A morte em Veneza & Tonio Kröger

A morte em Veneza & Tonio Kröger Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza & Tonio Kröger

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
"Nada é mais estranho, mais melindroso que a relação de duas pessoas que só se conhecem de vista - que diariamente, em cada hora mesmo, se encontram, se observam; são obrigadas a manter a aparência de indiferente estranheza, sem cumprimento, sem palavra, pela ética ou capricho pessoal."

Isidro 27/12/2011

Sobre Morte em Veneza
A história de um renomado escritor alemão que viaja para Veneza em busca de descanso e é arrebatado pela beleza de Tadzio, um garoto que encontra-se hospedado com sua família no mesmo hotel, demonstra a predileção de Thomas Mann pela arte (com fortes pitadas de homoerotismo) e revela a dicotomia que tanto o torturava: o artista como um deus que vive em um mundo platônico de beleza e virtudes, mas, ao mesmo tempo, contaminado pelo mundanismo terreno. Eis aqui um dos relatos mais vivos sobre a relação entre a arte e a vida, a perda da dignidade do artista e a paixão incontida. Uma obra-prima do gênero, escrita com muita sutileza e profundidade psicológica.
Daniel 17/01/2013minha estante
Bela resenha. A riqueza de detalhes que o personagem principal vê e ouve são um banquete para os sentidos. É comovente acompanhar como Aschenbach sucumbe à juventude e à beleza.

Danilothe36 12/08/2010

É interessante a proposta de Thomas Mann ao abordar um tema que pode ser confundido com diversas outras coisas, porém é mais simples do que pensamos: não se trata de homossexualidade ou pedofilia, como muito deve ter sido pensado, o protagonista apaixona-se pela beleza do menino, como o rosto dele era perfeitamente desenhado. Apesar de achar interessante é um livro que não me atraiu tanto assim, acho que não é lá muito o estilo que mais me apetece.

leo Isac 17/06/2009

Tônio Kroger: entre a ficção e a realidade de Thomas Mann
Entre a autobiografia e a ficção, Mann instaura a sua escritura. Assim como Il Parmigianino, Pintor maneirista, Mann se defronta com um novo espelho, isto é, o espelho-texto que,através da ficção, sua imagem se distorce. Claro q a obra é altamente plurissignificante abrindo para diversas leituras. Há a temática da desestabilização do artista perante a sociedade, como, também, reflexões sobre a morte e amores perdidos. Além de uma busca patética ( pathos) da propria identidade.É um livro de passagem, de transformação, de mudança, de destruição de limites; Ou, como o próprio Mann classifica, um livro de um burgês errante.

Cherry Vanilla 18/03/2009

Amor de Perdição
Sou suspeita pra falar de Morte em Veneza. É meu livro favorito. Li quando tinha uns 16 anos, depois de muito procurar (e, por sorte, encontrar uma reedição) e, então, desde sempre estou relendo e, a cada vez, parece um livro novo.

Ignorantes e profundas como pires são aquelas pessoas que consideram Morte em Veneza um livro sobre homossexualidade. Não é. O escritor Gustav von Aschenbach não está querendo "traçar" o garoto Tadzio: ele vai além, ele não cobiça o corpo do menino e sim sua juventude e beleza, como a manifestação da perfeição.

Outro livro que acho imprescindivel também assistir ao filme (meu filme favorito, por sinal), porque, pelo menos eu considero, uma adaptação perfeita da obra, embora seja uma versão mais...digamos... "hot". Por exemplo: no livro, nunca ficamos sabendo se Tadzio sequer nota Aschenbach. No filme, ele não só percebe o olhar do músico (devido à mudança de midia, no filme ele é um músico, como Luchino Visconti acredita que Thomas Mann queria que fosse) como se insinua para ele. Como ouvi, certa vez, em uma palestra sobre o livro e o filme (que tive a oportunidade de assistir no cinema. Maravilhoso!), é como se tivessem, na adaptação, pego a novela e colocado dentro de uma chaleira de água fervente.

Ah, sim, depois comento sobre Tonio Kröger, pois esse eu li poucas vezes e, então, preciso relembrar!