada na relação entre artista e sociedade, um tema muito caro à obra de ficção do escritor, sobretudo nos primeiros trabalhos. A nova tradução é de Mario Luiz Frungillo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520910542

Vinder 04/02/2022

As 2 novelas são curtas, mas densas, por vezes complexas, mas muito boas. Primeira vez que li Thomas Mann.

null 31/01/2022

Bom, mas escrita e leitura arrastadas!
Este livro se trata de duas novelas escritas por Thomas Mann. Em ambas o autor traz protagonistas homens, escritores e apaixonados. Além de relatar os desejos e paixões desses personagens, Mann também proporciona reflexões acerca de várias questões - do amor, da arte, do desejo, do belo. Esses momentos filosóficos, por vezes, tornaram a leitura arrastada (chatíssima) por conta da escrita rebuscada, principalmente, em A morte em Veneza. Mas, os romances descritos pelo autor são construídos de modo muito interessante, em especial, na segunda novela já citada.

Toni Nando 20/01/2022

TRADUÇÃO: Herbert Caro / Mário Luiz Frungillo
ONDE SE PASSA: Europa
DATA: 26/11/2021
NOTA: 7

A morte em Veneza é um clássico da literatura universal, sendo adaptado para o cinema e aclamado pela critica literária de diversos países. Essa novela é ousada, por se tratar da paixão de um homem de meia idade por um adolesceste. Na segunda novela, Tonio Krönger, temos uma ?paixonite" de Tonio por seu amigo, ambos também adolescentes. A historia se encaminha então pelo amor à arte. As duas novelas são envolvidas pela elegante escrita de Thomas Mann, porém não espere grandes acontecimentos: o autor sustenta o tom morno em ambas as novelas. Recomendo para quem gosta de romances tranquilos e bem escritos.

Thiago 22/10/2021

uma introdução ao grande Mann
Sempre estive muito curioso em desvendar o mistério que desdobravam os livros de Thomas Mann sobre mim, e acho que com estas duas novelas eu pude adquirir um pensamento prévio interessante sobre o autor.

A Morte em Veneza 5/5
Esta novela tem uma carga lírica muito rebuscada e indireta, e talvez não tenha sido a obra mais fácil para iniciar Mann, porém a história abrange temas que dariam livros, e achei o domínio da palavra do autor notável demais. O final é surpreendentemente lindo.

Tonio Kröger 3/5
Já esta tem uma linguagem bem mais acessível, porém não consegui sentir o mesmo impacto que com A Morte em Veneza, por vezes fiquei até meio entediado, porém é uma boa porta de entrada, já que conta com uma forma bem mais simples.

No geral, um ótimo encardernado. Os ensaios deixei para ler em outro momento (provavelmente quando for abarcar a leitura dos calhamaços tão conhecidos de Thomas Mann).

Thamyres 19/09/2021

Dualidade
Do ponto de vista impessoal, afirmo que é um livro bem construído e passível de inúmeras analogias e referências. Uma possibilidade a cada pensamento. Já do ponto de vista mais intimista e pessoal, afirmo que não foi minha melhor leitura até hoje, pois gosto de leituras mais abrasadoras, que prendam o leitor de uma maneira sem igual. Me refrrio a essas duas avaliações, porque não posso tornar nenhuma delas excludentes do todos, pois ambas demonstram partes diferentes.

joaopbrigido 08/08/2021

"A poesia é uma suave vingança contra a vida."
A Morte em Veneza: 3,5/5

O defeito do primeiro romance da coletânea - uma escrita levemente prolixa, por vezes truncada e excessivamente parnasiana - pode ser perdoado pelo fato de que quem fala é o protagonista - um escritor com esse estilo. Os méritos, por sua vez, são muitos: a descrição precisa e profunda do que é a beleza e do que ela provoca; o desenho da contradição entre o conhecimento e a arte; as definições arrebatadoras de Veneza - o lugar mais lindo e inverossímil do mundo -; e, por fim, as reflexões sobre a relação das autoridades com epidemias que calharam de ser super atuais.

Tonio Kroger: 4,5/5

O início do romance é um soco na cara de humanidade: experimentando falar sobre sua antissocialidade, sobre sua distância e sobre sua dificuldade em conciliar o viver com o interpretar da vida, o autor acaba descrevendo, de um jeito bonito e sincero, o drama existencial por que todos nós - esses "burgueses desencaminhados" - passamos. A pancada inicial é tão forte e completa que, parece, até o escritor a sentiu, finalizando a obra com uma narrativa um tanto quanto apática e preguiçosa; quer dizer: bem burguesa mesmo.

Cintia295 05/08/2021

Li somente A Morte em Veneza e desculpem quem gostou, eu não curti foi meu primeiro contato com o autor e não foi kkkkkk.
Não pretendo ler por agora Tonio Kroger

Xavier 05/08/2021

Clássico
O escritor prêmio Nobel de literatura mais uma vez nos proporciona uma leitura sensacional. Me fez voltar a Veneza nesse livro.

Filipe 04/08/2021

A negação, a espera e o drama de A Morte em Veneza me conquistaram fortemente. Nesta obra, a genialidade de Mann mostra uma versão clássica do que eu diria que hoje em dia é conhecida como uma relação obsessiva stalker. Belamente narrado.

Já Tonio Kröger, foi feito para quem gosta do típico modo contemplativo e reflexivo de Mann abordar questões pessoais. A luta entre identidades de um artista é muito bem abordada.

Os artigos sobre o autor que finalizam o livro nos dão uma bela análise de seu estilo e da filosofia e inspiração por trás de suas obras.

Elisa 31/07/2021

A Morte em Veneza
Aschenbach é um escritor que sempre levou uma vida austera, pautada na rotina e na busca por respeitabilidade. Certo dia, ao cruzar com um estrangeiro na rua, sentiu ?uma espécie de inquietação nômade? - o desejo de viajar. Logo decidiu partir de Munique para Veneza e, ao se apaixonar platonicamente por um jovem chamado Tadzio, muda completamente o rumo da sua vida.

Tadzio é a personificação da mais perfeita beleza, um ideal estético quase mítico. Em certo ponto, não sabemos se a obsessão de Aschenbach é pelo menino ou pela juventude e perfeição que ele, o escritor, não é capaz de alcançar nem descrever. Enquanto isso, uma epidemia de cólera ameaça Veneza e é escondida pelas autoridades, mas Aschenbach está preso demais em seu arrebatamento para cogitar uma fuga.

Em poucas páginas, Thomas Mann desenvolveu uma história profunda e com grande carga filosófica. É através do belo que ele versa sobre arte, vida e decadência. É realmente um texto denso, porém recompensador. Sinto que é o tipo de livro que não se esgota, a cada releitura conseguirei achar significados que não pude perceber antes. E com certeza planejo relê-lo!

Douglas 01/11/2021minha estante
Excelente resenha ?